Pular para o conteúdo principal

Notas de um ateu: eu precisava de sangue, não de oração

No domingo passado, no elevador de um hospital público onde me encontrava para visitar um tio, escutei conversa entre duas obreiras da Igreja Universal. Uma delas disse que aquele hospital era o segundo no qual tinha ido naquele dia para orar por doentes. Acrescentou que um deles estava melhorando graças as suas orações.

Ao chegar ao quarto do meu tio, me deparei com um casal de evangélicos que estava orando pela recuperação da saúde dele.

Obviamente não acredito no poder da oração. Se invocações a Deus curassem doenças, não haveria necessidade de médicos e hospitais.

Mesmo assim acho que é um ato de bondade sair de casa em um domingo depois do almoço, deixando de ver o Faustão na TV, para orar por um desconhecido em um leito de hospital, onde a decadência física de pessoas se encontra em exposição — algo sempre desagradável de se ver.

Mas é preciso que o paciente esteja de acordo com a oração, mas nem sempre um internado está em condições de expressar sua vontade. Nesse caso, a oração é um abuso, uma imposição, uma falta de respeito.

O meu tio (na verdade, tio de minha mulher) está semiconsciente. Talvez ele gostasse de não ser incomodado por oração de evangélicos, mesmo que bem intencionados. Ele é católico.

Em 2013, após dois ou três dias de eu ter sido submetido a uma cirurgia de ponte de safena no Hospital São Paulo, umas senhoras católicas entraram no quarto rezando um pai-nosso pela minha saúde.

Como sou ateu, aquilo não fez para mim o menor sentido. Mas ainda assim agradeci a atenção das senhoras; procuro ser educado. Mas acho que elas ao menos deveriam bater na porta.

Antes de ser operado, já internado, houve dois ou três dias de tensão, porque o hospital não tinha sangue, para o caso de haver a necessidade de eu receber uma transfusão.

Minha mulher usou a rede social para pedir sangue. E houve quem dissesse que ia... rezar, mas sangue mesmo, que é bom, não deu.

Felizmente, houve pessoas — algumas eu nem conhecia — que foram ao hospital para dar sangue, do qual acabei não precisando.

Disse acima que quem visita um desconhecido em um hospital para orar faz um ato de bondade, mas estou quase mudando de opinião, porque me lembrei de Nietzsche.

O filósofo alemão escreveu que a bondade cristã é falsa, porque quem a faz tem o interesse de ser recompensado com a ida ao céu e aqui quer mostrar que é melhor e mais humano que outros. Não é bondade, é hipocrisia.






Oregon condena por homicídio casal que tentou curar bebê com orações

Hospital ensina a pacientes oração de cura pelas mãos

'Cura pela oração' mata mais um bebê nos Estados Unidos

Na República do Congo, infectados com ebola buscam a cura na oração

Angolano aidéticos deixam remédios por crer em cura



Receba por e-mail aviso de novo post

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa