Pular para o conteúdo principal

Conselho de Serviço Social do Piauí tira símbolos religiosos de sua sede

O CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) do Piauí retirou de sua sede os símbolos religiosos, como crucifixo.

A iniciativa segue orientação do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), que, no seu 40º encontro nacional realizado no começo do mês em Brasília, decidiu elaborar uma resolução proibindo o uso de símbolos religiosos em conselhos de todo o país. O encontro também redigiu um manifesto em prol do Estado laico.

A decisão do CRESS é também uma resposta ao juiz Reinaldo Araújo Dantas, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, que em agosto rejeitou pedido do Ministério Público para que o governo do Piauí mandasse retirar os símbolos religiosos dos órgãos públicos.

Maria José do Nascimento, presidente do CRESS
Nascimento defende
obediência à lei
Dantas entendeu que o princípio constitucional da laicidade do Estado não está sendo desrespeitado.

O promotor Edilson Farias deu entrada no Tribunal de Justiça a um recurso contra a decisão do juiz. No Piauí, 14 entidades tentam desde 2010 acabar com a exposição de símbolos religiosos em locais públicos.

Maria José do Nascimento (foto), presidente do CRESS, disse que a resolução do Conselho Federal de Serviço Social a favor da laicidade do Estado reforça a luta dessas entidades para que a Constituição seja obedecida.

Com informação do 180 Graus.


Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
Usar o simbolo cristão é um desrespeito a outras religiões, ou se usa de todas ou nao usa de nenhuma, mais é claro que eu como não crente em deuses deus e divindades sobrenaturais etc fico feliz com a noticia, deus não existe.
Vai e vem com Deus!!! disse…
Como ex-religioso, acredito que a medida foi de pleno acordo com a razão
Pior do que o desrespeito a outras religiões é que, no caso, as pessoas que procuram um Assistente Social ficam com a impressão de que estão procurando um padre. Minha mulher é Assistente Social e não enfrenta esse problema, mas devido a tê-la acompanhado durante sua formação eu percebi como o tema é sensível.
Israel Chaves disse…
Agora é torcer para que isso comece a se repetir em outras partes do Brasil. Aqui na minha cidade, Itajaí - SC, é lotado de cruzes em repartições públicas.
O que os fanáticos não entendem é que não ter a cruz não vai fazer ninguém deixar de acreditar no que ela representa se já acredita; isso serve para não incomodar quem é de outra fé ou não tem nenhuma, e não para afrontar quem acredita no velho mágico deles.
Mas eles acham que a falta da cruz vai deixar o velho mágico bravinho e ele pode dar chilique e mandá-los para o inferno por não fazer o marketing dele direito, como ele mandou.
LEGIÃO disse…
Interessante é o nome da Presidente do CRESS: (MARIA) (JOSÉ) (DO NASCIMENTO).

Ela é a primeira mulher negra a presidir o CRESS.

Uma foto dela está em: http://www.cresspi.org.br/noticia,cresspi-consegue-a-convocacao-de-seis-assistentes-sociais-para-o-tj,35.html

Vestida de branco e com um colar de contas africano. Linda!

Já deve estar com a cabeça a prêmio! Possivelmente será alvo da covardia de algum superintendente católico. Mas antes, será atacada por seus próprios subordinados que:

a) Farão corpo mole para cumprir suas ordens;
b) Farão com que ela fique isolada, prestando-lhe uma assessoria, propositalmente, de má qualidade;
c) Explorarão ao máximo qualquer defeito que ela apresente;
d) A tratarão como se ela fosse um componente que desvaloriza o cargo de presidente;
e) Dirigirão queixas contra sua administração, muitas destas anônimas.

Desejo-lhe boa sorte, Maria.
Anônimo disse…
Esta certo lugar de simbolos religiosos é em igrejas e templos etc, e não em repartições publicas, pois todos pagam imposto, negros, brancos, judeus, mulçumanos, umbandistas, cristãos etc,não é justo exaltar uma unica religião sendo que o brasil é um país de todos.
Fora agora com todos simbolos religiosos de repartições publicas,
E viva o estado laico. repartições publicas, pois todos pagam imposto, negros, brancos, judeus, mulçumanos, umbandistas, cristãos etc,não é justo exaltar uma unica religião sendo que o brasil é um país de todos.
Fora agora com todos simbolos religiosos de repartições publicas,
E viva o estado laico.
Anônimo disse…
As pessoas precisam aprender(DEFINITIVAMENTE) que lugar de religião é na igreja!
Anônimo disse…
ja disse uma vez e repito, existe incisos mais importantes a se cumprir na constituiçao federal do que essa, d tirar simbolos religiosos de um recinto, isso nao vai mudar a vida de ninguem.que se cumpra a partes do artigo 5 que diz que o salario minimo tem que corresponder a todas necessicades de uma familia.enquanto nao cumprirem o basico, a sociedade continuara se apegando a qualquer simbolo pra aplacar as dificuldades da vida.

izaque bastos.meu pc hj ta uma merda, nao estou conseguindo postar do meu nick.
Israel Chaves disse…
Não é porque existem coisas "mais importantes" (e concordo que o salário mínimo deveria receber mais atenção, sim), que essas precisam ser ignoradas. Nada impede de dar atenção à duas questões, tempo e gente para isso é o que não falta o que falta é vontade.
Esse pensamento de "tem coisa mais importante para se preocupar" é o que estraga o brasileiro, que usa isso como desculpa esfarrapada para não resolver determinados problemas. E digo desculpa esfarrapada porque apesar de dizer isso, o sujeito não se dedica a esses problemas "mais importantes" e deixa tudo como está, ficando só na reclamação mesmo.
E isso pode parecer pouca coisa, mas é um passo a mais rumo à laicidade, que não pode ser deixado no esquecimento. Quem acha ruim é porque é fanático e ignorante.
Cognite Tute disse…
Izaque: "ja disse uma vez e repito, existe incisos mais importantes a se cumprir na constituiçao federal do que essa, d tirar simbolos religiosos de um recinto, "

Prioridades devem se adequar as possibilidades. Mudar o salário mínimo envolve um gigantesco processo de reformulação de diversas áreas da economia, legislação, e até a constituição.

Retirar símbolos religiosos de repartições públicas requer apenas bom senso e um banquinho para subir em cima..:-)

Cognite Tute
Anônimo disse…
Mas a Maria José do Nascimento tem cara de macumbeira!!!
AlyneS2 disse…
Nhaa, estou torcendo por ela^^
Anônimo disse…
Se o Brasil é um estado ou país laico, deve manter esse status de laicidade, caso esteja em compactuação ou aliança religiosa com alguma entidade ou organização de cunho religioso fundamentalista fanático ou não, perde esse tipo de condição. Tá na lei: o Brasil é estado laico, portanto nenhuma religião tem privilégio em repartições públicas, pois isso não caracteriza manifestação de fé comum, já que nem todo mundo acredita num mesmo deus por uma mesma crença e nem todo mundo acredita que existe.
Anônimo disse…
quero mais que os fanáticos religiosos, principalmente os evangélicos vão todos a PQP, cambada de idiota que ficam enchendo o cu dos pastores de dinheiro, no maior achaque de todos o que eles chamam de dízimo.
Anônimo disse…
A nega macumbeira aí de cima é evangélica??? KKKKKKKK
Anônimo disse…
Obedecendo a lei, simples assim...
JUNIOR disse…
MUITO BEM!!!!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
sou protestante, mas, acho um absurdo tirar simbolos religiosos de entidades publicas!!!?? onde esse Pais vai parar??? um Pais catolico?? uma cruz incomoda essa mulher?? daqui a pouco vao proibir até as igrejas.. cada uma!!!
Unknown disse…
O país é laico, leia a Constituição. Portanto, nada de símbolos religiosos em repartições públicas. Lugar de religião é na IGREJA OU TEMPLO, não em um PRÉDIO PÚBLICO.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)