Pular para o conteúdo principal

Banco do Vaticano tem conta secreta de 40 milhões de euros

Jornal diz que ninguém sabe a origem e
destino do dinheiro da conta misteriosa
O Banco Central da Itália descobriu que o IOR (Instituto para as Obras de Religião), que é o nome jurídico do Banco do Vaticano, tem uma conta secreta em uma agência do Deustsche Bank com a movimentação de 40 milhões de euros em  12 meses. O valor equivale a aproximadamente R$ 109 milhões.

O jornal Corriere della Sera informou que “não se sabe praticamente nada” sobre a origem e o destino desse dinheiro.  “O problema é sempre o mesmo: não se conhece o titular efetivo do depósito e, sobretudo, quem tem poder para operar essa conta e, por isso, não se pode aplicar as normas contra a lavagem de dinheiro.”

Essa conta misteriosa fez com que o BC italiano suspendesse o uso de cartões de crédito internacionais em 80 estabelecimentos comerciais do Vaticano. Assim, desde 1º de janeiro, os turistas só podem pagar museus, farmácias, supermercados e lojas de lembranças com dinheiro em espécie, afetando o faturamento dessas atividades e as finanças do Vaticano.

O governo dos Estados Unidos e entidades financeiras internacionais pressionam há anos o Banco do Vaticano para que tenha balanços transparentes, de que modo a evitar que a instituição seja usada para a lavagem de dinheiro de terroristas, traficantes e mafiosos.

O Vaticano estaria resistindo à transparência para não ter de revelar algumas destinações de seus recursos.



O jesuíta Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que os pagamentos com cartões de crédito e débitos voltarão, assim que forem resolvidos, segundo ele,  “problemas técnicos”. 

Com informação do Corriere della Sera

Ex-presidente do Banco do Vaticano teme ser morto
junho de 2012

Comentários

Anônimo disse…
São amadores ainda.

A Universal com certeza tem muito mais do que isso espalhado em contas em diversos países.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
A sujeira da Igreja continua vindo à tona. Até quando os crédulos vão sustentar essa mentira chamada religião? Contas secretas do Vaticano? Confere. Torneiras de ouro? Confere. Encobrimento de pedófilos? Confere. Omissão ante o nazismo? OK. Religião é a 'fina arte' de dizer uma coisa e fazer outra totalmente inversa.

Ruggero
Esses caras de batina; de terno, gravata e bíblia na mão; de turbante e de cinto-bomba e adaga na mão, são todos muito honestos. São a mais pura expressão da ingenuidade! ;D
Gilberto C. disse…
Só esqueceram de avisar que a igreja mantém hospitais, asilos, jardins de infância e dentre tantas outras coisas. Além disso, a igreja mantém, inclusive, um pré-vestibular comunitário para jovens carentes aqui na minha cidade. É o tipo de trabalho que qualquer crítico da igreja quer bem longe.
Unknown disse…
Então pra vc isso justifica o valor arrecadado em 12 meses? Realmente a religião cega as pessoas ^^
Anônimo disse…
Qualquer ajuda é bem-vinda, mas isso comparado com toda a lavagem de dinheiro que há "por trás", sem ninguém saber, transforma "essa ajuda" em uma mera esmola.
"Confiança não se impõe. Confiança se conquista". O problema é que alguns vendem sua confiança por meros "tostões". ¬¬
Anônimo disse…
Gilberto, traficantes tambem ajudam a comunidade.
claudio disse…
Pilantropia!
Anônimo disse…
E geram empregos, e movimentam a economia, e impõe ordem.
A única coisa é que traficante é mais honesto que padre.
O produtos que eles vendem, eles entregam, já o produto vendido pelas igrejas...


Sérgio
LucasChaves disse…
Semana passada aqui na minha cidade(interiorrrrrr),eu passei na frente de uma Igreja caótica,e vi uma placa enorme com a seguinte inscrição: ''Ajude a POBRE Igreja católica,pois TODO o dinheiro arrecadado essa semana,será usado para ''ajudar'' os pobres'',pois é né,o Papa deve ser um desses pobres,pois o infeliz so tem coisa de ouro no cafofo dele.
Anônimo disse…
Segundo o Gilberto, os fins justificam os meios.
Pode fazer a canalhice que quiser, mas se fizer coisas boas também então tudo bem! É o típico motivador do catolicismo: apronte de tudo e no final só precisa dizer que se arrepende, ai jesus fica feliz.
Anônimo disse…
Nenhum ato de bondade pode apagar um de maldade, por mais que a ICAR seja filantrópica, os podres dela são grandes demais para serem escondidos por isso.
Catellius disse…
Muito fácil fazer caridade com o dinheiro alheio (doações).
O pior é que a ajuda vem com proselitismo e desinformação, como acontece na África. Lá, com seus postos de saúde, demonizam a camisinha, por exemplo. Quantos já não se infectaram com a ajuda da ICAR?
Unknown disse…
E o Papa, reza pela pobreza e miséria dos países subdesenvolvidos.
Anônimo disse…
"Só esqueceram de avisar que a igreja mantém hospitais, asilos, jardins de infância e dentre tantas outras coisas. Além disso, a igreja mantém, inclusive, um pré-vestibular comunitário para jovens carentes aqui na minha cidade"

Não faz mais nada do que deveria, devido ao poder econômico e social que tem.

Afinal, esse tal cristianismo tem que servir para alguma coisa além de alienar e tomar dinheiro do povo, pois não?

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
Pois é, mas Jesus não tem nada com essa podridão. O projeto de Deus para a humanidade era e é um mundo de justiça e igualdade. Todos os que usam e falam o nome de Deus em vão, ou para beneficio próprio, sejam católicos ou evangélicos pagarão um preço muito alto. Não tenham dúvida. Pois Deus é misericórdia, mas acima de tudo é justo, então não anda com a injustiça.
Anônimo disse…
Que tal pegar esse dinheiro e dividir com o mundo. E ponto final. Tchau religião.
Eu acredito em Deus, mas não em religião.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová