Pular para o conteúdo principal

No Reino Unido, Igreja já pode ser punida por pedofilia

Igreja não mais poderá alegar que
não responde pelos atos dos padres
O cerco às igrejas que acobertam seus sacerdotes pedófilos está se fechando no Reino Unido, porque a Suprema Corte decidiu ontem (21) que a partir de agora as congregações religiosas vão poder ser julgadas e condenadas (ou inocentadas) pelos crimes praticados por seus integrantes.

A decisão atinge principalmente a Igreja Católica, que tem um longo histórico de acobertamento de seus pedófilos, não só no Reino Unido, mas em todo o mundo.

Pela legislação que estava em vigência, as congregações, nesses casos de crime, não poderiam ser levadas aos tribunais porque sua relação com os sacerdotes não é de empregadora, não podendo, portanto, responder por eles. Mas isso mudou.

Por decisão unânime dos juízes da Corte, deixa de ter importância a inexistência de um contrato de trabalho, e as congregações poderão ser responsabilizadas se ficar comprovado que facilitaram a ocorrência do abuso ou se nada fizeram para evitá-lo.

A mudança na legislação se deve à pressão de vítimas, principalmente dos 170 homens abusados sexualmente em sua infância e adolescência por padres e funcionários do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, o chamado Instituto Lassalista, que seguia a orientação do Vaticano. O instituto foi fechado.

Houve uma condenação, a de um diretor do instituto acusado de violentar alunos por mais de 20 anos, mas a Igreja Católica saiu incólume porque alegou não ser responsável pelos atos de seus integrantes. A partir de agora, conforme o caso, essa alegação não será aceita.

Em junho deste ano, o Tribunal da Filadélfia condenou o monsenhor William Lynn por acobertar padres pedófilos. Foi uma decisão inédita nos Estados Unidos, porque até então nenhum integrante da hierarquia católica tinha sido acusado, julgado e condenado por crime de seus sacerdotes.

A abordagem da Justiça de Filadélfia e da Corte do Reino Unido pode se firmar como uma tendência mundial de os tribunais condenarem também a Igreja, como instituição, e não só os seus sacerdotes nos casos de violência sexual.

Com informação da Corte do Reino Unido.

Comentários

Anônimo disse…
Uma boa notícia!
Anônimo disse…
cadeia no papa , já passou da hora da religião cristã perder este estado quo que eles mantém ., porque este estado quo só favorece a igreja ..O povo não ganha nada da igreja só dá dá dá e depois ainda eles ficam com a glória de que a igreja é boa . Sendo que a maldita igreja como instituição não oferece nada.
Unknown disse…
YES !!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
E por que seria diferente ? crime é crime.
Anônimo disse…
Onde esta o Hélio para reclamar sobre o absurdo que é tirar os privilégios das religiões? :)
Anônimo disse…
A casa ta caindo pra Icar.
Anônimo disse…
Religiões não são intocáveis. Aos poucos, todas responderão por seus crimes.
Anônimo disse…
já pensou a igreja católica no banco dos réus ela sairia condenada. E o povo idiota que financia estas igrejas na maioria das vezes não tem nada ,mais bispos padres pastores e afins vivem no luxo e na riqueza com o dinheiro do dizimo. é mágica ou coincidência que igreja+dizimo= sacerdote rico= pastor rico.
Anônimo disse…
tem sim que existir uma separação total igreja x estado , dia de santo de fato não deveria ser feriado ,da mesma maneira que o dia do corinthiano não é feriado ,estas coisas é herança da época do brasil colônia que estava sobre a forte influência dá igreja.
Anônimo disse…
vão lá ler a chaleira voadora vê se tem algo que presta por lá..hahaha
Anônimo disse…
Aleluia! finalmente justiça sendo feita.
Anônimo disse…
O que mais a ICAR faz nestes casos é acobertá-los, o que é cumplicidade e conivência, ou seja, crime.
E mais, nenhum padre numa igreja fala por si, e sim pela instituição, são peças da ICAR sem autonomia, são responsabilidade da ICAR, portanto se ele comete esses crimes no exercício de sua função (que é 24 horas por dia, 7 dias por semana, 12 meses por ano, conforme dizem) é responsabilidade da ICAR responder por eles como instituição.
Portanto, essa lei é mais do que acertada.

Winston Smith
Anônimo disse…
O que a gramática te fez de mal, para você tratá-la desse jeito?!
Anônimo disse…
BÚLECO voadores detected!!!!!!!!
Anônimo disse…
eu sou ateu fiz uma regressão e descobri que sou a reencarnação de alexandre o grande.
Anônimo disse…
_Paralelas: Errmãos uma estata de tua senhora desaparecida foi destruida em Mococa,São Paulo alguem sabe quem foi? Eu não sei.
carlosqevedo disse…
Maldita igreja do capeta, que o diabo a carregue junto com seus sacerdotes padrófilos. Ah! igreja maldita financiadora de guerras, iludidora dos ignorantes, ainda quero estar vivo pra ver esta mentira desmoronar e seus alienados seguidores olharem pra tras e dizerem: como fomos estúpidos e iludidos, fazendo a manutenção da mentira institucionalizada, oferecemos nossos filhos como coroinhas pra satisfazer o deleite de um bando de psicopatas que de tanto fogo na batina queriam posar de santos, de homens melhores que os outros, entretanto se forem pra cadeia tenho pena dos orifícios desses infelizes.
Anônimo disse…
no blog tem alguns suspeitos basta saber se são de mococo.
Anônimo disse…
mococa
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
WP
Anônimo disse…
*sob
Anônimo disse…
Ateu "conciente" detected.
Anônimo disse…
Exatamente, afinal, é sob a "estrutura" da ICAR que tais profissionais recebem as oportunidades para praticar esses e outros atos.
Anônimo disse…
Mococa não é aquela marca de leite?
Anônimo disse…
Alguns "ateus gays efebófilos" (e pedófilos) por aí vão gostar dessa notícia.

Gostam de combater a concorrência.
Anônimo disse…
É isso aí, cadeia pra esses padrecos safados e punição pra igreja. Tomara que se seja assim no mundo todo logo.
Anônimo disse…
Todo mundo com um mínimo de decência e bom senso vai gostar dessa noticia.
Vai subir nas tamancas, fazer beicinho, bancar a vítima de "intolerância religiosa" e culpar a "conspiração gayzista" agora também, olavete?
Anônimo disse…
Crentalhão manifestando seus desejos secretos detected
Anônimo disse…
Deve estar ocupado pensando no proximo malabarismo lógico para defender os crentolas.
Sei não. disse…
Eu me pergunto que tipo de punição efetiva a ICAR poderá receber. Vão mandar prender a ICAR? Creio que isso não seja possível. Multas? Sei não. Fechamento de igrejas? Nunca. Proibições para que não se abram outras igrejas? Duvido. Suspensões de suas atividades? O Estado vai impedir que se realizem casamentos, batizados, missas? Acho que não. Não consigo ver como o Estado conseguirá punir a Igreja. Lembremo-nos daquela antiga reivindicação da “separação entre Estado e Igreja”. Talvez, mandem prender o Papa. Seguindo esse raciocínio o Estado deverá prender o Mark Zuckemberg pelas postagens de usuários nazistas, racistas, pedófilos etc no facebook. A coisa é mais complicada do que parece. A teoria é muito interessante, mas na prática, não sei não. Não fico esperançoso. No fim, as coisas acabam dando em nada, como sempre.
Anônimo disse…
Noticia uma boa!
Peron disse…
Não consigo entender isso, porque os cara não prendem os pedófilos, o que a igreja tem a ver com as atitudes desses desgraçados, se tivesse um codigo de conduta da igreja que mandasse eles serem pedófilos tudo bem, mas duvido que ser pedófilo for ensinado para esses "padres" pela igreja.
Beira o ridiculo condenar a empresa onde qualquer pessoa trabalha pelos atos de seus funcionários.
Peron disse…
Uma pergunta pra quem souber responder:
Existe algum lugar no mundo com leis que religiosos não podem ser presos?
Quando se fala em acobertar por parte da igreja o que será que está sendo falado? a igreja não deixa a policia prender o padre?? ela tem autoridade pra isso?
Anônimo disse…
E vocês crentolas homofóbicos vao adorar essa notícia:

Deputada de Uganda quer pena de morte a homossexuais:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/11/deputada-de-uganda-quer-lei-antigay-como-presente-de-natal.html
Anônimo disse…
Esse tal Hélio é parente do Papp?
Anônimo disse…
Ué, se o FBI prendeu os donos do Megaupload por que os usuários "postavam" conteúdo protegido por direitos autorais, então por que não poderiam prender o dono do Facebook ou de qualquer outra rede social por causa de usuários postando conteúdo racista, homofóbico, etc?

E por que não poderiam prender um chefe de estado por causa dos crimes de seus representantes (padres, bispos, etc) cometidos através das embaixadas (templos) de seu estado em território estrangeiro?

Ora, bolas!
Anônimo disse…
"o que a igreja tem a ver com as atitudes desses desgraçados[?]"

Ora, foi a igreja que autenticou essas pessoas como clérigos e também forneceu toda a estrutura para que os mesmos recebessem a confiança da população, logo, a igreja deve ser responsabilizada pelos atos dos mesmos.

Quando alguém deixa uma criança sob os cuidados dos clérigos, está deixando-a ali somente por causa do manto da Igreja, logo, está deixando nas mãos da própria igreja. A Igreja é a "garantia" oferecida aos fiéis para que confiem suas crianças aos cuidados de seus funcionários, então nada mais justo que processar a Igreja quando esses funcionários tem uma conduta criminosa no exercício de suas funções (que é em tempo integral e independe do espaço físico que ocupam).
Anônimo disse…
Prenderam o Kim Dot, depois soltaram e tiveram que se desculpar.
Peron disse…
Então vamos processar as universidades por cada graduado que sai de lá e comete crimes. Não vejo sentido algum, volto a dizer duvido que a igreja ensinou isso pra esses caras, voces parecem que veem os padres como entidades e não meras pessoas vestidas de tunica e que ensinam o que está num livro (biblia).
Anônimo disse…
Como alguém desse blog já dizia, eles não querem debater, eles querem ofender.
Anônimo disse…
"Então vamos processar as universidades por cada graduado que sai de lá e comete crimes."

Se o graduado SAI de lá, é uma coisa, mas se o graduado TRABALHA lá, então é óbvio que a universidade tem que ser responsabilizada pelos atos de seu membro.

"voces parecem que veem os padres como entidades e não meras pessoas vestidas de tunica"

Exatamente, eles não são "meras pessoas". São membros componentes de uma entidade a qual deve ser responsabilizada pelos atos desses seus representantes oficiais.

"Não vejo sentido algum"
Então sinto informar-lhe, mas, considerando que você está sendo honesto, então o indício é de que porta alguma deficiência intelectual. Busque ajuda!
Roberto disse…
Ponto para o Reino Unido.
Peron disse…
Deficiência intelectual é pra acabar mesmo (evangélico frustado detected). Como amigo acima disse: não querem debater querem ofender. Triste mas de ignorantes a terra está cheia.
Anônimo disse…
Quando não tem mais argumentos, resta lamentar-se.
Parabéns!
Anônimo disse…
Não se argumenta em cima de ofensas.
Anônimo disse…
Contra fatos não há argumentos.
Anônimo disse…
Os únicos fatos aqui são a deficiência intelectual e as agressões gratuitas perpetradas por alguns anônimos. E, de fato, contra isso não há argumentos. Só há lamentos e pesares.
Anônimo disse…
tibum.
Anônimo disse…
Anônimo 27 de novembro de 2012 23:38

Então é simples: Aponte e prove o que está dizendo, ora bolas.
Mas é previsível que você não irá fazer isso, afinal, realmente contra os fatos não há argumentos.
Anônimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=a6n--JCNxmc
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Ia comentar. Melhor não.
Anônimo disse…
A resposta ao questionamento do Peron foi feita por Anônimo 23 de novembro de 2012 18:15, e na resposta eu não vi nenhuma ofensa!

Como tréplica, o Peron se esquivou do que foi respondido e continuou repetindo seu pensamento circular, seguido por uma suposta outra pessoa que tentou defender o ponto de vista dele [do Peron] justificando que não seria possível argumentar diante de ofensas, no entanto, podemos ver que na resposta dada ao Peron (e que ele não conseguiu treplicar com argumentos diretos) pelo Anônimo 23 de novembro de 2012 18:15 não há nenhuma dessas supostas ofensas que teriam feito o Peron "desistir" do diálogo, o que leva a crer que todo esse circo entre ele [o Peron] e o anônimo reclamante de ofensas, foi só para tentar justificar a falta de argumentos do Peron diante da resposta que lhe fora dada pelo Anônimo 23 de novembro de 2012 18:15

Que coisa feia, senhor Peron! Deveria ao menos ter a dignidade de reconhecer que não foi capaz de refutar um argumento, ou então, permanecer calado mesmo. Mas essa de inventar que não iria continuar por ter sido "ofendido", pinçando outros comentários que não tinham nenhuma relação com o seu questionamento, foi realmente algo muito envergonhante para o senhor!

Francamente, eu não esperava uma tentativa de golpe tão baixa quanto esta! Lamentável!
Anônimo disse…
A religião sempre foi e ainda é o melhor pretexto para que pessoas más possam colocar em prática o mal que carregam dentro de si.

Sem o escudo da religião, dificilmente o mal conseguiria ser tão tolerado e ter tanto espaço em sociedades contemporâneas desenvolvidas.

Só mesmo a religião para possibilitar tal façanha!
Anônimo disse…
Em resumo, a religião gera pessoas más (direta e/ou indiretamente, através da educação), sustenta (culturalmente) e viabiliza a prática da maior parte dos males sociais que assolam o nosso mundo.

Essa é a realidade que muitos insistem em negar, cada um por seus "motivos" pessoais...
Anônimo disse…
Bastou falar em responsabilizar igreja/religião por alguma coisa, que logo o fiscal defensor da religiosidade já deu as caras...
Peron disse…
caramba fazia maior tempo que não entrava aqui, fiquei muito surpreso com tamanho debate gerado em cima desse tema, não entrei mais pq simplesmente não me sobrou tempo, pois creio que assim como eu, você é uma pessoa ocupada. Foi a primeira vez que eu fui chamado de Sr. heheh, tenho somente 27 mas quanto a isso tranquilo. Agora quanto ao tema acima, minha opinião é a mesma e indago a todos numa questão. Se um funcionario de uma construtora mata outro dentro da obra, é correto a construtora arcar com tal acontecimento?

E outra coisa amigao, nao tenho tempo pra ficar buscando comentarios pra provar qualquer besteira para você perceba que não fui eu que postei isso, o que te torna com mais deficiencia intelectual que eu. heheeh

Abraço a todos
Peron disse…
tem como eu receber algum aviso que alguem respondeu alguma coisa que eu comentei?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová