Igreja pede prisão de cético que desvendou ‘milagre’ em crucifixo

Edamaruku localizou a
fonte da "água benta"
Autoridades da Igreja Católica em Mumbai estão pedindo a prisão de Sanal Edamaruku, presidente da Associação Racionalista da Índia, sob a acusação de ele ter desrespeitado um milagre.

A convite da TV-9, Edamaruku examinou um crucifixo que goteja um líquido pelos pés e disse que se trata de água de um reservatório que vaza de dutos próximos da imagem. Reportagem da emissora mostrou um rastro de umidade na direção do crucifixo (vídeo abaixo).

O local estava atraindo cristãos de toda a Índia em busca de um pouco daquela “água benta”. A notícia do milagre tinha se espalhado rapidamente.

A Igreja não aceitou a explicação de Edamaruku e pediu que ele se retratasse. Diante da recusa, autoridades eclesiais e representantes de entidades católicas abriram na terça-feira (10) um processo contra o cético, acusando-o de blasfêmia, que é um crime previsto no código penal da Índia.

O cético informou já ter recebido intimação da polícia para prestar depoimento. “Posso ser preso a qualquer momento”, disse. Ele contratou um advogado para defendê-lo.

Edamaruku, que se autointitula caçador de gurus, costuma afirmar já ter desmascarado mais de 300 charlatões.

Trecho da reportagem da TV


Íntegra do vídeo.

Com informação do Boing Boing e do site de Edamaruku, entre outras fontes.



Caça-gurus da Índia afirma já ter desmascarado mais 300 charlatões.
setembro de 2011

Devotos bebem água de túmulo de menina por acreditar ser milagrosa.
novembro de 2011

Ceticismo e crendice.    Sanal Edamaruku.

Comentários

  1. Lamentável! Ele corre o risco de ser preso por dizer a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso porque a Verdade Liberta kkkkkkk
      imagina se não fosse assim

      e ainda achamos que Inquisição é coisa do passado!

      Excluir
    2. Como é que você sabe que o ateista indiano está falando a verdade?

      Excluir
    3. Pq ele viu um rastro de umidade vindo de dutos proximo ao local. Isso pra mim "cético" é bem mais plausível do q um milagre sem explicação. Ahhhh So deixando claro. Sou engenheiro e vejo muito isso acontecendo em obras. Pra min nao é nenhuma novidade.

      Excluir
    4. Ter fé nao basta. É preciso milagres. Até hoje nao vi milagres tipo cura da Aids ou um braço amputado nascer novamente.

      Excluir
    5. >>"Como é que você sabe que o ateista indiano está falando a verdade?"

      -Claro! Como eu nunca pensei isso antes? É totalmente plausível que estátua consiga produzir água a partir do nada, contrariando a ilógica lei de Lavoisier.

      Você faz jus ao seu nickname, senhor cético.

      /Ironia Off.

      Excluir
    6. E desde quando essa obra pertence a Igreja Católica, e desde quando é um Crucifixo? Acho bem interessante ele ter mostrado que é apenas um vazamento e tal'z, mas essa imagem me parece Hindu ou Taoista e não Católica.

      Excluir
    7. Mas aquela não era uma imagem de cristo na cruz... Eu acho que é. Em todo caso, não muda o fato de que não tem milagre nenhum aí.

      Excluir
    8. Esta igreja romana sempre usando de artimanhas e enganado os adoradores de gesso.

      Excluir
    9. Braco amputado crescer desconheco, mas pesquise sobre o caso do côxo de Calanda, que teve sua PERNA AMPUTADA restituída de forma milagrosa e é considerado o milagre mais bem documentado do mundo!

      Resta dizer que a Santa Igreja jamais declara um milagre sem antes ter passado pelo crivo dos especialistas - diferentemente das seitas fedorentas protestantes que nos atacam como "adoradores de gesso" e sao os verdadeiros idólatras gananciosos!

      Mostrar que há umidade em certo local próximo ao crucifixo nao prova que a água venha dele.

      Excluir
    10. Eu pesquisei, e o que vi foram afirmações sem nenhum respaldo.

      Excluir
  2. Só me faltava essa! Um cara correndo risco de ser preso só por dizer a verdade! Será 2012 o fim do mundo mesmo?!

    Então, crentoides, isso não é um exemplo ditadura e censura?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não... isso não é censura, é amor a deus!
      Esse negócio de ceticismo é coisa dos esquerdopatas ateogayzistas fazem pra combater o direito de adorar a deus...

      /sarcasmo off

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Nenhum Ateu quer tirar direito de um crente crer em deus assim como não queremos tirar o direito das crianças acreditarem em papai noel, coelhinho da Páscoa, bixo papão e etc. O que nos queremos é nosso direito de não acreditar e de se podermos comprovar algo com sabedoria não corrermos o risco de ser presos ou ateados a "fogueiras".

      Excluir
    4. KARA ...NA BOA SEJA NA INDIA, TURQUIA, AFRICA, AFEGANISTÃO, A MASSA ENCEFALICA É A MESMA DE TODO SER HUMANO, NÃO É POSSIVEL QUE EM PLENO SEC XXI TEM PESSOAS TÃO TAPADAS QUE ABORTAM A POSSIVEL DUVIDA DE ALGO SIMPLESMENTE POR FÉ =(é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão)TENHAM AMOR A SUA INTELIGENCIA E USEM SUA CAPACIDADE DE RACIOCINIO INDEPENDENTE PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA.

      Excluir
    5. Não entendi seu ponto, anônimo, seja mais claro, por favor.

      De qualquer maneira, fé não é uma virtude, é ingenuidade, e a última coisa que precisamos são de mais pessoas ingênuas para serem enganadas.

      Excluir
  3. A igreja católica adora essas coisas bizarras. Milagre seria jesus curar um hospital inteiro de crianças com câncer e não ficar escorrendo água pelos pés e nem ficar acendendo foguinhos em tocha. Se é deus que faz esses milagres ele é um brincalhão que me desculpe as pessoas de fé. Mais esses milagres são anti racionais se levando em conta um deus todo poderoso, então estas supostas manifestações são pifías.

    ResponderExcluir
  4. Que patético! Só falta o cara ser preso por ter dito a verdade! Se derem corda pro cristianismo no Brasil, logo logo coisas assim não serão tão incomuns por aqui. É o que eu já disse, eles só não instalaram uma teocracia porque não tiveram oportunidade, queria ver (força de expressão, é lógico que que eu não queria ver, pois já sei o que aconteceria) se esse amor ao próximo e docilidade cristã iria persistir se eles instaurassem uma Teocracia... queria ver se eles aceitariam opiniões contrárias e discutiriam as mesmas com tranqüilidade. Com certeza, se declarar ateu já seria um crime, já que as leis estariam de acordo com os seus dogmas. Mulheres, homossexuais, negros, índios, todos seriam discriminados ou escravisados, hereges morreriam na fogueira, e etc.,etc.,etc., tudo aquilo que vocês já sabem... "Cruzes! Deus me livre!" Um Brasil assim seria um pesadelo terrível... Ass: Winston Smith

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo.

      Excluir
    2. Isto pode ser qualquer coisa , menos Cristianismo. O Cristão não adora imagens e tão pouco espera alguma coisa delas.

      Excluir
    3. Claro, a velha falácia do escocês. Típico.

      Excluir
    4. Troque as imagens por um amigo imaginário, "Filho", e dá na mesma. As consequências seriam idênticas. A única diferença é que a imagem está na sua cabeça, ao invés de exteriorizada.

      Excluir
    5. Então vc pentecostal esta certo e os católicos errados... ok!

      Excluir
    6. O Cristão-Fernando como sempre, tirando o corpo fora e negando a responsabilidade.

      Se existisse o lugar chamado "inferno", ele estaria lotado ate o limite de pessoas como o Cristao Fernando.

      Excluir
  5. "PastorMalafaia Preciso
    mtoooo da sua ajuda.
    Vamos bombardear a
    Avon de emails, dizendo p/
    não cederem à pressão,
    senão nós é q não
    compraremos mais dela.
    "

    Eu tirei isto do twitter do silas malafaia ele ameaçando a empresa avon de fazer um motim contra ela boicotando a mesma caso a venda de seus livro sejam canceladas. Isto foi porque ele esta dizendo que "ativistas gays" estão pressionando a empresa de cosméticos Avon de não mais vender seus livros. Que eu particularmente acredito deve ser algum com conteúdo totalmente homofobico, e não todos os livros dele em geral. Esses pastores estão descendo o nível demais convocando seus seguidores a boicotar uma empresa que paga milhões de impostos e gera milhares de empregos e que é fonte de renda para muitas famílias. Se continuar assim aonde vamos parar.

    Desculpe ocupar o espaço aqui com este assunto que não tem nada a ver com a matéria mais quis expressar minha indignação com esta atitude deste homem que precisa ter um pouco mais de consciência e bom senso.

    ResponderExcluir
  6. Deus escorre água pelos pés OH Glórias aleluia. Mudou minha vida acabou com a fome no mundo encheu minha carteira de dinheiro que milagre divino agora as pessoas nem morrem mais o pé de jesus escorre água OH GLÓRIAS deus maravilhoso. Acantalabaxuria turima canta oh glórias a deus. Huakakaka e depois dizem que deus é grande vai entender.

    ResponderExcluir
  7. Edamaruku já vi varios videos deles, mas no quesito humor ele é nota 10 o cara não aguenta quando os "gurus" fazem os ritos nele.

    É que nem aquela imagem que chora mel, em SP onde foi parar esse assunto acharam a verdade e abafaram os vigarista?

    ResponderExcluir
  8. Inacreditável!
    Preso não simplesmente por dizer a verdade, mas por simplesmente desmascarar uma crença absurdamente ridícula.

    Bem, foi dito pelo Carpinteiro Mágico que entrarão no reino do céu aqueles forem como as crianças.

    Depois de uma cena dessa o que se entende é que deve-se ter a mentalidade de uma criança, ou seja, ser um retardado!

    ResponderExcluir
  9. O bom e velho mimimi religioso: Esse mimimi custou vidas durante a História Humana.

    Funciona assim: deus vai existir e se você disser que não, eu te mato!

    ResponderExcluir
  10. Moro príximo a ferraz de Vasconcelos - Sp aonde apareceu uma suposta imagem da tal Maria em um vidro.
    Temos uma nova Santa Maria do vidrex é hilário, pois ouvi dizer que o papa irá transfomála no segundo snto brasileiro.

    ResponderExcluir
  11. Quando a gente acha que ja viu de tudo... a crentelhada ainda consegue nos surpreender com verdadeiras abominações como essa....

    ResponderExcluir
  12. A Esperança é a via da cura e de todos os outros milagres.
    Edamaruku contribui para um mundo com menos ilusões, mas ele é responsável também por roubar as esperanças de muitos.
    Destruindo o moral de multidões, ele não contribui para que o desespero e a dor sejam superadas pelas pessoas. Com Céticos como ele à solta, não há como vencer o Demônio que cada um de nós carrega dentro de si.

    Sim, ele deve ser contido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro um espelho mal feito, cura câncer, uma estatua que conduz aguá do esgoto cura aids, um morto consegue fazer a pessoa ficar rica...


      Quem tem que ser contido são os charlatões RELIGIOSOS.

      Excluir
    2. Imagine um dia, no futuro, você sentindo uma dor insuportável. Suponha que a Medicina nada pode fazer, a não ser trata-lo como mais um peça do motor que alimenta as indústrias do exame e dos remédios. Você não tem a quem recorrer. Seu desespero aumenta a cada segundo.

      Eu pergunto: isto é justo? É justo que as pessoas não tenham esperança? É justo que, na ausência de alternativas reais, sejam-lhes podadas as alternativas espirituais?

      Excluir
    3. Falsa esperança tambem mata.

      Excluir
    4. Esse anonimo exemplifica aquele velho ditado: O pior cego é o que não quer ver.
      Sob a justificativa da esperança, acha válido todo tipo de ilusão, charlatanismo, exploração de fé etc.
      Lamentável.

      Excluir
    5. Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento. "Caibalion"

      Excluir
    6. Imagina So o atraso de viver numa sociedade regada a falsas esperanças? É se formos esperar apenas cura religiosa nunca iremos ter avanços na medicina. Realmente o melhor a vc é so rezar. BOA IDÉIA ANÔNIMO. E para deixar claro Ja tive varias dificuldades em minha vida seja de saúde ou financeiro mas os enfrentei de cabeça erguida e de forma RACIONAL. "NÃO ADIANTA OLHAR P CEU COM MUITA FÉ E POUCA LUTA" Gabriel O Pensador

      Excluir
  13. Isso é tão patético que quase chega a ser engraçado, se não fosse triste e assusstador saber que ainda existe espaço para esse tipo de fanatismo no mundo atual.
    Quando dizer a verdade é motivo de prisão, nós vemos que tem algo muito errado...
    Qualquer semelhança com a inquisição não é mera coincidência.

    ResponderExcluir
  14. Para mim, isso so comprova que eles preferem a doce ilusao da mentira e engano, do que a dura realidade da verdade de como sao as coisas de fato.

    Religiao envenena a mente das pessoas, distorce o sentido de moral e etica, deturpa a realidade, instila odio nas pessoas, obscurece a vida como ela é, induz ao sofrimento e dor, e elimina as esperancas da felicidade.

    "Conheceis a verdade e ela te libertara" ---> A frase mais repetida pelos religiosos, e é a menos praticada por eles.

    ResponderExcluir
  15. Elas queriam continuar cegas. Elas passam a vida assim mesmo. Uma pena.

    ResponderExcluir
  16. Não adoramos imagens e nem por um momento pomos a nossa fé nelas. Isto é mais um absurdo que as muitas falsas religiões que se opõe ao único e verdadeiro Deus pregam. Como o é o ateísmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês fazem pior, adoram e baseiam sua vida em um livro velho escrito por semi-analfabetos como se fosse o cumulo da verdade universal. TODA a sua religião gira em torno desse fóssil.
      Vocês são BIBLIÓLATRAS, não podem falar mal de católicos, são farinha do mesmo saco. Acorde.

      Excluir
    2. Detalhe adicional: livro compilado e transcrito segundo os interesses da igreja romana.

      Excluir
    3. AnônimoApr 15, 2012 04:08 PM. Como é então que a Igreja de Roma se distancia tanto do que é ensinado na Bíblia. Falsas religiões e ateus aff.

      Excluir
    4. E pq vc diz que a igreja romana se distancia do que é ensinado na bíblia? Cada um a interpreta como pode. A bíblia é uma colcha de retalhos de textos de vários autores, que mistura fatos históricos com parábolas, poemas, linguajar complexo, cheio de passagens abstratas que podem ser interpretadas de várias maneiras diferentes, daí termos tantas dissedencias dentro do cristianismo.
      Nem vcs cristãos se entendem e concordam entre si. Que valor enorme dão a um livro tão cheio de falhas lógicas, inconsistencias, bizarrices!
      Isso é pura idolatria. E que arrogancia em dizer que vc soube interpreta-la mais certo do que seus "irmãos"!
      Crentes....

      Excluir
    5. Esses crentes sempre se achando melhor do que os outros... puta que pariu!

      Excluir
  17. Voce esta engando e como eles há interpreta ao seu bel prazer.

    Não fazer imagens é ordem.
    Crer em Jesus como único Deus é condição para salvação. Muitos se acham bom aos seus próprios olhos, e passam a vida sem conhecer a Deus. Depois acham que irão bater na porta do céu e Deus vai lhe receber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que o cara pode fazer o bem a vida toda mas se não acreditar em deus quando morrer vai dar com a cara nas portas do céu?
      Esse deus mesquinho, ególatra e impiedoso eu faço questão de não seguir, até pq tenho certeza que só existe na cabeça dos crentes.

      Excluir
    2. AnônimoApr 15, 2012 05:05 PM: você deixa de usar tecidos mistos (poliester com algodão, por exemplo)? Se sim, você não está seguindo a Bíblia. Por que estátuas não pode e tecidos mistos pode? Por que não apredejam quem não guarda os sábados?
      E pra fechar, por que vocês escolhem o que querem seguir do AT, sendo que Jesus disse que veio confirmar as escrituras?

      Excluir
  18. Boa ocasião para testar uma pampers ¬¬

    ResponderExcluir
  19. Eu li direito? O cara desmascara uma charlatanisse e ele quem corre o risco de ser preso por ter feito isso?

    Parem o mundo, que eu quero descer!

    ResponderExcluir
  20. Aqui na ufmg também apareceu uma imagem de nossa senhora no vidro da janela... Foi durante as férias da faxineira...

    ResponderExcluir
  21. O erro de alguns membros eclesiásticos não representa o pensamento da Igreja. Isto pode ser comprovado ao longo dos séculos de milagres estudados e sem respostas científicas satisfatórias.
    O fato de algum sujeito processar o cara que investigou o fenômeno não invalida o Cristianismo/Catolicismo! Será que os ateus estão tão idiotas que não percebem o "non sequitur" desta "conclusão"?

    Alguém aí em cima também falou: "se derem corda para o Cristianismo o Brasil será assim [...]" Não se engane, caro tolinho, aqui estão fazendo o máximo para não darem corda ao Cristianismo. Já fizeram isto antes e então surgiu o povo civilizado da Terra de Santa Cruz. Infelizmente alguns imbecis feito você afastaram as nossas raízes e, com ela, a nossa cultura também. Vai reclamar da racionalidade do povo brasileiro, sendo que você participa da falta de cultura do mesmo, vai...

    ResponderExcluir
  22. Esse cara ia faturar alto no Brasil se cobrase uns 10 reais por pastor pentecostal milagreiro desmascarado.

    ResponderExcluir
  23. Em um país onde blasfêmia é crime previsto no código penal, não consigo entender essa de querer, pro bem da verdade, desafiar as "autoridades". Não me entendam mal, mas o país onde o cidadão mora é retrógrado ao extremo, aí ele que se diz racional, vai desafiar a lei local?! Ele vai preso mesmo, no mínimo pra servir de exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem é que vai mudar essas leis absurdas e fazer o país dele se desenvolver culturalmente, se ele, ou qualquer outro que veja as coisas erradas, ficar quieto?
      Seu pensamento é o maior exemplo do clássico comodismo brasileiro. Quando algo está errado, não se deve ficar quieto e deixar como está para não se incomodar. Deve-se lutar para mudar.
      Ou, se você tivesse a oportunidade de viajar no tempo, teria dito às mulheres do início do século passado para ficarem quietas na delas sem exigir seus direitos, ou sairiam machucadas? Teria dito aos estudantes que lutaram contra a ditadura para ficarem quietos para não serem presos e torturados?
      Mudar o que está errado sempre é difícil, e sempre gera danos a quem lutou. Mas precisa ser feito.
      O sujeito está mais do que certo em ir contra esse sistema irracional.

      Excluir
    2. Posso não ser exemplo revolucionário, mas comodo?! Qualé, vc não me conhece. Se for pra julgar pela "aparência" e partir pra ofensa, posso te chamar de ignorante em interpretação de texto. Nunca disse que as pessoas não devem lutar pelo que é de direito. Só acho que deve-se PESAR e PENSAR muito bem no que vale e o que não vale a pena. O que tentei dizer, e acho que ficou claro, é que contrariar a lei por conta de um "cristo mijão", correndo risco de ir pra cadeia, não é sinônimo de inteligência.

      Excluir
    3. Não, você deixou bem claro que não concorda com a posição dele de desafiar a lei local, mesmo ela sendo absurda. Se você se expressou mal, aí são outros quinhentos, mas foi o que disse em seu post anterior.
      E, se não concorda com a atitude que ele tomou, é porque pensa que ele deveria ter ficado quieto, não é verdade?

      Excluir
    4. Não me expressei mal, vc que está tentando aumentar o assunto, pois não me compreendeu. Vc seria idiota de ir para cadeia por conta disso? Eu não!!!

      Excluir
    5. A fé vai cair quando a parede cair.
      Deixem por enquanto eles felizes que isso é um milagre, alguns (e muitos) acreditam. Então pra que comprar uma briga contra as leis do seu país?

      Desnecessário só o que acho.

      Ah sou Católico, porém raciocínio antes de querer protestar ou meter o bedelho onde pode dar problemas.

      Excluir
    6. Alan, e qual sua sugestão então para alguém que mora lá resolver o problema?
      Porque não importa a forma como ele diga, se ele disser que a farsa é farsa, vai preso. Qual a solução então para não ser preso além de ficar quieto?
      Acho que você não entendeu essa parte. Não tem como ele se manifestar sem ser enquadrado no crime de blasfêmia. Portanto, se você acha que não vale a pena arriscar ser preso, a única solução é ficar quieto. Correto?

      Excluir
    7. Vc não respondeu minha pergunta, óbvio o porquê. Mas respondo a sua. Vc tem 4 opções (eu acho):
      1. Procure, através da meios legais, mudar o tal código penal;
      2. Dps vem a esfera política, a mais complicada. Tente instituir o estado laico;
      3. Se uma das opções acima se concretizarem, parabéns, valerá a pena ser preso por uma delas ou até mesmo morrer por um "bem maior";
      4. Caso ambas sejam inalcançáveis conforme-se ou mude de país - Não é comodismo/conformismo meu caro, é instinto de sobrevivência.
      Voltando para meu pensamento inicial, não vale a pena ser preso (quiça morto) por uma verdade tão pessoal e ao mesmo tempo que não te pertence?! Só pra lembrar, estamos falando da Índia, que tem mais de 1bi de habitantes dos quais 70% (creio) creem (mesmo que no sentido figurado) no semideus Ganesh.

      Excluir
    8. E depois eu é que sou idiota.
      Só para começar, um cético jamais seria ouvido no governo de um país como a Índia. Tentar mudar a lei usando o próprio sistema só faria ele ser odiado pelos outros políticos que dariam um fim nele. E mais uma vez, você iria falar de instinto de sobrevivência para a mulheres do início do século passado e para os estudantes que lutaram contra a ditadura? Diria para eles mudarem de país e deixar o seu próprio um lixo?
      Se isso não é conformismo ou dar mais valor à própria pele do que aos seus ideais, eu não sei o que é.

      Excluir
    9. Nossa, que feio, apelou outra vez. Mas falando em idiotas e idiotices, vc está comparando um cristo mijão com importantíssimas revoluções sociais?! Nem se dê o trabalho de responder.

      Excluir
    10. Sério, eu achei primeiro que você só estava equivocado, mas agora assinou atestado de burrice de vez...
      A questão não é o cristo mijão, é blasfêmia ser um crime. Como diabos isso pode não ser algo de extrema importância a se combater?
      Essa lei obriga todos a aceitarem as insanidades religiosas calados. Isso é o oposto de liberdade de expressão. E se você não acha que liberdade de expressão seja algo vital, você tem sérios problemas.

      E, nesse caso específico, se ele ficar quieto para não ser preso, como diabos ele vai ajudar a mentalidade e as leis do país dele a mudarem?
      Sério, não é difícil de entender, a menos que você seja extremamente comodista.

      Excluir
    11. Então a briga foi boa. Ficamos assim, eu gozando de minha liberdade e lutando pelo que realmente importa, vc e seu amigo indiano com sua idiotice atras das grades. Quem é burro mesmo?! kkkkkkkk

      Excluir
    12. Bom, se liberdade de expressão não é importante para você...
      Acho que não resta muitas esperanças. É um caso perdido de comodista.

      Excluir
  24. A igreja católica adora essas coisas bizarras. Milagre seria jesus curar um hospital inteiro de crianças com câncer e não ficar escorrendo água pelos pés e nem ficar acendendo foguinhos em tocha. Se é deus que faz esses milagres ele é um brincalhão que me desculpe as pessoas de fé. Mais esses milagres são anti racionais se levando em conta um deus todo poderoso, então estas supostas manifestações são pifías.

    Disse tudo ^^

    ResponderExcluir
  25. As curas existem a quem perguntou sobre curar. E como eu falei acima:

    "O erro de alguns membros eclesiásticos não representa o pensamento da Igreja. Isto pode ser comprovado ao longo dos séculos de milagres estudados e sem respostas científicas satisfatórias.
    O fato de algum sujeito processar o cara que investigou o fenômeno não invalida o Cristianismo/Catolicismo! Será que os ateus estão tão idiotas que não percebem o 'non sequitur' desta 'conclusão'?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só... Os milagres que acontecerm ao longo dos séculos dependem quase que exclusivamente de relatos, já que não existe necas de documentos ou evidências. Como diria uma música do Cream: "Miracles everywhere, where are they now? They are gone"

      Agora, se falarmos de milagres atuais e documentados, pode ter certeza que um cético vai poder te dar uma resposta ao menos. Porque falar de Sudário, Lanciano, aí não dá.

      Excluir
    2. E relatos por acaso não são documentos? Como você estuda qualquer fato histórico?

      Você foi mais ou menos prudente ao dizer que dependem "quase exclusivamente". Vejamos o motivo. Se vc dissesse que dependem exclusivamente, então deveríamos descartar relatos de quaisquer outros fatos, o que é auto-evidente. Se você diz que quase todos, então significa que assume que existe uma parcela da qual temos conhecimento por outros meios e que, portanto, não temos explicações cientificamente plausíveis ao ocorrido desta natureza.

      O fato de um cético responder, não implica de forma alguma, que o milagre não tenha acontecido. Esta é a visão de Hume, que teria dado parecer "desconfiado" ao milagre do coxo de Calanda.

      Deixando estas coisas de lado, vamos ao citado Santo Sudário. A Igreja não se posicionou de forma dogmática contra ou a favor do Sudário, justamente pq não temos conhecimento completo acerca dos acontecimentos! Como pautamo-nos na Tradição Apostólica TAMBÉM, então temos de recorrer as fontes. Com algum tempo de investigação, notamos que os primeiros cristãos não relatam a existência do Santo Sudário (e.g. Santo Inácio de Antioquia, Origenes, São Justino etc). Nem por isso eles deixam de ser cristãos.

      Excluir
  26. Cortina de ignorância é o pior legado para uma socidade. Repreender o cara porque ele falou a verdade é um total disparate. As histórias da humanidade estão cheias de exemplos. Na era medieval, por exemplo, durante a peste negra, quando as pessoas perceberam que a Igreja estava totalmente impotente sobre o que estava ocorrendo, a mesma entrou em total colapso. O conhecimento ainda é o melhor dos remédios.

    ResponderExcluir
  27. Cortina de fumaça. É disso o que a igreja católica está lançando mão. Como não tem como contraargumentar a verdade escancarada por Edamaruku, vem com essa idiotice de "blasfêmia" para desviar o foco do que realmente importa: que mais uma enganação foi escancarada.

    ResponderExcluir
  28. Antes de comentar o artigo, é preciso ter conhecimento que para a Igreja Católica "assina" como autêntico o Milagre passa pelo rigorossissimo crivo da ciência e da parapsicologia, levando anos e anos.Quanto o artigo em questão qualquer simples leigo pode comprovar essa infiltração, como então autoridades da Igreja se manifestou contra o caçador de gurus? Que autoridades? Nomes? Funções eclesiásticas? Documentos redigidos por eles? Cadê? Quanto ao caçador de gurus, será que ele já conseguiu dar alguma explicação natural aos Milagres ocorridos na Igreja Católicas: algum dos Milagres de Lourdes, o coxo de Calanda, algum dos mais de 200.000 corpos de Santos incorruptiveis ao tempo,ou pelo menos um mencionado no livro "A ciência confirma a fé" do renomado Oscar Gonzales Guevedo, etc., na Índia é fácil, já que é o berço do charlatanismo. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo, único realizador de Milagres.

    ResponderExcluir

Postar um comentário