Defensor da cloroquina, deputado bolsonarista Marco Feliciano está com Covid-19

O deputado Pastor Marco Feliciano (Republicanos-SP) não compareceu à Câmara no dia 1º fevereiro, não participando, assim, da eleição do presidente da Casa, por estar com Covid-19. A informação é do Globo.

Feliciano é muito próximo de Jair Bolsonaro, coloca-se, às vezes, como conselheiro e porta-voz do presidente.

O pastor tem reforçado a defesa do presidente na recomendação do uso da hidroxicloroquina no combate à Covid-19. O remédio não tem nenhuma eficácia contra a doença, de acordo com consenso de cientistas internacionais.

Além de defender a hidroxicloroquina, o deputado tem sido divulgador de fake news envolvendo a pandemia.

Em meados de 2020, por exemplo, ele publicou o link de um texto do site Conexão Política sobre um estudo belga que tinha comprovado a eficácia do remédio contra a Covid-19.

Posteriormente, Lucy Catteau, uma das autoras do estudo, disse que não houve conclusão de que hidroxicloroquina tenha qualquer eficácia contra a doença. Ela fez o esclarecimento ao Projeto Comprova, que congrega 28 veículos brasileiros de checagem de informação.

Outra fake news divulgada por Marco Feliciano foi a de que a hidroxicloroquina estava dando certo em um país africando.

Em 16 de junho, ele postou link do texto “Senegal usa cloroquina desde 1º caso e tem apenas 5 mortes”, do site Pleno News.

De acordo com o Comprova, o site evangélico distorceu uma informação publicada pela revista francesa Marianne, e Feliciano a passou adiante sem questioná-la.

Com informação do Globo e de outras fontes e foto de divulgação.




Comentários

Postar um comentário