Pular para o conteúdo principal

Luta entre Cristo e Lúcifer no Carnaval de SP não foi blasfêmia, decide juíza

A escola de samba Gaviões da Fiel não cometeu blasfêmia ao apresentar uma luta entre Jesus e Lúcifer, entre o bem e o mal, no Carnaval de 2019 de São Paulo.

A decisão é da juíza Camila Rodrigues Borges de Azevedo, da 19ª Vara Cível do Foro Central Cível de São Paulo, que rejeitou uma Ação Civil Pública movida pela LCM (Liga Cristã Mundial).

A LCM queria que a escola de samba pagasse R$ 5 milhões de indenização por danos morais, por “blasfêmia” ao “sentimento religioso dos cristãos”.

O argumento da Liga Cristã é que, no desfile de Carnaval, o demônio deu “empurrões, debochando e dando gargalhadas” de Cristo.

A Liga Cristã Mundial é uma entidade de extrema direita. Bolsonarista, defende os “tradicionais valores cristãos”.

A sua página no Facebook diz que age “ fervorosamente em defesa da fé cristã, combatendo a oposição maligna e terrorista oriunda de diversos segmentos, que querem destruir a nós, Igreja”.

A juíza sentenciou que a apresentação da escola de samba não feriu a liberdade de culto nem pode ser classificada como um discurso de ódio.

“O Carnaval e suas representações são, de fato, uma expressão artística e cultural, independentemente das valorações positivas ou negativas que cada um faça de acordo com suas individualidades, afirmou a juíza ao rejeitar o pedido da Liga Cristã.

“A limitação é incompatível com a expressão artística e cultural”, disse, acrescentando que o “questionamento” e a “subversão” fazem parte da liberdade de expressão.

Ela citou o caso do escritor português José Saramago (1922-2010). Prêmio Nobel da literatura, o único da língua portuguesa, o escritor mudou-se para a Espanha porque em seu país foi muito criticado por seus romances tido como anticatólicos.

“Nem sempre a arte e seus gênios estão a serviço do que se convencionou como ‘certo’, ‘possível’, ‘aceito’ e ‘admissível’”, escreveu a juíza Camila Azevedo.


Lesão no cérebro resulta em fanatismo religioso, diz estudo

Autor mostra em 'Lunáticos por Deus' a insanidade das religiões

Onde termina o extremismo religioso e começa a loucura?

Fanatismo evangélico ameaça a democracia no Brasil, diz reverendo

Comentários

Anônimo disse…
Blasfêmia = crime sem vítimas.
Paul Muadib disse…
O deusinho da bíblia é tão fraco que sequer aparece para se defender. Também, esperar o quê de um folclore ?
Unknown disse…
Cara sem noção...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor