Pular para o conteúdo principal

Defensor da ciência e do Estado laico, Richard Dawkins se destaca no Twitter do Brasil

Richard Dawkins aparece em primeiro lugar em uma pesquisa feita no Twitter brasileiro sobre as principais pessoas e instituições que divulgam a ciência neste momento de pandemia e negacionismo do conhecimento.

O biólogo evolucionista britânico é o único estrangeiro da lista, vindo abaixo dele Átila Iamarino e instituições como Agência Fiocruz de Notícias e USP.

A pesquisa foi feita em dezembro de 2020 pelo projeto Science Pulse em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Dados). Foram rastreados 1.200 perfis do Twitter.
 
A busca de brasileiros por Dawkins neste momento tem um significado que vai além da ciência, porque ele também é um ferrenho defensor do Estado laico.

É, portanto, é um autor fortemente indicado para leitura neste momento em que os brasileiros têm sofrido dramáticas  consequências, mais de 200 mil mortes pela Covid-19, por causa do negacionismo científico e do aparelhamento do Estado por religiosos fundamentalistas, além da monumental incompetência do Governo Bolsonaro.

O professor de história Ricardo Russel, em seu canal no Youtube, faz um resumo da biografia Dawkins, que nos últimos anos tem se destacado pelo seu ativismo ateísta.

Russel (ver abaixo) conta como um jovem deixou a fé anglicana, consolidada em sua família, e se tornou em ferrenho crítico das religiões e defensor da ciência, argumentando que crenças do sobrenatural e conhecimento científico são incompatíveis entre si.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes