Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica da Alemanha admite que freiras forneciam crianças a padres pedófilos

O bispo Karl-Heinz Wiesemann, de Speyer, uma das mais antigas cidades da Alemanha, reconheceu como verdadeiras as acusações de um homem de que freiras responsáveis por um orfanato forneciam crianças para padres e políticos pedófilos e elas eram pagas por isso. 

Atualmente com 63 anos, o homem relatou à Justiça que foi nos anos 60 e 70 uma das crianças abusadas, principalmente pelo então vigário-geral Rudolf Motzenbäcker, que o estuprou cerca de mil vezes.

O Tribunal de Bem-Estar Social de Darmstadt examinou as acusações do homem em maio de 2020, e agora a agência católica de notícias KNA e a protestante EPD obtiveram cópias do processo, com dezenas de páginas. 

A história chegou à Justiça porque o homem acionou a Lei de Compensação de Vítimas de Abusos, e as freiras Niederbronn disseram que não tinham informações porque o orfanato foi fechado em 2.000. Então a Justiça determinou que seus peritos fizessem uma investigação.

A vítima contou que as freiras da congregação Niederbronn "literalmente arrastaram" meninos e meninas para os padres abusadores.

Ele disse ao tribunal que tinha de se apresentar ao padre Motzenbäcker uma ou duas vezes por mês, sob o pretexto de cuidar do jardim da moradia do sacerdote, onde com frequência havia orgia com crianças. Compareciam de três e sete homens entre 40 e 60 anos.

Lembrou que uma vez encontrou na casa de Motzenbäcker três outros sacerdotes, que o usaram para "jogos sexuais", como penetração oral e anal. Havia espancamentos e encarceramento em um porão frio.

Transcrição de um trecho do depoimento da vítima ao tribunal: “Havia uma sala em que as freiras serviam bebidas e comida aos senhores, no outro canto as crianças eram estupradas. Os cavalheiros presentes teriam feito generosas doações às freiras"

Prossegue: “Os lençóis de linho ficavam manchados com o sangue dos órgãos genitais das crianças que tinham sido rasgados."

O homem disse que houve vítimas que se mataram. Contou que chegou a ir à polícia com uma menina do orfanato porque ela teria ficado grávida em uma orgia, mas os dois foram chamados por mentirosos pelas autoridades.

Duas semanas depois, ele sentiu a falta da menina no jantar e a procurou. Encontrou o corpo dela dependurado no sótão do orfanato. Ele não acredita que tenha havido suicídio, mas assassinato, porque a menina sabia demais. 

As autoridades policiais e o Ministério Público não têm informação sobre a suposta morte da menina, mas, para a Justiça, isso não prejudica a credibilidade do denunciante.

A Diocese de Speyer informou que outras vítimas apresentaram acusações de abuso, com histórias semelhantes entre si. O bispo Wiesemann disse que a Igreja está ajudando as investigações e as freiras também, embora, de início, elas resistiram em colaborar.

O principal denunciante disse que a maioria das pessoas envolvidas nos "estupros coletivos" promovidos por Motzenbäcker, inclusive as freiras cafetinas, já morreram, incluindo o padre, em 1998.

Por isso e também por causa da prescrição dos crimes, não houve nenhuma condenação. Ainda assim, o Ministério Público pagou ao denunciante a indenização de 15.000 euros em reconhecimento ao seu sofrimento.

Laudo de um perito da Justiça diz que o homem apresenta "sintomas psicopatológicos em uma extensão clinicamente relevante resultado da experiência de abuso”.

Os escândalos de pedofilia dentro da Igreja Católica, como esse, têm sido a principal causa na Alemanha de os fiéis deixarem de frequentar as missas, abandonando a religião.

Foto do acusador diante do
orfanato em que morou
 

Com informação da agência católica KNA e de outras fontes e foto de arquivo.





Igreja Católica do Brasil tem menos pedófilos do que outras?

Comentários

Max disse…
Igreja Criminosa Hedionda! Aliás, qual igreja não é?
Adilton Sampaio disse…
A Vida Sexual dos Santos Papas: Eric Frattini


Acessar
Irena Kinaszewska
Moisés Koch Dias
Mirella Gregori
Roberto Calvi
Kevin Annett


Acessar e pesquisar

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes