Pular para o conteúdo principal

MP abre inquérito para apurar ofensas de Datena aos ateus

Eduardo Ferreira Valerio, promotor de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de São Paulo, instaurou no dia 15 de setembro inquérito civil para apurar a denúncia segundo a qual o apresentador de TV José Datena difundiu em seu programa na Band preconceito contra os ateus.

Ao acatar uma representação de Fábio Dias de Castro Silva, o promotor constatou que de fato, na edição de 27 de julho do Brasil Urgente, Datena ofendeu quem não acredita em Deus atribuindo-lhe a responsabilidade pelos males da humanidade.

Valerio enviou um ofício à direção da TV Bandeirante para que se manifeste em 30 dias se pretende “assumir algum compromisso destinado à compensação e retratação da violação” de Datena.

O promotor argumentou que a liberdade de crença prevista na Constituição também se aplica a quem não tem religião e a quem não acredita em Deus. Ele citou o Censo de 2000 do IBGE para afirmar que os ateus e agnósticos eram naquele ano 12,5 milhões.

Datena pareceu surpreso com a forte reação na internet e junto à direção da emissora de militantes ateus após ele ter afirmado no programa, entre outras coisas, que “quem não crê em Deus é capaz de cometer os piores crimes”.

Depois, disse que "nunca meteu o pau em quem não acredita em Deus". Mas no programa do dia 17 de agosto, quando já sabia que os ateus pretendiam recorrer à Justiça, o apresentador falou quer que “eles [os descrentes] se lasquem”.

Na instauração do inquérito, o promotor Valerio, que é espírita, ressaltou que “promover a discriminação contra ateus, materialistas ou agnósticos constitui-se ofensa ao direito fundamental de natureza constitucional tanto quanto se a discriminação fosse voltada a um profitente de qualquer religião.”

Com informações do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Ateus levam Datena a sério e pedem direito de resposta
agosto de 2010

Casos de baixaria na tv.      Ateísmo.      Isto é Datena.

Comentários

Lucio Ferro disse…
Tem que botar este idiota na justiça mesmo, qualquer um com um mínimo de ceticismo e honestidade intelectual percebe que religião é a maior fonte de discórdia e violencia da humanidade
Anônimo disse…
A religião é uma coisa inventada pelo homem para mascarar suas hipocrisias!!!

Se religião fosse de Deus vc acha que haveria guerras?

Muitas guerras travadas desde o inicio da humanidade sao feitas em nome de Deus ou de religiões..... porque? ja que a paz que tanto precisamos estar justamente em Deus?

A Bíblia diz: “Se alguém fizer a declaração: ‘Eu amo a Deus’, e ainda assim odiar o seu irmão, é mentiroso.” (1 João 4:20)

Jesus até mesmo disse: “Continuai a amar os
vossos inimigos.” (Mateus 5:44)

Quantas religiões você conhece cujos membros participam em guerras?

A revista Época/Brasil, de 13.11.2006, trouxe reportagem e, entre outros tópicos, há um que pergunta: “Como seria o mundo sem religião?”

Então, apresenta um documentário do cientista Richard Dawkins, que usa um dos versos da música “Imagine”, de John Lennon:

“Imagine nenhum homem-bomba, nenhum 11 de setembro, nenhuma cruzada, nenhum conflito na Irlanda (entre católicos e protestantes), nenhuma guerra entre Israel.......
Anônimo disse…
É, meu caro Paulo, já estava na hora do MP tomar alguma atitude. Agora é manter vigilância e esperar os resultados.
Eliana Prakezic disse…
Finalmente uma ação do MP, pensei que não existia promotores neste país.Desqualificados como este tal Datena, se multiplicam pelo Brasil afora, fazendo fortuna com a desgraça alheia,no dia que não há desgraça eles inventam.
Basta de demonização dos suspeitos, que são transformados em condenados por estes camelôs do sensacionalismo, travestidos de "jornalistas"
Aquí no Paraná existe um tal Ricardo Chab, que até conseguiu eleger-se deputado estadual, este sujeito em conluio com maus policiais, escrachava os suspeitos, quando a vítima tinha dinheiro, o tal Chab vendia o silêncio, até que uma emprêsa de vigilância não se sujeitou a extorção e procurou um delegado íntegro, o tal Chab foi prêso quando recebia o pagamento, hoje
condenado há oito anos de prisão, Chab voltou para a lama de onde nunca deveria ter saído.Outro filhote de Datena foi o sujeito de Manaus que todos os dias tinha um furo, chegando minutos após o homicídio, por fim descobriu-se que o "jornalista" fazia parte de um grupo de extemínio,por este motivo recebia informações privilegiadas. São tipos como Datena,Chab e outros marginais do
IBOPE que criam desatres como: a Escola de Base, A pobre mãe "monstro da mamadeira" e tantos outros com a vida destruída para sempre.
Thiago disse…
12,5milhões de ateus... Duvido muito que sejam tudo isso! Mas de qualquer forma, acho um exagero toda essa reação por parte dos que dizem não acreditar em Deus. Reação infantil.
Anônimo disse…
Mas de quais ateus estás falando, oh, Datena?
Dos ateus teóricos, ou DOS RELIGIOSOS , também chamados de ateus pragmáticos? Sim, porque embora vão às Igrejas assistir suas missas, consultam horóscopos, fazem feng-shui nas residências, uma macumbinha aqui outra ali, e praticam bastaaaaaaante abominações antinaturais como analsex, blowjobs, etc.etc. Isso não é ser crente, porque crente é obediente...CRER, até o diabo crê...E ESTREMECE!!!(MAS NÃO OBEDECE). Viva Zapata!
Abaixo o papado!!! Queremos Mingau!
Anônimo disse…
Esses ateus imorais e corruptos estão iguais aos homossexuais,não se pode mais falar algo que logo se sentem ofendidos e querem processar as pessoas, o macaco não olha pro seu rabo, esses ateus metem o pau nos evangelicos,católicos,espiritas e tudo quanto é pessoas e agora vem dar uma de coitadinhos porque o Datena falou o que é verdade mesmo, o homem sem DEUS no coração comete todo tipo de violencia, eu digo DEUS no coração, não religião, pois o religioso não tem DEUS no coração e comete coisas que aborrece á DEUS, pois mata,rouba é corrupto, a diferença entre os ateus e os religiosos é só pela crença religiosa.Este promotor deveria começar á entrar também com processo contra esses ateus miseraveis e imorais corruptos, por difamação e calunia contra pessoas que professam uma fé e que são a maioria neste país, voces ateus não tem ponto de referencia para conduta moral, voces são uma aberração, uma escória humana, voces praticam sexo bestial com animais, voces causam repulsa moral, voces saõ sujos adulteros...
Anônimo disse…
Países “ateus” do norte da europa pactuam com o bestialismo
26 08 2010
Levítico 20:15-16
Quando, também, um homem se deitar com um animal, certamente morrerá; e matareis o animal. Também a mulher que se chegar a algum animal, para ter ajuntamento com ele, aquela mulher matarás com o animal; certamente morrerão; o seu sangue é sobre eles.
________________________________________
Aparentemente os países que os ateus gostam de louvar como exemplo de sociedades “funcionais” apesar da sua alegada irreligiosidade, são, ao mesmo tempo, países que não só normalizaram por completo o auto-destrutivo comportamento homossexual, como também não parecem ter problemas com o sexo entre seres humanos e animais.
Na Escandinávia, onde o “casamento” homossexual é legal, o bestialismo também é legal. E porque não? Afinal, ter relações sexuais com animais não é apenas mais uma “escolha de vida”? Se calhar as pessoas que abusam tem relações sexuais com os animais já nasceram assim, e portanto não há nada a fazer senão legalizar.
Para quê proibir esta prática se as pessoas vão continuar a ter relações íntimas com os animais.
Anônimo disse…
Aparentemente, na Dinamarca há um enorme mercado uma enorme procura por parte de ateus(especialmente da Noruega) destes bordéis para animais. Ambos os países (já tinha dito que são, segundo os bulistas, países ateus?) tem falhas nos seus sistemas legais, o que torna tais estabelecimentos perfeitamente legais. A única proibição que tanto a Dinamarca e a Noruega tem é que os animais não “sofram”. Claro que isto depende da definição que cada um tem do que é “sofrer”.
Através da internet nós podemos ver que os donos de animais dinamarqueses abertamente publicitam o facto de terem animais com os quais os ateus podem ter relações sexuais. Como é perfeitamente legal, segundo o jornal dinamarquês “24timer” nem a polícia nem outras instituições terminam com esta prática vergonhosa.
Durante as entrevistas feitas aos donos dos animais, foi reportado que os animais envolvidos possuem “anos de experiência” e que os animais “querem” ter sexo. Não foi dito como é que eles sabem disso, mas sendo um país com (alegadamente) maioria ateísta, eles lá sabem o que dizem.
Torunn Knævelsrud, chefe da secção dentro da “Norwegian Food Safety Authority” que analisa o bem estar dos animais, não pôde excluir a hipótese de tais bordéis serem legais na Noruega. “É difícil dizer sim ou não” afirmou a Knævelsrud ao jornal Aftenposten.
De acordo com as leis vigentes na Dinamarca e na Noruega, enquanto as necessidades básicas como comida e abrigo foram supridas, e se não houver evidência de danos físicos ou sofrimento por parte dos animais, bordéis animais são perfeitamente legais.
Knævelsrud diz ainda:
Até pode ser que os animais nem se importem, mas está presente na natureza dos casos que os animais irão frequentemente ser vítimas de lesões, stress ou sofrimento conectado aos actos sexuais com humanos. De qualquer das formas, eles ou são agarrados, ou assustados ou sofrem dores e lesões físicas.
Uma nova regulamentação por parte da “Norwegian Animal Protection Act” está em consideração, e tem havido propostas por parte da “Norwegian Animal Welfare Alliance” entre outras para que o envolvimento sexual entre ateus e animais seja proibido.
Estes actos provocam repulsa moral. A questão é se a imoralidade deveria ser ilegalizada.
Esta frase em cima encapsula tudo o que há de mau no ateísmo. Como não tem um Ponto de Referência para comportamentos morais, as sociedades secularizadas ficam sem argumento absoluto contra comportamentos claramente auto-destrutivos como a homossexualidade ou o bestialismo.
De acordo com a reportagem do jornal dinamarquês “24timer”, alemães, holandeses, suecos e noruegueses visitam os bordéis, e um site dedicado ao bestialismo alega que muitos dos clientes do bordéis dinamarqueses são provenientes da Noruega.
Juliana Almeida disse…
Estava na hora do MP tomar alguma atitude mesmo.
Lasca o pau nessa Datena descarado!
\o/ \o/
Thiago disse…
O que dizer desses países de maioria atéia descritos em comentários acima?! Que gente repugnante!!! E olha que desavergonhadamente nos ultimos dias eles têm o descaramento de se auto proclamarem paladinos da moral, se achando no direito de vilipendiar de todas as formas a igreja... Ja dizia o grande filósofo Pascal: "Apresentai-me um ateu não devasso e eu acreditarei nele..."
Anônimo disse…
uma duvida:as coisas sao certas porque deus as ama ou deus ama as coisas que sao certas?deus e moral sao qualquer coisa menos igual antes de cristo as civilisações como roma que foi na verdade a civilização que matou cristo era considerato uma das civilisaçoes mais civilizadas da epoca e eles tinham morais porem eles nao a tiravam de um livro idiota como a biblia eles a tiravam da convivencia de uns com os outros(nao e preciso muito celebro pra saber que 1 pessoa levantando a outra pra pegar uma maça num galho alto e mais facil doque 1 pessoa tentar subir a arvore sozinho)e atraves de filosophos(a maioria de todos os filosophos que ja existiram ate os relisiosos sabiam muito bem que deus e moral andam separados)e oque tem de errado com o casamento homosexual?como e que isso pode ser alto destrutivo?a taxa de casais heteros que se separam e muito maior doque a de homosexuais
Avelino Bego disse…
Interessante esse anônimo: é tão cheio de preconceito que ele, por si só, é contradição da própria religiosidade que ele prega ter. De acordo com ele, só quem tem Deus no coração, é bom, mas não tolera quem não tem Deus no coração. Fora a falta de coragem de colocar o próprio nome no seus comentários. Pessoas como ele são os verdadeiros culpados pelos males do mundo. Usam Deus (qualquer um deles) como escudo do seu próprio preconceito, pois a Bíblia, aquele livro absurdamente incoerente, fonte de machismo e preconceito, é como um self-service: peça sua "verdade" pelo número. O que é imcompatível com a vontade do crédulo, é interpretativo. Aquilo que atende seus preconceitos, deve ser levado ao pé-da-letra.
Eu como ateu luto contra a ignorância, contra idéias de pessoas preconceituosas como esse Anonimo.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Comentários escritos só com letras maiúsculas são deletados.
Anônimo disse…
Deus no coração e nada na cabeça!

Tem muito religioso fazendo barbaridade por ai com Deus no coração.
...vai no presidio e pergunta quem é Ateu!
...aposto que 1 ou 2 se tiver.
Anônimo disse…
"Apresentai-me um ateu não devasso e eu acreditarei nele..." Poxa esses ateus querem respeito,mas não tem respeito por ninguém,esculhaçam todo mundo,quem não for a favor das suas idéias, metem o pau sem pena, mas não tem respaldo para conduta moral nenhuma,como já dizia o filosofo pascal "Apresentai me um ateu não devasso e eu acreditarei nele...essa frase ja diz tudo sobre o caráter desses doentes.
Wanderley disse…
O anonimato da internet é uma maravilha, não é mesmo?
Carolina Correia disse…
cristãos são aqueles que acreditam em boas histórias,como as da bíblia, e acreditam na veracidade... eu os admiro por tanta imaginação.
Marcelo Idiarte disse…
Espero que o promotor Eduardo Ferreira Valerio tenha considerado que o Grupo Bandeirantes de Comunicação (Band) também tem que ser responsabilizado pela veiculação das catilinárias do Datena, afinal de contas não foi coisa de 1 dia ou de poucos minutos: no primeiro dia durou mais de 60 minutos e nos dias subsequentes Datena voltou a pisotear os ateus, inclusive debochando que estava "se lixando" para o que eles pensavam ou viriam a fazer.

Pois bem, nós apelamos ao Estado de Direito. E vamos levar isso até o fim, até que José Luiz Datena seja responsabilizado civilmente pelas besteiras que disse. Agora aguenta.

Sobre o suposto envolvimento de ateus em práticas sexuais com animais, trazido por um anônimo acima (sempre os anônimos!), cabe lembrar que há vários cristãos que praticam a zoofilia (sem contar a pedofilia, matéria na qual estes costumam ser catedráticos - os padres que o digam). Se alguém viajar para o interior do Rio Grande do Sul, sobretudo na região de fronteira, vai descobrir que em algumas fazendas os jovens peões ainda são iniciados sexualmente com éguas, ovelhas e outros animais. Idem em fazendas do interior do Mato Grosso.

Eu já reportei, acho que aqui mesmo neste sítio, que uma amiga certa vez flagrou um primo "amando" uma égua numa propriedade da família. Detalhe: família de classe média, que possui inúmeros bens e goza de imenso prestígio na sociedade. Aliás uma tradicional família católica, do tipo que ainda vai à missa todos os domingos.

Na verdade se observarmos os relatos do Império Romano já sob domínio cristão, ver-se-á que as orgias misturando homossexualidade, pedofilia e zoofilia eram muito comuns na época. Literalmente ninguém era de ninguém, e todos eram de todos.

A própria bíblia cristã tem passagens emblemáticas (sistematicamente omitidas pelos padres e pastores), como esta, que institucionaliza o incesto a pretexto da continuação da família:

"Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas. Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai. Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai. De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai. A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje. A mais nova também deu à luz um filho e lhe chamou Ben-Ami: é o pai dos filhos de Amom, até ao dia de hoje." (Gênesis 19:30-38)

O resto é retórica.
Anônimo disse…
Ha, ha, ha, ha, ha, sórrindo a gente aguenta um nazikatholic dizer: apresentai-me um ateu não devasso e eu acreditarei nele...E OS PAPAS devassos? E o padre marçal maciel, sustentado por 40 anos pela máfia vaticana? E os bispos belgas, e os mordomos do palácio pontifício, e os escândalos sexuais da guarda suíça? TODOS ATEUS. kkkkk!! sórrindo. Nóis sofre, mas goza, já dizia o monkey.
Anônimo disse…
Dizem que esse tal de Fabio Dias é mó bonitão.
Anonimous disse…
Tradução livre de um livro(parte da) bíblia que foi removido, encontrada num papiro num antigo templo católico abandonado no secXII.

Cap.1
Anonimous é legião. Uma legião BEM maior que a de Anônimos.
Anonimous é atheist sim, Filho de um cientista, primo dos gorilas e chimpanzés.
Temos milhões de anos, e não somos como os crentes, nascidos de um barro assoprado, qual deus não se deu o trabalho de por em um forno para terminar os "vasos. Pobres criaturas condenadas por comer uma fruta (vagina), por causa de uma cobra (pênis). Um deus demiurgo, que os condenou por algo a que ele propiciou que acontecesse. Não, ele não sabia que isso iria acontecer, não tinha poderes adivinhatórios nem raciocínio suficiente para prever o terror ao que seus "filhos iriam sofrer ao serem obrigados a esperimentar a dor e o sofrimento para se alimentar, para se reproduzir, para viver quando deus os considerava um "artefato que deu defeito", como um brinquedo jogado de lado pelo menino, porque
já não tinha um braçinho.
E como que com medo de ser superado pelos animais que ele mesmo criou, os afastou do paraíso, como um pai insano, que com os punhos bate no filho de 1 ano ao descobrir que este toca seu genital, após ele ter explicado que isso seria proibido, espanca-o novamente quando descobre que ele aprendeu a falar, mesmo a pequena criança não tendo idéia do significado do que disse ;mesmo remedando as asneiras que ouvia do próprio sujeito que o batia; e por fim, o condena ao sofrimento quando este cresce descobrindo que há outros exemplos de pais melhores, pais jovens como ele que se rebelam, que gritam, que dizem= Ozzy é foda, pais que dizem, você está seguro na nossa (companhia,gangue,grupo musical de pagode ,comitê estudantil anarquista,torcida organizada, etc)
O menino percebe que tem tanto ou mais poder quanto o seu pai, e o tempo lhe revelou a Verdade que liberta.

(João 8:32)
Anonimous disse…
E se para alguém eu pareço "falar algo sem sentido, sugiro que leia a bíblia com a mente aberta e peça ajuda aquele Deus sem nome, que sempre te ouve, pois assim diz ele:
"Assim como fora feito com os contos da carochinha, que eram histórias terríveis de morte e iniquidades sexuais, e que agora são boas histórias para ensinar boas lições as nossas crianças, assim seja feita a bíblia,para aquele que, lendo a bíblia* ao seu filho para que durma, não o pereça, mas lhe dê a vida eterna de conhecimento da Verdade.
Anônimous é legião, anônimous é infinito. Eu sou o Anon e o Nimus, O princípio e o fim do desconhecido.
Graças dou aquele que é unico, El Spaguetai, El Unicorn (pink0_o), El Flyingteapot, El FSM, El Relativité.
Am3n.

Carta do apóstolo-profeta G.O.r.e



-----------------------------------------------
*os feiticeiros Pen&Teller tambem aconselham a ler a bíblia, mas isso não faz do ato bom ou ruim ;p
Anônimo disse…
Mto bom
Anônimo disse…
Apresentai-me um crente não habitado por pensamentos sexuais inconfessáveis, remorsos infindáveis após a contumácia na molície, a irecuperável mania sodomítica, e a pedofilia, E EU ACREDITAREI NELE.
Anônimo disse…
DATENA enquanto os cães ladram, a caravana passa, você é o nosso querido DATENA de sempre cada dia aborda um assunto da ferida de alguem, que se puder não vai perder a oportunidade de te espinafrar .o brasil lhe conhece e nós brasileiros estamos com voce pro que der e vier!!!!!!!
Anônimo disse…
pergunto eu:será que todos esses ateus que são estrangeiros a maioria, estão com o passaporte em dia ou vieram pela ponte das muambas la do paraguai.se liga gente, o DATENA é nosso irmão brasileiro nato,é nois na BAND,graças a deus a noruega não é aqui!!!!!!!!!!!!!!bjos tia
Anônimo disse…
o Datena, assim que saiu da Record porque Macedão não queria pagar o monstruoso aumento salarial que ele pleiteava,e este foi o verdadeiro mo tivo da saída dele da emissora e não outros alegados para iludir a massa,ele sempre criticava os evangélicos ironica e debochadamente e com sutilezas de retórica sempre alfinetava os líderes da IURD e da sua ex-emissora a Record.Mas AGORA depois QUE O PROFETA DE malafaPENHA MAMOM possuidor de mILHÕES MUITO mais MALANDRO que é mais sacana até do que os bicheiros do Rio MALAQUAVÉLICO comprou a preço de ouro horários na BAND ele só fala dos inimigos da crentalhada demonizando-os e os culpando de toda mazela passou até a falar em um deus que ele não falava e encobre a safadeza crental.Datena é hipócrita e mercenário pior que prostituta se vende a quem der mais.
Anônimo disse…
Aqui, cada um ataca o outro apontando erros e defeitos para esconder os seus... Se nos comentários todos têm direito de se atacarem, porque DATENA também não pode ter esse direito?
Todos recorrem ao MP para se protegerem: Gays, lésbicas, ateus, atoas, bandidos. E os justos? Seriam esses os perseguidos no fim dos tempos?
Anônimo disse…
Quem seriam os justos?Não me venha dizer que são os religiosos porque eles não têm nada de justos!!
Anônimo disse…
Assim como os demais, também não. Mas os religiosos não vivem atrás de MP para se protegerem dos ataques de ateus, atoas, gays, lésbicas e etc...
Anônimo disse…
A vergonha do jogo político sujo para blindar Palocci mostrou o quanto esa gente evangélica é ¨decente¨fala sério!
Estudante-Filósofo Bíblico disse…
Os Romanos eram ateus porque Jesus Cristo não demonstrava os poderes de Deus perante os Romanos, principalmente perante o Imperador Romano.
Partita disse…
É extremamente vergonhosa a reação e a (falta de) mentalidade desses religiosos. Por que não prendem esse datena deficiente mental e mandam ele para prisão, que é composta de 99% dos certinhos religiosos de conduta exemplar que ele tanto defende?
Unknown disse…
hiii! Fudeus!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas