Pular para o conteúdo principal

Professor de Harvard afirma que ateus não são confiáveis para cargos públicos

Professor da conceituada
 universidade americana não
 confia em quem não se
compromete com Deus


O professor Adrian Vermeule, de direito constitucional de Universidade de Harvard (EUA), escreveu no Twitter que ateus não são confiáveis para ocupar cargos públicos ou para serem integrantes de juri popular, porque não fazem juramento a Deus.

Ele fez a afirmação ao comentar uma pesquisa segundo a qual evangélicos brancos temem que ateus lhes retirem direitos se tiverem oportunidade.

A Constituição de sete Estados norte-americanos proíbe a nomeação de ateus para cargos públicos, o que é um absurdo, mas essa determinação raramente é aplicada.




Até por isso, o professor de direito constitucional de Harvard deveria defender a isonomia de direitos entre as pessoas, e não reforçar preconceito contra ateus.

O professor Vermeule tem sido muito criticado na internet, com argumento de que, por exemplo, ele pouco sabe da própria Bíblia, embora pareça que a tem em alta consideração.

Mateus 5:34-37 diz:

Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;

Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna
.

Entre os comentários no Twitter à declaração do professor, há um que se destaca pela ironia:  "Religiosos nunca fizeram mal a ninguém. A história mostra que os cristãos sempre muito gentis, muito compassivos, certo?"


Com informação com Twitter e de outras fontes.



Preconceito contra ateus é parte da longa história da intolerância religiosa

Acusações à Atea refletem o preconceito contra ateus

Ateus reagem ao preconceito com mobilização na internet

No Brasil, só 8% votariam em um ateu para Presidência, mostra pesquisa




Comentários

Assistente Religioso disse…
https://padrepauloricardo.org/episodios/por-que-a-igreja-permite-o-juramento-se-jesus-o-proibe

Nosso Senhor Jesus Cristo, em seu famoso “Sermão da Montanha”, é taxativo ao proibir juramentos. Ele diz:

Ouvistes também que foi dito ao antigos: “Não jurarás falso”, mas “cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor”. Ora, eu vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem pela terra, porque é o apoio dos teus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Também não jures pela tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno. (Mt 5, 33-37)
Diante de uma proibição tão clara, como pode a Igreja permitir - muitas vezes exigir - o juramento de seus filhos? Ensina o Catecismo da Igreja Católica, que jurar “é invocar a Deus como testemunha do que se afirma. É invocar a veracidade divina como garantia da nossa própria veracidade”(1250).

Na época de Jesus, o juramento em nome de Deus era algo bastante rotineiro, tanto que no Livro do Eclesiástico há uma longa lista de conselhos para que as pessoas não jurassem em vão. O primeiro é este: “Não acostumes a tua boca ao juramento: muitas têm sido as quedas por causa dele” (Eclo 23, 9-17), seguido de outros na mesma linha.

Surgiu, então, a pergunta se jurar era um ato da religião. Foi Santo Tomás de Aquino, o grande Doutor Angélico, em sua Suma Teológica que esclareceu a dúvida escrevendo uma questão inteira a respeito do tema. No artigo 4, ele afirma:

Como foi dito, quem jura invoca o testemunho divino para confirmar o que disse. Nada, no entanto, é confirmado senão por algo mais certo e mais firme. Por isso, quando jura por Deus, o homem confessa que Ele é mais firme, já que as suas palavras são verdadeiras e que Deus conhece todas as coisas. (Suma Teológica, II-II, q. 89, a.4)
Portanto, o juramento é um ato de virtude: da virtude da religião (latria). A Sagrada Escritura comprova essa afirmação quando na Carta de São Paulo aos Coríntios, diz: “Por minha vida, tomo a Deus como testemunha: foi para vos poupar que não voltei a Corinto” (IICor 1, 23). Ou ainda: “Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo” (Gal 1, 20). O exemplo de São Paulo retira toda dúvida acerca da liceidade de um juramento.

Sendo assim, como o juramento pode ser realizado? Santo Tomás também ensina que são necessárias três coisas: 1. necessidade, pois não é permitido jurar levianamente; 2. verdade, pois não se pode jurar em falso; 3. justiça, pois não é permitido jurar para causar uma injustiça. Os três requisitos garantem que o juramento prestado é lícito e virtuoso.

No entanto, nem todo juramento é solene como quando se põe a mão sobre os Santos Evangelhos ou se erguem os três dedos invocando a Santíssima Trindade etc., existem juramentos mais simples, os quais ensejam comprometimento da mesma forma.

Alguns dizem respeito ao presente e ao passado, afirmando uma verdade que já aconteceu ou está acontecendo. E existem também os chamados promissórios que atestam uma vontade de realizar algo no futuro.

O juramento é tão importante que já fez inúmeros mártires, dentre eles, o triste episódio ocorrido logo após a Revolução Francesa, quando os jacobinos quiseram que o clero católico assinasse uma constituição totalmente contrária a Deus e à Igreja. Os padres ‘juramentados’ eram os únicos que podiam exercer o ministério. Muitos se colocaram diante de Deus como testemunhas, mártires e, para não jurarem em falso, derramaram seu sangue.

