Pular para o conteúdo principal

Justiça do Rio veta Lei da Bíblia porque ela desrespeita ateus

O TJ (Tribunal de Justiça) do Estado do Rio de Janeiro decidiu que a lei de São Gonçalo que obriga as escolas públicas e privadas a terem a Bíblia em “local de destaque” é inconstitucional porque desrespeita ateus e humanistas, além de seguidores de religiões não abraâmicas.

Lei de São Gonçalo
é de autoria de um
vereador evangélico
A sentença ressaltou que a lei menosprezou as “religiões de menor expressão em nossa sociedade, e mesmo formas de humanismo e ateísmo, sem dogmas, que também convivem no espaço público”.

A Lei da Bíblia é da autoria do vereador evangélico Armando Marins (PR), que se elegeu com o apoio do pastor Silas Malafaia.

O vereador justificou a proposta da lei com o argumento de que a Bíblia merece destaque nas escolas por ser “o primeiro livro impresso do mundo”.

Para o jornalista e militante ateu Eduardo Banks, a argumentação de Marins não se sustenta, porque, antes da prensa de Gutemberg, já existiam livros, e a Bíblia não é o mais antigo deles.

Banks é o autor da representação que levou o Ministério Público a questionar na Justiça a constitucionalidade da nova lei de São Gonçalo.

O Órgão Especial do TJ constatou, também, que os vereadores, ao obrigar pela mesma lei  o município a comprar Bíblia em braille e em áudio, desrespeitaram a  lei orçamentária, porque a criação de novas despesas só cabe ao Poder Executivo, a prefeitura, no caso.

Banks afirmou que editoras religiosas que publicam a Bíblia, como a Casa Publicadora das Assembleias de Deus e a Sociedade Bíblia do Brasil, seriam beneficiadas com significativos lucros, caso a lei não fosse derrubada.

O jornalista é autor de várias representações em defesa do Estado laico.

Em relação à Lei da Bíblia de São Gonçalo, ele disse que talvez esse seja o primeiro julgamento da Justiça do Rio que menciona expressamente ateus e humanistas, “como merecedores de idêntico respeito aos seguidores de religiões, prevenindo que os descrentes não sejam marginalizados pela atividade proselitista dos crentes”.

Com informação do TJ-RJ e de Banks.





Nove trechos da Bíblia que fazem apologia à tortura

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes