Pular para o conteúdo principal

Livro 'A Chegada das Trevas' conta como o cristianismo detonou o mundo clássico


Seguidores de Cristo
 deram sumiço em
 90% dos textos clássicos
 e 99% dos em latim  


por Ricardo Alexandre
para o site português TSF

No livro "A Chegada das Trevas: Como os Cristãos Destruíram o Mundo Clássico", a jornalista britânica Catherine Nixey investiga a história da destruição pelo cristianismo do mundo clássico: na Grécia Antiga, no Império Romano.

O confronto entre a ordem clássica e o cristianismo, quão devastador foi para a herança cultural do mundo?

Pode medir isso mais facilmente pelos livros: 90% dos textos clássicos perderam-se nos séculos seguintes à cristianização, 99% dos textos em latim perderam-se, muitos deles foram queimados. Mas a maior parte foi por uma total falta de interesse e total desprezo por um mundo cujas ideias eram muito diferentes do mundo cristão.

 Filósofos como Santo Agostinho disseram que estavam deliciados com o fato de a filosofia clássica estar a ser destruída, entendiam que era uma doença contagiosa que deveria ser erradicada. Foi a maior destruição de arte a que a Humanidade já assistiu.

Esta história de violência religiosa, assassinatos e vandalismo que escreveu, de alguma forma estabelece um paralelismo com o que se passa atualmente por exemplo, na Síria?

Eu peço que esse paralelismo seja invocado ao começar a história com a destruição de uma estátua em Palmira, na Síria. A destruição da bela estátua de Atena, que é atacada por homens com espadas, é decapitada, a cabeça a rolar no chão,... isto acontece em Palmira, no ano 385. 

Em 2016, quando o Estado Islâmico deixou Palmira, foram divulgadas fotos da destruição que eles tinham deixado e a mesma estátua foi de novo destruída. Grosso modo, pelas mesmíssimas razões. Decapitaram e deceparam os braços da estátua que os arqueólogos entretanto tinham recuperado. A destruição foi a mesma, uns e outros disseram que era para conter demônios, pelo menos é a retórica.

A Cristandade atacou todas as outras religiões de uma forma feroz desde o início. No espaço de 100 anos, o cristianismo reclamava ter eliminado completamente todas as outras religiões. 

A ideia de que o cristianismo foi meigo e brando, com os livros de história a designarem este período pelo fim da perseguição, é algo completamente desprovido de sentido. Foi precisamente o início de uma perseguição absolutamente feroz. Uma perseguição que ganhou.



Os romanos pré-cristianismo também não eram bárbaros?

Repare, ninguém lhes vai dar uma medalha de bom comportamento e simpatia com toda a gente, nem eles pretendiam ser assim. E executaram alguns cristãos sem dúvida, mas nem de longe próximos do mesmo nível da perseguição aos pagãos. 

O fato de a Europa ser cristã mostra quem foi mais veemente, quem perseguiu melhor, quem sobreviveu. Não foram os pagãos. Pagãos chamamos-lhes agora, os romanos nunca se consideraram assim. Seria insultuoso, mas foi assim que foram colocadas todas as outras religiões, debaixo do mesmo chapéu.

Desde essa altura, o monoteísmo não tem sido usado sobretudo para fins violentos?

Repare, o monoteísmo é uma arma incrivelmente poderosa. Desde o início, religião e violência andaram de mãos dadas. Constantino, o primeiro imperador, entrou nos templos romanos e, porque diziam que os romanos estavam errados, pôde roubar-lhes o ouro. Pôde eliminar pessoas que estavam contra ele.

O seu livro foi entendido como uma ofensa por parte da hierarquia da Igreja Católica ou da Igreja Protestante Anglicana?

[Risos] Os protestantes anglicanos são demasiado simpáticos para se sentirem ofendidos com o que quer que seja. Através de encontros pessoais, sei que alguns católicos ficaram ofendidos, mas não recebi nada oficial da Igreja.

E, uns milhares de anos depois, não acha estranho que essa mesma Igreja se chame Católica Romana?

Sim, eu sei. Isso faz parte da transformação inteligente. É a ideia que me incutiram na minha educação católica. Elimina-se a ameaça e fica-se com o que se quer, fica-se com os despojos. O triunfo típico.


Politeísmo deixa saudades: ainda não se matava por religião

Ateu desafia cristão a explicar por que Deus permite o mal




Dez razões para as mulheres ficarem longe do cristianismo

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Wellington disse…
Quero este livro de presente! 😁
Unknown disse…
Ainda não conheço uma publicação que trate explicitamente das METAMORFOSES do
cristianismo .Sem o apoio do PODER POLITICO o cristianismo facilmente se diluiria
entre as inumeras do mundo antigo.
Anônimo disse…
Sem rotular para não incorrer no adhominem ou no verdadeiro escocês, embora se perceba claramente o viés político ideológico do autor e sua não-preferência de cosmovisão, respeito qualquer debate respeitoso quanto à forma. Não me permito qualquer falácia ou sofisma, apenas os muito bons, e não é o caso presente. Acho que o autor não conseguiu dissociar sua visão de mundo do que seria - vim aqui para conhecer, uma pesquisa razoavelmente fundamentada. Frustrou-me. Pena. É um texto opinativo. Até volitivo de argumentação, mas não chegou lá. Repito, teria o maior prazer em conhecer e degustar os argumentos, mas sem fundamentos não é possível. Quem sabe o livro seja baseado em dados.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Por que Deus puniu Adão e Eva antes de eles saberem do mal?

por Austin Cline , do About.com Adão e Eva não sabiam sobre o errado,  mas foram punidas Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, diz que Deus castigou Adão e Eva porque comeram do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Essa é mais uma contradição bíblica. Deus determinou que Adão não experimentasse o fruto, o que não faz sentido porque a criatura, até então, não tinha o discernimento para fazer qualquer juízo de valor. Pois é óbvio que, antes comerem o fruto,  Adão e Eva não podiam compreender que obedecer a Deus era o “bem” e desobedecer, o “mal”. Para eles, a desobediência não tinha nenhum significado em si, nem de certo nem de errado. Está em Gênesis 3: 17-19: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do t...

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Pai de vocalista dos Mamonas processa Feliciano por dizer que morte foi por ordem de Deus