Assim, quando Deus é invocado como testemunha, a palavra do homem é elevada e o nome se coloca diante de Deus como mártir e testemunha da verdade divina.
ADONIAS disse…
PRIMEIRO ESSE IDIOTA TEÍSTA PRESUNÇOSO, SEM NOÇÃO, NÃO ENTENDE NADA DO QUE É E O QUE SIGNIFICA SER UM ATEU DE VERDADE, PARA ELE TER ESSE PRECONCEITO, SEGUNDO ELE ACHA QUE POR SER PROFESSOR EM HARVARD, QUE ELE É O DONO DA VERDADE, QUE PODE FALAR TANTA BESTEIRA E ASNEIRAS SEM NENHUM FUNDAMENTO, PORQUE DEVE ACHAR QUE SEU CARGO LHE CONFERE ALGUMA AUTORIDADE PARA ISSO, LEDO ENGANO, ESSE IMBECIL SÓ EVIDENCIOU QUE, NÃO É A FUNÇÃO QUE FAZ OU DÁ CREDIBILIDADE AO INDIVÍDUO, É A SUA CAPACIDADE, MAS COMO NEM TODOS QUE OCUPAM CERTAS FUNÇÕES SÃO POR MERITOCRACIA E SIM POR CONVENIÊNCIA, NOS ESTADO UNIDOS TAMBÉM TEM DISSO, MESMO QUE NÃO SEJA COMO AQUI NO ESGOTO BRASIL, NÃO É DIFÍCIL IMAGINAR PORQUE CERTAS PESSOAS COM FORTE TENDENCIA TEÍSTA OU IDEOLÓGICA PATRIÓTICA, CHEGAM A OCUPAR CERTAS FUNÇÕES EM NAÇÕES ONDE RELIGIÃO E PATRIOTISMO ANDAM JUNTOS, MESMO APESAR DA FAMA DE UMA UNIVERSIDADE COMO HARVARD, NÃO É POR ACASO QUE EM PLENO SÉCULO 21 NOS ESTADO UNIDOS AINDA TEM ESCOLAS QUE PREGAM O CRIACIONISMO E NÃO O EVOLUCIONISMO, SERÁ QUE ESSE PROFESSOR TEÍSTA COM TODOS SEUS PRECONCEITOS PRIMITIVOS LECIONARIA EM UNIVERSIDADES DE NAÇÕES VERDADEIRAMENTE CIVILIZADAS COMO AS ESCANDINAVAS, NA SUÍÇA, HOLANDA E ETC? INFELIZMENTE NA CIÊNCIA TAMBÉM EXISTE CIENTISTAS TEÍSTAS, ATÉ PORQUE DIFERENTEMENTE DO MUNDO DOS TEÍSTAS, O MUNDO DA CIÊNCIA É LIBERAL E NÃO SUPRIME A LIBERDADE DE PENSAMENTO DAS PESSOAS OU DE SEUS INTEGRANTES, SÓ QUE ESTES CIENTISTAS TEÍSTAS CERTAMENTE VIVEM UM ETERNO CONFLITO EXISTENCIAL E ATÉ CRISE DE IDENTIDADE, JÁ QUE ESTES VIVEM A ROTINA DE DESCONSTRUIR, DESMITIFICAR E DESCREDIBILIZAR TUDO E TODOS OS DOGMAS QUE ELES ACREDITAM E SEGUEM, RESUMOS ESTES CIENTISTAS PROVAVELMENTE SERÃO SEMPRE CIENTISTAS TÃO FRUSTRADOS QUANTO MEDÍOCRES, MESMO PORQUE SER ATEU NÃO É UMA OPÇÃO MUITO MENOS DE MOMENTO COMO SER TEÍSTA, SER ATEU É UMA CONCLUSÃO QUE LEVA AS CONVICÇÕES DOS ATEUS, DE QUE É IMPROVÁVEL E RACIONALMENTE INACEITÁVEL A EXISTÊNCIA DE DEUS. http://wwwanarchynow.blogspot.com/
Assistente Religioso disse…
O texto da Bíblia é grande. O grande antes era pequeno. O pequeno, que cresceu, é a história de Adão e Eva, na qual Deus cometeu o erro de colocar o fruto proibido perto de Adão e Eva, pois se Deus quisesse que Adão e Eva não morressem, Deus teria colocado o fruto proibido fora do alcance de Adão e Eva. Em mateus 6, 19-20, Jesus disse para guardarmos riquezas no céu, não na terra, pois no céu, os ladrões não roubam, na terra, sim. Ora, Deus, que mora no céu, guardou a própria riqueza, o fruto proibido, na terra, perto de Adão e Eva, pois se Deus é onisciente, então Adão e Eva eram os ladrões. E se Deus não é onisciente, por precaução, o fruto proibido deveria ter sido guardado fora do alcance de Adão e Eva. E quando Deus mandou o homem trabalhar no mesmo tempo em que foi feita a Terra, mas não mandou o homem fazer a própria Terra. Deus só pensou no tempo de serviço, reforçando que o erro, o pecado foi de Deus. E para corrigir esse erro, Deus deve fornecer a vida eterna para todos nós e deve fornecer poder para que cada um de nós crie o próprio planeta, onde cada um de nós deve ter o poder de criar os próprios frutos, assim ninguém usará dinheiro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...