Pular para o conteúdo principal

Ateus e agnósticos da Espanha superam católicos praticantes

A maioria se diz
 católica, mas só 22,7%
praticam a religião


Dois terços dos espanhóis são católicos, mas apenas 22,7% ainda participam de missas ou se confessam. Segundo um relatório divulgado nesta semana pelo Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS), o país conta atualmente com mais ateus, agnósticos e pessoas sem religião, uma situação inédita no país cuja tradição católica dura séculos.

Na teoria, 66,3% dos espanhóis são católicos, mas apenas 22,7% praticam a religião. Na Catalunha, esse número é ainda mais baixo. A região autônoma conta com apenas 10,9% de católicos praticantes.

Em outras partes da Espanha, a tradição religiosa ainda é forte. Em La Rioja, no norte, cerca de 40% se declaram católicos praticantes.

Segundo dados do CIS, 13,3% dos espanhóis se dizem ateus, 8,5% são agnósticos e os indiferentes ou sem religião representam 8,3% da população. No total, esse número chega a 29,1% e é, pela primeira vez, maior do que a quantidade de católicos praticantes.

O processo de secularização da sociedade espanhola é registrado especialmente nas regiões mais industrializadas e cosmopolitas, onde há uma miscigenação maior de origens e culturas, como a capital Madri, e as regiões da Catalunha e do País Basco.

Para o jornal espanhol "El Diario", o relatório é uma confirmação do discurso do então primeiro-ministro Manuel Azaña, em 1931: "A Espanha deixou de ser católica". A frase foi proferida diante da Corte Constitucional da República da Espanha, em 1931, por essa importante figura política que militou pela separação entre o Estado e a Igreja.

A tendência pode ser verificada em vários países de tradição católica na Europa. Em 2017, o jornal francês "La Croix" afirmou que a quantidade de pessoas sem religião na Irlanda registrava um forte aumento. Na França, em 2018, 32% da população se declarou católica, dos quais 19% não são praticantes.

O fenômeno é similar nos Estados Unidos, onde os ateus e agnósticos irão superar em breve a quantidade de evangélicos e se tornar, em número, mais importantes do que as pessoas religiosas.

RFI é uma rádio francesa de notícias que transmite para o mundo todo em francês e a outros países de 14 idiomas diferentes.




Ateu, primeiro-ministro da Espanha assume em cerimônia sem Bíblia e crucifixo

Governo da Espanha quer funeral laico para personalidades de Estado

Na Espanha, padre se nega a batizar criança com padrinho gay

'Monkey Jesus' vira atração turística em cidade da Espanha


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça