Pular para o conteúdo principal

Retirada de crucifixo de tribunais é ‘faniquito anticlerical’, diz arcebispo

arcebispo Dadeus Grings
Dom Grings afirmou que o 
Judiciário preferiu a maldição
O arcebispo Dadeus Grings (foto), 75, da Arquidiocese de Porto Alegre, disse que a decisão do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul pela retirada do crucifixo das dependências dos tribunais foi um “faniquito anticlerical”.

“O Judiciário se considera um ente à parte, e eles [os juízes] pensam que são superiores e únicos”, disse. “Com essa atitude eles terminaram com toda a questão da verdade.”

Para dom Grings, o Judiciário preferiu a maldição à benção. “A sociedade como um todo aprecia muito os símbolos religiosos”, disse em entrevista ao Diário Regional.

O arcebispo afirmou que a Igreja Católica não se sentiu atingida porque a sua relação com o Estado brasileiro está determinada pelo acordo Brasil-Santa Sé. Firmado em 2009 (quando Bento 16 esteve no Brasil), o acordo é criticado por defensores da laicidade do Estado e por líderes evangélicos — a reclamação destes é de que o documento confere privilégios à Igreja Católica.

O Conselho da Magistratura do TJ-RS decidiu por unanimidade abolir os símbolos religiosos de suas dependências em março deste ano.

O fato de a decisão ter sido tomada a pedido da Liga Brasileira de Lébicas parece ter deixado os líderes da Igreja Católicos mais contrariados. Grings, por exemplo, na entrevista disse: “O pior de tudo é que os magistrados acolheram, perante uma larga maioria de cristãos, a opinião de um grupo muito pequeno de lésbicas”.

O desembargador Cláudio Baldino Maciel, relator do caso, afirmou na oportunidade que a exclusão dos símbolos religiosos é “a melhor forma” de garantia da  independência da Justiça.

Com informação do Diário Regional

TJ-RS mantém crucifixo fora dos tribunais.
maio de 2012

Religião no Estado laico.   Religião na Justiça.

Comentários

Anônimo disse…
“A sociedade como um todo aprecia muito os símbolos religiosos”, eu diria, os católicos, que cada vez mais perdem força(e seguidores).
Bem fez o TJRS e, faniquito quem está tendo é esse bispo.

Charles
Este comentário foi removido pelo autor.
fala em nome da LPE ( Liga dos Pedófilos Enrustidos)
Anônimo disse…
Um lider catolico reclamado? que surpresa.
Anônimo disse…
Isso é "faniquito clerical" desse tal arcebispo,
E o que ele acha do acobertamento de "padres" pedófilos?
Ele concorda com o fato do tal papa ter acobertado casos de pedofilia dentro da "igreja" por década?
Anônimo disse…
"eles pensam que são superiores e únicos”, disse. “Com essa atitude eles terminaram com toda a questão da verdade.”

Nunca antes um religioso descreveu-se tão bem.
Anônimo disse…
Eles religiosos tem toda moral pra falar em sexo?
O arcebispo está magoadinho com o Judiciário, por um motivo anterior à questão da retirada dos crucifixos dos tribunais. Ele foi pessoalmente responsabilizado em um processo e condenado a pagar uma considerável indenização, por ter se excedido em suas manifestações em relação a uma das partes. O argumento mais enfático que usou em sua defesa foi a sua suposta autoridade religiosa. É só pesquisar que entenderão a ira dele contra a Justiça
J. Tadeu disse…
Uma coisa que acho curioso: por que os líderes católicos usam chapéus tão estranhos e engraçados? Será que é pra não deixar novas ideias entrarem na cabeça? Ou talvez pra prender o cérebro dentro do crânio e não deixá-lo sair rolando por aí? São só perguntas igualmente estranhas e engraçadas...
Anônimo disse…
Este chapéu deve ter algum significado ocultista como tudo deles tem significado ocultistas, veja um lateralmente e você vera que é uma boca de um peixe aberta para cima com olhos e tudo.
Anônimo disse…
Ouvi dizer que isto ai é influencia da epoca do mitraismo romano, vai saber...
Anônimo disse…
O anônimo de 17:11 deve ser um daqueles protetantes fundamentas ridículos que adoram em divulgar teorias da conspiração. Como toda mente doente protestante fudamentalista.
Anônimo disse…
Isso aqui é um sitio ateu fundamentalistas doentes!
Anônimo disse…
Chora mais catoli-cusinho.
Wickedman disse…
Mimimi do bispo. É engraçado, mas não é importante.
Anônimo disse…
esse bispo gaga deveria saber que , nenhum acordo com o vaticanus , pode se sobressair em cima da constituição e , conceder previlégios a icar e outra ,como é que ele pode afirmar que , a maioria da da população é cristã (católica ) e apoia a exposição de crucifixos ( objeto de culto exclusivo da icar ) ? essa atitude do bispo é de puro desespero poq ele sabe que , a icar está perdendo fiéis no br a cada dia que passa .só resta a ele sentar , esperniar e chorar .
Eu ainda não entendo essa tara por um homem ensanguentado e pregado numa cruz de madeira. Isso chega a ser mórbido. Desde criança, quando era católico, achava aquilo horroroso e não entendia porque as pessoas adoravam aquilo.

Não é um símbolo santo, e o símbolo da morte!
Anônimo disse…
Povinho ignorante.Coloquem argumentos sérios.Abram sites e pesquisem.. a estátistica de pedofilia entre pastores evangelicos e padres católicos e verao que o numero dos evangélicos e bem maior.Isso porque eles nao coíbem os seus. A Igreja mostra a cara...O que se usa nao é um chapéu: chma-se Mitra. Vcs nasceam com clítoris e nao com pênis
Anônimo disse…
Na hora da eleição, o povo religioso deve votar em branco, para não votar em nenhum candidato ser humano.
Anônimo disse…
Tem galinha nesse sítio?
Anônimo disse…
Não, mas tem anta.
Anônimo disse…
"A sociedade como um todo aprecia muito os simbolos religiosos."
Eu não faço parte da sociedade então!
Daniel disse…
"perante uma larga maioria de cristãos, a opinião de um grupo muito pequeno de lésbicas”

isso chama-se democracia, Sr. que dá a deus o Grings , a é a vontadade da maioria respeitando a minoria e baseia-se na insonomia , ou seja, "todos são iguais perante a lei", independentemente da riqueza ou prestígio destes. e enquanto a constituição não for rasgada, somos um pais laico. traduzindo: não devemos nehum respeito a sua corja.
Anônimo disse…
Sempre se ouvirão vozes em discordância, expressando oposição sem alternativa; discutindo o errado e nunca o certo; encontrando escuridão em toda a parte e procurando exercer influência sem aceitar responsabilidades. John Kennedy

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cápsulas de papelão com sementes podem auxiliar na restauração ecológica do Cerrado

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Conhecimento é a única arma contra a ignorância. Deixem a fé para os avós'

por Otávio Barcellos a propósito de Conhecimento científico é incompatível com fé e religião Quando eu era jovem, acreditar em Deus já era démodé. Coisa exclusiva de famílias ortodoxas, que geralmente davam gordas contribuições à Igreja em troca de bençãos particulares. Nós estudávamos em colégios católicos porque eram os melhores na época. Contudo, entre meus colegas poucos eram tão alienados a ponto de crer na incoerência absoluta das estórias bíblicas. E quase todos sabíamos que isso não não poderia vingar para sempre, tamanha a discrepância entre Ciência (que só avançava) e religião (que só retrocedia). Hoje, aos 71 anos de idade, vejo com surpresa que há jovens aqui mais alienados do que na minha época. No meu tempo nós tínhamos que ler grossos e complexos livros para compreender o mundo, hoje vocês só precisam dar alguns cliques. O conhecimento é a única arma contra a ignorância. Deixem a fé para seus avós. Ciência vai ganhar da religião, afirma Stephen Hawking. j

Pastor Silas Malafaia chama jornalista de 'vagabunda'

O jornal colocou a palavra "tramp" (vagabunda) entre aspas  para deixar claro que foi dita pelo pastor Eliane escreveu sobre intolerância religiosa O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, chamou a jornalista e escritora Eliane Brum (foto) de “vagabunda” ao comentar o que artigo que ela escreveu para Época contando não ser fácil a vida de ateus em um Brasil cada vez mais marcado pela intolerância evangélica.  A afirmação foi feita em uma entrevista relatada pelo New York Times em uma reportagem sobre a liderança que Malafaia passou a exercer no Brasil, apesar dos destemperos verbais dele. Na entrevista, o pastor disse que “os ateus comunistas” da antiga União Soviética, do Camboja e Vietnã foram responsáveis por mais mortes do que todas as que ocorreram em consequência de “questões religiosas”. No Twitter, Eliane disse ter ficado “chocada” com a afirmação de Malafaia. O site de Malafaia comemorou a publicação da reportagem

Na última entrevista, Hitchens falou da relação Igreja-nazismo

Hitchens (direita) concedeu  a última entrevista de  sua vida a Dawkins da  New Statesman Em sua edição deste mês [dezembro de 2011], a revista britânica "New Statesman" traz a última entrevista do jornalista, escritor e crítico literário inglês Christopher Hitchens, morto no dia 15 [de dezembro de 2011] em decorrência de um câncer no esôfago.

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Lenda do Caboclo D’Água deixa região de Mariana em pânico

Retrato falado do monstro Quando estava nadando nu em uma represa, o rapaz foi puxado para baixo por uma força misteriosa. Ao voltar à superfície, segundos depois, estava sem os testículos. Como ninguém  soube dizer que bicho tinha comido o escroto dele, a conclusão foi de que se tratou de mais um ataque do Caboclo D’Água. Histórias como essa têm deixado em pânico a população da região de Mariana, em Minas Gerais. Milton Brigolini Neme, 50, professor universitário, disse que o Caboclo D’Água é um velho conhecido de Mariana, mas nas histórias contadas pelos avós. Agora, o monstro faminto ronda os arredores da cidade, e pelo  menos 30 pessoas juram tê-lo visto. Ele seria o cruzamento de macaco, galinha e lagartixa. Dele, já foi feito um retrato falado, que corre de uma mão temerosa para outra. Até o professor universitário crê na possibilidade de que um bicho sobrenatural esteja  atacando pessoas e animais. Ele criou a Associação dos Caçadores de Assombração com o propós

Tecnofeudalismo: nos tornamos servos das grandes e tirânicas empresas de tecnologia

Textos bíblicos têm contradições, mas as teorias científicas também

por Demetrius dos Santos Silva , biblista, a propósito de Quem Deus criou primeiro, o homem ou os animais? A Bíblia se contradiz Por diversas vezes vejo pessoas afirmarem ideias sobre a Bíblia baseadas em seus preconceitos religiosos ou seculares. Todo preconceito é baseado em uma postura fanática onde o relativo é assumido como absoluto. Nesse sentido, qualquer ideia ou teoria deve-se enquadrar dentro da visão obtusa do fanático. É como uma pessoa que corta a paisagem para caber dentro de sua moldura. O quadro é assumido como se fosse a paisagem verdadeira e tudo o que está fora de seu quadro é desconsiderado. Quando o assunto é a Bíblia, muitas pessoas abandonam os critérios literários e assumem uma postura pseudocientífica que revela seus profundos preconceitos sobre as religiões e seus livros sagrados. A palavra Bíblia vem da língua grega “Biblos” e significa: livros. A Bíblia é uma biblioteca. Nela encontramos diversos gêneros literários: poesia, prosa, leis, oráculos pro