Pular para o conteúdo principal

Poucos sabiam do apoio formal da Igreja Católica à pena de morte


Documento da
Igreja Católica
aceitava o castigo
extremo em casos
 de delitos graves
[opinião]

Fui surpreendido com a informação de que o papa Francisco alterou o Catecismo da Igreja de modo a tornar “inadmissível” a pena de morte.

Eu e muita gente achávamos que essa já fosse a compreensão da Igreja Católica, mas, eis a verdade, a religião que prega o amor ao próximo admitia, sim, o extermínio deliberado de pessoas.

“Para a tutela do bem comum” e em apoio às autoridades, o Catecismo considerava como legítima a pena de morte em casos delito grave, sem entrar no mérito desse tipo de transgressão.

O papa Francisco alterou o Catecismo de modo a incentivar países como a China, Índia e Japão a desistirem dessa penalidade.

Em vez de acalentar expectativa em relação a países, Francisco deveria, primeiro, convencer uma parcela significativa de seu rebanho que a apoia a pena de morte.

Pois, só um exemplo, os devotos de Nossa Senhora que visitaram em 2017 o santuário de Aparecida são, em sua maioria de 59%, favoráveis ao castigo extremo.

Com informação das agências.


Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte

Por que ateus apoiam menos a pena de morte que religiosos? Três hipóteses

Bispo católico defende pena de morte a gays e lésbicas



Sete países têm lei de pena de morte a ateus, revela relatório

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Paulo, acompanho seu site há muito tempo, gosto muito, e sei que esse meu comentário não será publicado, mas o direi assim mesmo. Também achei que - ainda que hipocritamente, afinal matou milhões na Inquisição - a Igreja Católica já não admitisse a pena de morte em qualquer caso, também me surpreendeu.
Mas, ao mesmo tempo, em que há uma movimentação mundial para a abolição da pena de morte para criminosos, há uma onda a favor do aborto indiscriminado; o que ao meu ver, é pena de morte para um inocente. E não é uma visão religiosa, a minha, sou ateu de nascença, é uma visão mesmo biológica, de preservação da vida em si. Ter direitos plenos sobre o próprio corpo? Concordo. Mas e os deveres que acompanham, ou mesmo precedem esse direito? O dever de zelar pelo próprio corpo, de se precaver de uma gravidez indesejada? E de qualquer forma, o feto não é o corpo da mulher, é um outro corpo, temporariamente ali abrigado. Aborto aprovado de forma indiscriminada e executado de maneira leviana, para mim, é sim assassinato, pena de morte para inocentes. Acho contraditório ser contra a pena de morte para um, por exemplo, estuprador, pedófilo, ou para um político que roube da merenda escolar e ser favorável à retirada, ao esfacelamento de um feto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça