Pular para o conteúdo principal

MP verifica se lei do pai-nosso de Apucarana transgride Estado laico

Susimara de Almeida Lima
Pedagoga Susimara disse que lei
 poderá ser contestada na Justiça
O promotor André Luiz Bortolini, do Ministério Público do Estado do Paraná, pediu à Câmara Municipal de Apucarana cópia do projeto de lei que institui a oração do pai-nosso nas escolas públicas e privadas, para apurar as denúncias de que se trata de uma transgressão ao Estado laico.

O artigo 19 da Constituição proíbe que qualquer instância de de governo subvencione atividade de cunho religioso ou que tenha qualquer envolvimento com ela.

A Câmara já aprovou por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei do vereador José Airton Araújo (PR), o “Deco do Cachorro Quente”, que é seguidor da Assembleia de Deus.

Prevista para segunda-feira (2), a votação em segunda discussão foi adiada para a próxima semana, de modo a ser mais bem avaliada. Trata-se de um recuo da Câmara em decorrência da repercussão do polêmico projeto não só no Paraná, mas em todo o país.


MP avisa Câmara de Apucarana que lei do pai-nosso é inconstitucional.
6 de julho de 2012

Susimara de Almeida Lima (na foto acima), do departamento de educação da cidade, disse que os pais não cristãos de estudante poderão contestar na Justiça a lei do pai-nosso, caso seja aprovada. "A escola é laica."

Na semana passada, Daniel Sottomaior, presidente da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), informou que a entidade ia enviar uma representação ao Ministério Público do Paraná para que fossem tomadas as devidas providências. Ele disse que recorreria a um plano B caso nada fosse feito contra a inconstitucionalidade.

O telejornal Paraná TV, da afiliada da Rede Globo, fez uma enquete em seu site sobre o projeto de lei, com a participação de mais de 1500 pessoas. Desse total, 94% afirmaram que não apoiam a obrigatoriedade da oração nas escolas.

Com informação do Paraná TV, entre outras fontes.

Ateus vão pedir ao MPE medidas contra lei do pai-nosso no Paraná.
junho de 2012

Professora de Apucarana afirma que lei do pai-nosso é bullying.
julho de 2012

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
Não acho justo colocar uma oração, não vai ajudar em absolutamente nada o ensino. É a mesma coias que cantar o hino, é bonito mas nenhuma estrofe combina com o nosso país.

Iago Neu
Anônimo disse…
Bem, o pai nosso não pe oração para outras religiões, caso a escola seja 100% de alunos crentes do cristianismo, acho que não tem problema.
Roberto disse…
Bom, se o MP tiver alguma dúvida de que isso fere o Estado Laico é melhor os promotores mudarem de profissão e irem criar gado ou plantar mandioca.

Forçar alguém a rezar nos remete aos tempos medievais dos "Autos da Fé", onde a bondosa Igreja Católica dava 2 opções aos indivíduos: converter-se ao Cristianismo ou morrer (decapitado ou queimado vivo).
Anônimo disse…
É, não tem problema nenhum, afinal não-cristãos não deveriam se matricular em escolas públicas, não é mesmo, Xará?
Anônimo disse…
Ou, pra ser mais exato, não-cristãos deveriam se mudar do município, pra não atrapalhar os planos do seu rotedogue.
Anônimo disse…
Esse é o problema. A lei que que haja oração em TODAS as escolas, públicas e privadas. Se uma escola é de cunho religioso, desde que não ligada ao Estado, ela pode introduzir a reza que quiser.
Anônimo disse…
Nem todos acreditam que exista um deus. Isso só serve para quem acredita.
linchamento sumário disse…
Alguém aí já teve o trabalho de ler a tal lei, na íntegra, para saber se ela de fato "obriga" a rezar o Pai-Nosso, se ela fere o tão precioso "Estado laico", etc?

Ou é mais fácil fazer um julgamento sumário, baseado no que que dizem alguns militantes ateístas, e dar logo um veredito, fundamentado na própria ignorância metida a inteligente?
Anônimo disse…
A propósito, outro dia alguém deixou uma lista com o e-mail e o nome de alguns deputados de Apucarana. Enviei a cada um deles a seguinte mensagem:

Senhor Fulano de Tal, recebi com alarme e indignação a notícia do projeto de lei que obriga todas as crianças de Apucarana a rezar o pai-nosso nas escolas.

Nem deveria ser preciso dizer que, além de inconstitucional, o projeto é imoral. Meu Deus do céu! Por que os cristãos querem sempre impor aos outros suas crenças e seus valores?

Imagine se um satanista propusesse que todas as crianças rezassem em louvor de Satanás antes de entrar em sala de aula. Os cristãos decerto iriam protestar.
É fácil perceber quando os outros abusam dos seus direitos, mas é tão difícil perceber quando somos nós que abusamos dos nossos...

Se o vereador acha que as crianças devem rezar o pai-nosso, que obrigue os seus filhos a fazerem isso. Mas querer que os filhos dos outros o façam, é o cúmulo
do despotismo e da arrogância.

Isso para não falar da absoluta ineficácia da proposta. Se rezar servisse para prevenir crimes, padres não molestariam crianças, pastores não lavariam dinheiro,
rabinos não furtariam gravatas. Hoje em dia todo religioso que se preze tem problemas com a justiça.

Os vereadores evangélicos têm feito um grande esforço para minar o estado laico, transformando o Brasil numa teocracia. Creem esses jumentos que a teocracia
brasileira seria moldada à feição dos evangélicos. O problema é que o Brasil é um país de maioria católica. Há três vezes mais católicos do que evangélicos.
Se fosse instalada uma teocracia no Brasil, os evangélicos seriam tão perdedores quanto os espíritas, os ateus e os praticantes das religiões minoritárias.

Abraços fraternos.
Abraço por trás disse…
Ô seu estúpido, pra que fazer uma merda de uma lei que obriga mas não pune em caso de desobediência? E mais: uma lei que não poderia ser apoiada por um estado que não é teocrático. Vai ler a constituição, seu pacóvio. A carta que rege este país não é a bíblia, é a CF. Sua anta com cérebro de ameba.
linchamento sumário disse…
"Uma lei que obriga mas não pune em caso de desobediência" não está obrigando a NADA, cara ameba com cérebro de ATEA.
Anônimo disse…
Lugar de pastor e na igreja....
Diga nao a teocracia.
Diga nao ao novo fascismo...
Walter Cruz disse…
Eu fiz uma reclamação semana passada sobre o assunto no MP do Paraná, e hoje recebi a resposta por email. Segue a íntegra:

"Prezado senhor Walter, Cumpre esclarecer que as atribuições da Ouvidoria Geral do Ministério Público do Estado do Paraná são referentes as atividades desenvolvidas por membros, órgãos e serviços auxiliares da Instituição. Contudo, cientes de sua manifestação, informamos que a situação relatada já se encontra sob análise, assim como diligências determinadas pelo Promotor de Justiça da cidade de Apucarana já se encontram em andamento. Agradecemos a sua manifestação. Atenciosamente. Ouvidoria-Geral do MPPR."
BiG disse…
Leis são feitas para obrigar ou proibir determinadas coisas... se fosse uma lei que não obrigasse nem deveria ter sido feita...
Anônimo disse…
Pode chamar esta lei, de lei do constrangimento. Não serve pra nada a não ser para constranger e criar casos.
atoa disse…
Uma lei que "não obriga nem pune" é irrelevante, nem é lei direito.
E só mesmo ateístas muito desocupados são capazes de se ocupar e se preocupar tanto com isso.
Anônimo disse…
"Desse total, 94% afirmaram que não apoiam a obrigatoriedade da oração nas escolas."

Parabéns aos cristãos e religiosos do Paraná.

E aos outros 6% sem noção, basta inverter a situação que vc vê a injustiça disso. Imagine que obrigassem os seus filhos a rezar ou a ouvir uma oração muçulmana, espírita, hindu e etc. Vc iria gostar? Aposto que não.
Rodrigo*
Roberto disse…
A sutileza da lei é igual àquela professora que alegou que não forçava os alunos a rezarem em sala de aula, apenas "estimulava".

Óbvio que tanto a professora catequizadora quanto o vereador evangelizador sabem até onde podem ir em termos legais, mas isso não os redime, pelo contrário: é apenas o velho estratagema milenar da Igreja de impor as coisas pela suposta afirmação moral delas, disfarçando vontades hegemônicas como meras, ingênuas e inocentes "sugestões".

Quando à questão da desocupação dos ateus, ela é proporcionalmente equivalente a dos cristãos que insistentemente que vem aqui defender o indefensável.
Anônimo disse…
Religiosos estão sempre interessados em PRIVILÉGIOS QUE OS FAVOREÇAM EM DETRIMENTO DE OUTROS GRUPOS! Sempre!!!

O próprio cristianismo está fundamentado nesse princípio! Basta ler a Bíblia!
Anônimo disse…
Acontece que o Cristianismo é a única religião que deveria ser reconhecida no Brasil. Isso não é discriminação, não somos preconceituosos. Apenas divulgamos a verdade à luz da Bíblia.
Anônimo disse…
"Não somos preconceituosos", apenas partimos do Conceito pré-estabelecido de que a bíblia... blá, blá, blá.
paulo disse…
Esse vereador não tem que fazer não indo de encontra a palavra de Deus,a Pai nosso e a principal oração,isso e um absurdo falta de respeito com fé Católica,ele que ter o direito de calar a voz da Igreja Católica isso e perseguição
não acredito que aprovem contra o a Oração do Pai nosso isso e uma ofensar a liberdade Religiosa.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras por André Barcinski para Folha Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro. O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita. O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião. Será mesmo? O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica? Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”? Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa? Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de prop...

Aluno com guarda-chuva se joga de prédio e vira piada na UERJ

"O campus é depressivo, sombrio, cinza, pesado" Por volta das 10h de ontem (31 de março de 2001), um jovem pulou do 11º andar do prédio de Letra da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e virou motivo de piadinhas de estudantes, no campus Maracanã e na internet, por ter cometido o suicídio com um guarda-chuva. Do Orkut, um exemplo: "Eu vi o presunto, e o mais engraçado é que ele está segurando um guarda-chuva! O que esse imbecil tentou fazer? Usar o guarda-chuva de paraquedas?" Uma estudante de primeiro ano na universidade relatou em seu blog que um colega lhe dissera na sala de aula ter ouvido o som do impacto da queda de alguma coisa. Contou que depois, de uma janela do 3º andar, viu o corpo. E escreveu o que ouviu de um estudante veterano: “Parabéns, você acaba de ver o seu primeiro suicídio na UERJ.” De fato, a morte do jovem é mais uma que ocorre naquele campus. Em um site que deu a notícia do suicido, uma estudante escreveu: “O campus é depressivo, s...

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha