Pular para o conteúdo principal

Justiça garante o direito de ateus de criticar o apresentador Datena


Apresentador quer
cassar liberdade de
expressão alheia

Ao julgar ação indenizatória que Luiz Datena [na charge] moveu contra a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), o juiz Jomar Juarez Amorim garantiu o direito de ateus de criticar o apresentador da TV Bandeirantes.

“O pluralismo de ideias que a democracia implica é impraticável sem uma boa dose de tolerância”, sentenciou Amorim, que é titular da 2ª Vara Cível de São Paulo.


Datena deu entrada à ação em 2011 acusando a Atea de discriminação, perseguição e de uso de sua imagem para obter novos sócios.

Para o juiz, contudo, a associação de ateus se valeu unicamente do episódio em que Datena atribuiu a quem não tem “Deus no coração” a autoria de crimes bárbaros.

Portanto, as manifestações da Atea “não envolvem tipicamente exploração da sua [Datena] imagem pessoal e coadunam-se com a liberdade de pensamento e defesa de propósitos associativos lícitos”.

"[...] também não se afigura ilícito informar e esclarecer os associados acerca do direito de demandar individualmente reparação civil."

O juiz condenou o apresentador a arcar com as custas do processo e a pagar honorários advocatícios em 15% do valor atualizado da causa.

O apresentador poderá recorrer da decisão, mas ainda assim, na opinião do advogado Thales Bouchaton, da Atea, a decisão de Amorim significa uma vitória dos ateus na luta contra a discriminação.

Com informação de sentença de 15 de fevereiro de 2018 do juiz Amorim, Atea e de outras fontes.




Reportagem revela o fanatismo religioso de Datena

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Unknown disse…
Parece que o amigo imaginário dele não o ajudou muito........kkkkkkkkkk

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes