Pular para o conteúdo principal

‘Medicina alternativa’ coloca o SUS contra a ciência, dizem estudiosas


Técnicas tidas
como curativas
 fragilizam o sistema
público de saúde

[notícias]

Ao introduzir novas modalidades de terapias alternativas no SUS, o governo colocou esse serviço público contra a ciência e, em consequência, compromete a saúde dos brasileiros mais pobres.

É o que afirmam Natalia Pasternak, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, e Alicia Kowaltowski, do Instituto de Química da mesma universidade.

Elas criticam a comunidade científica por se omitir diante do avanço no Brasil de “técnicas ditas curativas que ignoram os avanços da ciência”.

Lembram que, como se não bastasse a reverência à homeopatia e à acupuntura — que visam o “equilíbrio das energias do corpo”, sem que haja qualquer comprovação científica —, outras pseudociências foram empurradas para o SUS.

Em 2016, houve a introdução de procedimentos “bastante questionáveis”, como dança circular, termalismo social e arteterapia.

Em 2018, o governo acrescentou mais dez terapias sem o lastro da ciência, como aromaterapia, cromoterapia, imposição de mãos e aplicação de florais e geoterapia.

As duas estudiosas observam que a “medicina alternativa” passou a ser chamada pomposamente pelo Ministério de Saúde de Práticas Integrativas e Complementares, PICs.

“Nenhuma dessas terapias tem eficácia cientificamente comprovada”, dizem Pasternak e Kowaltowski em artigo que escreveram para um jornal.

“Para ser considerado eficaz um medicamento ou tratamento deve passar por uma extensa série de rigorosos testes clínicos que garantam sua segurança e funcionalidade.”

“Quando dizemos que não há evidências científicas de que pseudociências recém-incorporadas ao SUS funcionam, indicamos que elas falharam nesses testes ou, pior, nem sequer foram a eles submetidas.”


As estudiosas afirmam que muitas pessoas acreditam que essas práticas funcionam por causa do efeito placebo. Elas são autossugestionadas, acham que melhoraram, mesmo quando, sem saber, tomam pílulas de açúcar.

“Esse efeito pode confundir o usuário das pseudociências, dando-lhe a falsa impressão de que o tratamento é eficaz. Há outros fatores a considerar, como regressão à média e cura espontânea.”

“Várias doenças são cíclicas e o paciente busca tratamento somente quando sente o auge dos sintomas. Ora, como a tendência natural da doença é que os sintomas regridam naturalmente, o crédito fica para o tratamento alternativo.”

Explicam que há também a cura espontânea, que decorre do sistema imune, e o crédito, nesse caso, é atribuído às pseudociências.

“Além disso, existem doenças típicas de certas fases da vida. Doença da infância pode desaparecer na puberdade.”

As estudiosas escrevem que o Brasil está indo na contramão de países como a Austrália e o Reino Unidos, onde a homeopatia foi banida da rede pública de saúde.

“Nos Estados Unidos, remédios homeopáticos apresentam, em suas bulas, o alerta sobre a falta de comprovação científica.”

No Brasil, o que ocorre é espantoso, dizem, porque a homeopatia é disciplina obrigatória em algumas universidades.

“Oferecer as PICs no SUS serve apenas para enganar de modo populista as camadas sociais mais pobres. São procedimentos antiéticos e perigosos e ainda podem adiar diagnósticos e tratamentos necessários.”



SUS desperdiça recursos ao adotar práticas alternativas, diz CFM

SUS deveria ter gatos para adoção, já que aderiu à pseudociência

SUS adota o Reiki, uma pseudociência de cura pelas mãos



Cura de impotência com hipnose pelo SUS divide opiniões de cariocas

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Alice Lino Elon disse…
Acupuntura não é pseudociência, seus resultados foram comprovados por cientistas em diversos países. Homeopatia também apresenta resultados de cura de diversas enfermidades. Arteterapia é uma eficiente ferramenta de cura fundamentada pela Psicologia.
Anônimo disse…
Alice, não existe nenhuma evidência de que acupuntura seja efetiva. Ela é baseada em conceitos impossíveis de verificar (da "medicina tradicional chinesa") e que são considerados pseudocientíficos.
Homeopatia já foi comprovada que NÃO FUNCIONA, e não o contrário. Suas premissas são pseudocientíficas e até hoje não existe doença curada por homeopatia.
A Arteterapia também nunca apresentou evidências de qualquer eficácia para "curar" pessoas, conforme você mencionou, e seja lá o que "cura" signifique para este campo. A Arteterapia é fundamentada na PSICANÁLISE (e não na psicologia, até porque não existe uma coisa só que é a "psicologia"), que não é considerada ciência e também não possui corpo de evidências para seus tratamentos.
Anônimo disse…
tudo pseudociência...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas