Pular para o conteúdo principal

Estudantes questionam o totem 'Sorocaba é do Senhor Jesus'

Totem de Sorocaba (SP)
O totem foi instalado em 2006   
a pedido de um pastor-vereador 
Dois estudantes de direito — Henrique Pinheiro da Silva e Ricardo dos Santos Elias — recorreram ao Ministério Público Estadual para verificar a constitucionalidade do totem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” localizado na ligação da rodovia José Ermírio de Morais (Castelinho) com a avenida Dom Aguirre.

Para eles, o totem está em desacordo com a laicidade do Estado brasileiro estabelecida pelo artigo 19 da Constituição.

Sorocaba é um município paulista de quase 600 mil habitantes que fica a 95 km da capital. O prefeito é Vítor Lippi (PSDB).

O totem foi instalado em 2006 pela prefeitura a pedido do então vereador Carlos Cezar da Silva, também pastor da Igreja do Evangelho Triangular. Atualmente, o pastor ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado. Ele é filiado ao PSB.

O promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira deu prazo de 15 dias para a prefeitura informar se o totem se encontra em área pública ou particular.

No caso de o terreno ser particular, a prefeitura terá de explicar se há permissão para a instalação do totem. Se o local for da municipalidade, ela terá de demoli-lo. Se não o fizer, o Ministério Público instaurará uma ação civil pública.

Para os estudantes, o totem, além de ser inconstitucional, é discriminatório, porque, argumentaram, se Sorocaba é do Cristo, então, por exclusão, ela não é dos ateus, agnósticos, animistas, muçulmanos, hinduístas, budistas, judeus, enfim, das pessoas que não professam a fé cristã.

Ricardo Elias afirmou que até gosta do totem — ele é cristão. Mas, argumentou, a questão é que a prefeitura não pode dar exemplo de desrespeito à Constituição. “Mesmo na Bíblia há uma passagem onde consta que se dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus."

Comentários

Anônimo disse…
Se é dele então que o mesmo pague o IPTU.
Maria Irene disse…
Acho polêmicas desse naipe infrutíferas ao extremo. Tem coisas mais relevantes a serem reclamadas, gente. A causa animal, por exemplo. Tivemos o escândalo dos animais mortos no CCZ de Sorocaba, e gostaria que esta mesma rapaziada do Direito se manifestasse. O totem está lá, imóvel, não atrapalha o vai e vem dos carros nem discrimina ninguém. Por que Sorocaba não poderia pertencer também ao Senhor Jesus Cristo?
Unknown disse…
Maria Irene, de acordo com o Totem a cidade é somente do tal jesus cristo.
portanto ...
Mas essa palhaçada.

Se é dele então que o mesmo pague o IPTU. (2)
Anônimo disse…
Indo então semana que vem junto com meus amigos alunos de direito pedir ao prefeito de nossa cidade um totem dizendo Presidente Prudente é do Senhor Xângo somos umbandistas, levando em consideração os mesmos direitos, e que se esquecem do Estado Laico privilégio para alguns em detrimento de outros...Absurdo este País é terra de ninguém!
Duvido que toda população tenha sido consultada a respeito, dinheiro público que deveria ser usado de outra maneira.
Anônimo disse…
uma problema não anula o outro.
Alex disse…
aHUHAUahuaHUAhuAHauhAUHAuhAUHUAhauHauhaUHAuhAU
Anônimo disse…
Quem diria hein cristandade kuakakaka
Anônimo disse…
Você viu jesus amassando um cimento ou queimando a pele dele no sol pra levantar se quer uma parede nesta cidade. Para um deus ele é bem vagabundo você não acha??
Anônimo disse…
Morri de rir com o "TOTEM" kkk.
Carlos disse…
Fácil dizer que é uma polêmica infrutífera quando se é cristão. Se estivesse escrito "Sorocaba pertence a Exu", queria ver se você manteria a mesma opinião.
Anônimo disse…
Laicismo: a gente não vê por aqui.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
o Pastor(Daniel de Jesus Leite) que fez o pedido foi exonerado do cargo da prefeitura pois sua familia éra isenta de impostos!!

BRASIL!!
Unknown disse…
Outra pergunta relevante: o totem foi produzido e instalado com dinheiro público?
Anônimo disse…
Ué, mudou de idéia sobre achar que é "faniquito" os ateus se incomodarem com exibições de simbologia religiosa através de meios públicos (estatais)???
Spike disse…
Muito bem! Não pode deixar passar nada. Cristãos são muito abusados, especialmente os evangélicos neo-pentelhocostais. Derrubem esta merda!
Anônimo disse…
Carlos, ainda que a sua frase estivesse escrita num totem completamente particular e em terreno particular, tenha a mais absoluta certeza de que haveria uma histeria coletiva por parte dos cristãos para que a mesma fosse removida ou encoberta para não causar "constrangimento" à maioria dominante!

Caso as autoridades não os atendessem, também esteja certo de que eles não hesitariam em depredá-lo (muito provavelmente fariam isso antes mesmo de recorrer às autoridades).

Exemplos de que a maioria dos cristãos é extremamente intolerante não faltam!
Anônimo disse…
HAHAHAHAHAHAHAHA Boa!!!
Anônimo disse…
Eles - cristãos - nunca vêem "nada demais" quando estão sendo favorecidos, no entanto, além de não tolerarem nenhuma manifestação estatal anti-laica quando não são eles os infratores, ainda tentam desmerecer (e com ajuda de muitos ateus) os pedidos de cumprimento da lei em detrimento de seus benefícios próprios, alegando que "há coisas muito mais importantes para se preocupar", etc...

Gozado que eles não aparecem pra dizer que "há coisas mais importantes pra se preocupar" quando seus representantes clericais se utilizam da máquina pública unicamente para discriminar e perseguir minorias!
Robson disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Se é pra Sorocaba ser de alguém, que seja dos sorocabanos...Essa merda chamada religiao ta destruindo o mundo e os alienados se envenenando disso e querendoungir, untar, lambrecar o mundo com essa bosta. Só teremos um mundo justo quando fizermos algo por nós ou pelo próximo. Não por amiguinhos imaginarios...
Anônimo disse…
sim..
Anônimo disse…
Fazemos o seguinte, coloquemos um totem com a seguinte frase: "Sorocaba é do senhor Satã!", "Sorocaba é do senhor Baal!" ou "Sorocaba é do senhor Astaroth!". Aí eu queria ver se o povo iria gostar ou se sentiriam incomodados.
Anônimo disse…
Ah, minha querida Sorocaba!

Que derrubem o TOTEM e cobrem do ex-vereador o valor atualizado do que foi gasto na época!

Exemplo para que esse tipo de palhaçada seja coibida.
Sempre fui contra essa generalização, e disso não abro mão, e nunca abri. Isso sim vai de encontro com o Estado Laico.
Anônimo disse…
O que vai ou não de encontro ao estado laico é aquilo que você determina baseado naquilo que te dá na telha? Ah bom, agora faz muito sentido...
Abraço por trás disse…
É isso aí. Derrubem essa porcaria!
Felipe... disse…
“Mesmo na Bíblia há uma passagem onde consta que se dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus."


Quando os religiosos falam isso, não sei se estão ofendendo ou estão dizendo sobre o estado, só eu vejo assim?
Francisco disse…
Apaga "Senhor Jesus Cristo" e coloca "POVO" bem grande..
Anônimo disse…
Todos voces que se preocupam em remover o totem, porque nao se preocupam em ver se alguem necessita de alimento, se o seu proximo nao precisa de algo, ate voces ateus na hora do aperto chamam Deus para lhes proteger, o que falta para cada um de voces que criticam ou que querem remover o totem é algo para fazer...
Anônimo disse…
Quando você estiver tendo um infarte corra para a igreja mais próxima. Satã te ama
Olha, antes de me dá lição de moral, primeiro saia do anonimato e venha me encarar de cara limpa. Você deve ser um moleque que pousa de fodão na internet para disfarçar a vida de merda que deve ter.
Anônimo disse…
Ateus chamam deus quando estão no aperto?
Dê UM exemplo!
Você se diz cristão e mente descaradamente.
Segundo o seu deus você vai pro inferno!
Felipe... disse…
Se você é cristão realmente não liga pra emergencia do SAMU quando estiver gritando "deus me ajuda"
Brotten disse…
Boa ideia, mas , cá pra nós, que ideia de jerico! Tinha de ser mesmo um PASTOR-verador EVANJUMENTÉLICO.
Brotten disse…
Isso é, na verdade, uma propaganda das igrejas cristãs.
Anônimo disse…
Eu não tinha nenhuma pretensão de parecer coisa alguma, por isso mesmo me reservo ao anonimato, mas agradeço por me achar "fodão"! A única coisa que espero é que reflita e repense algumas de suas posturas aqui no blog, isso se você realmente for um garoto sério e não um troll que só deseja difamar gays e ateus através de posicionamentos estúpidos utilizando estes dois rótulos...
Anônimo disse…
Por que você se preocupa em vir criticar o conteúdo de blog ateu em vez de ir fazer estas coisas que sugere aos outros? Se já faz, não faz o suficiente, pois senão não teria tempo de vir aqui tentar promover intrigas, que aliás, é algo que religiosos são muito bons em promover, diga-se de passagem!

Além disso, sua imaginação sobre "ateus clamarem proteção de Deus" é tão realista quanto o seu próprio Deus!

Que papel ridículo, crente!
Felipe... disse…
http://londrina.odiario.com/policia/noticia/594364/pastor-evangelico-e-acusado-de-charlatanismo-em-ribeirao-do-pinhal/

Sugestão de materia.
Anônimo disse…
Calma garotos. Vamos respeitar a diversidade de opiniões. Ninguém deve ser dono de uma verdade.
Anônimo disse…
Sorocaba teve um vereador de meia tigela.
Anônimo disse…
No Brasil nós não temos pessoas teocráticos e/ou pessoas preconceituosas...

Temos simplesmente pessoas cristãs! :)
Anônimo disse…
Kd não tem notícia do malafurada não?! kkkk
Garoto uma ova. Posso ter essa cara de lolito, mas tenho 20 anos.

Agora, só não sei de onde você tirou que eu estou trollando. Parece que você rotulo de trollagem o que vai de encontro com seus pensamentos. Ainda se diz racional?
Tirez-vous son pantalon vers le bas encore! disse…
É mesmo, é?
Anônimo disse…
Incrivel o povo que mora na Banania, se preocupam com essa placa, mas ninguem se preocupa com a corrupção do país, com uma serie de injustiças que acontecem todo dia, brasileiro é assim mesmo, se preocupa com futebol, com a vida dos outros, mas com coisa séria não estao nem ai.
Diabo disse…
Quando os políticos encontram um mendigo que quebra a maioria das convenções, e o faz com base nas leis, eles o caluniam, difamam e alugam a Força Policial para o prender; se encontram um mestre que os envergonha, ensinando a todos a não agirem como os políticos, eles o ameaçam e agridem; se encontram um outro político que os critica, expõe seus atos e demole sua imagem, eles o sacrificam.

Jesus Cristo, na verdade, é a última pessoa a quem o Vereador Carlos Cezar da Silva quer ver em sua frente! Ele só exalta o nome deste mendigo, mestre e político por força do oportunismo e da ganância por cargos públicos.

De fato, até o nome do vereador o denuncia: 1) Carlos, dado a reis e imperadores de muitas linhagens dinásticas européias e 2) Cezar, que é semelhante ao sobrenome do famoso Cônsul Romano "Júlio César" e que foi utilizado como um título honorífico por vários imperadores a partir de Augusto (Flávio). Os Pais do Vereador misturaram nomes e personalidades cristãs e anti-cristãs e os atribuíram ao indivíduo que, hoje, tira vantagem do nome do Mendigo.

Jesus Cristo só faz sucesso entre os políticos porque está morto!
Anônimo disse…
Luan, O anonimo das 19:20 parece que já desistiu desse embate inútil. o anonimo das 20:38 sou eu, e eu não disse garoto mas "garotos", me dirigindo aos dois numa forma mais carinhosa. Agora relaxe amigo.
Anônimo disse…
Jesus Cristo só faz sucesso entre políticos porque é apenas um mito, nunca existiu!
Dante disse…
Um problema não anula o outro é difícil entender isso?
Dante disse…
Imaginem um totem "Sorocaba é do Senhor Lúcifer"
Aí os crentes iriam apelar pro estado laico né
Diabo disse…
Segundo dizem, não há provas cabais de que existiu. Por outro lado, não há provas cabais de que não existiu. Assim, qualqur afirmação é mera crença.

Não respeito sua crença, mas permito que você a carrege, como um peso eterno!
Mello disse…
Nao deveria ser aceito opinioes de "anonimos"
Logicamenteuqe diminuiriam as participacoes, mas a qualidade seria multiplicada.
Anônimo disse…
Cresçam e apareçam primeiro, por enquanto vcs são titica de mosquito.

Limitem-se a sua insignificante religião.

Vcs só causam instabilidade jurídica no país, Imagine como fica o nome da cidade de São Paulo, a constelação do cruzeiro do sul em nossa bandeira, o Cristo Redentor, o natal, a bandeira do estado de Pernambuco, um taxi com um terço será que vai dar processo poe ofensa ?

Mas a mente revolucionária quer isto mesmo, criar instabilidade jurídica, dando cotas nas escolas, 50% se diz negros no Brasil como pode ser cota? estatuto da criança, moleque de 17 anos assassino e ladrão é criança. proíbem o cigarro mas quer liberar a maconha.


Vcs são psicopatas.
Anônimo disse…
Paulo mandei fotos pra vc sobre a quebra da laicidade em Cuiaba e vc não respondeu meu email. Estou aguardando...
Diabo disse…
Uma coisa ou pessoa pode não existir na forma material, mas tão somente na forma conceitual. Então, se alguém diz que Jesus Cristo "é" isso ou aquilo e, ao mesmo tempo diz que não existe ou existiu, comete o sacrilégio lógico da contradição. Tudo que "é", existe, pois não é possível relacionar características ou classificar o que não existe, ao menos, conceitualmente. O que não existe jamais chegará à nossa esfera de conhecimento; jamais teremos palavras para descrever o que não existe. Portanto, quando me refiro a Jesus Cristo, posso não estar falando em um indivíduo de carne e osso e sim num indivíduo de bases e adereços conceituais. Em princípio, é isto que os vários concílios e conclaves legaram ao mundo: o conceito ou modelo a que podemos chamar de Jesus Cristo.
Assim, os macacos devem repensar suas falas e perceber que o que dizem demonstram que creem no que dizem que não creem.
Diabo disse…
Apoiado!...
Diabo disse…
Paulo Lopes não existe.
Sorocaba Geral disse…
Sou o jornalista do Diário de Sorocaba que acessou os autos na Promotoria de Justiça, e fiz a reportagem; eu sabia que o tema iria despertar leitores, mas, não de proporção imensa e, não acreditava que pudesse gerar tanta polêmica. No Brasil a liberdade de expressão é garantida por lei; parabéns aos debatedores.
Anônimo disse…
Sorocaba é do Senhor Alá
Anônimo disse…
Tinha que ser coisa de pastor...
Caruê disse…
Sorocaba é do senhor lúcifer. Como o demo é quem manda em uma DEMOcracia.
Anônimo disse…
Sorocaba é do Senhor Preto Velho.
Anônimo disse…
Putz... o cara pirou. Ele acha q o "Baphomet" por criticar o assunto tratado na matéria, por dedução (dele é claro), também é favor das cotas, contra a redução da maioridade penal e a favor da legalização da maconha e anti-tabagismo (muita lógica nesse último). Tudo totalmente relacionado,[ na verdade não sei qual a opinião do "Baphomet" sobre essas questões], mas realmente tem gente que extrapola qualquer raciocínio.

Anônimo disse…
Anônimo19 de agosto de 2012 12:20:

>>"Cresçam e apareçam primeiro, por enquanto vcs são titica de mosquito."

-Pera aí! Você manda eu crescer, porém me chama de "titica de mosquito". What The Fuck?! De fato, acho que alguém precisa crescer.

>>"Limitem-se a sua insignificante religião."

-Religião? Qual? Até onde eu me conheço, eu não possuo religião, mas e seu eu possuísse? Já que vocês professam uma fé específica em local público, qual o problema em eu por tais frases em local público também?

>>"Vcs só causam instabilidade jurídica no país..."

-Creio que não somos nós, pois são vocês que quebraram uma lei, mais especificamente, a do estado laico.

>>"Imagine como fica o nome da cidade de São Paulo, a constelação do cruzeiro do sul em nossa bandeira, o Cristo Redentor, o natal, a bandeira do estado de Pernambuco, um taxi com um terço será que vai dar processo poe ofensa ?"

-Primeiro, o natal é uma festa pagã que foi incorporada pela ICAR. Segundo, sobre o resto creio que não há problema.

>>"dando cotas nas escolas, 50% se diz negros no Brasil como pode ser cota?"

-O que? Que relação tem isso com o texto? Putz...
E para sua informação, eu sou contra cotas nas universidades.

>>"estatuto da criança, moleque de 17 anos assassino e ladrão é criança."

-De novo, o que isso tem haver com o texto? Pelos cornos do Diabo! E, mais uma vez, eu sou contra isso também, pois com 17 uma pessoa sabe muito bem o que faz, portanto deve ser punida como um adulto.

>>"proíbem o cigarro mas quer liberar a maconha."

-Aff.. mano, de novo? E a relação com o assunto, onde está? E sobre as drogas, eu sou a favor da liberação delas, se a pessoa quer morrer usando drogas, problema dela.

Seu comentário foi muito nonsense

Que Satã o abençoe.

Anônimo disse…
É.
Anônimo disse…
Dante, crente é sinônimo de toll, é difícil entender isso?
Anônimo disse…
*troll
Diabo disse…
Não concordo!...
Ryoko a grande disse…
sorocada é da Ryoko mas não é de Jurai
Anônimo disse…
Eles usam muito essa falácia de que há problemas mais sérios para se preocupar com os absurdos que essas seitas fazem.
Anônimo disse…
A Qualidade seria multiplicada pelo mesmo fator de declínio da participação. A diversidade de opiniões seria comprometida, não haveria debates, mas somente concordâncias.
Em resumo, seria um saco!
Nika Pinika disse…
"O totem está lá, imóvel, não atrapalha o vai e vem dos carros nem discrimina ninguém."

Ih, Maria... discrimina sim, viu? Como o próprio testo do artigo disse: "Para os estudantes, o totem, além de ser inconstitucional, é discriminatório, porque, argumentaram, se Sorocaba é do Cristo, então, por exclusão, ela não é dos ateus, agnósticos, animistas, muçulmanos, hinduístas, budistas, judeus, enfim, das pessoas que não professam a fé cristã."

Quanto a város outros problemas para resolver, concordo. Mas só pq um outro problema foi lembrado, não podemos anular a existência do primeiro, certo? Tratemos dos dois, cada um com o órgão/equipe competente.
Anônimo disse…
Sorocaba é da pá virada.
Anônimo disse…
http://mahabaratha.vilabol.uol.com.br/translation/os16crucificados.htm

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová