Pular para o conteúdo principal

Lula desagrada ateus ao afirmar que Bolsonaro não acredita em Deus

> PAULO LOPES
jornalista

O ex-presidente Lula (PT) afirmou que o presidente Bolsonaro não acredita em Deus.

“Se o Bolsonaro acreditasse em Deus, ele não usaria o nome de Deus em vão como ele usa. O tempo todo”, escreveu ele no Twitter.

A afirmação é uma ofensa aos ateus, cuja maioria é contra o Governo Bolsonaro, porque expressa o preconceito de que a pessoa precisa acreditar em Deus para praticar o bem.

“Olhe nos olhos dele quando ele fala de religião, você não vê verdade. É tudo mentira”, acrescentou Lula.

Até agora, o post de Lula tem 1.600 comentários, de lulistas e bolsonaristas.

Já em campanha eleitoral, como Bolsonaro, o ex-presidente está se empenhando em atrair os eleitores evangélicos.

Por isso, é possível que a campanha eleitoral dos dois candidatos tenha forte viés religioso, o que seria lamentável tendo em vista que a pauta deve ser os problemas sociais, que se agravaram com a pandemia.

Fundamentalismo religioso de Bolsonaro é pior que o da Idade Média, diz Roberto Freire

Comentários

Beócio disse…
Fazer o bem, sem precisar da existência de Deus, é como trabalhar sem receber salário.
Anônimo disse…
Mas é óbvio que Bolsonaro não acredita em Deus. Ele se define como Católico, mas se batizou na Igreja Evangélica, isso não tem sentido algum, Lula está certo.
Anônimo disse…
O deus dos católicos não é o mesmo deus dos evangélicos?
E desde quando Deus paga algum o salário? Só se for de adestramento "ser SERVO de Deus".
Ou o bem tem ALGUMA coisa com Deus? Sendo que é exatamente ao contrário, já que quando há Deus e afins é um mero assistencialismo com promoção de preconceitos, em particular machismo e heterossexismo, antilaicidade etc.
Quem faz o bem conscientemente, sem essa de Deus e afins do sobrenatural, é que se sentem bem de fato. Não para agradar, ainda mais seres imaginários.
Baseado em que Bolsonaro não acredita? Só porque fica com evanjas e chatólicos? E até capaz dele acreditar em qualquer outra religião semelhante que tenha o Deus cristão. Mesmo que nessa vertente haja belas diferenças em princípios, desde que não contrarie os (terríveis) ideais conservadores.
Muitos acreditam que o Deus (Cristão) é "único", apenas dizem que a religião que seguem é a "correta", pois só nesta se sabe interpretar Deus, Jesus e afins na Bíblia. Ou seja, há "porta-vozes escoceses" nessas vertentes...
Lula acredita de outra forma, um Deus também preconceituoso, ruim e afins, mas que nem chega perto do nível do Deus que Bolsonaro acredita.
Enfim, crédulos tem dissonância cognitiva, hipocrisia, incoerências diversas...
Então Deus pode ser "único" com trocentas interpretações conforme a RELIGIÃO ou vertente, ou são vários "Deus único" que se encaixam nessas interpretações. Digo religião, pois há quem diga que "islâmicos tem interpretação errônea de Deus, pois não conheceram o salvador Jesus..."
Agora SE o Bolsonaro não crê, supondo, apenas demonstra que religião é uma poderosa arma de sedução popular. Mas pelas posturas dele etc, quase certeza ser crente FERRENHO.
Lula demonstra seu "belo" caráter, desqualificando ateus / Ateísmo e achando que Deus tem algo a ver com "bondade". Realmente um pensamento tacanho essa de "Deus e bondade" e "Lula se achando 'bom', logo, com Deus". Lula também quer guerra santa nas Eleições, tanto quanto Bolsonaro.
Adendo dos quem tem PODER. Mesmo quando crentes ferrenhos, os de fé, sempre o PODER prevalece. E por serem crentes de fé, ACREDITAM piamente que "seguem o plano de Deus", afinal, como disse antes, crente tem dissonância cognitiva. Ou quando admitem inconsistência, vão em frete, afinal, coisa comum de crente é hipocrisia.
O PODER corrompe a quase totalidade das pessoas.
Beócio disse…
Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha.
Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha.

Mateus 20:1,2
Anônimo disse…
Existem tantas religiões quantos são os graus de entendimento da pessoa humana. Por isso existe tanta cizânia. Cada um com seu Deus a sua imagem e semelhança, com todas as virtudes e defeitos. Não estou ligada a nenhuma religião e nem acredito nesse Deus que dizem ver e saber de tudo, que é só amor e compaixão, e, no entanto, permite que seres inocentes sejam golpeados, dilacerados e destruídos física e mentalmente. Quando misturam religião com política, tudo fica pior, porque cada um se acha o dono da verdade. Esse senhor Lula, assim como a quase totalidade dos políticos, não passa de um farsante, que para conseguir o poder está se juntando com o que há de pior na política. Não vai fazer nada de diferente, só seguir a agenda de Paulo Guedes e acabar de destruir o Brasil.
Anônimo disse…
Paulopes, em que pese o desagrado de alguns ateus — dentre os quais me incluo — as palavras de Lula devem ser examinadas com mais atenção; eu conheci o Bolsonaro pessoalmente, antes do casamento dele com a Michele, e posso dizer que ele realmente usa a religião como instrumento para obter e manter poder. Antes de casar com a Michele, Bolsonaro disse a um jovem católico, conhecido meu, cujo nome omito, que "eu quero mais é que as igrejas todas se fodam"; depois que ele se casou com uma "evangélica" e aprendeu que ter do seu lado os padres e os pastores ajuda a ganhar votos, mostrou-se "religioso". Não se trata aqui de "conversão", mas de hipocrisia. O Lula tem razão. Bolsonaro USA a religião, mas não tem fé nem no catolicismo, nem no protestantismo. "Deus", para ele, é um apoio para chegar ao poder, mas não existe nenhum valor nisso para ele, ou para a sua ação prática. Não se trata aqui de ofender aos ateus, mas de denunciar um hipócrita.
Anônimo disse…
Leiam O anticristo, de Nietzsche, e se libertem da religião. É um livro que nos mostra a decadência cultural e moral que adveio com a ascensão do cristianismo, a religião de escravos, da negação da vida, do niilismo. Deixem de crer em Deus e sejam livres.
Paulo Lopes disse…
Também recomendo. Depois da leitura desse livro, ninguém será o mesmo diante da religião.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová