Pular para o conteúdo principal

Voto no STF pró-Estado laico sumiu do noticiário, afirma Dines


jornalista Alberto Dines
Dines disse que
Globo preferiu
 dar destaque a
ministro minoritário

O voto baseado na laicidade do Estado proferido pelo ministro Marco Mello, na sessão do STF (Supremo Tribunal Federal) que aprovou a descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, sumiu do noticiário da grande imprensa. A constatação é do jornalista Alberto Dines (foto), que é o pioneiro no Brasil na critica à imprensa.

“No farto noticiário do dia seguinte [à sessão], o voto do ministro Marco Aurélio Mello, marcadamente laicista e secular, praticamente desapareceu, apesar de ter sido o único de ter concentrado a argumentação em defesa do laicismo brasileiro”, disse o jornalista em seu programa Observatório da Imprensa, na TV Brasil.


Ele afirmou que, curiosamente, o Jornal Nacional e o Jornal das Dez, da Globo News, encerraram a sua edição de 12 de abril, um dia após a sessão do STF, valorizando a argumentação de Cezar Peluso, embora o voto desse  ministro fosse minoritário, além de ele estar então de saída da presidência daquela Corte.

Peluso é um católico praticante cuja abordagem sobre Estado laico diverge totalmente da de Mello. O agora já ex-presidente do STF, em uma entrevista que deu dias após o julgamento da questão dos anencéfalos, defendeu a presença de crucifixo em espaço público porque, para ele, esse símbolo não é religioso, mas cultural.

Dines afirmou que “o Estado de Direito é imperiosamente laico, e a imprensa, se pretende apresentar-se como democrática, deve ser o sustentáculo desse laicismo”.

Com informação da TV Brasil.


Estado laico no Brasil só existe no papel, afirma professora

Escolas ignoram o Estado laico e adotam nomes religiosos




Estado laico brasileiro foi criado em 1890, mas ele ainda é frágil

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Igor disse…
Assim como não deu destaque ao Celso de Mello quando falou da importância da retirada dos crucifixos...
Major.Ed disse…
Temos que fazer valer nosso opinião sempre e lutar com unhas e dentes contra essa gente que está doida pra ver um Brasil Teocratico.
Capitão Caverna disse…
Carumba Carapitumba Uga Uga Munga Munga
Izaque Bastos disse…
o estado é laico, mas o povo é religioso, querer privar o povo da sua religiosidade so faz lembrar os paises comunistas, e alguns ateus famosos que inspiraram ele, como Karl Marx que dizia que a religiao era o opio do povo,em cima desse discurso, muitos religisos , pessoas simples e humildes foram perseguidas e mortas por nao nega Jesus Cristo.
Anônimo disse…
Você acha que a imprensa iria dar esta notícia ,imparcialidade é o que não existe nestes teles jornais só matérias tendênciosas e sensacionalistas ,eles não querem levantar esta discussão por covardia.
Anônimo disse…
E muitos foram mortos justamente por nega-lo ,aqui se faz aqui se paga.
Anônimo disse…
Izaque Bastos
Troll Nível 5

Constituição 11
Força 10
Fanatismo 25
Intelecto 4

Habilidades:
- Aura de fervor
- Choro de proteção cristã
- Fúria anti-ateísta

Características notáveis:
- Incapacidade de raciocinar diante de críticas a sua religião.
- Incapacidade de desassociar ateísmo e comunismo.

Hábitos alimentares:
Participações esporádicas falaciosas e repetitivas no blog em busca de atenção.
Anônimo disse…
AAAiiiiii, que graxxiiinnnhhaaaaa

Eu quero um Izaquinho...

Nem precisa muita coisa, né ?? Só um pouquinho de atenção ???

Vem cá, izaquinho.... gutiguti do paipai.....
Pedro Medeiros disse…
Tenta uma poké-bola.
Mídia tendenciosa e manipuladora, vocês queriam o quê? Isso não me surpreende. Aposto que foi a Bancada Evnagélica do Congresso que mandou abafar o caso.
Yuri disse…
"Tenta uma poké-bola."
morri suhaushauhsaushuashaushaush
Anônimo disse…
Não! Trolls são seres perigosos. Precisamos de bons caçadores de Trolls ou devemos expô-los à luz do sol para se petrificarem e não nos incomodar mais. Caso contratem ou peçam ajuda para eliminar os Trolls, sugiro que peçam ajuda aos filhos de Aulë, os Anões, pois estes estão acostumados a lidar com esses Cave-Trolls malditos.
Anônimo disse…
Intelecto 4 tá muito alto. Põe -3 que já tá de bom tamanho.
Anônimo disse…
A verdade tenque ser dita, A laicidade tem cido atropelada nos ultimos anos, precisamos dar um basta nisso, Izaque bastos você é o visitante mais burro desse blog não diferencia religião de politica a retirada de crusifixos dos predios publicos não vai interfirir na pratica da fé dos católicos, vai apenas separar estado de religião.
Anônimo disse…
Besteirada do Alberto Dines:

"a imprensa, se pretende apresentar-se como democrática, deve ser o sustentáculo desse laicismo"

Alberto Dines, vigiador da imprensa, errou feio novamente, o que já é uma prática comum dele e do seu "observatório".

É chato ter que repetir isso pra ateus, comunistas e similares, mas imprensa tem de ser LIVRE, e não comprometida com uma única ideologia (por "acaso", a que agrada ao Dines e gente parecida com ele).
Anônimo disse…
Ainda bem que há blogs de militantes ateus e gays pra dar ao Celso ou ao Marco Aurélio o destaque mais do que merecido.
Igor disse…
Besteira falou você.

A idéia de imprensa livre veio da democracia liberal, que por sua vez também defendeu a laicidade de Estado. Com o passar dos tempos, a imprensa passou a ter papel social, o que lhe impõe cumprir certos requisitos. Portanto, quando se opta em ser livre, a imprensa adota a ideologia democrática que também é laica. E também passa a ter sua função social...

Agora, se a imprensa não tem pretensão de se apresentar democrática, daí tudo bem em mentir para incautos como você num discursinho de “imprensa livre” (de acordo com a vontade da empresa). O Observatório da Imprensa sempre se prestou ao papel de fazer estudo crítico desse engodo que você, acriticamente, abraça...
Igor disse…
Estou cansado de trollagem explícita como essa acima. Isso acaba com o bom nível de qualquer debate.

A omissão também alimenta os trolls...
Anônimo disse…
É chato eu ficar, como certos ateus malas-sem-alça, fazendo "classificação de falácias", mas diante do bizarro comentário do ateísta Igor, acho que não vou resistir.

Caro Igor, você cometeu um ótimo exemplo de falácia "non sequitur", especialmente do tipo "afirmação do conseqüente", em que se relacionam obrigatoriamente coisas que não têm necessariamente relação, e se inventa uma "consequência" ou "conclusão necessária" a partir do engodo.

Não é porque a idéia de imprensa livre tenha origem no liberalismo democrático, e este em algum momento desenvolveu a idéia de Estado laico, que a imprensa por isso tenha de ser OBRIGATORIAMENTE e UNICAMENTE partidária da ideologia laicista.

Se um veículo de imprensa tem liberdade, ele pode abrigar a(s) ideologia(s) que quiser: o laicismo, o ateísmo, o catolicismo, o protestatnismo, o comunismo, o liberalismo, etc.

É por isto que temos mídia simpática ao PT, contra o PT, de oposição, de puxa-saquismo do poder, pró-gayzismo, pró-abortismo, jornais espíritas, católicos, anti-cristãos e até metidos a "isentos"...

Pra completar a salada, você ainda acrescenta o conceito esquerdista e autoritário de "função social da mídia", coisa que já não tem mais nada de liberal, para tentar decretar a obrigatoriedade de a imprensa ser palanque do laicismo.

O Alberto Dines, bom esquerdista que é, também deve "raciocinar" por aí. Mas isso é apenas mais um sintoma da vocação totalitária e da esquerdopatia crônica dele.

E levar a sério a cagação de regra do Dines e de outros esquerdopatas é prejudicial à saúde da democracia.
Anônimo disse…
E lá vêm as teorias de conspiração que falam do suposto "esquerdismo"...

Da mesma forma que uma imprensa pode ser totalmente liberal, ela também pode ser regulamentada pelo Estado. Isso depende das leis de cada país. No caso desta farândula brasileira, a mídia não é regulamentada. Magnatas de mídia tomam conta de 90% dos canais de TV, dos jornais e revistas. Oligopólio que gera esse jornalismo que engana massas de pessoas. Sejam ricas ou pobres. Enquanto acham que estão sendo informados, vê-se notícias manipuladas e charlatanismo religioso em cadeia nacional.

A Alemanha, como Estado, regulamenta cerca de mais de 40% da mídia naquele país e é um país de economia neoliberal. Esta falácia de que a mídia deve ser completamente livre - mesmo que muitos sejam enganados e feitos de trouxa com mídias mercadológicas - é fundamentalismo de ideologistas neoliberais. Se "esquerdismo" pudesse ser entendido como doença mental, o "direitismo" também não poderia ficar de fora. Por estas e outras...

Apelo a viés também é falácia lógica. Da ordem da falácia de apelo ao preconceito.


"O Brasil é o único país em que além de puta gozar, cafetão sentir ciúmes e traficante ser viciado, o pobre é de direita"

Tim Maia
Anônimo disse…
"Da mesma forma que uma imprensa pode ser totalmente liberal, ela também pode ser regulamentada pelo Estado. Isso depende das leis de cada país."

Claro. Cuba e a China comunistas e o Irã de Ahmdinejad têm suas leis, e regulamentam a imprensa. Como a Alemanha nazista também o fazia.

Controlam direitinho como a imprensa tem de ser.

O resultado a gente conhece bem.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Traficantes evangélicos proíbem no Rio cultos de matriz africana

Agência Brasil Comissão da Combate à Intolerância diz que bandidos atacam centros espíritas  O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa) se reuniram na terça-feira para debater o pedido de instauração de inquérito de modo a investigar a denúncia de que traficantes que se declaram evangélicos de Vaz Lobo e Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio, estão proibindo religiões de matriz africana de manterem cultos na região. Segundo a comissão, vários centros espíritas estão sendo invadidos por pessoas que dizem ser do tráfico, expulsando fiéis e ameaçando pessoas por usarem roupa branca. O presidente da CCIR, Ivanir dos Santos, relatou que a discriminação não é novidade e que vários religiosos de matriz africana passaram por situações parecidas diversas vezes. "Isso não começou hoje, vem desde 2008. Precisávamos conversar neste momento com o Ministério Público para conseguir uma atuação mais concreta. Vamos entre

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Dinheiro do jogador é administrado por seu pai O jogador Neymar da Silva Santos Júnior (foto), 18, paga por mês R$ 40 mil de dízimo, ou seja, 10% de R$ 400 mil. Essa quantia é a soma de seu salário de R$ 150 mil nos Santos com os patrocínios. O dinheiro do jogador é administrado pelo seu pai e empresário, que lhe dá R$ 5 mil por mês para gastos em geral. O pai do jogador, que também se chama Neymar, lembrou que o primeiro salário do filho foi de R$ 450. Desse total, R$ 45 foram para a Igreja Batista Peniel, de São Vicente, no litoral paulista, que a família frequenta há anos. Neymar, o pai, disse que não deixa muito dinheiro com o filho para impedi-lo de se tornar consumista. “Cinco mil ainda acho muito, porque o Juninho não precisa comprar nada. Ele tem contrato com a Nike, ganha roupas, tudo. Parece um polvo, tem mais de 50 pares de sapatos”, disse o pai a Debora Bergamasco, do Estadão. O pai contou que Neymar teve rápida ascensão salarial e que ele, o filho, nunca d

Sociedade está endeusando os homossexuais, afirma Apolinario

por Carlos Apolinário para Folha Não é verdade que a criação do Dia do Orgulho Hétero incentiva a homofobia. Com a aprovação da lei, meu objetivo foi debater o que é direito e o que é privilégio. Muitos discordam do casamento gay e da adoção de crianças por homossexuais, mas lutar por isso é direito dos gays. Porém, ao manterem apenas a Parada Gay na avenida Paulista, estamos diante de um privilégio. Com privilégios desse tipo, a sociedade caminha para o endeusamento dos homossexuais. Parece exagero, mas é disso que se trata quando a militância gay tenta aprovar no Congresso o projeto de lei nº 122, que ameaça a liberdade de imprensa. Se essa lei for aprovada, caso um jornal entreviste alguém que fale contra o casamento gay, poderá ser processado. Os líderes do movimento gay querem colocar o homossexualismo acima do bem e do mal. E mais: se colocam como vítimas de tudo. Dá até a impressão de que, em todas as ruas do Brasil, tem alguém querendo matar um gay. Dizem que a cada

Ricardo Gondim seus colegas pastores que são 'vigaristas'

Título original: Por que parti por Ricardo Gondim  (foto), pastor Gondim: "Restou-me dizer  chega  por não aguentar mais" Depois dos enxovalhos, decepções e constrangimentos, resolvi partir. Fiz consciente. Redigi um texto em que me despedia do convívio do Movimento Evangélico. Eu já não suportava o arrocho que segmentos impunham sobre mim. Tudo o que eu disse por alguns anos ficou sob suspeita. Eu precisava respirar. Sabedor de que não conseguiria satisfazer as expectativas dos guardiões do templo, pedi licença. Depois de tantos escarros, renunciei. Notei que a instituição que me servia de referencial teológico vinha se transformando no sepulcro caiado descrito pelos Evangelhos. Restou-me dizer chega por não aguentar mais. Eu havia expressado minha exaustão antes. O sistema religioso que me abrigou se esboroava. Notei que ele me levava junto. Falei de fadiga como denúncia. Alguns interpretaram como fraqueza. Se era fraqueza, foi proveitosa, pois despertava

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

'O que se pode plantar no meio de tanto veneno deste blog?'

de um leitor a propósito de Por que o todo poderoso Deus ficou cansado após seis dias de trabalho?   Bem, sou de Deus e fiquei pensativo se escrevia  algo aqui porque o que se nota é um desespero angustiado na alma de alguns cheios de certezas envenenadas, com muita ironia, muita ironia mesmo. Paulo foi o maior perseguidor do evangelho e se tornou o maior sofredor da causa cristã. Os judeus são o povo escolhido, mas Deus cegou seu entendimento para que a salvação se estendesse aos gentios. Isso mostra que quando Deus decide Se revelar a alguém, Ele o faz, seja ou não ateu. Todo esse rebuliço e vozes de revolta, insatisfação, desdém em que podem afetá-Lo? Quanto a esse blog, "o que se pode plantar no meio de tanto veneno?" Tudo aqui parece gerar mais discórdia. Se vocês não têm fé e não acreditam Nele, por que a ideia de Deus lhe perturbam tanto e alguns (não todos) passam a perseguir quem expressa uma fé, principalmente a cristã? Por que tanto desamor e