Pular para o conteúdo principal

No Brasil, dizer ser ateu é quase ofensa a religiosos, diz jornal

do Diário de Cuiabá

Por temer a intolerância
de religiosos, há quem não
 revele sua descrença
O brasileiro em geral é muito religioso. Em Cuiabá, por exemplo, o catolicismo é uma das religiões mais fortes e isso se deve à colonização do país pelos portugueses e, consequentemente, das cidades. Mas há quem consiga viver sem crenças nas divindades. De acordo com o Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os ateus e agnósticos representavam 0,39% de uma população de 190 milhões de pessoas.

Em um espaço que abrange diversas religiões e crenças, é visível o pré-conceito que se forma, como o candomblé, religião que possui influências africanas. Agora, imagina para quem vive como ateu, dizer que não acredita em Deus é quase uma ofensa na sociedade que prega e adora as doutrinas. Sendo assim, para fortalecer a aceitação, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), se fortalece a cada dia nas redes sociais, e luta contra o preconceito e a discriminação.

Segundo a Atea, no dia-a-dia, as diversas maneiras de expressar o preconceito com o ateu, tal como a associação que se faz entre a criminalidade e a ausência de religião. "Só um sujeito sem Deus no coração poderia ter feito isso", exemplificam. O publicitário João Abilio, 29 anos, que durante a infância não frequentava muito a igreja, apesar de ter nascido em uma família católica praticante.

Sendo assim, cresceu com uma liberdade de pensamento e já na adolescência era questionador e curioso. “Busquei conhecer de tudo: história, biologia, futebol, física quântica e etc”, lembra. Nessa época ele de proclamava católico.

Ainda nessa fase, começou a refletir sobre questionamentos, como: Se a Igreja é tão rica, porque não ajuda aos que precisam. E nas aulas de história, fatos como a Reforma Protestante, Inquisição, Iluminismo e Renascimento chamavam muito a atenção. Com 24 anos, o jovem voltou o pensamento para buscar se enquadrar, foi quando se definiu como ateu “que está dentro do armário”.

A expressão se deve ao medo de se expor, justamente pela reação das pessoas. “Procuro não me proclamar. Evito o debate com a família, mas com amigos tenho abertura. Mas se estou próximo de uma pessoa muito religiosa, evito assumir minha descrença”, conta o publicitário, que já sofreu preconceitos por isso.

“Toda vez que digo que sou ateu, a pessoa arregala os olhos, me olha torto e me pergunta se eu não acredito em alguma coisa”, conta, mas ele afirma não sentir a necessidade de ter um Deus ou um Guia espiritual. Apesar disso, ele ressalta que admira o trabalho social de muitas igrejas e respeita a diversidade de pensamento.

Afirmando não querer mudar a crença das pessoas, João pede que apenas respeitem o posicionamento das pessoas que, assim como ele, não possuem nenhuma crença. “Não é uma crença que define a conduta e o caráter da pessoa. Gostaria apenas que houvesse maior esclarecimento, respeito e liberdade religiosa”, finaliza.

Quem se identifica com o posicionamento de João, o site da Atea está disponível para tirar as dúvidas sobre o assunto, bem como a necessidade crescente de ateus se organizarem. Criada em 2008, atualmente conta com mais de 12.300 associados em todo o país.





Atea recebe até 10 denúncias por mês de preconceito
novembro de 2012

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles