Pular para o conteúdo principal

Livro 'A Chegada das Trevas' conta como o cristianismo detonou o mundo clássico


Seguidores de Cristo
 deram sumiço em
 90% dos textos clássicos
 e 99% dos em latim  


por Ricardo Alexandre
para o site português TSF

No livro "A Chegada das Trevas: Como os Cristãos Destruíram o Mundo Clássico", a jornalista britânica Catherine Nixey investiga a história da destruição pelo cristianismo do mundo clássico: na Grécia Antiga, no Império Romano.

O confronto entre a ordem clássica e o cristianismo, quão devastador foi para a herança cultural do mundo?

Pode medir isso mais facilmente pelos livros: 90% dos textos clássicos perderam-se nos séculos seguintes à cristianização, 99% dos textos em latim perderam-se, muitos deles foram queimados. Mas a maior parte foi por uma total falta de interesse e total desprezo por um mundo cujas ideias eram muito diferentes do mundo cristão.

 Filósofos como Santo Agostinho disseram que estavam deliciados com o fato de a filosofia clássica estar a ser destruída, entendiam que era uma doença contagiosa que deveria ser erradicada. Foi a maior destruição de arte a que a Humanidade já assistiu.

Esta história de violência religiosa, assassinatos e vandalismo que escreveu, de alguma forma estabelece um paralelismo com o que se passa atualmente por exemplo, na Síria?

Eu peço que esse paralelismo seja invocado ao começar a história com a destruição de uma estátua em Palmira, na Síria. A destruição da bela estátua de Atena, que é atacada por homens com espadas, é decapitada, a cabeça a rolar no chão,... isto acontece em Palmira, no ano 385. 

Em 2016, quando o Estado Islâmico deixou Palmira, foram divulgadas fotos da destruição que eles tinham deixado e a mesma estátua foi de novo destruída. Grosso modo, pelas mesmíssimas razões. Decapitaram e deceparam os braços da estátua que os arqueólogos entretanto tinham recuperado. A destruição foi a mesma, uns e outros disseram que era para conter demônios, pelo menos é a retórica.

A Cristandade atacou todas as outras religiões de uma forma feroz desde o início. No espaço de 100 anos, o cristianismo reclamava ter eliminado completamente todas as outras religiões. 

A ideia de que o cristianismo foi meigo e brando, com os livros de história a designarem este período pelo fim da perseguição, é algo completamente desprovido de sentido. Foi precisamente o início de uma perseguição absolutamente feroz. Uma perseguição que ganhou.



Os romanos pré-cristianismo também não eram bárbaros?

Repare, ninguém lhes vai dar uma medalha de bom comportamento e simpatia com toda a gente, nem eles pretendiam ser assim. E executaram alguns cristãos sem dúvida, mas nem de longe próximos do mesmo nível da perseguição aos pagãos. 

O fato de a Europa ser cristã mostra quem foi mais veemente, quem perseguiu melhor, quem sobreviveu. Não foram os pagãos. Pagãos chamamos-lhes agora, os romanos nunca se consideraram assim. Seria insultuoso, mas foi assim que foram colocadas todas as outras religiões, debaixo do mesmo chapéu.

Desde essa altura, o monoteísmo não tem sido usado sobretudo para fins violentos?

Repare, o monoteísmo é uma arma incrivelmente poderosa. Desde o início, religião e violência andaram de mãos dadas. Constantino, o primeiro imperador, entrou nos templos romanos e, porque diziam que os romanos estavam errados, pôde roubar-lhes o ouro. Pôde eliminar pessoas que estavam contra ele.

O seu livro foi entendido como uma ofensa por parte da hierarquia da Igreja Católica ou da Igreja Protestante Anglicana?

[Risos] Os protestantes anglicanos são demasiado simpáticos para se sentirem ofendidos com o que quer que seja. Através de encontros pessoais, sei que alguns católicos ficaram ofendidos, mas não recebi nada oficial da Igreja.

E, uns milhares de anos depois, não acha estranho que essa mesma Igreja se chame Católica Romana?

Sim, eu sei. Isso faz parte da transformação inteligente. É a ideia que me incutiram na minha educação católica. Elimina-se a ameaça e fica-se com o que se quer, fica-se com os despojos. O triunfo típico.


Politeísmo deixa saudades: ainda não se matava por religião

Ateu desafia cristão a explicar por que Deus permite o mal




Dez razões para as mulheres ficarem longe do cristianismo

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Wellington disse…
Quero este livro de presente! 😁
Unknown disse…
Ainda não conheço uma publicação que trate explicitamente das METAMORFOSES do
cristianismo .Sem o apoio do PODER POLITICO o cristianismo facilmente se diluiria
entre as inumeras do mundo antigo.
Anônimo disse…
Sem rotular para não incorrer no adhominem ou no verdadeiro escocês, embora se perceba claramente o viés político ideológico do autor e sua não-preferência de cosmovisão, respeito qualquer debate respeitoso quanto à forma. Não me permito qualquer falácia ou sofisma, apenas os muito bons, e não é o caso presente. Acho que o autor não conseguiu dissociar sua visão de mundo do que seria - vim aqui para conhecer, uma pesquisa razoavelmente fundamentada. Frustrou-me. Pena. É um texto opinativo. Até volitivo de argumentação, mas não chegou lá. Repito, teria o maior prazer em conhecer e degustar os argumentos, mas sem fundamentos não é possível. Quem sabe o livro seja baseado em dados.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)