Pular para o conteúdo principal

Acordo obriga Felipe Neto a gravar que não tem prova que Malafaia explora fiéis

Youtuber teve de
 recuar da afirmação
 de que o pastor se
 enriqueceu à custa
 dos pobres

Depois de dois anos de idas e vindas, Felipe Neto e o pastor Silas Malafaia fizeram acordo na Justiça finalizando o processo aberto pelo líder da Assembleia de Deus, após crítica do youtuber nas redes sociais.

Nesse comentário Felipe Neto falava que o pastor “Malafaia explora a fé das pessoas para enriquecer”.

O acordo prevê uma gravação pela qual Felipe Neto tem obrigatoriamente de dizer que “em acordo na queixa-crime, venho esclarecer que critico a postura e não concordo com muitas coisas que o pastor Silas Malafaia fala, mas não posso provar e afirmar que ele se enriquece através de seus fiéis”.

Fama x Fama

Felipe Neto, que se denomina não-teísta, tem agora 31 anos e fez fama na internet como youtuber desde abril de 2010, quando começou a postar críticas polêmicas contra artistas, políticos e a população em geral. 

Ganhou fama entre os jovens, é controvertido entre educadores e acumula 34 milhões de seguidores.

Seu público ampliou depois que a pauta de costumes conservadores tomou conta de uma parte do eleitorado e ele ganhou apoio da ala progressista da sociedade quando começou a apoiar minorias.

Também polemista e televangelista há quase 40 anos, Malafaia, com 61 anos, é líder do ministério Vitória em Cristo, ligado à Assembleia de Deus. 

Malafaia é conhecido por sua atuação política tendo apoiado já José Serra e Aécio Neves e, segundo  acadêmicos, é um dos responsáveis pela disseminação do “discurso de ódio” contra direitos das minorias LGBTQ+, o direito ao aborto bem como por ser um dos líderes da chamada teologia da prosperidade. 

Dentre esses acadêmicos destacam-se Liriam Sponholz, do Institute for Comparative Media and Communication Studies (CMC), da Áustria e Rogério Christofoletti, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Malafaia também se celebrizou por afrontar diretamente e por muitas vezes seus concorrentes evangélicos como o bispo Edir Macedo, líder da IURD e o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Com informação do Globo (coluna de Lauro jardim), Veja e Folha/Uol e Global Media and Communication, com fotos de divulgação. 



Ameaças a Felipe Neto crescem após sua reação a líderes evangélicos

Em país sério, Malafaia já estaria na cadeia, diz pastor Caio Fábio

Mesmo vendendo Bíblia a evangélicos empresa de Malafaia tem prejuízo

Malafaia lança 'rede abençoada' de desconto em serviço de saúde




Comentários

Anônimo disse…
Só idiota acredita que Silas Maracutaia não é ladrão, o cara recebeu 1 bilhão de reais de um único doador, óbvio que é dinheiro do tráfico que lava dinheiro em suas igrejas pra campanha de políticos.
Leandro Bueno disse…
Parece que a coisa foi bem mais ampla do que isso a motivar o processo de Malafaia. “Silas Malafaia está me processando criminalmente, buscando minha condenação à prisão, simplesmente por eu ter acabado com seu esquema de boicotes a empresas que apoiam causas LGBT. Meu vídeo continua no ar, minha luta contra o processo será até o fim”, escreveu à época o youtuber. Se isso ocorreu, de fato, pergunto: Ele tinha provas do tal "esquema"? Por que se não tinha provas disso, o melhor mesmo foi ele fazer um acordo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

É impossível livrar poder público da eligião, afirma jornalista

Título original: O nome de Deus por Hélio Schwartsman para Folha "'Deus seja louvado' no real não causa aborrecimento grave" Num ponto eu e a CNBB estamos de acordo: há coisas mais essenciais com as quais se preocupar do que o dito "Deus seja louvado" nas cédulas de real. Ainda assim, vejo com simpatia o pedido do Ministério Público para que a expressão seja retirada das notas. Sou ateu, mas convivo bem com diferenças. Se a religião torna um sujeito feliz, minha recomendação para ele é que se entregue de corpo e alma. O mesmo vale para quem curte esportes, meditação e literatura. Cada qual deve procurar aquilo que o satisfaz, seja no plano físico ou espiritual. Desde que a busca não cause mal a terceiros, tudo é permitido. Isso dito, esclareço que não acompanho inteiramente a tese do procurador Jefferson Aparecido Dias de que o "Deus seja louvado" constrange os que cultuam outras divindades ou não creem. Em teoria, isso pode ocorrer...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Universal usa queda de prédios para amedrontar ex-fiéis

Escombros dos prédios onde morreram 17 pessoas Incorporado em uma mulher, o diabo compareceu em um culto da Universal para dizer ter sido ele que derrubou os três prédios do centro do Rio porque lá havia ex-obreiros e um ex-pastor da igreja. Ele afirmou que os ex-fiéis estão agora no inferno, “chorando sangue”. Trata-se de uma encenação da Universal para amedrontar os fiéis que saíram da denominação rumo à Igreja Mundial, na expectativa de que eles voltem para não ter de pagar a sua traição com uma maldição. A mensagem subliminar que a igreja passa é essa. Esse terrorismo serve também para inibir novas defecções – inclusive de pastores -- em favor da igreja de Valdemiro Santiago, cuja colheita de dízimo deve estar aumentando na proporção em que a da Universal cai. Cultos e programas da TV Iurd, na internet, têm apresentado outros casos de fiéis que foram penalizados porque deixaram a Universal, na mistificação construída pelos pastores, incluindo Edir Macedo, o chefe...

Dispara no Brasil a busca pela palavra 'ateu', revela Google

Em abril de 2012, o Google Brasil registrou o maior volume de busca pela palavra “ateu”. O maior índice de interesse é representado por 100, o que significa que, desde 2004, quando a pesquisa começou a ser tabulada, houve um aumento de 85%. Naquele ano, o volume de busca pela palavra foi 54. Aumentou no Brasil interesse pelo ateísmo O gráfico gerado pela página Trends do Google (ver acima) mostra uma curva em ascensão, com um salto a partir de novembro de 2011, quando o volume de busca de 65 foi para 91 em dezembro do mesmo ano. De acordo com a projeção do Google, o volume de busca de dezembro de 2013 registrará novo recorde. O buscador não fornece o número absoluto das buscas, em milhares ou milhões. Na lista de termos relacionados, “o ateu” apareceu com o maior volume de interesse, vindo em seguida “deus ateu”, “ser ateu” e "ateus" (ver abaixo os dez termos mais solicitados). Na opção “título das notícias”, o Google informa, por exemplo, que em dezembro de 2...