Pular para o conteúdo principal

Indiano que desvendou milagre diz que Igreja Católica tenta calá-lo

Sanal Edamaruku
Edamaruku corre risco de ser
condenado a três anos de prisã
o
Sanal Edamaruku (foto), 56, presidente da Associação Racionalista Indiana, afirmou que a Igreja Católica tenta calá-lo desde que ele em abril desvendou um “milagre” de um crucifixo que gotejava pelos pés. Ele provou com fotos e vídeo que a “água santa” vinha do vazamento de um encanamento próximo ao crucifixo e quem bebesse dela correria o risco de ser contaminado.

A Igreja Católica deu queixa dele em três delegacias de polícia sob a acusação de desrespeitar a lei da blasfêmia. Em caso de condenação, Edamaruku pode pegar até três anos de prisão.

Edamaruku disse estar surpreso com a reação da Igreja Católica, que, nesse caso, segundo ele, demonstra um fanatismo comparável aos dos fundamentalistas islâmicos. “Eles [os católicos] estão fazendo contra mim uma campanha vigorosa de difamação.” Ele teme ser atacado por féis furiosos.

Justiça recusa fiança antecipatória ao indiano ateu que melou milagre.
1 de junho de 2012

Afirmou que o responsável por uma das delegacias o intima a prestar depoimento quase todos os dias, obrigando-o a viajar para Mumbai, dando-lhe gastos. Apesar disso, os advogados de Edamaruku não tinham conseguido até a semana passada uma cópia da acusação da Igreja Católica.

Pé de Cristo goteja
água contaminada
A lei da blasfêmia, de acordo com seu texto, se aplica a quem “ferir deliberadamente os sentimentos religiosos e cometer atos maliciosos para ultrajá-los”. Edamaruku afirmou que não pode ser enquadrado nessa lei porque o que fez foi apenas alertar para um engodo.

Disse estar disposto a recorrer a mais alta Corte do país para não só se defender da acusação da Igreja Católica, mas também para questionar a validade da lei da blasfêmia em um país laico. “Esse julgamento seria histórico.”

Joseph Dias, secretário-geral do Fórum Secular Católico-Cristão, negou que o vazamento tivesse sido apresentado como um milagre, mas o crucifixo no subúrbio de Mumbai estava atraindo católicos de toda a Índia em busca de um pouco da “água santa”, sem que a Igreja nada fizesse para deter a romaria.

Cético mostra na TV a origem do "milagre"  


Íntegra do vídeo.

Com informação da AFP e New Humanist.

Igreja pede prisão de cético que desvendou ‘milagre’ em crucifixo.
abril de 2012

Caça-gurus da Índia afirma já ter desmascarado mais 300 charlatões.
setembro de 2011

Ceticismo e crendice.    Sanal Edamaruku.

Comentários

Anônimo disse…
Eu fico imaginando a cena, O católico bebendo água de encanamento, pensando ser a água mais pura do mundo.
Anônimo disse…
Por essas e outras que um estado laico é melhor.
Anônimo disse…
A igreja católica me da nojo com certeza.
Wickedman disse…
A ICAR é poder. As neo-pentecostais são um pouco piores.
Wickedman disse…
Correção: A ICAR é podre. As neo-pentecostais são um pouco piores.
Anônimo disse…
Homens como esse Edamaruku, como James Randhi e outros desmistificadores fazem mais bem para o mundo do que qualquer santo que já existiu ou ainda vá existir. Pena não ter existido um Edamaruku para desmascarar a burla da ressurreição.
haha, bando de otários que nasceram para serem enganados. O ser humano é o bicho mais besta da Terra. Parabéns Sanal Edamaruku.
Unknown disse…
Um mundo de pessoas doentes e não querem ser curados.
Me sinto enojado por ter sido batizado na igreja católica.
Mas, como eu não tive escolha, me sinto livre disso, pois não tenho fé em crendice.
Anônimo disse…
Tentar calar como?

a)Gritanto mais alto(usando o poder legislativo e poder judiciário)
b)Tapando a boca de quem tá falando(usando o poder executivo)
c) n.d.a
Anônimo disse…
Tentar calar como?

a)Gritanto mais alto(usando o poder legislativo e o poder judiciário)
b)Tapando a boca de quem tá falando(usando o poder executivo)
c) n.d.a
Anônimo disse…
Lei da blasfemia? Parem o mundo que eu quero descer!
Anônimo disse…
KKKKKK..EU TB QUERO DESCER....
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
guizo disse…
espero que o cano seja do esgoto
caladinho disse…
Parece que a Igreja Católica Indiana está pegando pesado com o tal cara.

Está até parecendo o movimento gayzista brasileiro e internacional, que tenta infernizar, com processos e ações de todo tipo, a vida do Silas Malafaia, do Bolsonaro e de tantas outras pessoas que cometem o "crime" (na cabeça dos gayzistas) de blasfêmia contra o Sagrado Homossexualismo.
Marcos Vinicius disse…
A diferença é que o Edamaruku não está tentando cercear os direitos da igreja católica. Ele só está analisando um acontecimento e dando seu parecer. É muito diferente do que os neopentecostais fazem com os gays: Eles fazem lobby descaradamente para impedir que eles tenham direitos iguais aos demais cidadãos.
Ou seja, um caso não tem nada a ver com o outro.
Anônimo disse…
E o movimento gayzista faz lobby, tramóias políticas e judiciais e todo tipo de pilantragem para impedir que as pessoas façam ou falem coisas que os militantes gayzistas não gostem.
Marcos Vinicius disse…
E o que isso tem a ver com a matéria, mesmo?
timbones disse…
Isso me lembra um episódio dos simpsons, em que havia um vazamento de gás vindo de baixo de uma imagem santa, não lembro direito o que era, e fazia com que quem chegasse perto tivesse alucinações e visões, e aí diziam que era milagre, mas depois viram que era só o gás vazando mesmo kkkkkkkkkkkkkkkk
Leandro disse…
Milhares de pessoas vão lá e nenhuma se deu ao trabalho de verificar de leve o negócio. Vão tomar a porra da água suja e saem felizes achando ter bebido o mijo de cristo. pfff...
Cambada de IDIOTAS. Não precisam acreditar, que continuem bebendo daquela água e parem no hospital logo.
Unknown disse…
Provar que determinado “milagre” é um engodo não significa dizer que não há milagres.

Blasfêmia seria dizer que Maria não era virgem, que Jesus nunca existiu e, portanto, nunca ressuscitou, que nunca houve uma arca, que nunca houve um dilúvio, que Moisés não abriu o Mar Vermelho, que o Papa não é infalível, que os santos não eram santos, que sangue de Jesus não tem poder, etc.

Não foi o caso.
Anônimo disse…
Tem a ver que vocês estão reclamando por alguém fazer a mesma coisa que vocês tanto gostam de fazer.
Anônimo disse…
Beber água suja de pé de estátua?
Anônimo disse…
Tentar calar a boca de quem diz coisas que desagrada a vocês.
_Até o mais cego dentre todos, é capaz de enxergar que não há nada de real nesse "fenômeno". Os seres humanos são carentes de Deus, como não conseguem vê-lo(com os olhos físicos), constroem seus ídolos de gesso, de madeira, de pedra! A Palavra de Deus é bem clara ao dizer que aqueles que os constroem, tornar-se-ão semelhantes a eles.
_Não houve quem barrasse a tal romaria, não por não terem uma maneira eficaz para fazê-lo, não! Creio que, de alguma maneira, essa sujeira, os pudesse favorecer.
Anônimo disse…
Corrigir titulo da noticia, "desvendou"...
Anônimo disse…
Lamentável, mas a gente morre e não vê tudo.o Erro do Mandakaru foi cutucar a onça religiosa com vara curta, conhecendo a histeria religiosa indiana como ele deve conhecer. Por bom senso e segurança(dele) ele devia simplesmente ter denunciado o vazamento e as implicações para a saúde da população, pois as religiões sempre agem com ódio e não seria diferente nesse caso.

Charles
Paulo Lopes disse…
O blog deleta comentário escrito só com letras maiúsculas.
Anônimo disse…
Anônimo multifacetado que dorgas tú anda ingerindo? Hauhushaushau
Anônimo multifacetado falando dos gays: my own, my love... my... preciousssss.
Sua obsessão com esse assunto me faz rir.
Anônimo disse…
Não há religião que faça milagres! Aprendam!
Anônimo disse…
Me desculpe por eu também falar em algo que vocês falam o tempo todo.
JOSÉ REIS disse…
Gostaria de saber dos colegas do blog se aqui no brasil tem casos onde foi usado essa lei da blasfêmia?
Publicar posters no face com onteudo creticando o vaticano o papa e jesus cristo pode esta passivo a este tipo de processo?
Anônimo disse…
Se em dois mil anos não existe uma prova que jesus existe porque este povo vive atolado nestas coisas. Imagine se tivesse uma prova incontestável da existência de jesus a igreja estaria gritando por todos os cantos da terra e isto até hoje não aconteceu porque eles não tem esta prova. Jesus é um fantasma uma lenda para a história . Dizem que ele fez grandes feitos e morreu no ano 33e.c e mesmo assim nenhum historiador escreveu nenhuma linha sobre ele, já pensou um homem tão mágico ter passado despercebido aos olhares dos historiadores ?? É tudo balela isto vão estudar cambada de cristãos idiotas vocês vivem se enganando todos os dias e vocês sabem disso.
Anônimo disse…
O dia que isto acontecer tornar uma coisa invisível mais importante do que nos que estamos aqui vivo só porque é crença de alguém e ainda por cima dar prisão por causa disso. Pode crer que voltamos 3 mil anos no tempo.
Anônimo disse…
/\
Dafuq?
Anônimo disse…
Os homens vírgula , quem constrói esta merda toda são os crentes como você. E além de construir se tornam refém desde um deus invisível que mora numa dimensão mágica e outras coisas que os próprios inventaram. Você(ela ou ela sei lá) é mais um(a) crente generalista, que acredita que tem a cabeça de todo mundo.
Dr. Paccola disse…
A seita de Roma desde sempre corrompe mentes e corpos. Não faz muito tempo a Igreja Católica (seita de Roma) no Brasil perseguia aqueles que se tornaram dissidentes e fundaram novas entidades filosóficas - partidos políticos filosóficos, com ajuda de autoridades policiais e judiciárias. Conheci um cidadão que por esse motivo (não cometeu crime algum) foi parar no DOI-CODE junto com pessoas acusadas de serem comunistas (supostos comedores de criançinhas.
Anônimo disse…
Esperem por mim...
Você acredita em milagres, Will?! O.o
Unknown disse…
JOSÉ REIS

Vejamos:

Artigo 5º da Constituição Federal:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Esses dois incisos garantem que podemos nos manifestar com liberdade. Entretanto:

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

Já esse inciso garante que, se nos sentirmos ofendidos com a manifestação alheia, podemos acionar a Justiça.

Ainda no artigo 5º

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

E temos o Código Penal

Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:

Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

Em resumo: temos o direito de criticar sem ofender. Se houver ofensas, escárnios a Justiça pode ser acionada.
Anônimo disse…
Como parar o mundo?
Unknown disse…
Luan Felipe Cunha

Eu não.

O que estou dizendo é que há diferença entre "milagres" que acontecem por aí, hoje em dia, dos "milagres" que aconteceram nos tempos bíblicos e que fazem parte da crença cristã.

A blasfêmia seria em relação aos milagres constantes da crença cristã como, por exemplo, a ressureição de Cristo.

Analisando-se tudo isso, é claro, sob a ótica indiana.
Carente do poder de Deus disse…
Como adquirir o poder de Deus?
Anônimo disse…
Em que lugar do Brasil é vedado o anonimato?
E se uma religião crê que pode expulsar outra religião do país?
Anônimo disse…
Interessante! No sábado, 26/5, vi um carro com um adesivo : "Meu chefe é um carpinteiro judeu " , fiquei em dúvida, acho que perdi essa aula (de ficção), jc trabalhou algum dia?

Charles
Anônimo disse…
Pede a excomunhão, manda carta pra sua arquidiocese que eles respondem.
Nada mais me surpreende no que diz respeito à credulidade humana.
Noah Wahr disse…
Peça o "desbatismo", é uma postura bem comum na europa :D
JOSÉ REIS disse…
Obrigado WillPapp pelo seu esclarecimento.
A poucos dia vi facebook um poster do papa fichado numa delegacia todo ferrado, achei o poster super maneiro, mais como achei que aquele poster seria muito forte para o publico que tenho no meu facebook não tive a coragem sufiente de compatilhar. Sera que se eu posta este poster posso ser acionado juridicamente ja que em minha cidade o catolicismo e muito forte?
Ah, bom.

Só não me chame pelo nome completo, é estranho. Pode me chamar só de Luan. ;)
Anônimo disse…
Depois os católicos dizem que são os ateus que perseguem os cristãos.
Unknown disse…
JOSÉ REIS

Não sou advogado, mas, é provável que sim. Depende da intenção. Se a intenção é só tirar o sarro acho que pode ser algo perigoso.
Unknown disse…
Luan.

Ok.

É que eu copio e colo os nomes.
Como sempre, a Igreja Católica querendo esconder a verdade.
No problem. ;)
Revolução Já! disse…
Lei da blasfêmia: se você mostrar a farsa vai em cana.
Anônimo disse…
Se o poster representa uma imaginação, uma ficção, será rejeitado por ser mentira.
JOSÉ REIS disse…
Gracias Anônimo pela sua resposta, mais me esclareça melhor; entao todos aqueles posters creticando o papa, jesus edir macedo etc que e postado pela ATEIA no facebook são representação e imaginação e ficção logo seria rejeitado como mentira?
Michelle disse…
É típico de alguns religiosos que postam aqui. Eles são tão obcecados com homossexualidade que postam comentários sobre "movimento gayzista", "lobby gayzista", "ditadura gayzista", "mordaça gay" e qualquer sandice sobre homossexualidade que passa pelas cabecinhas delirantes deles em posts onde o assunto tratado não tem nada a ver com homossexualidade.

Acho que essa nem Freud explica.
Michelle disse…
Carente do poder de Deus,

Pede um pouquinho de poder emprestado para Thor ou Zeus. Quem sabe...não custa nada tentar, lol
Anônimo disse…
Qualquer pessoa com alguma capacidade de entendimento pode ver que o método gayzista de intimidação e tentativa de censura foi mencionado aqui como comparação, e, neste sentido, tem bastante relação com a postagem inicial.

Mas os ateus, gays e lésbicas incomodados, em quem a carapuça encaixou direitinho, podem continuar se fazendo de des-entendidos e ir novamente se deliciar com as dezenas de posts sobre a causa gay presentes neste e em outros sites ateístas.
Michelle disse…
Anônimo (28 de maio de 2012 19:10)

E qualquer pessoa com capacidade de entendimento percebe a obsessão que alguns religiosos que aqui postam tem com a homossexualidade. A prova disso
é Izaque Bastos e Paulo de Tarzo, Marcílio e vc, caro Anônimo (caso vc seja religioso) que tocam no assunto de homossexualidade em posts onde o tema tratado é outro completamente diferente.

Deixa eu te explicar pra ver se vc entende: o tema de qualquer post pode ser a laicidade do estado; a refutação de "milagres"; algum artigo falando sobre direito das mulheres; sobre Edir Macedo ter passaporte diplomático; sobre a fazenda de R$30 milhões do Valdemiro;etc; vem sempre um religioso falar de homossexualidade.

Será que é mto trabalho para suas cabecinhas se aterem ao tema tratado no post? Isso cansa o cérebro de vcs? Não é possível! Isso chega a ser patológico. Eu hein!

Sério, nem Freud seria capaz de explicar essa obsessão doentia que alguns religiosos têm em relação à homossexualidade.
Anônimo disse…
E em qualquer post sobre religião, Estado laico, etc, logo vem ateu/gay/lésbica falar da "homofobia" dos religiosos, dos "direitos LGBT" a que os malvados religiosos se opõem, blablablá.

Haja obsessão com a causa.

Peça ao Freud pra explicar o seu problema e o de seus colegas, querida. Depois fale da "obsessão" dos outros.
Anônimo disse…
Sim, as críticas são como acusações sem prova, acusar alguém de cometer um crime sem ter prova é calúnia.
_O pior cego é aquele que não quer ver!
_Jesus, não é um fantasma, não é uma lenda! Você que é uma pessoa incapaz de admitir sua ignorância espiritual!
_A única balela que tem por aqui, é a que você escreveu e, a cambada..., você precisa descobrir de qual delas,faz parte! Não generalize nada nem ninguém! Não julgue os outros por si; aliás, não nos é permitido julgar ninguém! Quem tem que estudar aqui, é você! Leia o livro de Timóteo e procure descobrir quem você é, porque: está perdido e grandemente, confuso!
Anônimo disse…
Tipo porque perder tempo o "anônimo da ditadura"?
O que ele quer é atenção (ou nossa raiva), então sigam o conselho:
Don't feed the trolls (tudo bem, podem alimentá-lo de vez em quando pra manter um pouco de diversão no ressinto).
Anônimo disse…
O QUE ACHO FANTÁSTICO NO SER HUMANO, É A CAPACIDADE DE INVENTAR ESTÓRIAS QUE DURAM...DURAM...(RAYOVAC), E PESSOAS ACREDITANDO...ACREDITANDO... EM PLENO SÉCULO XXI.
Anônimo disse…
Ele não pode fazer isto!
Vai se sentir desprotegido.
Vai perder o sentido da vida.
Não quer criar indisposição com o padre.
Não quer ser o centro de uma polêmica.
Acha uma medida desnecessária.
Michelle disse…
Anônimo (28 de maio de 2012 21:08)

Nós somos "obcecados" com os direitos LGBT pq eles merecem esses direitos depois de séculos sendo tratados como doentes, pervertidos, criminosos, etc. Pq homossexuais tb são cidadãos brasileiros e acima de td seres humanos que merecem ter os mesmos direitos humanos e civis que td mundo.

Infelizmente, homofobia é uma realidade e nao só por parte de alguns religiosos. Vc nunca esteve na nossa pele pra saber como é ser discriminado e até sofrer agressões físicas por causa de nossa orientação sexual; e o que é pior: não ter lei que nos proteja contra discriminação e crimes motivados por ódio e preconceito.

Vcs é que são obcecados com a orientação sexual alheia. Pq vcs não vão cuidar das suas vidas e nos deixa em paz para vivermos as nossas? Se vc não gosta de homossexuais, simples: não namore com uma pessoa do mesmo gênero sexual que o seu.
Chefe do Hospício, aprovado pelo CFP disse…
Agora tudo faz sentido, Michelle, e posso te dar alta.

Sua obsessão gayzista é saudável e justa, em prol de "direitos", contra a "homofobia", contra os "homofóbicos"... E todo esse tradicional discurso de parada gay que você repete muito bem.

E a opinião de quem discorda de vocês é obsessão anormal e doentia. É coisa de homofóbicos loucos, fanáticos, perigosos e malvados, que não reconhecem o direito (justíssimo e inofensivo) que os militantes gays reivindicam de calar-lhes a boca e botá-los na cadeia.
Anônimo disse…
É muito difícil as crianças discordarem de seus pais.
Michelle disse…
Chefe do Hospício (que tá mais pra paciente, lol)

Eu sou a favor de direitos iguais para todos, sem distinção. Homossexuais não tem que ter menos direitos que toda a sociedade brasileira por pertencerem à minoria ou pq alguns boçais desocupados não gostam de gays e acham que nós somos a "ralé imoral" da sociedade.

Eu já disse 1.000 vezes aqui: vc não é obrigado a concordar com homossexualidade, vc não é obrigado a gostar de gays (nem Jesus agradou td mundo e só vc não gosta de gays é só não namorar com um, simples, lol).

Mas querer que tenhamos menos direitos que vc e os demais cidadãos brasileiros é uma atitude mto babaca.

Eu tenho os mesmos deveres que vc: voto a cada 2 anos; pago impostos; contribuo com a sociedade; obedeço a lei; etc; pq deveria ter menos direitos que vc? Pq vc é hétero e pertence à maioria e pq eu sou bi e pertenço à minoria?

Se assim for, então vai vc ser contra os direitos de outras minorias tb, né...filhinho.

>> "E todo esse tradicional discurso de parada gay que você repete muito bem."

E eu posso dizer o mesmo do seu discurso digno de religioso fanático ignorante + téorico da conspiração que vc repete mto bem: uso do termo "gayzista", por exemplo. Papagaio do Bolsonaro e Cia de Mente Limitada.
Michelle disse…
Eu vi uma mensagem interessante e que vou colocar aqui para os religiosos que aqui postam e que são contra direitos iguais para todos sem distinção entenderem de uma vez por todas:

Vc não está sendo "oprimido" quando um grupo adquire direitos que vc sempre teve
Anônimo disse…
A cada dia a igreja se complica mais...
Anônimo disse…
"Vc não está sendo "oprimido" quando um grupo adquire direitos que vc sempre teve"

Raulzito dizia..."querer o meu não é roubar o seu..."

Charles
leonardo tome disse…
hahahahaahaha bem lembrado!!
tem tbm aquele que o Bart vira pastor do rocknroll!!! que ele consegue "com o poder de deus" tirar um balde entalado na cabeça do homer. Na verdade era só o calor das luzes do "show" crente que fizeram a cola derreter um pouco e liberar o balde.
Joao Marinho disse…
Depois, sempre que se aprovam leis que derrubam tabus e promovem direito de minorias, as religiões, especialmente a Igreja Católica, vêm falar de "inversão de valores". Querem saber quem inverte valores? A religião. Quer maior inversão que essa, em que permitir que as pessoas bebam água contaminada e morram, tudo bem, enquanto que quem alerta sobre isso em respeito ao próximo pode ser preso por "blasfêmia"?
Anônimo disse…
Exílio pro edamaraku já!!!
Dilson disse…
Se os Povo deixasse de seguir essas lideranças que coloca como pilar essas dissoluções e passasse a Ler mais as escrituras, ambos correriam dos neo-pentecostais, quanto dos católicos! Ambos enraizados em doutrinas. Veriam que estão totalmente Equivocados como o Messias fez.
Ivad disse…
Crentes, beber agua de esgoto, censurar, isso não tem preço!
Unknown disse…
Não creiam que a inquisição ficou no passado. Ela fica gravitando, doidinha pra cair.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih