Pular para o conteúdo principal

Ateu não é quem diz que 'Deus não existe', mas saber da inexistência de evidências sobre deuses

Deuses da mitologia
 são crias do imaginário
das civilizações

por Paulo Bitencourt

Por motivos óbvios, crentes em Deus têm uma concepção errada sobre o Ateísmo, mais ou menos como os fundamentalistas bíblicos sobre a Evolução, quando ridiculamente perguntam: “Se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos?”. Infelizmente, também algumas pessoas que se consideram ateias não sabem o que é Ateísmo.

As duas concepções erradas sobre o Ateísmo:

1) “Ateísmo também é religião.” (Dizem religiosos.)

2) “Ateísmo é negação da existência de Deus.” (Dizem religiosos e alguns ateus.)

Religião é crença no sobrenatural: deuses, anjos, demônios, espíritos, Céu, Inferno, reencarnação, milagres, etc. 

Sobre essas coisas, religiões têm doutrinas, compiladas em livros “sagrados”, de que inclusive não se pode duvidar. 

A Bíblia e o Alcorão, por exemplo, ensinam que pessoas que duvidam do que está escrito nesses livros devem ser mortas.

Na maioria dos países, ridicularizar religiões dá cadeia. Ademais, religiões ditam o que é certo e o que é errado e exigem a prática de rituais.

Ateísmo é descrença do sobrenatural. Descrença não tem conteúdo, isto é, doutrinas. Acreditar, por exemplo, no Saci Pererê tem conteúdo: como ele é, onde vive, o que faz, o que quer, etc. Não acreditar no Saci Pererê não tem conteúdo. Consequentemente, descrer do Saci Pererê nada ensina. 

Da mesma forma, a descrença de Deus nada exige e nada manda fazer, nem de bom nem de mau. Logo, não há como Ateísmo ser religião.

Ateísmo não é afirmar que “Deus não existe”, e sim que “Não há evidências de que Deus existe”. Da mesma maneira que não é impossível que o Saci Pererê exista, não é impossível que exista Deus. No entanto, por falta de evidências, não há motivos para nele acreditar. Uma vez que é besteira acreditar em coisas de que não se tem evidências, em Deus também.

Isso é Ateísmo.

Se, como dizem judeus, cristãos e muçulmanos, é preciso ter fé para não acreditar em Deus — razão por que dele descrer seria religião —, então é preciso ter fé também para não acreditar, por exemplo, em Zeus, o que, obviamente, é absurdo. 

Javé, o deus da Bíblia, e Alá, o deus do Alcorão, são apenas dois deuses dentre os milhares de deuses das mais variadas religiões. 

Assim como judeus, cristãos e muçulmanos não veem motivos para acreditar nos deuses das outras religiões (pelo que, aliás, não perdem um segundo sequer de sono), ateus também não — com a única diferença que ateus são intelectualmente honestos: se não há motivos para acreditar nos deuses das outras religiões, então tampouco nos do Judaísmo, Cristianismo e Islã.

A Bíblia, por exemplo, diz que “Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe” (Hebreus 11:6). 

Ora, se para crer em Deus é necessário ter fé, a própria fé é evidência de que Deus não existe. Se Deus existisse, não haveria necessidade de ter fé, pois ninguém duvidaria de sua existência.

“Ateísmo é resultado natural de honestidade intelectual.”

Paulo Bitencourt é autor do livro "Liberto da Religião: O Inestimável Prazer de Ser Um Livre-Pensador". Site do autor.




‘Com Zeus Não se Brinca’ faz reflexão das loucuras da religião

Livro explica a origem da conotação pessimista que se atribui ao ateísmo

Ateísmo é a evolução lógica da religião, diz Richard Dawkins

O dia em que comecei a desacreditar em Deus



Comentários

Satã 2 disse…
Se Deus não existe, então é melhor se matar, pois morto não precisa de dinheiro, nem será castigado eternamente num lago de fogo que não existe.
Anônimo disse…
DEUSES NÃO existem, e posso provar!!!

Ateu
Gabriel disse…
Você confundiu agnosticismo e ateísmo.
Caro "Unknown", no passado poderia se afirmar "pode haver algo mais", não necessariamente UM Deus, mas alguns, vários, alguma " força" etc sobrenatural.
Mas após o advento da Física moderna, Biologia molecular etc, Deus, deuses, sobrenatural ESTÃO definitivamente mortos. Você está absolutamente correto.
Leandro Bueno disse…
Quem diz "saber" da inexistência de evidências sobre deuses, na realidade, é um AGNÓSTICO, e não um ateu, pois este não abre a possibilidade para descobrindo as tais evidências, passe a crer. Outra confusão muito comum é achar que alguém por não ter religião ou não ir a uma igreja é ateu. Nas pesquisas pró-ateístas, vejo muita má-fé no sentido de incluir tal grupo para engrossar o grupo dos ateus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa