Pular para o conteúdo principal

Brasil é o segundo 'exportador' de cristianismo, revela estudo

da ALC

Só em 2010, país enviou para o
Exterior 34 mil missionários
O fortalecimento do cristianismo nos países do hemisfério Sul tornou o Brasil a segunda maior fonte de “exportação” de missionários na última década, sendo ultrapassado somente pelos evangelizadores norte-americanos.

Ao interpretar dados publicados pelo Centro de Estudos do Cristianismo Global da Universidade Gordon-Conwell e publicados pela BBC Brasil, o teólogo e professor da Faculdades EST, Roberto Zwetsch, enfatizou a necessidade de acompanhar criticamente essa onda missionária. “Quem envia esses missionários, com que objetivos e qual a teologia da missão que fundamenta as suas ações?” - questionou.

Segundo Zwetsch, a proximidade linguística e cultural é um fator que pode, pelo menos em parte, explicar a presença massiva de missionários católico-romanos e também evangélicos em comunidades latino-americanas dos Estados Unidos. A crescente consciência missionária também desafia as igrejas a se engajarem na missão.

A pesquisa liderada pelo professor da Gordon-Conwell, Todd Jonhson, constatou que 34 mil missionários brasileiros foram enviados ao exterior em 2010, 70% a mais do que no ano anterior. “A quantidade de missionários enviados pelo Sul global supera o declínio do cristianismo na Europa”, frisou o estudioso.

Na avaliação de Zwetsch, a melhoria das condições de vida no Brasil repercutiu diretamente no seio das igrejas, estimulando, em parte, o interesse por ações missionárias no exterior.

Ao citar a missionária presbiteriana dos Estados Unidos, Sherron George, o professor da EST esclareceu que muitos missionários seguem a estratégia paulina dos “fazedores de tendas” e, quando enviados em missão, garantem o seu sustento a partir do exercício de seus ofícios de origem, seja como médico, professor, assistente social, entre outras. “Outra possibilidade é o caminho das parcerias com igrejas do hemisfério Norte que colaboram em projetos, financiando o trabalho missionário em outros países com missionários da América Latina”, pontuou.

O professor da EST lembrou o trabalho desenvolvido junto a comunidades pobres de Moçambique pela diaconisa luterana brasileira Doraci Edinger, assassinada em 2004 por razões até hoje desconhecidas, com o intuito de apontar dificuldades da inserção missionária em outros contextos culturais, eclesiais e políticos.

“Missão tem a ver com contextualização e inculturação, o que evidencia a necessidade de um duro e paciente trabalho de inserção na cultura hospedeira, sem o qual se pode comprometer o anúncio do evangelho e a própria presença missionária”.

Para o professor da EST, antes de instituir-se como “salvadora do mundo”, os séculos de missão cristã colonialista e os muitos males por ela implantados na África, na Ásia e na América Latina deveriam ajudar a refletir sobre o sentido da ação missionária. Aprender com a história e optar por caminhos cuidadosos e abertos a parcerias e à comunhão com o outro pode evitar a propagação de qualquer tipo de messianismo ou salvacionismo ultrapassado, alertou.





Senegal acusa missionários brasileiros de traficar crianças
novembro de 2012


Comentários

Manjè kwayan disse…
Não não missionários. São o vetor da doença.
Anônimo disse…
Pior é aqui no Pará que o governo gasta milhões em preparação do círio, e coisas afins.
Sr.presentes disse…
Ainda tem muitos gente que acredita nesses mitos da idade antiga.
Unknown disse…
Bom, tudo o que posso fazer é pedir desculpas ao resto do mundo... Poderíamos exportar coisas melhores...

Diego Henrique
Anônimo disse…
Quero ver se meter a besta pra evangelizar a Europa...
Anônimo disse…
O Brasil exporta novela, garotas de programa, proselitistas... Podíamos exportar ciência e tecnologia (quem acessa sites como o Inovação Tecnológica sabe que há belos trabalhos sendo desenvolvidos por aqui - há uma matéria sobre um gerador elétrico para granja a partir de resíduos de frangos, desenvolvido pela UESP, por exemplo), mas tais coisas mal têm apoio do governo, que prefere gastar com "Marcha Pra G-Zuis", JMJ, Carnaval de rua...

Ruggero
Joao disse…
Tomara que eles vão e não voltem mais, só isso que eu quero.
LEGIÃO disse…
Os mais fortes sobrevivem, se multiplicam e dominam.
BRASIL LIVRE disse…
Isso é cumprimento da Bíblia Sagrada:

Mateus 24 versículo 14:
"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim."

Não são só os missionários, que têm tornado isso possível. Uma profecia dita pelo profeta Daniel há milhares de anos, mostra um dos principais aliados na divulgação do Evangelho: a ciência, que tornou possível as tecnologias de comunicação em rede e de massas como a TV e a internet.

Em Daniel 12:4 “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e A CIÊNCIA SE MULTIPLICARÁ."

Abençoado seja a internet e suas ferramentas: google, youtube, facebook etc.
Anônimo disse…
Louvada seja a internet que propicia a live circulação de ideias e conhecimento, ajudando o mundo a se livrar da ignorancia religiosa.
Anônimo disse…
O Brasil só exporta merda mesmo...

Att.,

Espancador de Pastores
Rubim Geontelus disse…
Correção: Brasil é o primeiro exportador mundial de CORRUPTOS!
BRASIL VERDADE disse…
Correção: Brasil é o primeiro acolhedor mundial de CORRUPTOS, ASSASSINOS, ASSALTANTES ETC!

Que o digam os PeTralhas, tucanalhas etc.

Qualquer bandido foge de seu país e se esconde no Brasil.

- Paulo Maluf, se sair do Brasil é preso imediatamente pela INTERPOL, mas aqui posa em fotos de aliança política com o PT, representado pelo seu patrono-mor, LULA.

- O mesmo PT, faz campanha para manter em solo pátrio, Cesare Battisti, assassino cruel na Itália, mas aclamado como herói pelos PeTralhas.

- O assaltante do Trem Pagador Inglês, Ronald Biggs, viveu "escondido" no Brasil por mais de 30 anos, com a condescendência do Brasil.

- O cruel assassino de gays(pendurados em guindastes), cristãos etc, o iraniano Mahmoud Ahmadinejad, pisou no Brasil a convite do governo PeTista de LULA e foi recebido, como alguém recebe em seu lar o melhor dos amigos, sem quaisqer constrangimentos.

SEGUE RELAÇÃO....
Rubim Geontelus disse…
Amigo BRASIL VERDADE2 de abril de 2013 19:11,

C num deixa de ter razão, e concordo com C nesse ponto; mas eu me referi ao título da notícia em pauta. Se eu dissesse isso que C disse, então estaria fugindo ao que propõe a notícia porque esses problemas que C citou são inerentes a importação de gente-lixo. No caso, a notícia fala de EXPORTAÇÃO, e, portanto, o Brasil é nesse caso o maior exportador de corruptos porque esses evangelibãs só pensam em poder político e muita grana, bem como outros 'NEGÓCIOS'...se é que C me entende!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes