Pular para o conteúdo principal

Fiança liberta ateu egípcio condenado por blasfêmia

Saber Aber
Aber foi atacado na prisão:
"Tive a sorte de continuar vivo"
 
A Justiça do Egito libertou mediante pagamento de fiança o estudante de ciência da computação e blogueiro Saber Aber (foto), 27. Ele conseguiu, assim, o direito de recorrer em liberdade da sentença que o condenou a três anos de prisão sob a acusação de blasfêmia e desprezo à religião.

Em setembro, após sofrer ameaça de linchamento, Aber foi preso em sua casa por ter sido denunciado de ser o responsável pela postagem no Facebook do filme americano anti-islã “A Inocência dos Muçulmanos”.

A polícia e o Ministério Público não conseguiram provar ter sido ele o autor da postagem, mas obtiveram em seu computador materiais tidos como ofensivos a Maomé.

Não há informação sobre o valor da fiança, mas Saber disse não “haver preço alto para a liberdade”.

A sair da prisão, na quinta-feira (12), ele mostrou a um jornalista uma cicatriz em seu pescoço. Contou que foi agredido pelos detentos com uma lâmina depois que eles souberam por um guarda que estava ali por insultar o Islã. “Eu tive sorte de continuar vivo”, disse.

Saber lamentou não ter votado no domingo (16) no reverendo do presidente Mohamed Mursi que, se aprovado, introduz no país uma Constituição com fortes influências islâmicas. Contagem preliminar indica que haverá aprovação.

Saber afirmou que, com a nova Carta Magna, tende a aumentar o número de prisão de blogueiros ateus e de todos que forem acusados de blasfêmia, além de representantes das minorias religiosas. “A Constituição islâmica vai limitar ainda mais a liberdade de expressão e a criatividade”, disse. Para ele, Mursi quer implantar uma teocracia no país.

Kariman Mesiha Khali, mãe de Saber, é cristã coopta. Ela disse que a sua religião também tem sido perseguida. Citou o caso do professor de uma escola coopta que em 2011 foi condenado a seis anos de prisão por ter colocado na internet caricaturas consideradas ofensivas ao islã e a Morsi. Acrescentou que duas crianças cooptas, uma de 9 anos e outra de 10, chegaram a ser detidas sob a acusação de blasfêmia.

Com informação da UNCUT, entre outras fontes.

Egito condena ateu a três anos de prisão por ‘insulto à religião'
dezembro de 2012

Ateísmo

Comentários

Caio disse…
Aleluia Irmãos! Sorte ao rapaz e que o fundamentalismo religioso se acabe. Amém.
Anônimo disse…
Nós todos merecemos ser libertados - libertados da presença das malditas e imbecis religiões neste mundo. Tenho pena do Egito, que está caindo (já caiu!) nas mãos desses nazifascistas do islã, esse câncer do mundo. Dá até medo que esses doentes mentais, seguidores do asqueroso Maomé, um dia detonem as pirâmides alegando serem monumentos dos infiéis.

Ruggero
Anônimo disse…
Se eu fosse ele eu fugia do Egito
Anônimo disse…
Ruggero aquelas pirâmides nada mais é do que um amontoado de pedras tudo que tinha que ser roubado saqueado e escondido eles já fizeram , destruir aquilo lá não significa nada só é tosco querer fazer isto por motivos religiosos.
Anônimo disse…
O maior tesouro que as pirâmides guardam é a INFORMAÇÃO.
Vá estudar, seu asno!
Anônimo disse…
Muitos cidadãos de países desenvolvidos pensam parecido, só que na relação de países teocratas e insuportáveis de se viver, eles também incluem o Brasil, e muito justamente incluído!
Anônimo disse…
A religião serve pra que mesmo?
Anônimo disse…
Controle de massas, logo, para obtenção e manutenção do PODER.
Anônimo disse…
Falta só colocar uma bandeja na mão da "mona" egípcia! Que belo!
Anônimo disse…
Informação do que seu jumento? Você acha que lá tem alguma coisa importante ou relevante para a humanidade ? As pirâmides não passa mesmo de um amontoado de pedras.
Anônimo disse…
Pelo jeito, é mesmo isso que tem em sua cabeça: um amontoado de pedras, nada mais.
Anônimo disse…
Homophobic detected.
Anônimo disse…
O verdadeiro crime, esta sendo cometido pelo estado. Quando a verdade precisa ser imposta, devemos desconfiar dela.
Anônimo disse…
O trouxa das 20:02 pelo visto não tem o menor conhecimento sobre as pirâmides ou simplesmente é um imbecil completo.
Anônimo disse…
"Falta só colocar uma bandeja na mão da "mona" egípcia! Que belo!"

Tem algum ponto isso ou é só exibição gratuita de homofobia?
Ribamar Bezerra disse…
Esse cara é burro, ele tinha de se mudar pra fazer isso ¬¬
Anônimo disse…
Se ele se mudasse primeiro, iria acontecer igual aqui no Brasil, ou seja, muitos o desacreditariam simplesmente por que ele ter deixado o país, dizendo que ele era "covarde" que não teve coragem de "ficar e lutar pra mudar a situação", etc, etc, etc...

Exemplos de brasileiros que condenam e desacreditam as ações de compatriotas que deixaram o país, não faltam!
Ribamar Bezerra disse…
Pois é Anônimo, e do que adiantou, ele não vai mudar a cabeça dos demais muçulmanos. Arriscou-se e arrisca-se por nada. O mundo o vê, mas o ambiente em que ele está apenas se arma mais ainda contra os infiéis.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr

Mudanças climáticas ameaçam reduzir áreas das espécies silvestres de mandioca até 2100

Evangélicos retomam a crendice de que Xuxa fez pacto com o diabo

Sites e blogs, na maioria evangélicos, aproveitaram um gesto de Xuxa Meneguel (foto), 47, no show de Natal da TV Globo, dia 24, para reforçar a crendice de que ela tem um pacto com o diabo. Após cantar a música “Vem chegando o Natal”, ela fez "o sinal da cruz dos católicos", ressalta um dos blogs, e levantou os dedos mínimo e o indicador. Na linguagem dos sinais, o gesto significa “Eu te amo” -- a apresentadora tem muitos fãs entre os surdos. Para Notícias Cristãs, contudo, a apresentadora “mais uma vez” é “alvo de suposições de sua relação com Deus e o Diabo”. O blog, que não cita as suas fontes, postou o vídeo “Xuxa debocha de Deus” com o trecho em que ela faz o gesto. O vídeo foi deletado por quem o colocou no Youtube. O Gospel Mais noticiou – também sem citar fontes -- que “Xuxa causa polêmica após fazer sinal de “chifrinhos”. Ele reproduz um vídeo editado com a simulação de câmera lenta e uma música com o propósito de  incutir a mistificação. [Abaixo uma cópia das i

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Brasil já tem pelo menos dez igrejas dedicadas aos gays

Título original: Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil por Luís Guilherme Barrucho , da BBC Brasil As inclusivas se concentram no eixo São Paulo-Rio Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas gay-friendly no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país. Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais. O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélico

Escola despreza Estado laico ao adotar projeto ‘Bíblia Sagrada’

  Em vez de estimular o pensamento crítico, escola faz lavagem cerebral nas crianças    Em vez de ensinar os alunos a respeitarem a Constituição, a escola pública de primeiro grau Monteiro da Silva, de Mimoso do Sul, transgride-a com a adoção do projeto “Bíblia Sagrada”, em atividades que incluíram proselitismo de pastores de diversas igrejas. Com cerca de 26 mil habitantes, a cidade fica no extremo sul do Espírito Santo. O prefeito é Ângelo Guarçoni Júnior (PMDB). A escola passou por cima do artigo 19 da Constituição, que veta o envolvimento direta ou indiretamente de qualquer instância do Estado brasileiro com crenças religiosas. O Mimoso Online informou que o projeto foi realizado na semana passada, havendo durante o horário das aulas, no salão da escola, louvores, pregação da palavra de Deus e teatro bíblico. O site destacou que o projeto foi uma iniciativa da diretora Elizabeth Astolpho para incutir nas crianças o “habito de se buscar a Deus, algo que é indispensável par

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de