Pular para o conteúdo principal

Banco do Vaticano tem conta secreta de 40 milhões de euros

Jornal diz que ninguém sabe a origem e
destino do dinheiro da conta misteriosa
O Banco Central da Itália descobriu que o IOR (Instituto para as Obras de Religião), que é o nome jurídico do Banco do Vaticano, tem uma conta secreta em uma agência do Deustsche Bank com a movimentação de 40 milhões de euros em  12 meses. O valor equivale a aproximadamente R$ 109 milhões.

O jornal Corriere della Sera informou que “não se sabe praticamente nada” sobre a origem e o destino desse dinheiro.  “O problema é sempre o mesmo: não se conhece o titular efetivo do depósito e, sobretudo, quem tem poder para operar essa conta e, por isso, não se pode aplicar as normas contra a lavagem de dinheiro.”

Essa conta misteriosa fez com que o BC italiano suspendesse o uso de cartões de crédito internacionais em 80 estabelecimentos comerciais do Vaticano. Assim, desde 1º de janeiro, os turistas só podem pagar museus, farmácias, supermercados e lojas de lembranças com dinheiro em espécie, afetando o faturamento dessas atividades e as finanças do Vaticano.

O governo dos Estados Unidos e entidades financeiras internacionais pressionam há anos o Banco do Vaticano para que tenha balanços transparentes, de que modo a evitar que a instituição seja usada para a lavagem de dinheiro de terroristas, traficantes e mafiosos.

O Vaticano estaria resistindo à transparência para não ter de revelar algumas destinações de seus recursos.



O jesuíta Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que os pagamentos com cartões de crédito e débitos voltarão, assim que forem resolvidos, segundo ele,  “problemas técnicos”. 

Com informação do Corriere della Sera

Ex-presidente do Banco do Vaticano teme ser morto
junho de 2012

Comentários

Anônimo disse…
São amadores ainda.

A Universal com certeza tem muito mais do que isso espalhado em contas em diversos países.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
A sujeira da Igreja continua vindo à tona. Até quando os crédulos vão sustentar essa mentira chamada religião? Contas secretas do Vaticano? Confere. Torneiras de ouro? Confere. Encobrimento de pedófilos? Confere. Omissão ante o nazismo? OK. Religião é a 'fina arte' de dizer uma coisa e fazer outra totalmente inversa.

Ruggero
Esses caras de batina; de terno, gravata e bíblia na mão; de turbante e de cinto-bomba e adaga na mão, são todos muito honestos. São a mais pura expressão da ingenuidade! ;D
Gilberto C. disse…
Só esqueceram de avisar que a igreja mantém hospitais, asilos, jardins de infância e dentre tantas outras coisas. Além disso, a igreja mantém, inclusive, um pré-vestibular comunitário para jovens carentes aqui na minha cidade. É o tipo de trabalho que qualquer crítico da igreja quer bem longe.
Unknown disse…
Então pra vc isso justifica o valor arrecadado em 12 meses? Realmente a religião cega as pessoas ^^
Anônimo disse…
Qualquer ajuda é bem-vinda, mas isso comparado com toda a lavagem de dinheiro que há "por trás", sem ninguém saber, transforma "essa ajuda" em uma mera esmola.
"Confiança não se impõe. Confiança se conquista". O problema é que alguns vendem sua confiança por meros "tostões". ¬¬
Anônimo disse…
Gilberto, traficantes tambem ajudam a comunidade.
claudio disse…
Pilantropia!
Anônimo disse…
E geram empregos, e movimentam a economia, e impõe ordem.
A única coisa é que traficante é mais honesto que padre.
O produtos que eles vendem, eles entregam, já o produto vendido pelas igrejas...


Sérgio
LucasChaves disse…
Semana passada aqui na minha cidade(interiorrrrrr),eu passei na frente de uma Igreja caótica,e vi uma placa enorme com a seguinte inscrição: ''Ajude a POBRE Igreja católica,pois TODO o dinheiro arrecadado essa semana,será usado para ''ajudar'' os pobres'',pois é né,o Papa deve ser um desses pobres,pois o infeliz so tem coisa de ouro no cafofo dele.
Anônimo disse…
Segundo o Gilberto, os fins justificam os meios.
Pode fazer a canalhice que quiser, mas se fizer coisas boas também então tudo bem! É o típico motivador do catolicismo: apronte de tudo e no final só precisa dizer que se arrepende, ai jesus fica feliz.
Anônimo disse…
Nenhum ato de bondade pode apagar um de maldade, por mais que a ICAR seja filantrópica, os podres dela são grandes demais para serem escondidos por isso.
Catellius disse…
Muito fácil fazer caridade com o dinheiro alheio (doações).
O pior é que a ajuda vem com proselitismo e desinformação, como acontece na África. Lá, com seus postos de saúde, demonizam a camisinha, por exemplo. Quantos já não se infectaram com a ajuda da ICAR?
Anônimo disse…
E o Papa, reza pela pobreza e miséria dos países subdesenvolvidos.
Anônimo disse…
"Só esqueceram de avisar que a igreja mantém hospitais, asilos, jardins de infância e dentre tantas outras coisas. Além disso, a igreja mantém, inclusive, um pré-vestibular comunitário para jovens carentes aqui na minha cidade"

Não faz mais nada do que deveria, devido ao poder econômico e social que tem.

Afinal, esse tal cristianismo tem que servir para alguma coisa além de alienar e tomar dinheiro do povo, pois não?

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
Pois é, mas Jesus não tem nada com essa podridão. O projeto de Deus para a humanidade era e é um mundo de justiça e igualdade. Todos os que usam e falam o nome de Deus em vão, ou para beneficio próprio, sejam católicos ou evangélicos pagarão um preço muito alto. Não tenham dúvida. Pois Deus é misericórdia, mas acima de tudo é justo, então não anda com a injustiça.
Anônimo disse…
Que tal pegar esse dinheiro e dividir com o mundo. E ponto final. Tchau religião.
Eu acredito em Deus, mas não em religião.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

'Não é justo o eterno julgamento de Xuxa por um filme do passado'

por Arlindo Moreira a propósito de TJ mantém veto ao filme em que Xuxa interpreta uma pedófila A cabeça de todo mundo muda com o tempo. E junto mudam as oportunidades. Foi o que aconteceu com Xuxa. Agora, temos que ver que é um filme, uma história roteirizada pro cinema e que atores de peso também participaram do projeto. Acredito que nada tenha sido feito sem que a Justiça na época soubesse, senão todo mundo tinha sido preso. Não concordo com esse eterno julgamento à apresentadora Xuxa. Todo mundo certamente faria o mesmo, isso é a verdadeira hipocrisia. Quando se participa de um projeto artístico, cinema, teatro, ou qualquer outro, tem-se contratos, diretores, afins. Não é justo incriminar uma modelo iniciante que se deu bem na vida através de sua criatividade e determinação fazendo o bem às pessoas. Essa atitude parece muito com a atitude nazista de "matar" os judeus por serem mais bem sucedidos do que os alemães (e por não serem católicos). À época, ela não...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Padre do Paraná se masturba diante de menina de 13 anos

A Polícia Rodoviária prendeu na quarta-feira (2) o padre Reginaldo Antonio Ghergolet (foto), 37, da Diocese de Jacarezinho (PR), por ter se masturbado diante de uma menina de 13 anos em Ribeirão do Pinhal.

'Pessoa sem fé se torna muito só', afirma Christiane Torloni

Atriz diz que segue  preceitos  do budismo Ao falar que é católica por formação e que segue os “preceitos” do budismo, a   atriz Christiane Torloni (foto) afirmou que “sem fé a pessoa se torna muito só”.  “Leio a palavra de Cristo e acredito que ele e o Buda são duas manifestações de muita luz para o ser humano”, disse à coluna de Sonia Racy, no Estadão. Torloni comparou a vida a uma gincana. “É como uma novela”, afirmou. “Os budistas têm um termo muito bom para isso: rigor de continuidade.” Aos 54 anos, a atriz disse que o envelhecimento “traz benefícios incríveis para a alma e a sabedoria”. Tweet ‘Energia espiritual’ tem ajudado Gianecchini, diz médium setembro de 2011