Pular para o conteúdo principal

Exames mostram que coronavírus deixam sequelas nos pulmões de pacientes recuperados

Deutsche Welle    Mais de 87 mil pacientes já se recuperaram da contaminação do coronavírus, graças a um decorrer leve ou mediano da enfermidade e/ou um bom tratamento médico. Apesar de ser um grande número, ainda há relativamente poucas informações sobre seu estado após a recuperação.

TOMOGRAFIA REVELA QUE
EM ALGUNS CASOS HÁ UM
TURVAMENTO NOS PULMÕES
SEMELHANTE AO UM VIDRO LEITOSO

A tomografia computadorizada dos pulmões de alguns acusou um turvamento, semelhante a vidro leitoso, que pode indicar danos ao órgão.

Alguns ex-pacientes relatam como superaram esses tempos, física e sobretudo psiquicamente penosos, contando sobre a cura dos sintomas, a torturante incerteza, a massacrante fase de isolamento.

Eles se alegram de agora estar imunes ao Sars-Cov-2, mas ao alívio se mistura também um olhar crítico, também pela falta de noção de muitos que ainda não se contaminaram.

Nos próximos meses, exames mostrarão se alguns dos ex-pacientes da Covid-19 apresentam sequelas. O foco de atenção são os pulmões: como o novo coronavírus ataca principalmente as vias respiratórias inferiores, sobretudo quem teve um decorrer mediano ou forte da doença apresenta tosse seca, dificuldade respiratória ou pneumonia.

Médicos de Hong Kong detectaram em alguns dos recuperados uma diminuição das funções pulmonares e constante fôlego curto. Apesar de o grupo examinado ser relativamente pequeno, há primeiros indícios de sequelas duradouras da infecção com o Sars-Cov-2.

"Em alguns pacientes, a função pulmonar pode cair de 20% a 30% após a cura", afirma Owen Tsang Tak-yin, diretor médico do Centro para Doenças Infecciosas do Hospital Princess Margaret, em Hong Kong. 

"Eles ficam resfolegando, se andam um pouco mais rápido."


As constatações de Hong Kong confirmam resultados de exames realizados em fevereiro de 2020, em Wuhan, quando cientistas do Hospital Zhongnam, da universidade local, analisaram 140 rastreamentos pulmonares de pacientes com coronavírus, e detectaram o turvamento leitoso em alguns.

Novos testes nos pacientes curados indicarão se eles desenvolveram fibrose pulmonar. Esta ocorre quando, após uma inflamação ou outro dano, há cicatrização e consequente espessamento patológico do tecido conjuntivo entre os alvéolos e os vasos sanguíneos que os circundam.

Isso dificulta a penetração do oxigênio nos vasos, o pulmão se enrijece, a respiração se torna superficial e rápida, resultando em dispneia e tosse seca. A capacidade física se reduz, e mesmo atividades do dia a dia apresentam dificuldade.

Essa fibrose não tem cura, pois as alterações cicatriciais do tecido pulmonar são irreversíveis. Contudo sua progressão pode ser desacelerada, e por vezes até detida, caso diagnosticada a tempo.

A maioria dos cientistas está convencida de que pacientes que vencem a Covid-19 se tornam imunes ao vírus Sars-Cov-2. Afinal, durante a infecção seu sistema imunológico produziu precisamente os anticorpos capazes de neutralizar o patógeno.

Fora de perigo deverão estar também os que só tiveram um desenrolar brando da doença. Apesar dos poucos ou mesmo nenhum sintoma, seu sistema imunológico reagiu ao coronavírus e produziu os anticorpos necessários, tornando uma nova infecção altamente improvável.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.




Anvisa aprova oito testes rápidos para diagnóstico do Covid-19

'Patroa' contaminada não avisa empregada doméstica, que morre de coronavírus

Igrejas pedem que fiéis rezem contra a pandemia. Alguém avisou o coronavírus?

Morre de coronavírus o presidente do conselho do Santander em Portugal

Supremo derruba liminar que sugeriu soltar presos por causa do Covid-19

Justiça de SP dispensa trabalho presencial de professores de escolas particulares




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...