Pular para o conteúdo principal

Justiça mantém resolução do CFP que proíbe a ‘cura’ de gay

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região (Rio) indeferiu o pedido do MPF (Ministério Público Federal) no Rio para antecipar a anulação parcial da resolução do Conselho Federal de Psicologia que proíbe os profissionais de tratarem  a homossexualidade como distúrbio. O relator foi o desembargador Reis Friede.

A resolução 001/99 do CFP está no centro da polêmica da chamada “cura gay”, que tem colocado de um lado líderes evangélicos e o MPF-Rio e, do outro, dirigentes do conselho dos psicólogos e lideranças do movimento de defesa dos direitos dos homossexuais.

O MPF propôs uma ação civil pública com o argumento de que o CFP violou princípios constitucionais, porque não tem poder para impor uma medida que, no seu entendimento, afeta a dignidade de pessoas humana e a liberdade de manifestação do pensamento.

Com o mesmo teor, encontra-se em tramitação um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), que é presidente da Frente Parlamentar Evangélica.

No entendimento do TRF, a ação civil pública do Ministério Público Federal não tem cabimento porque a lei 5.766/71 atribui ao Conselho Federal de Psicologia a função de normatização e de regulação de atividade profissional.

Além disso, de acordo com o Tribunal, o conselho não impede os homossexuais de recorrerem aos psicólogos, mas apenas proíbe que a homossexualidade seja tida como doença, de acordo com norma da Organização Mundial de Saúde.

Os deputados evangélicos estão tentando suspender parte da resolução com base no artigo 49 da Constituição Federal, que permitiria esse tipo de medida. Para o TRF, contudo, essa intervenção só é possível em órgãos do Poder Executivo, o que não é o caso do Conselho de Psicologia. 

A decisão do TRF, emitida no dia 23 de julho, confirmou a sentença da 5ª Vara Federal, que negou qualquer efeito de suspensão antecipada de parte da resolução do Conselho de Psicologia.

A psicóloga Marisa Lobo tem afirmado ser vítima dessa resolução. O Conselho Regional de Psicologia do Paraná intimou-a a parar de se apresentar na internet como “psicóloga cristã”, porque, segundo a entidade, a especialidade não tem nada a ver com religião. Lobo não atendeu ao pedido do conselho, porque não "abre mão de sua fé". Ela disse que não “cura” gay, mas vai continuar atendendo os homossexuais que forem ao seu consultório.





Com informação do site do Conselho Federal de Psicologia.

Comentários

Cláudia disse…
Nada mais acertado, cortando esses absurdos pela raiz. Parabéns TRF!
Anônimo disse…
Os religiosos são inimigos dos heterossexuais e dos homossexuais. Temos que lutar contra eles...http://estudantefilosofia.blogspot.com.br/
Anônimo disse…
É realmente uma vergonha que em pleno seculo XXI ainda esteja se discutindo coisas como essa; parece até que nós estamos voltando para o tempo da ditadura... Afinal, vivemos ou não em um país laico?
Isso é tão patético. Um bando de deputados vagabundos tentando decidir se homossexualidade é tratável ou não. Não é competência do Estado decidir isso, e sim da psicologia e da medicina. E a OMS deixou bem claro: homossexualidade não é um distúrbio!

Se um homossexual estiver infeliz com sua orientação sexual, só não pode como deve procurar ajuda. O que não pode é um bando de pseudo-profissionais que compraram o diploma e colaram na prova passar por cima da ética da qual jurou no dia que se formou, em nome de uma crença idiota, e oferecer uma falsa cura para algo que não é doença. O problema desse homossexual infeliz não é sua sexualidade, e sim de não poder lidar com ela. Culpa dos preconceitos de uma sociedade intrinsecamente hipócrita e homofóbica.

O que esses deputados evangélicos tentaram fazer não é só mais uma amostra da total ignorância e intolerância deles, como também é um insulto à anos e anos de estudos sobre a sexualidade humana.
Cláudia disse…
Na prática, não. E a maior prova concreta disso é o número de vezes que a sociedade tem que recorrer à Justiça para garantir um direito Constitucional garantido por lei que vira e mexe está sendo violado por segmentos religiosos.
Mello disse…
Nao da para dar a desculpa de "hoje estou meio aviadado" para faltar ao trabalho. Pois nao eh doenca.
Cláudia disse…
Luan

O pior e mais vergonhoso nisso tudo é que há 'psicólogos' a serviço desses deputados. Interesses escusos os movem, e não é religião não, é isso aqui mesmo $$$, pois se fossem religiosos de verdade não se meteriam na vida alheia de forma tão intensa e violenta.
BRASIL: cuidado nas próximas eleições!!!
Luana Carolina disse…
mais uma vez tem q o judiciario colocar ordem na casa, se esses deputaduzinhus e ministrizinhus soubecem ler não precisava de toda essa algazara toda. além do que ficam atrapalhando a maquina judiciaria atravancando outros julgamentos vitais.
kljlk disse…
só no brasil pra ainda estar se discutindo isso!! essa bancada evangélica é um atraso ao país. Não colocam um projeto relevante em pauta!!!
BEM MAIOR disse…
É a luta da causa gay religiosa....http://ativismodobemmaior.blogspot.com.br/
Anônimo disse…
Imagine a cara da Lobo se um cara chegar no consultório é pedir pra ela curar sua heterosexualidade... Jé que ela é meio Pai de Santo e cura qualquer coisa deveria aceitar curar o homem...
André disse…
Só uma coisa a dizer: CHUPA homofobicos!!
Cláudia disse…
Se ela fosse 'pai de santo' seria menos ridícula, pois existe a defesa da fé...mas uma Psicóloga? Isso é que é inaceitável.
Anônimo disse…
Pela minha experiência, ligando o desconfiometro, eu acredito que a religiosidade é uma patologia.
Que é tratável nos bancos escolares. E para ninguém se desculpar por ser desinformado e analfabeto, atualmente não ha desculpa para isso. Podemos ser autodidatas no assunto que tivermos interesse, pois informação e o que mais temos hoje em dia. Exceto nos países teocráticos que são pateticamente ditatórias, e as demais tiranias com ou sem religião espiritual, nas quais a religião é o líder supremo na figura do seu ditador.
Cláudia disse…
Se ela fosse 'pai de santo' seria menos ridícula, pois existe a defesa da fé...mas uma Psicóloga? Isso é que é inaceitável.
Unknown disse…
Minha opinião é que isso não passa de uma grande perda de tempo!
Primeiro dos políticos evangélicos que querem tratar a homossexualidade como doença, e segundo por aqueles que tentam impedi-los.
Penso assim, se você é gay, e acredita que é doente. Então vá e tente se curar dessa doença. Se você conseguir parar de dar o cú bom para você, mas duvido que deixe ter vontade, mas é seu direito. Enfim você é hipocondríaco...
Agora tem tantas coisas mais importantes para se resolver juridicamente que ficam para depois.
INFELIZMENTE!
Anônimo disse…
Felizmente o Ministério Público agiu como era esperado e fez o que era para ser feito dando por encerrada essa palhaçada. Sem mais.
Anônimo disse…
Cada um que cuide do seu propio rabo, como disse Cristhian Andrade,
Unknown disse…
Cara, quase caguei de rir aqui.
Cara, sua opinião não tem fundamento. Se o sujeito acredita que a homossexualidade dele é uma doença, ele tem que procurar tratamento para se aceitar e viver sua sexualidade de forma responsável, e não tentar se curar. O máximo que ele conseguirá é ser um homossexual celibatário, como muitos padres e pais-de-santo o são.


Reduzir a sexualidade de alguém a um simples ato sexual é uma forma reducionista de encarar a sexualidade dos outros. Será que a homossexualidade consiste em apenas dar o c*? E a maioria das lésbicas, que não são simpatizantes do ato de "dar o c*"? E o gay que não dá o c*, é o que então? Como fica a afetividade, que ultrapassa essa questão sexual? Meses atrás, li um artigo do sociólogo americano John Gagnon. Ele estuda a sexualidade sob o prisma das ciências sociais. Lembro que ele citou uma pesquisa da década de 1970, quando constataram que quase metade dos gays de San Francisco (EUA) preferirem sexo não-penetrativo, como masturbação mútua, sexo oral, etc. Ele também citou algumas práticas não convencionais entre casais heterossexuais, como o caso de homens que fazem sexo com os pés da suas parceiras. No quesito sexo, a criatividade humana parece não ter limites...
Também ri litros aqui.
Anônimo disse…
Impressão minha ou os crentelhos homofobicos deram uma sumida estratégica?
Sergio disse…
Seta ai um comentario que merece aplausos
Logo logo um certo Roberto e Jefferson vão aparecer e espalhar a mediocridade deles pra todo mundo ver. Quando o negócio é gays eles ficam doidinhos.

Aparecem que nem vergonha eles tem.
Anônimo disse…
Não esqueçam da olavete também.
Anônimo disse…
Inclusive vc,

Não se meta com a livre espontânea vontade de quem procura ajuda.
Anônimo disse…
Perá ninguém pega a laço alguém e coloca um saco preto na cabeça dela, e a leva num quarto escuro.

Qual é o problema da pessoa procurar um psicólogo para conversar?

Será que é válido somente quando é para assumir sua condição homossexual?

Que raio de liberdade individual é esta que é necessário que STF decida por ela?
Meu, quem disse que a pessoa não pode procurar um psicólogo pra conversar?

Aliás, se for só pra conversar, melhor com um amigo.

Eu hein. '-'
Anônimo disse…
Aliás, não foi o MPF, mas a Justiça por meio do TRF Rio. Quando citei o MPF o fiz porque não acredito que aquele órgão defenda essas esdruxulices de crentes desocupados.
Anônimo disse…
Em breve, clínicas de "embranquecimento" serão criadas.

Afinal, que negro não gostaria de seguir os passos de Michael Jackson, e ter uma pele clara e feições européias?
Ninguém está dizendo isso.

Dá pra parar de criar um espantalho? Isso irrita.
Sergio disse…
Sexo anal vaginal oral gay travesti quem nunca teve pelo menos uma fantasia com isso que atire a primeira pedra, a doutora sofre de sexualidade reprimida
Anônimo disse…
Ué quando uma branquela se queima ao sol ou uma negra alisa os cabelos já não estão fazendo isto?

Agora, se em ambos os casos se a pessoa não gosta de se queimar ao sol ou de alisar os cabelos e o faz por um modismo da sociedade, vc vai proibi-las de procurar um psicólogo para tentar ver o que esta acontecendo com ela?
Anônimo disse…
Putz agora querem dizer até o que passa no íntimo de cada passoa.

É a ditadura Gay tudo que vc pensa ou deixa de pensar esta proibido nos pensamos por vc.
Aprenda a pontuar direito antes de falar suas escrotices.
E quem tá proibindo, seu idiota? Agora faça uma reflexão: isso é realmente necessário ou simplesmente seria mais fácil a pessoa parar de se queimar no sol e alisar o cabelo?

Sua comparação é pra lá estapafúrdia.
Anônimo disse…
Putz, agora querem dizer até o que passa no íntimo de cada pessoa?

É a ditadura Gay, tudo que vc pensa, ou deixa de pensar esta proibido, nos pensamos por vc.

Tá bom agora hehehe...
Quem fala "ditadura gay" não passa de um imbecil de mente sugada. E você, além de imbecil, é covarde, já que não tem coragem de falar merda na lata, se esconde no anonimato. Aposto que deve ser paranoico o suficiente para pensar que pode ser preso se disser suas sandices em público. Fica tranquilo que seu lugar não é na cadeia, é no mínimo num divã. Você deve ser do tipo que acredita em Illuminatis e teorias conspiratórias, tipico de olavetes.

Meus parabéns. É por causa de pessoas assim que o Brasil não vai pra frente.
Yuri disse…
Mais um Juliete aushuahsausaush
Yuri disse…
Ser gay agora é modismo da sociedade? Me conte mais o pq de existir pena de morte em países islâmicos e ainda assim existir gays que são mortos por lá.
Yuri disse…
Vc ainda pode ir num psicólogo pra consersar, mas com a queda dessa lei, os psicólogos fanáticos não vão poder fazer terrorismo mental com ameaças ao inferno pra quem quiser assumir a condição homossexual.
Anônimo disse…
E a largatixa crente? Ainda não apareceu para dar xilique em nome de jesus?

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
É fanáticos religiosos. Chorem. Corram para as colinas.

A casa de vocês está caindo.

Mais essa derrota contra a insanidade de vocês é só começo.

Vocês imaginaram que comendo pelas bordas iriam transformar o Brasil no Afeganistão evangélico e se ferraram. O buraco aqui é muito mais embaixo.

Att.,

Espancador de Pastores
samir disse…
kkkkkkkkk Se for considerado uma doença mesmo, vai ter muita gente conseguindo aposentadoria por invalidez. kkkkkkkkkkkkkkk, eu quero parar de rir mas não consigo... Esse religiosos são engraçados mesmo kkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Ou Malafaiete.
Anônimo disse…
Luan, não tem cabimento discutir com esse pessoal, apenas desviam o foco para provocar. Essa estrategia é velha conhecida de debatedores desonestos. Argumentos que é bom, nadinha, só ofenças e babaquices.
A sociedade ja ta cançada da verborragia dos evangelicos e cristãos em geral, mas principalmente dos evanjelicos. O problema é que eles tentam vencer pelo cançasso. Mas se não lhe dermos ouvidos eles enlouquecem.
Anônimo disse…
A todo momento imputam ao resto da sociedade o rotulo da imoralidade, e para si arrogam o sacrossanto manto da moral. Tudo mentira e dissimulação, são criminosos tal qual policiais que assaltam.
Assim como consultorios dentarios, clinica geral etc. As portas dos psicologos tambem estão abertas. Porque estas pessoas que tem alucinações, visoes de espiritos, falam com mortos, com jesus, escutam deus. Obedecem ordens supostamente celestiais, para cometer os mais insanos e crueis atos. Porque esta psicologa não lhes da um tratamento adequado. Estes evanjas e seus lideres se enquadram perfeitamente nestas patologias.
Anônimo disse…
Que bom que esta "tentativa desesperada" não deu certo. Eles não são as pessoas certas para decidir isso, pois não são médicos.

Winston Smith
Anônimo disse…
ah e vc quer que o Brasil vá pra frente com com a parada gay, sexo nas ruas consumo de drogas?

Ditadura gay sim o caboclinho que n quer ser gay ou já deixou de ser, para vcs n passa de um cara fingido, vcs são tão sacanas que não permitem nem que os coitados tenham opinião própria, vcs dizem:

Mentira, duvido, este cara esta a serviço de igrejas.

E viva o professor Olavo de Carvalho
Tem toda a razão. É dá murro em ponta de faca.
Sabia, um olavete de cérebro sugado.

Ditadura gay é o caralho!
Michelle disse…
Mais um que se juntou ao coro das olavetes/julietes. Lamentável
Anônimo disse…
Desonesto é vc que precisa que o CFP infiltrado de militantes políticos que proíbem as pessoas de procurarem psicólogos. se isto n é ditadura eu n sei o que é.

Desonesto é quem se infiltra em clinicas travestido de pacientes para espionar e entregar ao CFP psicólogos, o que é isto Gaystapo?

Ninguém é pego a laço não, cadê a moral secular tão defendida pelos ateus?

cadê os direitos individuais, será que a moral secular é contra o direito de cada um e de sua autodeterminação e de sua própria consciência?

Repito desonesto é vc que não permite o direito individual do ser humano.
Caralho, você, seu anônimo covarde imbecil, se faz de burro ou o quê? Quem disse que estamos impedindo das pessoas procurarem ajuda psicológica?
Anônimo disse…
Michael Jackson é o mais triste exemplo de pessoa que não se aceita como é, e em vez disso, prefere seguir aquilo que a maioria considera melhor e mais bonito.
Anônimo disse…
O próprio post seu burro n sabe ler ?

"Justiça mantém resolução do CFP que proíbe a ‘cura’ de gay"

"As pessoas", são aquelas que não estão tão felizes como vc com a sua condição sexual. Entendeu jack ass.

Putz o idiota estava pensando que eu estava falando de pessoas que tem medo de sair a rua, de aranha, de chuva, crianças que tem medo da escola, do bicho papão, do chefe, de falar em público...

É cada um que me aparece,tsc, tsc tsc...
Anônimo disse…
Mas o problema era dele, não? O cara queria ser diferente por livre vontade e tinha dim dim pra pagar. Cuidar da vontade alheia é analogo a cuidar da bunda alheia!
Anônimo disse…
Chorem crentalha, chorem! E viva a liberdade sexual de livre consentimento!
Imbecil, você tem problema de interpretação de texto?

o CFP proibiu a CURA. Cura pra homossexualidade, cura que nem existe! Não quer dizer que se um homossexual tiver problema com sua sexualidade ele vai ser impedido de procurar ajuda. Só não podem é oferecer uma cura para algo que não é doença.

Entendeu ou quer que eu desenhe? Idiota. ¬¬
Anônimo disse…
E viva o astrólogo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Unknown disse…
Houve uma época em que o homossexualismo (com ismo mesmo) era considerado uma doença. Mas, isso é passado. Em 17 de maio de 1990 a Organização Mundial de Saúde retirava de seus compêndios de doenças esse tal de homossexualismo. De lá pra cá se passaram 22 anos. O termo mudou (de homossexualismo para homossexualidade), mas, para muitos de mente fechada, o desejo sexual, amoroso, afetivo por pessoas do mesmo sexo continuou sendo uma doença.

São muitos os motivos que levam alguém a manter a mente fechada, mas, a meu ver, o principal deles é a ignorância. A ignorância é, simplesmente, a falta de conhecimento. É triste quando temos que lidar com pessoas ignorantes, mas, é mais triste quando percebemos que essa ignorância, esse ato de ignorar, de buscar conhecimento é algo sistêmico, algo que se aprende e que se ensina.

A religião está presente na vida da gigantesca maioria das pessoas e ela participa da formação do caráter e da visão de mundo delas. As religiões abraâmicas, nas quais se inclui o Cristianismo, não apóiam o comportamento homossexual, ao contrário: elas o abominam. Até aí, tudo bem. Crenças religiosas devem ser respeitadas, mas, há um limite.

A visão religiosa da homossexualidade como algo abominável é uma crença que só faz sentido para os que acreditam nela. Uma crença puxa outra. Para justificar, de maneira religiosa, porque a homossexualidade é abominável é necessário o uso de uma série de crenças, a começar pela própria idéia da existência de um Deus.

Tentar imiscuir crenças religiosas ao arcabouço jurídico de um Estado, não me parece bom. É evidente que houve uma relação bastante estreita entre as “leis de Deus” e as leis dos homens. Não matar, não roubar, não mentir, guardar um dia da semana para descanso são princípios religiosos que se transformaram em leis. Contudo, de onde saíram esses preceitos, muitos outros ficaram. Apedrejar um filho desobediente até a morte, por exemplo, é um desses preceitos religiosos que não adquiriram o status de lei.

O órgão responsável por dizer o que é ou não é doença já se pronunciou. Foi há 22 anos. E a resposta foi que a homossexualidade (homossexualismo, naquela época) não é doença. Os religiosos podem continuar crendo que seja uma abominação, que seja uma “doença espiritual”, que seja o resultado de influências demoníacas, que seja carma; os religiosos podem acreditar no que quiserem, mas, não podem dizer que se trata de uma doença. Insistir nisso é ignorar os fatos. Por não ser doença, a homossexualidade não precisa de tratamento. Tratar o que não necessita de tratamento, a meu ver, configura ignorar o conhecimento já existente e, ademais, configura desonestidade, falta de ética e charlatanismo.

A vida sexual das pessoas, desde que haja consentimento e não se esteja cometendo nenhum crime, não é da conta de ninguém; nem de Deus.
Anônimo disse…
Vc é contra ou n que psicólogos atendam quem n esta contente com a sua condição sexual?

Se n, retiro tudo que disse sobre sua pessoa, se não fica como esta.
Claro que não sou contra, imbecil. Eu mesmo não estava contente com minha orientação sexual e procurei ajuda, e hoje estou ótimo.
Anônimo disse…
Beleza então retiro tudo, e vai com Deus, e viva o direito de cada um fazer o que bem entende procurando profissional da psicologia, sem que este, seja obrigado a fujir como o diabo da cruz do CPF.
Hélio disse…
Só não entende quem não quiser entender, ou não fizer questão, preferindo repetir velhas cantilenas e falsas alegações sobre o projeto do deputado federal João Campos:

Resumindo, o que esta exposto no projeto que foi, de maneira pejorativa, apelidado como "cura gay"?

1 - A homossexualidade não é uma doença.
2 - Nínguem deve ser forçado e nem orientado a procurar o serviço de um psicólogo simplesmente por ser homossexual.
2 - Algum homossexual pode querer se livrar do vício da prática por razões de cunho estritamente pessoal.
3 - Psicólogos precisam de apoio legal para ajudarem seus clientes na busca daquilo que eles desejam para si.

Até então não vemos nenhum atentado à democracia, à liberdade dos indíviduos e muito menos promoção daquilo que se chama hoje de "homofobia".

Ver os militantes gays dando xiliques por causa desse projeto lançando todas as suas forças para impedir a aprovação do mesmo é prova inequívoca do totalitarismo descarado dessa turma.
Juliano Correa disse…
Olha, sou psicólogo e gay, confesso que adoraria "encostar" por motivo de doença mental rs. Mas ok, sério agora, pelo menos os magistrados têm algo na cabeça, já que os legisladores, em sua maioria, não.
paulo e tarso disse…
senhor paulo lopes que tal voce falar sobre aquela notícia que voce publicou no seu blog,a respeito do pastor silas malafaia. o senhor paulo lopes disse que a avon tinha deixado o silas malafaia e no entanto isso não passou de uma notícia plantada da sua parte,qual foi o problema falta de assunto, o seu publico grandioso espera uma resposta sua senhor paulo lopes.
Anônimo disse…
rrrrrrrrrrr
Anônimo disse…
Enquanto isso, a religião é a doença que assola a maioria das pessoas, e ninguém se preocupa em curá-la.

Muitos crentelhos merecem camisa de força. Pois, a religião não passa de loucura coletiva.
Igor disse…
Só uma coisa que acabei de notar:

A referida decisão do TRF da 2ª Região é em relação ao pedido de antecipação dos efeitos da tutela (ou seja, de suspender a resolução do Conselho Federal da Psicologia até o julgamento) negado pelo juiz da 5ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Ao procurar a decisão no site, não há nada falando sobre o mérito da ação, mas sim sobre a impossibilidade de se antecipar a tutela antes do julgamento – onde o juiz alega maior complexidade do assunto, e que não há os requisitos autorizadores da antecipação.

Portanto, o assunto está longe de ter sido encerrado...
Anônimo disse…
"tem gay que tem postura mais tem gays como o senhor luan e paulo lopes que perdem a noção do ridículo".

Como é isso, Paulo de Tarso?
"1 - A homossexualidade não é uma doença".

- Verdade

"2 - Nínguem deve ser forçado e nem orientado a procurar o serviço de um psicólogo simplesmente por ser homossexual".

- Froçado, não. Agora orientado, se a pessoa tiver problemas com sua própria sexualidade, é recomendável.

"2 - Algum homossexual pode querer se livrar do vício da prática por razões de cunho estritamente pessoal".

- Vício é uma ova. Homossexualidade não é nicotina nem alcool. E eu poderia citar mil motivos

"3 - Psicólogos precisam de apoio legal para ajudarem seus clientes na busca daquilo que eles desejam para si".

- Depende. Um paciente vai pro consultório psiquiátrico pedindo ajuda para se matar, o psicólogo deve ajudá-lo a se matar ou tentar entender os motivos dele querer se matar e assim tentar ajudá-lo?

O que esse projeto tentou fazer é liberar pseudo-profissionais como Marisa Lobo de tratar a homossexualidade como doença, o que, além de ser contra a ética da profissão, não tem nenhum respaldo científico. Aliás, não é da competência do Estado decidir o que é tratável ou não, e sim dos cientistas.
Anônimo disse…
Todos os casais gays podem fazer terapia de casal no consultório da "psicologa" Lobo. Deem muitos beijos na frente dessa cachorra, ou melhor, loba.
Hélio disse…
Caro Luan

"1 - A homossexualidade não é uma doença".

- Verdade


Eu escrevi que a homossexualidade em si não é doença, no entanto não complementei minha afirmação, segue abaixo:

O homossexualismo deixou de ser considerado doença pela OMS a mais de 20 anos, no entanto a homossexualidade em suas múltiplas facetas não desapareceu por inteiro do Catálogo Internacional de Doenças adotado pela Organização Mundial de Saúde. O travestismo e o transexualismo, por exemplo, continuam a fazer parte da CID, sendo considerados "transtornos da personalidade e do comportamento do adulto".

Você sabia disso? Os militantes "gaysistas" não te contaram?

Pode ser que um dia, por pressões políticas, a OMS retire da sua lista o travestismo e o transexualismo.

Luiz Mott, decano líder do movimento gay na Bahia, em uma tese de doutorado intitulado "Grupos Gays, Educação e a Construção do Sujeito Homossexual" tenta convencer jovens homossexuais a não se tornarem travestis, talvez (não tenho certeza) pela razão acima exposta, salvo se ele possui outro motivo para tanto.

Continua...
Hélio disse…
- Vício é uma ova. Homossexualidade não é nicotina nem alcool. E eu poderia citar mil motivos

Dislexia

Substantivo feminino. Neurologia.

1. Incapacidade de compreensão do que se lê, devida a lesão de sistema nervoso central.

Tomara que você não sofra desse problema (é o que parece).

Pelo visto você pensa que somente os heterossexuais podem ficar viciados em sexo.

Eu não disse que a homossexualidade, no sentido puro e simples do termo, é um vício por definição. O que eu disse é que algum homossexual pode estar viciado na prática de receber "piroca no rabo" e não se sente bem com isso, desejando se livrar desse vício que possui (visando o estabelecimento equilibrado de sua conduta sexual com pessoas do sexo oposto, ou ainda do mesmo sexo, sendo isso de foro íntimo e estritamente pessoal de cada um, não nos diz respeito).

Sim, pois existem homossexuais que desejam ser heterossexuais. E também existem ex-homossexuais que se livraram do desejo de receber "piroca no rabo" ou fazer um "duelo de aranhas" e hoje mantêm relacionamentos estáveis com pessoas do sexo oposto (e estão felizes assim!).

E eu não nego também o inverso do que afirmei acima. A existência de ex-heterossexuais que hoje vivem sua homossexualidade de forma tranqüila e serena.

Você nunca ouviu falar da associação de EX-LGBT's? Faça uma pesquisa a respeito...

Exatamente isso. Uma associação de ex lesbicas, gays, bi-sexuais e transsexuais.

Com essa gama de possibilidades e exemplos, vetar psicólogos de ajudar um homossexual a procurar alternativas de condutas e impulsos sexuais que não abrangem o homossexualismo quando este assim desejar é um disparate sem tamanho. Se alguém não se sente bem depois que mantém relações homossexuais tem todo o direito de procurar auxílio para se livrar deste tipo de conduta, e mais uma vez repito: se determinada pessoa assim desejar tem todo o direito.

Ou virou crime desejar ser heterossexual?

Eu sei que para muitos militantes "gaysistas" isso é inadmissível. Como todo bom sujeito candidato a ditador totalitário, estes "gaysistas" não aceitam dissidências no "partido". Espero que não seja esse o seu caso.

Continua...
Hélio disse…
"- Depende. Um paciente vai pro consultório psiquiátrico pedindo ajuda para se matar, o psicólogo deve ajudá-lo a se matar ou tentar entender os motivos dele querer se matar e assim tentar ajudá-lo?"

Realmente você sofre de dislexia. Em nenhum momento eu dei a entender que o psicólogo pode ajudar pessoas a se suicidarem . Qualquer sujeito com o mínimo de bom senso jamais chegaria a tal conclusão ao ler meu comentário.

"O que esse projeto tentou fazer é liberar pseudo-profissionais como Marisa Lobo de tratar a homossexualidade como doença, o que, além de ser contra a ética da profissão, não tem nenhum respaldo científico. Aliás, não é da competência do Estado decidir o que é tratável ou não, e sim dos cientistas."

Para rebater o projeto do deputado João Campos você recorre a velha tática usada em debates nomeada "falácia do espantalho".

Os defensores desse projeto não argumentam que a homossexualidade é doença. Caso contrário eu te faço um desafio. Coloque aqui o link de uma página onde aqueles que são responsáveis por este projeto argumentam que o homossexualismo é doença e, portanto, passível de cura com tratamento regular, temporário e com metodologia científica.

O projeto apenas preve que homossexuais que desejarem, porventura, mudarem sua orientação sexual por razões de cunho estritamente pessoal tenham passe livre nos consultórios de psicólogos e estes, por sua vez, possam atender às expectativas de seus clientes no tocante à esta demanda.

Passar bem...
Michelle disse…
Hélio

Há diferenças entre homossexualidade, transexualidade e travestismo. Homossexual é quem sente afeição/atração por pessoas do mesmo sexo.

Transsexual é quem tem a identidade de gênero sexual oposta ao sexo biológico.

Travesti é quem se veste com roupas do sexo oposto, seja no dia-a-dia, pra fazer shows,etc. Aí entra as drag-queens, drag kings, crossdressers, transformistas, etc.

Identidade sexual =/= orientação sexual.

Eu já conheci travestis que são heterossexuais, alguns deles são casados e tem filhos e se vestem de mulher pra fazer shows em boates e um deles - no caso uma mulher - se veste como homem no dia-a-dia, mas ela não é transexual e sim uma crossdresser.

Conheci tb um transexual feminino pra masculino (que já fez operação e tratamento hormonal) e que é bissexual.

Não confunda uma coisa com a outra...please.
Hélio disse…
Michelle

Em qual parte dos meus comentários eu afirmei que não existe diferença alguma entre homossexualidade, transexualidade e travestismo?

Eu sequer toquei neste tema. Ficou por sua conta tirar conclusões precipitadas sobre aquilo que eu simplesmente NÂO escrevi.

As diferenças existentes entre a homossexualidade, transexualidade e travestismo nada muda em nada as afirmações explicitas em meus comentário. Não as contradizem, melhor dizendo.

Até parece, pelas suas afirmações, que não existe ligação alguma entre homossexualidade com travestismo e transsexualismo por causa de casos pontuais de heteros que se vestem de mulher para fazer shows.

Mas você levantou uma questão interessante. Será que os psicólogos tem passe livre para receber em seus consultórios transexuais e travestis que desejam se livrar desses "transtornos da personalidade e do comportamento do adulto"?

Lembrando que adefinição acima não é minha e sim da OMS.

Até.
sem discussão disse…
Tem gente lesada da cabeça que acha que discutir alguma coisa é "voltar aos tempos da ditadura"...
Realmente... Pra essas pessoas, o normal "em pleno século 21" é não se discutir mais nada, apenas obedecer o que a militância gay determina, como fazem o CFP e alguns tribunais manipulados por aí.
dogma gay não se discute disse…
O que o Luan quis dizer é que é permitido a uma pessoa homossexual procurar um psicólogo, mas apenas para que o psicólogo a faça se sentir feliz e satisfeita com seu comportamento gay.

E ao psicólogo é permitido somente dizer que homossexualidade é normal, natural e saudável, que todo sofrimento do gay é culpa dos outros, do preconceito, e que todo mundo que disser algo contrário é louco, criminoso, homofóbico.

É assim que a militância gay que parasita o Conselho Federal de Psicologia manda, e pronto, acabou, discussão encerrada.
Anônimo disse…
Sendo assim, se o sujeito for pedófilo (sente atração por crianças) ou zoófilo (gosta de fazer sexo com animais), o "tratamento" também deve ser apenas no sentido de fazê-lo aceitar sua sexualidade, vivendo-a plenamente e sem preconceitos, feliz em ser o que é.
Michelle disse…
Anônimo (6 de agosto de 2012 02:12)

Zoofilia e pedofilia não são orientações sexuais e sim parafilias sexuais, filhinho.
CFP e TRF informam disse…
O CFP e a Justiça garantem o direito de qualquer pessoa com tendências homossexuais ir ao psicólogo, mas apenas para que este psicólogo a convença de que ser gay é bom e gostoso, faz bem à saúde e é normal, que seus problemas são apenas por causa do preconceito da sociedade, e que quem não concorda com isso é um homofóbico louco, criminoso, que tem de ser amordaçado, perder diploma e licença, ser linchado moralmente e ir pra cadeia.
Anônimo disse…
O CFP violou princípios constitucionais, porque não tem poder para impor uma medida que afeta a dignidade de pessoas humana e a liberdade de manifestação do pensamento.

E, como fez questão de provar, o TRF/RJ apóia inconstitucionalidades favoráveis a um grupo político, de militância gay, infiltrado e manipulando um Conselho de Psicologia.
Cláudia disse…
Já estamos na campanha 15 e nada do livro do malaberra, aquele livro do abaixo assinado, estar a venda nas páginas do catálogo.

Já se foram 8 campanhas sem o tal livro.

E pra quem defende este sr, há 10 dias ele AFIRMOU que seu livro está sim sendo vendido pela Avon.

MENTIRA dele. E ele nem fica vermelho mentindo na tv!!

Por qual nome mesmo é conhecido o PAI D MENTIRA? E quem mente é o que mesmo?
Cláudia disse…
Pra quem fica falando de sodoma e gomorra, parem de se importar com a vida dos outros. Se tiver alguma ira de deus, será sobre quem a merece; é o livre arbítrio BÍBLICO.
Se for o fim do mundo, melhor pros cristãos, que viverão no céu eternamente.
Vocês deveriam é torcer pra que tais 'pecados' acontecessem logo, assim jesus voltaria mais rápido, haveria o arrebatamento, o joio seria separado de vocês, TRIGOS, e a justiça seria feita.

Vão viver suas vidas santamente e deixem nas mãos daqueles que vocês dizem crer a vida dos outros.
Anônimo disse…
merece aplausos de pé !!!!!
Sim, todos que pensam diferente de vc são trolls.Isso mostra que seu blog e comentaristas, não estão abertos ao debate, apenas ao pensamento único.O que conclui que todos são intolerantes e doentes.
Anônimo disse…
O cara entra aqui, diz o que quer, até xinga, sem que seja deletado, e ai ele sai dizendo que o blog é de pensamento único. Ora, vai pastar.
Anônimo disse…
Isso é coisa típica dos evanjegues. Em breve, eles vão querer também interferir nas resoluções do Conselho Federal de Medicina, a fim de validar suas supostas curas de doenças como câncer e SIDA.

Se depender dos crentelhos, os “curandeiros” charlatões continuarão a enganar pessoas que realmente precisam de ajuda de profissionais sérios, em de psicólogos e pastores que querem apenas arrancar seu dinheiro.
Anônimo disse…
Pelo visto, a credibilidade do CFP brasileiro está sendo constantemente colocado a prova.. Deveriam questionar também as seguintes organizações: Associação Americana de Psiquiatria, Associação Americana de Psicologia, Associação Nacional dos Trabalhadores Sociais dos Estados Unidos, Associação Americana de Aconselhamento, Royal College of Psychiatrists, Sociedade Australiana de Psicologia, ONU, etc. Todos são terminantemente contra a "cura" gay. Tente se informar porque tal resolução proíbe essa abordagem. Não há cura se não há doença. Não fiquem inventando teorias de conspiração sem antes compreender o assunto. Um site muito bom para se informarem: http://psicologiadospsicologos.blogspot.com.br/

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih