Pular para o conteúdo principal

Voto no STF pró-Estado laico sumiu do noticiário, afirma Dines


jornalista Alberto Dines
Dines disse que
Globo preferiu
 dar destaque a
ministro minoritário

O voto baseado na laicidade do Estado proferido pelo ministro Marco Mello, na sessão do STF (Supremo Tribunal Federal) que aprovou a descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, sumiu do noticiário da grande imprensa. A constatação é do jornalista Alberto Dines (foto), que é o pioneiro no Brasil na critica à imprensa.

“No farto noticiário do dia seguinte [à sessão], o voto do ministro Marco Aurélio Mello, marcadamente laicista e secular, praticamente desapareceu, apesar de ter sido o único de ter concentrado a argumentação em defesa do laicismo brasileiro”, disse o jornalista em seu programa Observatório da Imprensa, na TV Brasil.


Ele afirmou que, curiosamente, o Jornal Nacional e o Jornal das Dez, da Globo News, encerraram a sua edição de 12 de abril, um dia após a sessão do STF, valorizando a argumentação de Cezar Peluso, embora o voto desse  ministro fosse minoritário, além de ele estar então de saída da presidência daquela Corte.

Peluso é um católico praticante cuja abordagem sobre Estado laico diverge totalmente da de Mello. O agora já ex-presidente do STF, em uma entrevista que deu dias após o julgamento da questão dos anencéfalos, defendeu a presença de crucifixo em espaço público porque, para ele, esse símbolo não é religioso, mas cultural.

Dines afirmou que “o Estado de Direito é imperiosamente laico, e a imprensa, se pretende apresentar-se como democrática, deve ser o sustentáculo desse laicismo”.

Com informação da TV Brasil.


Estado laico no Brasil só existe no papel, afirma professora

Escolas ignoram o Estado laico e adotam nomes religiosos




Estado laico brasileiro foi criado em 1890, mas ele ainda é frágil

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Igor disse…
Assim como não deu destaque ao Celso de Mello quando falou da importância da retirada dos crucifixos...
Major.Ed disse…
Temos que fazer valer nosso opinião sempre e lutar com unhas e dentes contra essa gente que está doida pra ver um Brasil Teocratico.
Capitão Caverna disse…
Carumba Carapitumba Uga Uga Munga Munga
Izaque Bastos disse…
o estado é laico, mas o povo é religioso, querer privar o povo da sua religiosidade so faz lembrar os paises comunistas, e alguns ateus famosos que inspiraram ele, como Karl Marx que dizia que a religiao era o opio do povo,em cima desse discurso, muitos religisos , pessoas simples e humildes foram perseguidas e mortas por nao nega Jesus Cristo.
Anônimo disse…
Você acha que a imprensa iria dar esta notícia ,imparcialidade é o que não existe nestes teles jornais só matérias tendênciosas e sensacionalistas ,eles não querem levantar esta discussão por covardia.
Anônimo disse…
E muitos foram mortos justamente por nega-lo ,aqui se faz aqui se paga.
Anônimo disse…
Izaque Bastos
Troll Nível 5

Constituição 11
Força 10
Fanatismo 25
Intelecto 4

Habilidades:
- Aura de fervor
- Choro de proteção cristã
- Fúria anti-ateísta

Características notáveis:
- Incapacidade de raciocinar diante de críticas a sua religião.
- Incapacidade de desassociar ateísmo e comunismo.

Hábitos alimentares:
Participações esporádicas falaciosas e repetitivas no blog em busca de atenção.
Anônimo disse…
AAAiiiiii, que graxxiiinnnhhaaaaa

Eu quero um Izaquinho...

Nem precisa muita coisa, né ?? Só um pouquinho de atenção ???

Vem cá, izaquinho.... gutiguti do paipai.....
Pedro Medeiros disse…
Tenta uma poké-bola.
Mídia tendenciosa e manipuladora, vocês queriam o quê? Isso não me surpreende. Aposto que foi a Bancada Evnagélica do Congresso que mandou abafar o caso.
Yuri disse…
"Tenta uma poké-bola."
morri suhaushauhsaushuashaushaush
Anônimo disse…
Não! Trolls são seres perigosos. Precisamos de bons caçadores de Trolls ou devemos expô-los à luz do sol para se petrificarem e não nos incomodar mais. Caso contratem ou peçam ajuda para eliminar os Trolls, sugiro que peçam ajuda aos filhos de Aulë, os Anões, pois estes estão acostumados a lidar com esses Cave-Trolls malditos.
Anônimo disse…
Intelecto 4 tá muito alto. Põe -3 que já tá de bom tamanho.
Anônimo disse…
A verdade tenque ser dita, A laicidade tem cido atropelada nos ultimos anos, precisamos dar um basta nisso, Izaque bastos você é o visitante mais burro desse blog não diferencia religião de politica a retirada de crusifixos dos predios publicos não vai interfirir na pratica da fé dos católicos, vai apenas separar estado de religião.
Anônimo disse…
Besteirada do Alberto Dines:

"a imprensa, se pretende apresentar-se como democrática, deve ser o sustentáculo desse laicismo"

Alberto Dines, vigiador da imprensa, errou feio novamente, o que já é uma prática comum dele e do seu "observatório".

É chato ter que repetir isso pra ateus, comunistas e similares, mas imprensa tem de ser LIVRE, e não comprometida com uma única ideologia (por "acaso", a que agrada ao Dines e gente parecida com ele).
Anônimo disse…
Ainda bem que há blogs de militantes ateus e gays pra dar ao Celso ou ao Marco Aurélio o destaque mais do que merecido.
Igor disse…
Besteira falou você.

A idéia de imprensa livre veio da democracia liberal, que por sua vez também defendeu a laicidade de Estado. Com o passar dos tempos, a imprensa passou a ter papel social, o que lhe impõe cumprir certos requisitos. Portanto, quando se opta em ser livre, a imprensa adota a ideologia democrática que também é laica. E também passa a ter sua função social...

Agora, se a imprensa não tem pretensão de se apresentar democrática, daí tudo bem em mentir para incautos como você num discursinho de “imprensa livre” (de acordo com a vontade da empresa). O Observatório da Imprensa sempre se prestou ao papel de fazer estudo crítico desse engodo que você, acriticamente, abraça...
Igor disse…
Estou cansado de trollagem explícita como essa acima. Isso acaba com o bom nível de qualquer debate.

A omissão também alimenta os trolls...
Anônimo disse…
É chato eu ficar, como certos ateus malas-sem-alça, fazendo "classificação de falácias", mas diante do bizarro comentário do ateísta Igor, acho que não vou resistir.

Caro Igor, você cometeu um ótimo exemplo de falácia "non sequitur", especialmente do tipo "afirmação do conseqüente", em que se relacionam obrigatoriamente coisas que não têm necessariamente relação, e se inventa uma "consequência" ou "conclusão necessária" a partir do engodo.

Não é porque a idéia de imprensa livre tenha origem no liberalismo democrático, e este em algum momento desenvolveu a idéia de Estado laico, que a imprensa por isso tenha de ser OBRIGATORIAMENTE e UNICAMENTE partidária da ideologia laicista.

Se um veículo de imprensa tem liberdade, ele pode abrigar a(s) ideologia(s) que quiser: o laicismo, o ateísmo, o catolicismo, o protestatnismo, o comunismo, o liberalismo, etc.

É por isto que temos mídia simpática ao PT, contra o PT, de oposição, de puxa-saquismo do poder, pró-gayzismo, pró-abortismo, jornais espíritas, católicos, anti-cristãos e até metidos a "isentos"...

Pra completar a salada, você ainda acrescenta o conceito esquerdista e autoritário de "função social da mídia", coisa que já não tem mais nada de liberal, para tentar decretar a obrigatoriedade de a imprensa ser palanque do laicismo.

O Alberto Dines, bom esquerdista que é, também deve "raciocinar" por aí. Mas isso é apenas mais um sintoma da vocação totalitária e da esquerdopatia crônica dele.

E levar a sério a cagação de regra do Dines e de outros esquerdopatas é prejudicial à saúde da democracia.
Anônimo disse…
E lá vêm as teorias de conspiração que falam do suposto "esquerdismo"...

Da mesma forma que uma imprensa pode ser totalmente liberal, ela também pode ser regulamentada pelo Estado. Isso depende das leis de cada país. No caso desta farândula brasileira, a mídia não é regulamentada. Magnatas de mídia tomam conta de 90% dos canais de TV, dos jornais e revistas. Oligopólio que gera esse jornalismo que engana massas de pessoas. Sejam ricas ou pobres. Enquanto acham que estão sendo informados, vê-se notícias manipuladas e charlatanismo religioso em cadeia nacional.

A Alemanha, como Estado, regulamenta cerca de mais de 40% da mídia naquele país e é um país de economia neoliberal. Esta falácia de que a mídia deve ser completamente livre - mesmo que muitos sejam enganados e feitos de trouxa com mídias mercadológicas - é fundamentalismo de ideologistas neoliberais. Se "esquerdismo" pudesse ser entendido como doença mental, o "direitismo" também não poderia ficar de fora. Por estas e outras...

Apelo a viés também é falácia lógica. Da ordem da falácia de apelo ao preconceito.


"O Brasil é o único país em que além de puta gozar, cafetão sentir ciúmes e traficante ser viciado, o pobre é de direita"

Tim Maia
Anônimo disse…
"Da mesma forma que uma imprensa pode ser totalmente liberal, ela também pode ser regulamentada pelo Estado. Isso depende das leis de cada país."

Claro. Cuba e a China comunistas e o Irã de Ahmdinejad têm suas leis, e regulamentam a imprensa. Como a Alemanha nazista também o fazia.

Controlam direitinho como a imprensa tem de ser.

O resultado a gente conhece bem.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih