Pular para o conteúdo principal

Conselho de Serviço Social veta uso de símbolos religiosos



Entidade congrega em todo o país
cerca de 110 mil profissionais

O CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) emitiu resolução proibindo a exibição de símbolos, imagens e textos religiosos em suas dependências e nas suas sedes regionais e seccionais.

A resolução, publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (11), afirma que o Brasil, por ser um Estado laico, não tem religião oficial ou obrigatória e, por isso, uma entidade como o conselho, de fiscalização profissional de caráter público, não pode exibir qualquer símbolo religioso.

“A liberdade de crença ou da ausência de crença de quem não se vê representada por qualquer símbolo religioso deve ser igualmente respeitada", diz a resolução.

A decisão pela obediência à laicidade do Estado foi tomada no 40º Encontro Nacional da categoria, realizado em Brasília em setembro de 2011. O Conselho Regional do Piauí se antecipou ao determinar a retirada dos símbolos religiosos de suas dependências em maio daquele ano.

A categoria tem cerca de 110.000 profissionais que atuam em setores públicos e privados como educação, saúde, assistência social, transporte e planejamento e execução de políticas públicas.

Com informação da íntegra da resolução.



Conselho do Piauí tira símbolos religiosos de sede


Comentários

Anônimo disse…
Está certinho, tudo conforme a lei. Mas vocês duvidam que ainda vão reclamar? Eu não duvido nadinha... Ass: Winston Smith
Unknown disse…
Fico feliz em ver que a ideia do Estado laico está sendo propagada e entendida pelos agentes públicos desse país. Que bom. Devagarinho estamos tornando o Brasil um Estado laico de fato.
Israel Chaves disse…
Também não duvido.
Anônimo disse…
Aqui no Piaui(Teresina), a presidente do conselho Regional de Serviço Social ano passado já decretou a retirada destes símbolos do CRESS. A igreja católica se posicionou contra, mas prevaleceu o Estado Laico.
Lembro do episódio envolvendo uma Asssit. social durante umas opficinas de capacitação de agentes no enfrentamento ao abuso sexual. Ela afirmava que todos os gays são pedófilos e ameaçavam as crianças e que todos estes foram vítimas de abuso sexual e que era um trnastorno. Detalhe: ela é evangélica.

Nelson
Abbadon disse…
Espero que este tipo de atitude se alastre pelo Brasil todo, nao importa o quanto os religiosos berrem e gritem como crianças contrariadas.
No Name disse…
Não sei porque, mas como no RS agora no PI acho que tem dedo gay na parada.
Capitão Caverna disse…
Uga, Uga, munga, munga
Israel Chaves disse…
Huahauahau devíamos tirar prints dos posts do Nosce e mandar para o pessoal daquela pesquisa sobre como homofóbicos são na verdade enrustidos, para usarem de referência.
Nunca vi tanta fixação no assunto! Se o blog postar uma receita de bolo, ele vai conseguir desviar o assunto para gays.
A gente morre e não vê de tudo...
No Name disse…
Israel ChavesApr 15, 2012 06:11 PM

Tira mesmo e guarde este aqui também

PROGRAMAÇÃO DA 7ª SEMANA DO ORGULHO DE SER
18h30 – 20h10 - Palestra: Diversidade Sexual e Serviço Social – Expositora: Maria José Nascimento – Presidente Conselho Regional de Serviço Social (22ª Região) - Local: Auditório da Faculdade Santo Agostinho.

Tá bom pra vc?
Israel Chaves disse…
Não, isso (seja lá o que diabos for isso) ainda não responde porque você muda de assunto sem nenhum motivo. A matéria é sobre a retirada de símbolos religiosos e você vem falar de gays? O que uma coisa tem a ver com a outra?
Sério, cara... Você não percebe a sua paranóia?
No Name disse…
Cara quantos anos vc tem? será possível que vc n enxerga um planeta a 10 metros?

PLC 122
Lei da diversidade religiosa (n sei para que num estado Laico)
Estatuto da diversidade sexual

Porque vc acha que todos os partidos de esquerda apoia, aborto, feminismo, ecologia, lutas raciais, indígenas, teologia da libertação etc...

Vc acha que é coincidência no RS e agora no PI o mesmo partir do mesmo movimento ?

Já ouviu falar em Marxismo Cultural? escola de Frankfurt, Gransci.

Nunca né ? então n dá para vc entender nada, do que estou falando.
Israel Chaves disse…
E com isso, você deu a prova final de sua insanidade. Primeiro, por ainda não entender que você desviou completamente do assunto por pura paranóia (sério, você é doido de pedra).
Segundo, por citar coisas como aborto, feminismo, ecologia (essa foi a mais foda), etc., como se fossem coisas ruins.
Bem, do seu ponto de vista, devem ser. Tudo aquilo que não dá lucro para a sua rteligião insana é coisa do diabo, não é mesmo?
Você é nojento, cara.
Anônimo disse…
Querem o estado laico. Agora pergunta se querem o fim de feriados religiosos, afinal um estado laico não pode este tipo de feriado, não é!?
Fabiano disse…
Por mim, acabava também. Ou uma solução mais simples: mudemos o nome dos feriados religiosos. Pronto, resolvido.
Israel Chaves disse…
Eu quero o fim dos feriados.
No Name disse…
Israel ChavesApr 16, 2012 07:45 PM
E vc é um moleque xucro e ignorante que n sabe nada
Israel Chaves disse…
Ui, que medo que eu tenho do intelectual que acredita em cobras falantes e que quando fica desesperado porque pisaram no calo dele, roda a baiana... Como ele me ofendeu, acho que nem vou dormir...

Vá pagar dízimo... Ou melhor, guarde o dinheiro para pagar um bom tratamento psiquiátrico...
No Name disse…
Vá lamber sabão, vc tem síndrome de Tião Macalé, só sabe dizer "nojento".

Eu n acredito em cobra falante, mas vc eu tenho certeza que acredita no raio do elo perdido.
Israel Chaves disse…
Cuidado Nosce, duvidar da cobra falante é pecado grave! Você vai direto para o inferno, junto com os monstros que trabalharam no sábado.
Por mim eu ficaria com Tiradentes, Independência e Proclamação da República e o aniversário da cidade sem problema nenhum.

Se você soubesse o quanto os feriados ferram com a economia do país...
Para de dá faniquito, templário.
Dr. Paccola disse…
Estado laico é aquele que respeita toda diversidade religiosa, não pendendo nem pra um lado nem pro outro, que nem disse o Ministro Marco Aurelio Mello, no julgamento da descriminalização do aborto de anencéfalo. Mas ao se impor feriado religioso católico obrigatoriamente a todos os brasileiros indistintamente é uma afronta constitucional. Devem ser retirados da pauta do serviço público, sob pena de transformar-se numa Ditadura filosófica. http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=UFO2012
O Vaticano invade a Soberania brasileira, ao ditar o feriado do carnaval pra combinar com seu ritual da páscoa. Feriado religioso só o Natal porque maioria Cristã. Estados Unidos não tem essa tolerancia com o Vaticano de autorizar eles mandar na maior potência do mundo, o papa não é nem doido.
Dr. Paccola disse…
Basta de ingerencia do Vaticano na Soberania nacional.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=UFO2012
Jazon disse…
Olá quando o simbolo religioso está em uma igreja, eu direi que está no lugar certo.O que eu não concordo é em uma escola.Por favor, uma escola é um laboratório cientifico.
Mansilvas disse…
Tinha que aparecer alguém falando de gay, você deve ser crentelho, não é ? Caramba, sou hétero e sempre deixo eles em paz, todos somos abelhas no ninho da gente !

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...