Pular para o conteúdo principal

Livro expõe os benefícios de quem vive liberto da religião

Bitencourt estudou
para ser pastor e se
tornou descrente

O livro “Liberto da Religião”, de Paulo Bitencourt (foto), confronta as contradições e mazelas das religiões com os benefícios dos quais desfrutam aqueles que não seguem crença alguma.

A indignação do autor perpassa o livro, que é escrito na primeira pessoa.

Fica subjacente em todo o texto uma pergunta: como é possível haver tantos crentes nestes tempos de consolidação do conhecimento e da ciência?

A trajetória do próprio Bitencourt indicou até certo momento que ele seria mais um crente entre bilhões.

De família evangélica, ele estudou teologia em São Paulo com o objetivo de se tornar pastor.

No quinto semestre do curso, ele se mudou para a Áustria, formando-se lá em canto lírico. Foi nessa época em que se assumiu como descrente.

Ele obteve a cidadania austríaca (e perdeu a brasileira por causa da legislação daquele país), mas continua atento para o que ocorre no Brasil, como o avanço do fundamentalismo cristão.

Trechos do livro

Livro aborda o
fanatismo religioso 

Imaginemos que o número de políticos evangélicos continue aumentando e eles uma hora passem a constituir a maioria no Congresso Nacional. Imaginemos também que, um belo dia, cheios de zelo e ardor religiosos e inspirados por personagens bíblicos como o rei Josias, esses políticos se sintam chamados por Deus para limpar o Brasil de tudo o que não é cristão e, a exemplo do que as repúblicas muçulmanas fazem com a Sharia, instituir a Bíblia como código de conduta “para ensinar, repreender e corrigir” (2 Timóteo 3:16). No dia em que a maioria política cristã fundamentalista, seguidora de uma religião semita parente do Islã, decidir legislar o Brasil em plena conformidade com os mandamentos expressos na “Palavra de Deus”, terá nascido a República Cristã do Brasil.

[...] Se há algo que realmente incomoda a deidade bíblica, é o prazer sexual de suas criaturas. Enquanto masturbação, que o cineasta Woody Allen chama de sexo com a pessoa que ele mais ama, e sexo extraconjugal são pecado, homossexualidade é muito mais que isso. É uma aberração. Oficialmente, o Catolicismo vê sexo como um ato reservado unicamente à procriação. Do outro lado da moeda, seria coincidência que o maior país protestante, os Estados Unidos, é também o que tem as leis sexuais mais bizarras? Acredite quem puder, em vários estados americanos todas as posições sexuais estão proibidas, com exceção daquela em que o homem está deitado sobre a mulher, conhecida como a posição do missionário. No estado do Alabama, ninguém precisa de permissão para comprar uma arma nem é obrigado a registrá-la. Como nos filmes de faroeste, ele pode carregá-la para quase todos os lugares. Porém, comercializar e presentear brinquedos eróticos, como vibradores, acarretam multa de US$ 10.000 e um ano de detenção. Reincidências podem resultar em até dez anos vendo o sol nascer quadrado. Será que é porque vibradores são letais, ao passo que armas de fogo são inofensivas?

Site do autor.



‘Com Zeus Não se Brinca’ faz reflexão das loucuras da religião

Livro explica a origem da conotação pessimista que se atribui ao ateísmo

Ateísmo é a evolução lógica da religião, diz Richard Dawkins

O dia em que comecei a desacreditar em Deus



Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...