Pular para o conteúdo principal

Testemunhas de Jeová estão impedidas de tomar CoronaVac por falta de aval da Igreja

PAULO LOPES As Testemunhas de Jeová estão impedidas de se imunizaram com a CoronaVac porque os dirigentes da religião ainda não avaliaram a vacina, para saber se contém ou não sangue.

Os jeovás acreditam que a Bíblia proíbe que o homem tome do próprio sangue ou qualquer um de seus componentes primários (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma). Quem o fizer perderá a change de ir para o Paraíso.

Comunicado de 2 de fevereiro de 2021 do Corpo Governante, instância máxima da religião, diz que até agora três vacinas comprovadamente não contêm sangue: AstraZeneca, Moderna e Pfizer-BioNtech.

O Corpo Governante é composto por oito homens que se sentem guiados pelo Espírito Santo. Suas decisões são inquestionáveis.

Até o momento, a CoronaVac é a única vacina disponível no Brasil, sendo destinada, inicialmente, a profissionais de saúde e idosos. A AstraZeneca começa a ser aplicada nas próximas semanas.

Em meados de 2020, quando os óbitos pela Covid-19 cresciam rapidamente nos gráficos, setores da Igreja Católica ensaiavam uma resistência moral às vacinas por desconfiarem que em seu desenvolvimento houvesse uma linha celular derivada de um feto abortado. Aparentemente, essa preocupação se suprepunha o elevado índice de mortos pela doença.

Agora, na Igreja não se fala mais nisso porque os dois papas, Francisco e o emérito Bento XVI, tomaram a primeira dose da Pfizer em janeiro.

O Brasil já aplicou mais de 3 milhões de doses de vacinas, e ninguém virou jacaré, diferentemente do que afirmara o único presidente do mundo que não faz campanha pela imunização, Jair Bolsonaro.

Comunicado do
Corpo Governante
liberando três vacinas

Com fonte de comunicado das Testemunhas de Jeová no Twitter e de outras fontes.


Comentários

Emerson Santos disse…
Isso eh sério mesmo ?
K disse…
A autodeterminação é um direito humano básico. Cada pessoa, independentemente da religião, é responsável por fazer as suas escolhas em relação a cuidados de saúde. As Testemunhas de Jeová fazem aquilo que todos deveriam fazer. Primeiro, informam-se a respeito de cada tratamento disponível. Depois, cada um toma a sua própria decisão baseada no conhecimento adquirido. O mesmo se aplica no caso das vacinas. Artigos tendenciosos como este servem apenas para perpetuar o preconceito existente contra esta minoria religiosa. A palavra "jeovás" escrita no plural e com letra minúscula mostra bem o preconceito e a falta de rigor de quem escreve.
Anônimo disse…
Mentiroso
Paulo sua credibilidade esta muito falha. Simples isso NÃO é verdade. Esta parecendo coluna de fofoca!🤣🤣🤣
Emerson Santos disse…
Posta o link pra ajudar a esclarecer isso...
Anônimo disse…
Notícia que nasceu morta. Isso é que dá ficar pegando informações de haters norte-americanos. Cada país tem sua realidade. Ao que tudo indica, a Coronavac não parece ser uma vacina que será utilizada em solo estadunidense. Sugiro esquecer o discurso de ódio e se ater a fatos. A propósito, a Coronovac também não tem frações de sangue.
Paulo Lopes disse…
https://mobile.twitter.com/jw_truth/status/1356742890849005574
Ihrita disse…
Ou seja, pode morrer que tá tudo bem, contato que se mantenha na igreja em nome de "Deus", tenho certeza que de todas as religiões, está é a mais vergonhosa!
Emerson Santos disse…
Por favor mostre seu currículo e capacidade técnica pra dar opinião nesse assunto
K disse…
Ihrita, quem disse que "pode morrer que tá tudo bem"? Nenhuma Testemunha de Jeová quer morrer. Todos nós procuramos tratamento médico porque amamos a vida e acreditamos na medicina. Já ouviu falar em eritropoetina, hemodiluição, recuperação intraoperatória de células, etc? São apenas alguns tratamentos que, na opinião de muitos médicos, são muito mais seguros e eficazes que as transfusões de sangue. Você prefere aceitar transfusões de sangue? Então aceite. Nenhum de nós vai tentar impedir. Nós respeitamos as escolhas que os outros fazem. Mas nós também temos o direito de fazer as nossas próprias escolhas. Veja o que dizem vários médicos experientes sobre o assunto:
https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/canada/medicos-tratamentos-sem-sangue/
https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-luca-weltert/
https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-massimo-franchi/
https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-antonio-pinna/
Os exemplos acima são apenas uma pequena amostra.
E repare que todos os médicos estão devidamente identificados.
Há um tal "K" que demonstra sua dissonância cognitiva e hipocrisia, típica de crentes, e maior quando nessas vertentes terríveis, como TJs.
"Autodeterminação", sim, desde que seja legitimado ódio aos LGBTs, ateus etc, exTJs e inúmeros outros etcéteras de ruim por eles.
Religião é algo para ficar RESTRITO de forma absoluta nas questões pessoais e entre adultos. A institucionalização da religião somente trouxe problemas graves à humanidade. Deveriam se mancar e ficarem na sua. Vide exemplos da Umbanda, Wicca e outras que não ficam importunando as outras pessoas, desconsiderando questões PESSOAIS, mas nunca da religião em si.
K disse…
Caro MarceloDC,

Em primeiro lugar, penso que é possível debater este tipo de temas sem recorrer ao insulto. Você não sabe absolutamente nada sobre mim, a minha formação, o meu modo de vida, a minha família, etc. Portanto, é melhor não tornar isto pessoal.

Em relação àquilo que mencionou, um suposto ódio das TJ contra "LGBTs, ateus, exTJs", gostaria de lembrá-lo que, tanto nas nossas publicações como nas nossas reuniões, somos constantemente incentivados a amar todas as pessoas, independentemente daquilo que elas são, acreditam ou fazem. Poderia, por favor, indicar-me alguma das nossas publicações que incentive o ódio aos LGBTs? Alguma vez viu uma Testemunha de Jeová agredindo ou insultando alguém? Eu nunca vi isso. E visto que você mencionou "ódio", sugiro que faça um exercício simples. Leia minhas mensagens com atenção e, em seguida, compare com as suas. Quem revela ter ódio no coração? Sou eu? Pense nisso.

Um grande abraço de Portugal!
Ihrita disse…
Se a transfusão poder salvar sua vida vc não vai aceitar?! Eita negócio louco, tudo o que vi foi de um cara ex testemunha de Jeová:
https://youtube.com/playlist?list=PL4my5FaeoOb1Zqg8D8d25kJzh-R3IyhYB
K disse…
No meu comentário anterior partilhei várias entrevistas com médicos. Você assistiu à entrevista do Dr. Massimo P. Franchi? Em 30 anos de carreira, nunca viu uma Testemunha de Jeová morrer por não levar sangue. Por outro lado, quantas pessoas morrem em resultado de complicações relacionadas com transfusões de sangue?

Veja, por exemplo, o que diz o jornal médico "Just News" no parágrafo 10. O jornal menciona que aqueles que levam transfusão de sangue têm maior probabilidade de morrer. Pode confirmar isso no link abaixo:
https://justnews.pt/noticias/gesto-mais-eficiente-do-sangue-permitir-poupana-de-677-milhes-de-euros-no-sns#.WtRa2ojFLIU

Todos os tratamentos médicos, sem exceção, têm um certo grau de risco. As Testemunhas de Jeová estudam analisam os riscos e benefícios de cada tratamento, e então cada um decide por si mesmo o que vai aceitar em termos de cuidados de saúde. Isso é o que todo mundo deveria fazer.

Você deseja saber a verdade sobre as Testemunhas de Jeová? Então vá diretamente à fonte. Visite o site oficial JW.ORG, vá a um salão do Reino ou converse com um de nós. Se você continuar a dar ouvidos aos nossos opositores, só vai ouvir informações distorcidas. Pessoas movidas pelo ódio e pelo rancor nunca irão produzir algo bom e verdadeiro.
"Insulto"... dizer as verdades básicas das religiões desses tipos / religiosos é "insulto"... Então complemento, já que v mesmo exclareceu: há excessões (v pelo que diz) de pessoas e alguns grupos religiosos numa mesma vertente, mas não exclui a religião per se, na sua essência. SE fossem bons MESMO, deveriam ser implacáveis no quesito LAICIDADE, não apenas no Estado propriamente dito, mas na Educação, junto aos menores, NUNCA IMPORTUNAR as pessoas por aí batendo na porta ou campainha como muitos TJ fazem etc.
E então uns artigos dessa "coisa" TJ que insiste em defender:
-- "Ex-TJs vão às ruas para combater a discriminação" em
https://www.paulopes.com.br/2014/03/ex-tjs-sai-as-ruas-para-combater-discriminacao-religiosa.html
-- "Sete questões que governantes das TJs se recusam a esclarecer" em
https://www.paulopes.com.br/2016/12/sete-questoes-que-os-lideres-das-tjs-se-recusam-a-esclarecer.html
Dentre outros.
Resumindo: sigam suas religiões,mas deveriam FICAR NA SUA.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz