Pular para o conteúdo principal

Retirada de crucifixo de tribunais é ‘faniquito anticlerical’, diz arcebispo

arcebispo Dadeus Grings
Dom Grings afirmou que o 
Judiciário preferiu a maldição
O arcebispo Dadeus Grings (foto), 75, da Arquidiocese de Porto Alegre, disse que a decisão do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul pela retirada do crucifixo das dependências dos tribunais foi um “faniquito anticlerical”.

“O Judiciário se considera um ente à parte, e eles [os juízes] pensam que são superiores e únicos”, disse. “Com essa atitude eles terminaram com toda a questão da verdade.”

Para dom Grings, o Judiciário preferiu a maldição à benção. “A sociedade como um todo aprecia muito os símbolos religiosos”, disse em entrevista ao Diário Regional.

O arcebispo afirmou que a Igreja Católica não se sentiu atingida porque a sua relação com o Estado brasileiro está determinada pelo acordo Brasil-Santa Sé. Firmado em 2009 (quando Bento 16 esteve no Brasil), o acordo é criticado por defensores da laicidade do Estado e por líderes evangélicos — a reclamação destes é de que o documento confere privilégios à Igreja Católica.

O Conselho da Magistratura do TJ-RS decidiu por unanimidade abolir os símbolos religiosos de suas dependências em março deste ano.

O fato de a decisão ter sido tomada a pedido da Liga Brasileira de Lébicas parece ter deixado os líderes da Igreja Católicos mais contrariados. Grings, por exemplo, na entrevista disse: “O pior de tudo é que os magistrados acolheram, perante uma larga maioria de cristãos, a opinião de um grupo muito pequeno de lésbicas”.

O desembargador Cláudio Baldino Maciel, relator do caso, afirmou na oportunidade que a exclusão dos símbolos religiosos é “a melhor forma” de garantia da  independência da Justiça.

Com informação do Diário Regional

TJ-RS mantém crucifixo fora dos tribunais.
maio de 2012

Religião no Estado laico.   Religião na Justiça.

Comentários

Anônimo disse…
“A sociedade como um todo aprecia muito os símbolos religiosos”, eu diria, os católicos, que cada vez mais perdem força(e seguidores).
Bem fez o TJRS e, faniquito quem está tendo é esse bispo.

Charles
Este comentário foi removido pelo autor.
fala em nome da LPE ( Liga dos Pedófilos Enrustidos)
Anônimo disse…
Um lider catolico reclamado? que surpresa.
Anônimo disse…
Isso é "faniquito clerical" desse tal arcebispo,
E o que ele acha do acobertamento de "padres" pedófilos?
Ele concorda com o fato do tal papa ter acobertado casos de pedofilia dentro da "igreja" por década?
Anônimo disse…
"eles pensam que são superiores e únicos”, disse. “Com essa atitude eles terminaram com toda a questão da verdade.”

Nunca antes um religioso descreveu-se tão bem.
Anônimo disse…
Eles religiosos tem toda moral pra falar em sexo?
O arcebispo está magoadinho com o Judiciário, por um motivo anterior à questão da retirada dos crucifixos dos tribunais. Ele foi pessoalmente responsabilizado em um processo e condenado a pagar uma considerável indenização, por ter se excedido em suas manifestações em relação a uma das partes. O argumento mais enfático que usou em sua defesa foi a sua suposta autoridade religiosa. É só pesquisar que entenderão a ira dele contra a Justiça
J. Tadeu disse…
Uma coisa que acho curioso: por que os líderes católicos usam chapéus tão estranhos e engraçados? Será que é pra não deixar novas ideias entrarem na cabeça? Ou talvez pra prender o cérebro dentro do crânio e não deixá-lo sair rolando por aí? São só perguntas igualmente estranhas e engraçadas...
Anônimo disse…
Este chapéu deve ter algum significado ocultista como tudo deles tem significado ocultistas, veja um lateralmente e você vera que é uma boca de um peixe aberta para cima com olhos e tudo.
Anônimo disse…
Ouvi dizer que isto ai é influencia da epoca do mitraismo romano, vai saber...
Anônimo disse…
O anônimo de 17:11 deve ser um daqueles protetantes fundamentas ridículos que adoram em divulgar teorias da conspiração. Como toda mente doente protestante fudamentalista.
Anônimo disse…
Isso aqui é um sitio ateu fundamentalistas doentes!
Anônimo disse…
Chora mais catoli-cusinho.
Wickedman disse…
Mimimi do bispo. É engraçado, mas não é importante.
Anônimo disse…
esse bispo gaga deveria saber que , nenhum acordo com o vaticanus , pode se sobressair em cima da constituição e , conceder previlégios a icar e outra ,como é que ele pode afirmar que , a maioria da da população é cristã (católica ) e apoia a exposição de crucifixos ( objeto de culto exclusivo da icar ) ? essa atitude do bispo é de puro desespero poq ele sabe que , a icar está perdendo fiéis no br a cada dia que passa .só resta a ele sentar , esperniar e chorar .
Eu ainda não entendo essa tara por um homem ensanguentado e pregado numa cruz de madeira. Isso chega a ser mórbido. Desde criança, quando era católico, achava aquilo horroroso e não entendia porque as pessoas adoravam aquilo.

Não é um símbolo santo, e o símbolo da morte!
Anônimo disse…
Povinho ignorante.Coloquem argumentos sérios.Abram sites e pesquisem.. a estátistica de pedofilia entre pastores evangelicos e padres católicos e verao que o numero dos evangélicos e bem maior.Isso porque eles nao coíbem os seus. A Igreja mostra a cara...O que se usa nao é um chapéu: chma-se Mitra. Vcs nasceam com clítoris e nao com pênis
Anônimo disse…
Na hora da eleição, o povo religioso deve votar em branco, para não votar em nenhum candidato ser humano.
Anônimo disse…
Tem galinha nesse sítio?
Anônimo disse…
Não, mas tem anta.
Anônimo disse…
"A sociedade como um todo aprecia muito os simbolos religiosos."
Eu não faço parte da sociedade então!
Daniel disse…
"perante uma larga maioria de cristãos, a opinião de um grupo muito pequeno de lésbicas”

isso chama-se democracia, Sr. que dá a deus o Grings , a é a vontadade da maioria respeitando a minoria e baseia-se na insonomia , ou seja, "todos são iguais perante a lei", independentemente da riqueza ou prestígio destes. e enquanto a constituição não for rasgada, somos um pais laico. traduzindo: não devemos nehum respeito a sua corja.
Anônimo disse…
Sempre se ouvirão vozes em discordância, expressando oposição sem alternativa; discutindo o errado e nunca o certo; encontrando escuridão em toda a parte e procurando exercer influência sem aceitar responsabilidades. John Kennedy

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...