Pular para o conteúdo principal

O que você precisa saber sobre entubação

Contém fotos impressionantes

MARIA FERNANDA GUIMARÃES
jornalista

Todos os dias, toda hora a gente ouve falar em entubação, "meu amigo está entubado na UTI", "podem faltar respiradores para entubação". Grande parte das pessoas não sabe do que realmente se trata. Talvez, se a maioria soubesse, ficaria mesmo em casa, guardando o isolamento social. Saiba que entubação é um procedimento médico importante de suporte avançado de vida.

1) Entubação (ou intubação, tanto faz na gramática) não é uma máscara de oxigênio comum, colocada sobre sua boca e nariz, enquanto você termina de ver seu filminho favorito no streaming. Não! Isso é inalação.

2) Muita gente pensa que entubação é a aplicação daquelas máscaras que fazem pressão.  Não! Isso é máscara  C-PAP e suas congêneres. Não é isso! 

3) Há gente até a imaginar que entubação é colocar aqueles dois tubinhos de oxigênio nas narinas, para ajudar na respiração e facilitar a oxigenação do corpo.  Outras pessoas ainda pensam que entubação é "entrar num tubo" e ficar lá por alguns minutos para melhorar a capacidade respiratória. Não! Isso não é entubação. É oxigenoterapia hiperbárica.

4) A ventilação invasiva para a Covid-19 é entubação feita sob anestesia geral e consiste em ter introduzido um tubo pela sua traqueia geralmente através da através da boca, para mantê-lo respirando quando alguma condição impede sua respiração espontânea. Ela é feita para proporcionar uma via aérea desobstruída e seu pulmão poder enfim fazer a troca de gás carbônico por oxigênio. Ou seja, para manter você vivo. Você vai respirar ao ritmo da máquina.

5) Estar entubado  significa ficar entre 2 ou 3 semanas imóvel,  deitado, lutando para viver. Na entubação, o paciente pode ficar em decúbito dorsal (de costas), decúbito lateral (de lado) e decúbito ventral (de barriga para baixo ou de bruços). No caso da SARS-Cov2, os médicos descobriram que o "decúbito ventral" parece ser mais eficiente. 

PACIENTE JOVEM COM
COVID-19 
ENTUBADO EM
DECÚBITO VENTRAL 

6) Como você estará entubado, não  poderá falar, respirar ou alimentar-se do jeito normal. Então, de modo geral, os médicos mantêm o paciente sedado. Sedação é o ato de suprimir a consciência, mantendo as funções vitais geralmente feita por via venosa (pela veia).

SEDATIVOS E ANALGÉSICOS 
SÃO MINISTRADOS PARA
PARA INDUZIR O COMA

7) Essa sedação também serve para diminuir a  dor de ter um tubo traqueia adentro. A sedação é feita com drogas sedativas e analgésicas.  Ou seja, você vai ficar naquela situação que os médicos e enfermeiros e todo pessoal da área de saúde  chamam de coma induzido.

8) Como você estará assim por 2 a 3 semanas, precisa de alimento, certo? Mas não são sopinhas de hospital e gelatina como sobremesa. Não!  Você será alimentado pelo que se chama Nutrição Enteral.  Uma sonda é  introduzida normalmente  através da passagem nasal até o estômago (orogástrica), ou direto no intestino,  no  jejuno ou no duodeno,  e o alimento vai para lá. São nutrientes em pó, diluídos num líquido.

JOVEM ENTUBADO EM
DECÚBITO  
DORSAL COM 
ALIMENTAÇÃO ENTERAL

9) Essa "vida de UTI"  faz você ir minguando. Para um paciente de até 40 anos,  a perda de massa muscular é estimada em  40 % para o período de 3 semanas entubado.

ENTUBAÇÃO DE PACIENTE
COM DOENÇA INFECCIOSA:
SARS-Cov-2

10) Se você aguentar esse tranco e e tiver até 40 anos, a  fisioterapia  lhe aguarda, pelo período de  6 a 12 meses! Além de traumas na boca, dentes, cordas vocais.  

11) Se você for "tecnicamente idoso", ou seja, tiver mais de 60 anos, saiba que a perda de massa muscular é bem maior. 

12) É por isso que muitos idosos e pessoas jovens enfraquecidas não conseguem sobreviver ou se conseguem aguentar e sarar, seu restabelecimento  total pode demorar mais de ano. Ou ficar com a saúde comprometida para sempre. 

"Não me sinto idoso" 

13) Portanto, se você tiver mais de 60 anos, não saia de casa de maneira nenhuma.  Muitos acima de 60 e até com 80  falam: "eu não me sinto idoso".  Verdade,  sua cabeça é mesmo jovem... Bacana! Mas a questão não é essa.  O ponto é que  a resposta imunológica depois dos 60 anos fica mais comprometida.  Em caso de infecção, o risco de desenvolver   doença mais grave é bem  maior !  Ou seja, não é uma questão de "cabeça". É o sistema de defesa do corpo.

14) Mesmo que aos 60 anos você não tenha pressão alta, nem diabetes e nem nunca tenha apresentado doença grave  —   fatores que podem acabar descompensando e agravando a condição de saúde — a defesa do seu corpo não é a mesma de antes. 

15) Mas atenção: o fato de ser jovem não garante imunidade contra a Covid-19 nem protege de complicações. Todo mundo tem se de precaver!

PESSOAL DA SAÚDE
DEVE USAR PARAMENTO 
ESPECIAL PARA COVID-19

16) Pense agora nos pacientes lutando pela vida, entubados. Pense em todo o pessoal da área de saúde — médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, auxilares,  atendentes, faxineiros de hospital —  tentando salvar vidas. 

17) Compreende agora o que significa a frase apavorante: "podem faltar respiradores"? É uma máquina cara e não está sendo fácil encontrá-la no mercado mundial. 

18) "Racionamento” —  uma  tipo de tomada de decisão para usar  recursos escassos — é algo que os profissionais de saúde esperam  nunca  fazer.

19) Todos  estão se expondo.

20)  O contágio tem de  diminuir.  #FicaEmCasa  



Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová