Pular para o conteúdo principal

Conselho de Serviço Social do Piauí tira símbolos religiosos de sua sede

O CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) do Piauí retirou de sua sede os símbolos religiosos, como crucifixo.

A iniciativa segue orientação do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), que, no seu 40º encontro nacional realizado no começo do mês em Brasília, decidiu elaborar uma resolução proibindo o uso de símbolos religiosos em conselhos de todo o país. O encontro também redigiu um manifesto em prol do Estado laico.

A decisão do CRESS é também uma resposta ao juiz Reinaldo Araújo Dantas, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, que em agosto rejeitou pedido do Ministério Público para que o governo do Piauí mandasse retirar os símbolos religiosos dos órgãos públicos.

Maria José do Nascimento, presidente do CRESS
Nascimento defende
obediência à lei
Dantas entendeu que o princípio constitucional da laicidade do Estado não está sendo desrespeitado.

O promotor Edilson Farias deu entrada no Tribunal de Justiça a um recurso contra a decisão do juiz. No Piauí, 14 entidades tentam desde 2010 acabar com a exposição de símbolos religiosos em locais públicos.

Maria José do Nascimento (foto), presidente do CRESS, disse que a resolução do Conselho Federal de Serviço Social a favor da laicidade do Estado reforça a luta dessas entidades para que a Constituição seja obedecida.

Com informação do 180 Graus.


Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
Usar o simbolo cristão é um desrespeito a outras religiões, ou se usa de todas ou nao usa de nenhuma, mais é claro que eu como não crente em deuses deus e divindades sobrenaturais etc fico feliz com a noticia, deus não existe.
Vai e vem com Deus!!! disse…
Como ex-religioso, acredito que a medida foi de pleno acordo com a razão
Pior do que o desrespeito a outras religiões é que, no caso, as pessoas que procuram um Assistente Social ficam com a impressão de que estão procurando um padre. Minha mulher é Assistente Social e não enfrenta esse problema, mas devido a tê-la acompanhado durante sua formação eu percebi como o tema é sensível.
Israel Chaves disse…
Agora é torcer para que isso comece a se repetir em outras partes do Brasil. Aqui na minha cidade, Itajaí - SC, é lotado de cruzes em repartições públicas.
O que os fanáticos não entendem é que não ter a cruz não vai fazer ninguém deixar de acreditar no que ela representa se já acredita; isso serve para não incomodar quem é de outra fé ou não tem nenhuma, e não para afrontar quem acredita no velho mágico deles.
Mas eles acham que a falta da cruz vai deixar o velho mágico bravinho e ele pode dar chilique e mandá-los para o inferno por não fazer o marketing dele direito, como ele mandou.
LEGIÃO disse…
Interessante é o nome da Presidente do CRESS: (MARIA) (JOSÉ) (DO NASCIMENTO).

Ela é a primeira mulher negra a presidir o CRESS.

Uma foto dela está em: http://www.cresspi.org.br/noticia,cresspi-consegue-a-convocacao-de-seis-assistentes-sociais-para-o-tj,35.html

Vestida de branco e com um colar de contas africano. Linda!

Já deve estar com a cabeça a prêmio! Possivelmente será alvo da covardia de algum superintendente católico. Mas antes, será atacada por seus próprios subordinados que:

a) Farão corpo mole para cumprir suas ordens;
b) Farão com que ela fique isolada, prestando-lhe uma assessoria, propositalmente, de má qualidade;
c) Explorarão ao máximo qualquer defeito que ela apresente;
d) A tratarão como se ela fosse um componente que desvaloriza o cargo de presidente;
e) Dirigirão queixas contra sua administração, muitas destas anônimas.

Desejo-lhe boa sorte, Maria.
Anônimo disse…
Esta certo lugar de simbolos religiosos é em igrejas e templos etc, e não em repartições publicas, pois todos pagam imposto, negros, brancos, judeus, mulçumanos, umbandistas, cristãos etc,não é justo exaltar uma unica religião sendo que o brasil é um país de todos.
Fora agora com todos simbolos religiosos de repartições publicas,
E viva o estado laico. repartições publicas, pois todos pagam imposto, negros, brancos, judeus, mulçumanos, umbandistas, cristãos etc,não é justo exaltar uma unica religião sendo que o brasil é um país de todos.
Fora agora com todos simbolos religiosos de repartições publicas,
E viva o estado laico.
Anônimo disse…
As pessoas precisam aprender(DEFINITIVAMENTE) que lugar de religião é na igreja!
Anônimo disse…
ja disse uma vez e repito, existe incisos mais importantes a se cumprir na constituiçao federal do que essa, d tirar simbolos religiosos de um recinto, isso nao vai mudar a vida de ninguem.que se cumpra a partes do artigo 5 que diz que o salario minimo tem que corresponder a todas necessicades de uma familia.enquanto nao cumprirem o basico, a sociedade continuara se apegando a qualquer simbolo pra aplacar as dificuldades da vida.

izaque bastos.meu pc hj ta uma merda, nao estou conseguindo postar do meu nick.
Israel Chaves disse…
Não é porque existem coisas "mais importantes" (e concordo que o salário mínimo deveria receber mais atenção, sim), que essas precisam ser ignoradas. Nada impede de dar atenção à duas questões, tempo e gente para isso é o que não falta o que falta é vontade.
Esse pensamento de "tem coisa mais importante para se preocupar" é o que estraga o brasileiro, que usa isso como desculpa esfarrapada para não resolver determinados problemas. E digo desculpa esfarrapada porque apesar de dizer isso, o sujeito não se dedica a esses problemas "mais importantes" e deixa tudo como está, ficando só na reclamação mesmo.
E isso pode parecer pouca coisa, mas é um passo a mais rumo à laicidade, que não pode ser deixado no esquecimento. Quem acha ruim é porque é fanático e ignorante.
Cognite Tute disse…
Izaque: "ja disse uma vez e repito, existe incisos mais importantes a se cumprir na constituiçao federal do que essa, d tirar simbolos religiosos de um recinto, "

Prioridades devem se adequar as possibilidades. Mudar o salário mínimo envolve um gigantesco processo de reformulação de diversas áreas da economia, legislação, e até a constituição.

Retirar símbolos religiosos de repartições públicas requer apenas bom senso e um banquinho para subir em cima..:-)

Cognite Tute
Anônimo disse…
Mas a Maria José do Nascimento tem cara de macumbeira!!!
AlyneS2 disse…
Nhaa, estou torcendo por ela^^
Anônimo disse…
Se o Brasil é um estado ou país laico, deve manter esse status de laicidade, caso esteja em compactuação ou aliança religiosa com alguma entidade ou organização de cunho religioso fundamentalista fanático ou não, perde esse tipo de condição. Tá na lei: o Brasil é estado laico, portanto nenhuma religião tem privilégio em repartições públicas, pois isso não caracteriza manifestação de fé comum, já que nem todo mundo acredita num mesmo deus por uma mesma crença e nem todo mundo acredita que existe.
Anônimo disse…
quero mais que os fanáticos religiosos, principalmente os evangélicos vão todos a PQP, cambada de idiota que ficam enchendo o cu dos pastores de dinheiro, no maior achaque de todos o que eles chamam de dízimo.
Anônimo disse…
A nega macumbeira aí de cima é evangélica??? KKKKKKKK
Anônimo disse…
Obedecendo a lei, simples assim...
JUNIOR disse…
MUITO BEM!!!!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
sou protestante, mas, acho um absurdo tirar simbolos religiosos de entidades publicas!!!?? onde esse Pais vai parar??? um Pais catolico?? uma cruz incomoda essa mulher?? daqui a pouco vao proibir até as igrejas.. cada uma!!!
Unknown disse…
O país é laico, leia a Constituição. Portanto, nada de símbolos religiosos em repartições públicas. Lugar de religião é na IGREJA OU TEMPLO, não em um PRÉDIO PÚBLICO.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras por André Barcinski para Folha Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro. O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita. O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião. Será mesmo? O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica? Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”? Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa? Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de prop...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Por que é absurdo considerar os homossexuais como criminosos

Existem distorções na etimologia que vem a antiguidade AURÉLIO DO AMARAL PEIXOTO GAROFA Sou professor de grego de seminários, também lecionei no seminário teológico da igreja evangélica e posso dizer que a homofobia católica e evangélica me surpreende por diferentes e inaceitáveis motivos. A traduções (traições), como o próprio provérbio italiano lembra ( traduttore, tradittore ) foram ao longo dos séculos discricionariamente destinadas a colocar no mesmo crime etimológico, categorias de criminosos sexuais que na Antiguidade distinguiam-se mais (sobretudo na cultura grega) por critérios totalmente opostos aos nossos. O que o pseudoepígrafo que se nomeia Paulo condenava eram os indivíduos de costumes torpes, infames, os quais se infiltravam em comunidades para perverter mocinhas e rapazinhos sob pretexto de "discipulado" e com fins de proveito sexual. Nada diferente de hoje, por isso vemos que a origem da efebofilia e pedofilia católica e evangélica é milenar. O fato...

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha

Aluno com guarda-chuva se joga de prédio e vira piada na UERJ

"O campus é depressivo, sombrio, cinza, pesado" Por volta das 10h de ontem (31 de março de 2001), um jovem pulou do 11º andar do prédio de Letra da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e virou motivo de piadinhas de estudantes, no campus Maracanã e na internet, por ter cometido o suicídio com um guarda-chuva. Do Orkut, um exemplo: "Eu vi o presunto, e o mais engraçado é que ele está segurando um guarda-chuva! O que esse imbecil tentou fazer? Usar o guarda-chuva de paraquedas?" Uma estudante de primeiro ano na universidade relatou em seu blog que um colega lhe dissera na sala de aula ter ouvido o som do impacto da queda de alguma coisa. Contou que depois, de uma janela do 3º andar, viu o corpo. E escreveu o que ouviu de um estudante veterano: “Parabéns, você acaba de ver o seu primeiro suicídio na UERJ.” De fato, a morte do jovem é mais uma que ocorre naquele campus. Em um site que deu a notícia do suicido, uma estudante escreveu: “O campus é depressivo, s...

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres