Pular para o conteúdo principal

Nacionalistas cristãos precisam ser combatidos porque confundem pátria com Reino de Deus

> EDELBERTO BEHS
jornalista

O nacionalismo cristão é “absolutamente uma ameaça a uma sociedade pluralista e democrática” e precisa ser combatido para que não se repitam os eventos ocorridos nos EUA no dia 6 de janeiro de 2021, alertou em um webinar o professor de Sociologia da Indiana University, Andrew Whitehead.

Embora tal espírito esteja presente em todos os setores da sociedade americana, os evangélicos são mais propensos do que qualquer outro grupo religioso a simpatizar e aceitá-lo, acrescentou.

Whitehead definiu o nacionalismo cristão como uma “estrutura cultural que idealiza e defende uma fusão do cristianismo com a vida cívica americana”. Neste caso, o cristianismo assume um caráter mais tribal do que espiritual. 

A diretora executiva do Baptist Joint Committee for Religious Liberty, Amanda Tyler, coordenou o painel do webinar. Na abertura, ela descreveu o nacionalismo cristão como “uma ideologia perturbadora que estava em ascensão e que ameaça a liberdade religiosa para todos”.

Painelista no webinar, o bispo presidente da Igreja Episcopal dos EUA, reverendo Michael Curry, afirmou que o nacionalismo cristão abarca “o tipo mais virulento e perigoso”, que veem o seu país como o melhor por acreditarem que são “os favoritos de Deus”. Esse tipo de nacionalismo é “perigoso para a saúde do cristianismo” e “beira à blasfêmia, à idolatria.”

Em entrevista para o podcast para Líderes da Igreja, o pastor e escritor Tim Keller apontou que a defesa do Partido Republicano pela Igreja americana nas últimas década deu ao nacionalismo cristão “um lugar onde ele poderia incubar”. 

Embora concorde com a direita cristã na defesa da vida contra o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, Keller destacou que a maneira como muitos cristãos lidaram com questões polêmicas nos anos 80 e 90 alimentou o medo, o ressentimento e a raiva em suas comunidades.

Ele deu um exemplo: “Você sabe como eles levantaram dinheiro: por 20 anos, eles enviaram cartas falando sobre como ‘Você tem que nos enviar dinheiro porque os gays vão tentar vir e levar seus filhos embora, porque eles estão mal e porque os democratas e a esquerda vão destruir a sua liberdade religiosa”. Ou seja, “eles apenas disseram coisas horríveis e caluniaram as pessoas”.

Isso manteve os evangélicos “espumando pela boca sobre como tudo está indo tão mal e deixando todo mundo com tanta raiva”, agregou.

Keller enfatizou que esse “não é, de forma alguma, o jeito cristão” de agir. O serviço caracteriza a atuação cristã, e foi assim que Jesus fez. Num mea culpa Keller assinalou que “nós alimentamos isso. E os nacionalistas cristãos usam isso. E, portanto, nós mesmos causamos isso”.

Em dezembro de 2020, a evangelista batista e professora de Bíblia Wanda Elizabeth “Beth” Moore postou mensagem em rede social observando que muitos conservadores cristãos estão equiparando o destino da América ao destino do reino de Deus, transformando um partido – obviamente o Partido Republicano – no partido de Deus e o outro – o Democrata – no partido de Satanás.

No livro Taking America Back for God: Christian Nationalism in the United States (Trazendo a América de volta para Deus: Nacionalismo Cristão nos Estados Unidos, em tradução livre), Whitehead e seu colega Samuel Perry escrevem: “O nacionalismo cristão apenas usa a Bíblia para impor sua agenda política conservadora. Ao afirmar que são verdadeiros seguidores de Cristo em um país que se baseia em princípios cristãos, os adeptos do nacionalismo cristão podem rotular seus oponentes políticos como ímpios e não americanos.”

Em artigo para o Christian Post, o escritor conservador e apresentador de rádio Michael Brown advertiu que igualar a América ao Reino de Deus ou fundir a cruz com a bandeira é um “terrível erro perigoso”. 

Amanda Tyler entende que os cristãos “têm uma responsabilidade especial de compreender e erradicar o nacionalismo cristão, não apenas em suas formas mais óbvias e extremas, mas nas manifestações penetrantes e profundamente enraizadas em nossa cultura, em nossas igrejas e em nós mesmos.”

Alguma coincidência com o quadro político-religioso brasileiro, onde um presidente da República usa o nome de Deus num slogan eleitoreiro, apoiado por pregadores, a maioria da família evangélica pentecostal, que enrolam o Evangelho na bandeira nacional e procuram tirar proveito disso?

O nacionalismo cristão
acusa seus adversários
políticos de ímpios

> Esse texto foi publicado originalmente no IHU Online. Edelberto Behs foi editor do Jornal Evangélico.

Escritor cristão admite que evangélicos têm 'estranha atração por figuras autoritárias'



Sociólogo explica avanço do radicalismo evangélico


Comentários

Marcelo Pereira disse…
No Brasil, o Espiritismo compartilha este pensamento do Nacionalismo Cristão. Existe até uma obra sobre o tema: Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho.
Leandro Bueno disse…
Realmente o sistema atual que domina o mundo odeia os nacionalistas cristãos. Tanto o nacionalismo como o Cristianismo são vistos como fortes entraves à imposição de um pensamento único, de um capitalismo sem fronteiras para as multinacionais. O nacionalista preza pelos valores locais, pela sua cultura, pela sua diferença com relação a outros povos e é exatamente isso que permite a existência de uma verdadeira diversidade na humanidade, e não um agregado de pessoas que pensam do mesmo jeito. O Cristianismo também tem um forte código ético-moral que não interessa ao sistema atual, uma vez que se mostra refratário a fazer apologia à cultura LGBT, a concordar com agendas como a de legalização de drogas e aborto, etc. Nas várias vezes que estive nos EUA, em diferentes estados, observei que naqueles estados onde os cristãos nacionalistas são maioria há muito mais senso de comunidade, senso de família, tradição e uma vida menos distópica.
Anônimo disse…
Pois são ignorantes, os espíritas são o grupo religioso que mais sofre preconceito das outras religiões, se apoiam um Estado governado por religião, mal sabem que serão os primeiros a serem perseguidos.
Anônimo disse…
E pq os países cristãos são os mais violentos?
Paul Muadib disse…
E não é à toa que o cinturão da bíblia dos EUA é a parte mais pobre, mais atrasada e mais violenta.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih