Pular para o conteúdo principal

Nacionalistas cristãos precisam ser combatidos porque confundem pátria com Reino de Deus

Movimento é assustador porque ameaça a diversidade, privilegiando, inclusive, uma única religião 


Edelberto Behs
jornalista

IHU Online
informativo do Instituto Humanitas Unisinos 

O nacionalismo cristão é “absolutamente uma ameaça a uma sociedade pluralista e democrática” e precisa ser combatido para que não se repitam os eventos ocorridos nos EUA no dia 6 de janeiro de 2021, alertou em um webinar o professor de Sociologia da Indiana University, Andrew Whitehead.

Embora tal espírito esteja presente em todos os setores da sociedade americana, os evangélicos são mais propensos do que qualquer outro grupo religioso a simpatizar e aceitá-lo, acrescentou.

Whitehead definiu o nacionalismo cristão como uma “estrutura cultural que idealiza e defende uma fusão do cristianismo com a vida cívica americana”. Neste caso, o cristianismo assume um caráter mais tribal do que espiritual. 

A diretora-executiva do Baptist Joint Committee for Religious Liberty, Amanda Tyler, coordenou o painel do webinar. Na abertura, ela descreveu o nacionalismo cristão como “uma ideologia perturbadora que estava em ascensão e que ameaça a liberdade religiosa para todos”.

Painelista no webinar, o bispo presidente da Igreja Episcopal dos EUA, reverendo Michael Curry, afirmou que o nacionalismo cristão abarca “o tipo mais virulento e perigoso”, que veem o seu país como o melhor por acreditarem que são “os favoritos de Deus”. Esse tipo de nacionalismo é “perigoso para a saúde do cristianismo” e “beira à blasfêmia, à idolatria.”

Em entrevista para o podcast para Líderes da Igreja, o pastor e escritor Tim Keller apontou que a defesa do Partido Republicano pela Igreja americana nas últimas década deu ao nacionalismo cristão “um lugar onde ele poderia incubar”. 

Embora concorde com a direita cristã na defesa da vida contra o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, Keller destacou que a maneira como muitos cristãos lidaram com questões polêmicas nos anos 80 e 90 alimentou o medo, o ressentimento e a raiva em suas comunidades.

Ele deu um exemplo: “Você sabe como eles levantaram dinheiro: por 20 anos, eles enviaram cartas falando sobre como ‘Você tem que nos enviar dinheiro porque os gays vão tentar vir e levar seus filhos embora, porque eles estão mal e porque os democratas e a esquerda vão destruir a sua liberdade religiosa”. Ou seja, “eles apenas disseram coisas horríveis e caluniaram as pessoas”.

Isso manteve os evangélicos “espumando pela boca sobre como tudo está indo tão mal e deixando todo mundo com tanta raiva”, agregou.

Keller enfatizou que esse “não é, de forma alguma, o jeito cristão” de agir. O serviço caracteriza a atuação cristã, e foi assim que Jesus fez. Num mea culpa Keller assinalou que “nós alimentamos isso. E os nacionalistas cristãos usam isso. E, portanto, nós mesmos causamos isso”.

Em dezembro de 2020, a evangelista batista e professora de Bíblia Wanda Elizabeth “Beth” Moore postou mensagem em rede social observando que muitos conservadores cristãos estão equiparando o destino da América ao destino do reino de Deus, transformando um partido – obviamente o Partido Republicano – no partido de Deus e o outro – o Democrata – no partido de Satanás.

No livro Taking America Back for God: Christian Nationalism in the United States (Trazendo a América de volta para Deus: Nacionalismo Cristão nos Estados Unidos, em tradução livre), Whitehead e seu colega Samuel Perry escrevem: “O nacionalismo cristão apenas usa a Bíblia para impor sua agenda política conservadora. Ao afirmar que são verdadeiros seguidores de Cristo em um país que se baseia em princípios cristãos, os adeptos do nacionalismo cristão podem rotular seus oponentes políticos como ímpios e não americanos.”

Em artigo para o Christian Post, o escritor conservador e apresentador de rádio Michael Brown advertiu que igualar a América ao Reino de Deus ou fundir a cruz com a bandeira é um “terrível erro perigoso”. 

Amanda Tyler entende que os cristãos “têm uma responsabilidade especial de compreender e erradicar o nacionalismo cristão, não apenas em suas formas mais óbvias e extremas, mas nas manifestações penetrantes e profundamente enraizadas em nossa cultura, em nossas igrejas e em nós mesmos.”

Alguma coincidência com o quadro político-religioso brasileiro, onde um presidente da República usa o nome de Deus num slogan eleitoreiro, apoiado por pregadores, a maioria da família evangélica pentecostal, que enrolam o Evangelho na bandeira nacional e procuram tirar proveito disso?

O nacionalismo cristão
acusa seus adversários
políticos de ímpios

> Esse texto foi publicado originalmente no IHU Online. Edelberto Behs foi editor do Jornal Evangélico.

Comentários

Marcelo Pereira disse…
No Brasil, o Espiritismo compartilha este pensamento do Nacionalismo Cristão. Existe até uma obra sobre o tema: Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho.
Leandro Bueno disse…
Realmente o sistema atual que domina o mundo odeia os nacionalistas cristãos. Tanto o nacionalismo como o Cristianismo são vistos como fortes entraves à imposição de um pensamento único, de um capitalismo sem fronteiras para as multinacionais. O nacionalista preza pelos valores locais, pela sua cultura, pela sua diferença com relação a outros povos e é exatamente isso que permite a existência de uma verdadeira diversidade na humanidade, e não um agregado de pessoas que pensam do mesmo jeito. O Cristianismo também tem um forte código ético-moral que não interessa ao sistema atual, uma vez que se mostra refratário a fazer apologia à cultura LGBT, a concordar com agendas como a de legalização de drogas e aborto, etc. Nas várias vezes que estive nos EUA, em diferentes estados, observei que naqueles estados onde os cristãos nacionalistas são maioria há muito mais senso de comunidade, senso de família, tradição e uma vida menos distópica.
Anônimo disse…
Pois são ignorantes, os espíritas são o grupo religioso que mais sofre preconceito das outras religiões, se apoiam um Estado governado por religião, mal sabem que serão os primeiros a serem perseguidos.
Anônimo disse…
E pq os países cristãos são os mais violentos?
Paul Muadib disse…
E não é à toa que o cinturão da bíblia dos EUA é a parte mais pobre, mais atrasada e mais violenta.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...