Pular para o conteúdo principal

Organização inclui mais 7 mil espécies na lista de extinção

Cercopithecus roloway, que
 habita  a Costa do Marfim e Gana,
é uma das espécies de primatas
 mais ameaçadas

por Deutsche Welle

Mais de 7 mil espécies de animais e plantas foram acrescentadas no dia 18 de julho de 2019 à Lista Vermelha de espécies ameaçadas divulgada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A organização afirmou que a destruição da natureza causada pela ação humana é a principal responsável pela ameaça sem precedentes de extinção de espécies.

A organização analisou a vulnerabilidade de 105.732 espécies em todo o mundo. Destas, 28.338 correm o risco de extinção. Segundo a IUCN, espécies icônicas de primatas, raias, peixes e árvores entraram agora para a lista como criticamente ameaçadas.

Embora cada grupo de organismos enfrente ameaças específicas, o comportamento humano, incluindo pesca predatória e desmatamento, foi o maior causador da queda nas populações de animais e plantas.

"Essa atualização mostra como os humanos superexploram a fauna e a flora selvagem. Precisamos acordar para o fato de que conservar a diversidade da natureza é de nosso interesse", afirmou Grethel Aguilar, diretora-geral interina da IUCN.

A atualização da Lista Vermelha confirma um relatório divulgado pelas Nações Unidas em maio sobre o estado do meio ambiente. O documento revelou que mais de um milhão de espécies enfrentam a ameaça da extinção devido às atividades humanas. 

O relatório citou ainda que mais de 90% das espécies marinhas de peixes são pescadas além ou até o limite da sustentabilidade.

A IUCN destacou uma série de peixes, marinhos e de água doce, que agora entraram na categoria de criticamente ameaçados, estando à beira da extinção. Duas espécies de raias são as que mais correm risco iminente de extinção entre os animais marinhos.

Já, no Japão e no México, mais da metade e mais de um terço, respectivamente, de peixes de água doce estão ameaçados.

A nova lista revelou ainda que sete espécies de primatas, seis na África e um no Peru, estão mais perto de desaparecerem, incluindo o macaco Cercopithecus roloway, que habita a Costa do Marfim e Gana. Há menos de 2 mil indivíduos selvagens restante. A caça e a destruição do habitat são os principais responsáveis por essa ameaça.

Segundo a IUCN, 40% de todos os primatas da África Central e Ocidental estão ameaçadas de extinção. "Espécies alvos de humanos para a alimentação tendem a se tornar ameaçadas muito rapidamente. Espécies em ambientes muito desmatados para a agricultura também acabam sendo impactadas", afirmou Craig Hilton-Tylor, diretor da Lista Vermelha.

Na França, uma em cada cinco espécie está ameaçada devido às mudanças climáticas e às atividades humanas. Na Lista Vermelha, também foram incluídas árvores e cogumelos que correm o risco de desaparecer.
Deutsche Welle é uma emissora da Alemanha que produz jornalismo em 30 idiomas.






Humanos saíram da África 500 mil anos antes do que se supõe, concluem brasileiros

DNA de ossos de 90 mil anos revela descendente de duas espécies de hominídeos

Jovens franceses acham dente humano de 560 mil anos

Cinco equívocos que se afirma sobre a teoria da evolução


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa