Pular para o conteúdo principal

Vacinas contra a pandemia provam que a ciência sempre vence a religião

Imunizantes foram desenvolvidos em tempo recorde

JAMES A. HAUGHT
FFRF

Algo para lembrarmos durante a pandemia: a ciência venceu todos os confrontos da história em sua guerra contra a religião.

Esta guerra começou na Grécia Antiga e ainda se agita mais de dois milênios depois.

A Grécia clássica fervilhava de fé mágica. Multidões de animais foram sacrificados a um conjunto bizarro de deuses invisíveis que supostamente viviam no topo do Monte Olimpo. Multidões deram dinheiro a oráculos que supostamente transmitiam mensagens dos deuses. 

Até mesmo “guerras sagradas” foram travadas pela riqueza acumulada pelos santuários oraculares.

Em meio a toda essa confusão, alguns pensadores sábios começaram a buscar explicações naturais, não sobrenaturais. Foi o nascimento da ciência — mas foi arriscado.

Anaxágoras (500-428 aC) ensinou que o Sol e a Lua são objetos naturais, não divindades. Ele foi condenado à morte por impiedade, mas escapou para o exílio. 

Protágoras (490-420 aC) disse que não sabia se os deuses existem — então ele foi banido de Atenas. Seus escritos foram queimados e ele se afogou enquanto fugia no mar. 

O mártir mais famoso foi Sócrates (470-399 AEC), que foi forçado a beber veneno por ofensas, incluindo “não adorar os deuses adorados pelo estado”.

Ao longo dos séculos, os crentes frequentemente mataram pensadores científicos — mas a ciência sempre se mostrou correta.

Hipácia (c. 360-415 EC), uma mulher brilhante que chefiava a famosa biblioteca de conhecimento de Alexandria, foi espancada até a morte por seguidores cristãos de São Cirilo.

O médico Michael Servetus (c. 1510-1553) — o primeiro a aprender que o sangue flui do coração para os pulmões e vice-versa — foi queimado na Genebra puritana de João Calvino por duvidar da Trindade.

Giordano Bruno (1548-1600) foi queimado pela Santa Inquisição por ensinar que a Terra gira em torno do Sol e que o universo é infinito. 

O pioneiro da ciência Galileu (1564-1642) escapou por pouco do mesmo destino pelo mesmo motivo, mas foi sentenciado à prisão domiciliar perpétua.

Na época em que Charles Darwin (1809-1882) percebeu a evolução, a religião ocidental em sua maioria havia perdido o poder de matar os não conformistas. 

O grande avanço de Darwin desencadeou uma batalha religião-contra-ciência que continua hoje. Isso causou o notório “Julgamento do Macaco de Escopos” no Tennessee em 1925, e ainda se manifesta quando fundamentalistas tentam banir a evolução dos cursos de ciências nas escolas públicas. 

Ciência está
ganhando da fé

Eles afirmam que um pai-criador sobrenatural fez todas as espécies na forma moderna cerca de 6.000 anos atrás, enquanto a ciência prova que a vida é muito mais antiga e que novas espécies evoluíram a partir das anteriores. A evolução se tornou o alicerce da biologia moderna.

Hoje em dia, quase todo mundo percebe que a ciência é uma dádiva colossal para a humanidade, curando doenças, eliminando o trabalho enfadonho, avançando o conhecimento, abrindo comunicações em todo o mundo e geralmente tornando a vida melhor. 

A ciência mais uma vez veio em socorro com várias vacinas Covid-19 desenvolvidas em um tempo incrivelmente curto. Em contraste, a religião dá pouco ao mundo — e não tem soluções a oferecer para o coronavírus.

A ciência venceu todos os confrontos históricos, minando constantemente os dogmas sobrenaturais da religião.

O biólogo mundialmente conhecido Richard Dawkins diz que a fé "subverte a ciência e mina o intelecto". Felizmente, ainda está perdendo a guerra com a ciência.

James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organação sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja.

Religiões compõem um imenso zoológico bizarro de adoração ao sobrenatural





Comentários

Whencks Churry disse…
Hipátia, Giordino Bruno e Galileu não sofreram perseguição por causa da religião. Hipátia foi morta por motivos políticos não ligados a ciência, Galileu era mantido pela Igreja católica, ele e Bruno tiveram problemas teológicos e não científicos com a Igreja. Antes de Galileu, Copérnico tinha prosposto o mesmo modelo e não foi perseguido. Embora seja errada a perseguição teológica e política, elas não tem nada a ver com ciência vs religião.
Motivos políticos contaminados pela RELIGIÃO e vice-versa. Religião quando sai do foro íntimo meramente pessoal, e entre adultos, somente traz problemas enormes. E pior quando é INSTITUCIONALIZADA.
Religiao tem a ver sim, mas não sozinha. Com seus "ótimos" valores morais, éticos, "científicos" etc moldam caráter dos que acreditam com fé. E é muito útil aos sedentos pelo poder.
Lógico que os tais "valores religiosos" são definidos humanamente, uma vez que divindades e afins sobrenaturais nem existem, apenas são meros ideais. Esquizofrênicos etc em suas "visões e conversas com Deus, espíritos e quetais" colaboraram. SE a pessoa tem fé em determinados valores, vai colocar no ideal religioso, seja deliberadamente, como por algum problema mental (visões etc). Muitos são por apenas cinismo, para manipular o povão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes