Pular para o conteúdo principal

Comércio de Rondônia quer acabar com feriado do Dia do Evangélico

Segunda-feira (18), Dia do Evangélico em Rondônia, parte dos comerciantes de Porto Velho deu expediente normalmente, seguindo orientação da Federação do Comércio do Estado, que discorda que a data seja feriado por dar prejuízo ao setor.

O deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), autor da lei do feriado, criticou a federação por não respeitar os evangélicos, “esses cristãos tementes a Deus” que, disse, se encontram espalhados pelos 52 municípios de Rondônia.

Rubens Nascimento, presidente da Federação do Comércio, disse que, nessa questão, a Assembleia Legislativa de Rondônia usurpou uma atribuição da União, a quem cabe decretar ou não feriados.

Além disso, segundo ele, por ser o Brasil um país laico, não se pode impor à população uma data de uma religião específica, porque isso é desrespeito à liberdade de religião expressa na Constituição brasileira.

A Federação do Comércio está aguardando a manifestação do STF (Supremo Tribunal Federal), onde tramitam há anos ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade ) para que o feriado evangélico seja derrubado. Dezenas de cidades nas diversas regiões do país instituíram o Dia do Evangélico, mas só em parte delas a data tem status de feriado.

Com informação do Rondônia Dinâmica, entre outras fontes.

Dia do Evangélico passa a ser feriado em cidade da Paraíba.
dezembro de 2011

Evangélico critica a lei do ‘Dia do Evangélico’: ‘Estado é laico’.
setembro de 2010

Religião no Estado laico.

Comentários

Rodrigo Mokepon disse…
Ta vendo, como eles imcomodam muita gente?
Marcos disse…
Opa! Pera aí!
Se formos por essa linha de não termos feriados religiosos no estado laico, então nada mais de feriado de páscoa, natal, corpus christi e finados?
E a gente viaja quando pra praia? hahahaha!
Nas ferias
Marcos disse…
Só???
J. Tadeu disse…
Seria bom se tirassem tantos feriados religiosos, como Nossa Senhora, Finados, Sexta-feira Santa, Corpus Christi, e até Carnaval (o Natal na verdade veio da festa pagã ao Sol Invictus, assimilada pela religião oficial greco-romana-judaica, cristianismo) e em troca, diminuíssem a carga horária semanal de trabalho (de 44 para 40 ou mesmo 35 horas semanais, como em alguns países europeus). Façam as contas e vejam o que é mais vantajoso.
Anônimo disse…
Ué? Tem o Dia de Newton, Dia de Einstein, Dia de Max Plank, Dia de Darwin, fora Solstícios e Equinócios.
Explicação para os pentecostelhos:
Newton - Pai da Mecânica Clássica
Einstein - Pai da Relatividade
Max Plank - Pai da Mecânica Quântica
Darwin - Pai da Teoria da Evolução
Mário disse…
Sim, não teremos mais nenhum feriado religioso, talves só o natal que virou mais comercial do que religioso. Por mim não haveria nenhum feriado religioso. Se há os católicos, então há justificativa para haver os evangélicos, os judeus, os afros, os islâmicos, etc..
Anônimo disse…
Têm de proibir o dia de Tiradentes também. A imagem dele se parece muito com a de Jesus Cristo, e isso ofende aos ateus e ao Estado laico.
Wickedman disse…
Tiradentes pode deixar. Esse a gente sabe que existiu.
J. Tadeu disse…
O dia de Tiradentes poderia deixar de ser feriado por outro motivo: "Tira-dentes" lembra "dentista", e só de pensar no nome e na associação com o barulho da broca, sangue, dor, siso arrancado... Isso sim já seria um bom motivo. :-E
não pode disse…
Dia de Newton e Dia de Darwin não são permitidos, pois os referidos cientistas eram CRISTÃOS, e isso fere o Estado laico, além de ofender os ateus.
Israel Chaves disse…
Deviam sim tirar os feriados cristãos também. Se querem feriados, que inventem outros ou dêem importância a outras datas históricas que ninguém liga.
Wickedman disse…
Mas dia de Feynman pode. Ele não era cristão.

E Darwin não foi cristão a vida toda. Se tornou agnóstico no fim da vida.
Anônimo disse…
Desde que substitua por outros, sem problemas!
Lia de Souza disse…
Também voto pelo fim de todos os feriados religiosos. Aliás, dos dias santos de guarda o pior é domingo[ e são muitos], que a força da Icar conseguiu impor até nas leis trabalhistas. O domingo foi reservado como folga semanal obrigatória para que os 'fiéis' fossem às missas.Acabou sendo adotado pelas leis trabalhistas. Se mudaram o a.C/d.C, mera nomenclatura para afastar a referência religiosa do tal JC, por que não mudar o nome do domingo que é, a rigor, dia do Senhor? Por que não 'primeira-feira', como era antes de ser o 'dia do senhor', ou ainda dia do sol, como inglês e afins antigos, ou outro nome que justifique o atrelamento legal às leis trabalhistas, sei lá ( acho errado pagar mais para quem trabalha aos domingos e feriados religiosos). Deveria haver outro critério.

Não é necessário perder a 'folga' do feriado, basta substituir por outro mais cívico.Dia 12 de outubro pode continuar feriado,porém não por ser da NS Aparecida, mas por ser dia do descobrimento da América, data histórica. E assim por diante. Ficam as datas significativas dos estados e municípios, fundação, emancipação, etc.
Natal fica como data folclórica, da lenda ligada ao solstício, convencionando que é perto de virada de ano e feita para oportunizar encontro de famílias, amigos, trocar presentes, etc. Se tem a festa da colheita de tudo, festa da Primavera, por que não a festa do fenômeno astronômico original? Afinal, é só pra dar motivo pra festa mesmo.

Agora, o que é bem contraditório é agnóstico/ateu não aceitar acabar com feriados religiosos só pra folgar, né? Beira à hipocrisia. É como a piadinha da hora que avião balança e tem feriado religioso ninguém é ateu...Não se perde as folgas, trata-se de substituir as razões. Até Carnaval vira festa fixa. Muito melhor do ponto de vista de acerto trabalhista e ano letivo.

Se tem feriado religioso católico, e só conheço católico, por que não de outras religiões e seitas?

Voto pelo fim de todos eles.
Lia de Souza disse…
Onde está na bíblia a 'imagem' de JC? a descrição?

A imagem de JC é que parece Tiradentes e não o contrário. Todas as imagens de Deus e JC são criações artísticas. Já vi gente achando o ator Fábio Assunção a 'cara' de Jesus ¬¬ aff. Loiro de olhos claros. Se desde que começaram os ícones botassem a cara dele como de terrorista do hamas,queria ver só. Ou cara de beduíno...
Israel Chaves disse…
Como se já não tivéssemos feriados demais. Pode ser muito legal para quem quer ficar em casa, mas fode a economia.
Feriados deveriam ser só as datas realmente importantes.
Caruê disse…
Darwin era tão ateu quanto Richard Dawkins, quem tem duvidas a respeito de algo significa que ainda não acredita e se ainda não acredita é ateu.
Anônimo disse…
Você quis dizer feriados católicos?
Israel Chaves disse…
Não. Natal e Páscoa, por exemplo, não são exclusividade católica. Evangélicos também comemoram. Cristãos em geral comemoram, acho que só os Testemunhas de Jeová que não.
J. Tadeu disse…
Pro comércio em geral, os únicos feriados que tem impacto positivo nas vendas (em quase todos os setores) são Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, quase todos no domingo e sem ser dia de folga (com exceção do Natal, se cair durante a semana). Não conheço outros.
Anônimo disse…
Esse feriado só seria justo se também tivesse:
Dia do católico.
Dia do muçulmano.
Dia do indu.
Dia do wicca.
Dia do budista, etc, etc, etc, etc,etc
E mais etc.
ateus ofendem Darwin disse…
Falar que Charles Darwin era "tão ateu quanto Dawkins" é uma verdadeira ofensa ao cientista britânico (o cientista de verdade, do século XIX, não o militante ateísta pop star do séc XXI), pai da Teoria da Evolução.

Quem tem dúvidas é cético, questionador, pesquisador, às vezes agnóstico, e principalmente livre pensador, e pode até ser cristão, como era o caso de Darwin.

O ateísta típico tem CERTEZAS IDIOTAS de que só existe isso aqui, e aquilo ali não existe. Não era o caso de Darwin, cientista de mente extremamente aberta e questionadora, coisa raríssima nos ateus felizes com sua meia dúzia de verdadezinhas prontas.
Anônimo disse…
Concordo plenamente com a redução da carga horária de trabalho.
Felipe... disse…
Qual é a diferença entra jesus e tiradentes?


é que o tiradentes existiu de fato.
Anônimo disse…
O que importa é que a imagem atribuída a Tiradentes é muito parecida com a imagem atribuída a Jesus Cristo, e isso viola o princípio de separação entre religião e Estado, ofende os ateus e fere o Estado laico.

Por estas razões, o Dia de Tiradentes deve ser proibido, pois o mesmo é inadmissível num verdadeiro Estado laico.
Anônimo disse…
Prove!
Comissão da Verdade disse…
O Dia da Proclamação da República (15 de novembro) também deve ser proibido, pois tal evento foi um golpe militar.

Não podemos admitir esse tipo de comemoração numa sociedade progressista que zele pelos valores democráticos comunistas.
Anônimo disse…
Já existe Dia do Orgulho Gay, fique tranqüilo.
Cisma disse…
Ateus são tão ignorantes quanto religiosos crentes. Poderiam até ser chamados de irreligiosos crentes. Tentam fundamentar seus dogmas da não crença em verdades científicas, mas não entendem que a Ciência prima pela observação e invetigação, e não pela simples descrença inativa e improdutiva. A Ciência repudia a simples crença e a simples descrença, pois são simples crenças em coisas diferentes ou simples descrenças em coisas diferentes. São, fundamentalmente, a mesma coisa. São coisas de mentes limitadas e preguiçosas que enxergam um mundo em preto e branco.
Só os Agnósticos podem produzir idéias, realmente, revolucionárias, como Darwin e Jesus Cristo. Sim! Jesus era Agnóstico. Ele criou seu sistema filosófico porque duvidava da aplicabilidade das leis, do que chamamos hoje de Antigo Testamento, ao presente em que ele vivia e ao futuro.
Agnósticos devem anunciar bem alto que não são ateus e não tem nada a ver com ateus. Agnósticos devem separar-se de ateus!
Michelle disse…
>> Além disso, segundo ele, por ser o Brasil um país laico, não se pode impor à população uma data de uma religião específica, porque isso é desrespeito à liberdade de religião expressa na Constituição brasileira.

Ótimo. Então pq não acabar com os feriados de Nossa Senhora Aparecida, Corpus Christ, Páscoa, Sexta-Feira da Paixão, Dia de Santo Antônio, etc, já que esses feriados são uma imposição à uma religião específica? O que vale pra uma religião, vale pra todas e não são "dois pesos, duas medidas".

Senti um pouco de hipocrisia nesse comentário do Rubens Nascimento.
Oração dos Ateus disse…
Não creio em Deus,
Creio na Razão.
Ninguém por mim sofreu,
Ninguém por mim morreu.
É tudo ilusão!

Eu sou ateu.
Estimo a Ciência.
Esse tal plebeu,
Que em Belém nasceu,
perturba minha paciência!

De verdade, em verdade
O Mundo se torna laico.
De cidade em cidadade,
vejo que a realidade,
É um mero fluxo prosaico.

Por tras da criação,
Não há um Criador.
O que há é evolução.
Nunca existiu criação,
Nem deus interior.

Não pratico a crença,
Isto é pura bobagem.
Só creio na descrença.
Pois, quem existe pensa.
E o resto é trollagem.
Israel Chaves disse…
Esse dia não é feriado, caro crentroll.
Aprenda a diferença entre feriado e data comemorativa. Todo dia é data comemorativa de alguma coisa (Dia do Médico, Dia do Santo tal, Dia da Aviação, etc.), mas nem toda data comemorativa é feriado.
Foda. Igreja demais e escola de menos dá nisso.
Por mim eu ficava só com Tiradentes, Trabalho, Indenpendência, República e Aniversário da cidade.

Seria bom Consciência Negra em todos os estados, lembrando a morte de Zumbi dos Palmares em 20 de Novembro.

Aqui em Manaus temos o Dia da Elevação do Amazonas à categoria de província, dia 5 de Setembro, aí emendamos com o Dia da Independência e fica um feriadão. Pra mim isso já tá de bom tamanho. Brasileiro precisa trabalhar e estudar!
Anônimo disse…
Que crentelho criativo !
Oração dos Ateus (continuação) disse…
Creio na minha arrogância,
no que Richard Dawkins fala,
e no Estado Laico salvador.

Amém.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Registro de 'trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã

Marisa Lobo disse que, ao saber do caso, desejou a volta logo de Jesus A psicóloga Marisa Lobo (foto) ficou indignada com o registro de um contrato por um cartório de Tupã (SP) onde duas mulheres e um homem declaram ter envolvimento emocional entre si, vivendo sob o mesmo teto há três anos. Para a “psicóloga cristã”, como ela se apresenta, o nome dessa união é “orgia” e o que o cartório legalizou foi uma “putaria”. Ela disse ter usado essa palavra para se “fazer entender sem falsos moralismos”. De acordo com o cartório, o trio oficializou a sua união, estabelecendo as mesmas regras de um casamento tradicional, para garantir os direitos de cada um deles e dos filhos, como o de herança. Um deles foi nomeado como administrador dos bens. Lobo escreveu que, quando tomou conhecimento dessa “trigamia”, teve vontade de pedir “Jesus, volte logo”, porque se lembrou da decadência moral de Sodoma e Gomorra. “Como membro da sociedade estou chocada, como profissional e militante...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...