Pular para o conteúdo principal

Banco do Vaticano tem conta secreta de 40 milhões de euros

Jornal diz que ninguém sabe a origem e
destino do dinheiro da conta misteriosa
O Banco Central da Itália descobriu que o IOR (Instituto para as Obras de Religião), que é o nome jurídico do Banco do Vaticano, tem uma conta secreta em uma agência do Deustsche Bank com a movimentação de 40 milhões de euros em  12 meses. O valor equivale a aproximadamente R$ 109 milhões.

O jornal Corriere della Sera informou que “não se sabe praticamente nada” sobre a origem e o destino desse dinheiro.  “O problema é sempre o mesmo: não se conhece o titular efetivo do depósito e, sobretudo, quem tem poder para operar essa conta e, por isso, não se pode aplicar as normas contra a lavagem de dinheiro.”

Essa conta misteriosa fez com que o BC italiano suspendesse o uso de cartões de crédito internacionais em 80 estabelecimentos comerciais do Vaticano. Assim, desde 1º de janeiro, os turistas só podem pagar museus, farmácias, supermercados e lojas de lembranças com dinheiro em espécie, afetando o faturamento dessas atividades e as finanças do Vaticano.

O governo dos Estados Unidos e entidades financeiras internacionais pressionam há anos o Banco do Vaticano para que tenha balanços transparentes, de que modo a evitar que a instituição seja usada para a lavagem de dinheiro de terroristas, traficantes e mafiosos.

O Vaticano estaria resistindo à transparência para não ter de revelar algumas destinações de seus recursos.



O jesuíta Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que os pagamentos com cartões de crédito e débitos voltarão, assim que forem resolvidos, segundo ele,  “problemas técnicos”. 

Com informação do Corriere della Sera

Ex-presidente do Banco do Vaticano teme ser morto
junho de 2012

Comentários

Anônimo disse…
São amadores ainda.

A Universal com certeza tem muito mais do que isso espalhado em contas em diversos países.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
A sujeira da Igreja continua vindo à tona. Até quando os crédulos vão sustentar essa mentira chamada religião? Contas secretas do Vaticano? Confere. Torneiras de ouro? Confere. Encobrimento de pedófilos? Confere. Omissão ante o nazismo? OK. Religião é a 'fina arte' de dizer uma coisa e fazer outra totalmente inversa.

Ruggero
Esses caras de batina; de terno, gravata e bíblia na mão; de turbante e de cinto-bomba e adaga na mão, são todos muito honestos. São a mais pura expressão da ingenuidade! ;D
Gilberto C. disse…
Só esqueceram de avisar que a igreja mantém hospitais, asilos, jardins de infância e dentre tantas outras coisas. Além disso, a igreja mantém, inclusive, um pré-vestibular comunitário para jovens carentes aqui na minha cidade. É o tipo de trabalho que qualquer crítico da igreja quer bem longe.
Unknown disse…
Então pra vc isso justifica o valor arrecadado em 12 meses? Realmente a religião cega as pessoas ^^
Anônimo disse…
Qualquer ajuda é bem-vinda, mas isso comparado com toda a lavagem de dinheiro que há "por trás", sem ninguém saber, transforma "essa ajuda" em uma mera esmola.
"Confiança não se impõe. Confiança se conquista". O problema é que alguns vendem sua confiança por meros "tostões". ¬¬
Anônimo disse…
Gilberto, traficantes tambem ajudam a comunidade.
claudio disse…
Pilantropia!
Anônimo disse…
E geram empregos, e movimentam a economia, e impõe ordem.
A única coisa é que traficante é mais honesto que padre.
O produtos que eles vendem, eles entregam, já o produto vendido pelas igrejas...


Sérgio
LucasChaves disse…
Semana passada aqui na minha cidade(interiorrrrrr),eu passei na frente de uma Igreja caótica,e vi uma placa enorme com a seguinte inscrição: ''Ajude a POBRE Igreja católica,pois TODO o dinheiro arrecadado essa semana,será usado para ''ajudar'' os pobres'',pois é né,o Papa deve ser um desses pobres,pois o infeliz so tem coisa de ouro no cafofo dele.
Anônimo disse…
Segundo o Gilberto, os fins justificam os meios.
Pode fazer a canalhice que quiser, mas se fizer coisas boas também então tudo bem! É o típico motivador do catolicismo: apronte de tudo e no final só precisa dizer que se arrepende, ai jesus fica feliz.
Anônimo disse…
Nenhum ato de bondade pode apagar um de maldade, por mais que a ICAR seja filantrópica, os podres dela são grandes demais para serem escondidos por isso.
Catellius disse…
Muito fácil fazer caridade com o dinheiro alheio (doações).
O pior é que a ajuda vem com proselitismo e desinformação, como acontece na África. Lá, com seus postos de saúde, demonizam a camisinha, por exemplo. Quantos já não se infectaram com a ajuda da ICAR?
Unknown disse…
E o Papa, reza pela pobreza e miséria dos países subdesenvolvidos.
Anônimo disse…
"Só esqueceram de avisar que a igreja mantém hospitais, asilos, jardins de infância e dentre tantas outras coisas. Além disso, a igreja mantém, inclusive, um pré-vestibular comunitário para jovens carentes aqui na minha cidade"

Não faz mais nada do que deveria, devido ao poder econômico e social que tem.

Afinal, esse tal cristianismo tem que servir para alguma coisa além de alienar e tomar dinheiro do povo, pois não?

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
Pois é, mas Jesus não tem nada com essa podridão. O projeto de Deus para a humanidade era e é um mundo de justiça e igualdade. Todos os que usam e falam o nome de Deus em vão, ou para beneficio próprio, sejam católicos ou evangélicos pagarão um preço muito alto. Não tenham dúvida. Pois Deus é misericórdia, mas acima de tudo é justo, então não anda com a injustiça.
Anônimo disse…
Que tal pegar esse dinheiro e dividir com o mundo. E ponto final. Tchau religião.
Eu acredito em Deus, mas não em religião.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes