Na Bélgica, médicos podem pedir prisão de pais que criam filhos como veganos

Pediatras afirmam que
 a dieta vegana causa danos
 irreversíveis nos bebês, até a morte

A Academia Real Belga de Medicina emitiu um parecer que dá respaldo legal para que médicos processem pais que criam filhos como veganos, podendo haver condenação de até dois anos de prisão, além de multas.

O parecer foi elaborado a pedido de Bernard Devos, do departamento do governo de defesa aos direitos das crianças.

Devos disse que quer acabar com mortes em creches, escolas e hospitais de crianças em consequência da dieta vegana.

A Academia de Medicina estima que 3% das crianças belgas são impostas ao veganismo.

Na Europa, tem aumentado a adesão à alimentação vegetariana e à vegana por causa da preocupação com a mudança climática e do bem-estar dos animais.

Na Bélgica, 44% da população reduziram o consumo de carne.

O jornal belga Le Soir divulgou que, para médicos, a alimentação sem qualquer produto animal, incluindo laticínios e ovos, prejudica o crescimento das crianças, com danos irreversíveis, além de óbitos.

O pediatra Georges Casimir, que coordenou o parecer, afirmou que o veganismo só é admissível às crianças quando houver supervisão médica, com suplementos vitamínicos e exames regulares de sangue, o que muitos pais não fazem por displicência ou falta de dinheiro.

"Não é clinicamente recomendado e até mesmo proibido sujeitar uma criança, especialmente durante períodos de crescimento rápido, a uma dieta potencialmente desestabilizadora do organismo”, disse.

“As crianças têm de produzir células cerebrais e isso implica maiores exigências para proteínas e ácidos graxos essenciais, o que só pode ser garantido com produtos de origem animal.”

Além disso, afirmou Casimir, não é ético impor esse tipo de nutrição às crianças, que ainda não têm discernimento para decidir sobre sua alimentação, submetendo-se, assim, às consequências do estilo de vida de seus pais.

“O veganismo é inadequado para crianças, adolescentes, grávidas e lactantes", disse. “E não podemos mais tolerar isso.”

Heather Russell, nutricionista da Sociedade Vegana, afirmou que o planejamento alimentar é importante para todos, não só para os veganos.

Disse que é possível garantir todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das crianças sem produtos de origem animal.

Dawn Carr, diretora da Corporação de Projetos Veganos, do Reino Unido, falou que uma dieta vegana bem planejada é perfeita para bebês e crianças.

Ela argumentou que os produtos de origem animal devem ser evitados, porque endurecem as artérias, causando derrame, aneurismas cerebrais e infartos, principalmente nos adultos.

Em 2017, a Justiça belga condenou um casal a seis meses de prisão pela morte de seu bebê de sete meses que estava sendo alimentado apenas com leite vegetal. O casal cumpriu a pena em casa.

No mesmo ano, houve um caso no Brasil. A Justiça de segunda instância de Santa Catarina condenou país veganos de Palhoça para morte por inanição de seus bebê de três meses de vida.

A partir de agora, na Bélgica, após a emissão do parecer da Academia de Medicina, país não poderão alegar que não sabiam do mal que o veganismo pode causar aos seus filhos, ficando sujeitos a processos judiciais por iniciativa de médicos e de parentes das crianças. 

Com informação do Le SoirTelegraph e de outras fontes e foto de divulgação.





Vegetariano pode tomar hóstia, que é o corpo de Cristo?

Cristão é cruel com bichos por não serem de Deus, diz anglicano

Corpo de Cristo sem glúten não pode, comunica papa Francisco

Leitora afirma por que não leva a sério os 'vegetarianos ignorantes'



Receba por e-mail aviso de novo post

Comentários

  1. As novas "religiões"...
    Vegan, Vegetarianismo, "Orgânicos" (nem sabem o básico de Química), dentre outras.
    O desejo de simplesmente acreditar, pior com viés "científico".
    Do Vegan, ótimo artigo explicando bem:
    - "Veganismo Desmascarado" em https://ceticismo.net/2010/05/22/veganismo-desmascarado/
    - "Dieta vegan é “saudável”, mas não é bem assim que a banda toca" em https://ceticismo.net/2016/03/18/dieta-vegan-saudavel-mas-nao-e-bem-assim-que-a-banda-toca/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

EDITOR DESTE SITE



Paulo Lopes é jornalista profissional diplomado.
Trabalhou no jornal centenário abolicionista
Diário Popular, Folha de S.Paulo, revistas da
Editora Abril e em outras publicações.