Pular para o conteúdo principal

Hospital proíbe orações de evangélicos nos corredores

O hospital de Caruaru é público
A direção do HRA (Hospital Regional do Agreste), em Caruaru (PE), proibiu as orações e pregações de visitantes evangélicos nos corredores das internações e enfermaria porque elas estavam incomodando os pacientes. A cidade tem mais de 300 mil habitantes e fica a 130 km de Recife.

José Bezerra, diretor do HRA, disse que não haveria nenhum problema com as orações, se elas fossem feitas em voz baixa.

Em comunicado, ele reconheceu que existem pacientes que necessitam de conforto espiritual, mas argumentou que os visitantes de pacientes evangélicos precisam respeitar quem é de outra religião.

Informou que tomou a decisão após receber reclamação de pacientes e de seus parentes que estavam ouvindo a “contragosto” as pregações. Disse que no hospital há um espaço ecumênico e é lá que os religiosos de todos os credos devem fazer suas orações.

O pastor Arnóbio Silva, da Igreja Evangélica Congregacional Vale da Bênção, criticou a proibição.

Ele disse que os fiéis gostam de orar junto a seus parentes e que o hospital deveria respeitar a liberdade religiosa garantida pela Constituição. “Se havia excessos, caberia à direção do hospital orientar as pessoas, em vez de proibi-las.”



O padre Everaldo Fernandes, presidente da Associação Inter-religiosa do Agreste, apoiou a decisão do hospital. Afirmou que não houve intolerância religiosa, mas uma forma de impor o respeito mútuo.

“A religião tem seus limites éticos”, disse. “E nós precisamos pensar sobre as nossas práticas, que devem ser éticas, respeitando a todos.”

Com informação do UOL.

Igrejas evangélicas fazem mais barulho que bares em São Paulo.
maio de 2010

Barulho de culto.

Comentários

Avelino Bego disse…
Justo!

Mas, esse fato contém uma certa dose de ironia:

Se o pretenso deus é onipotente e existe, pra que razão rezar e levar pessoas aos hospitais?

Porque pessoas tão dependentes de tecnologia e ciências ainda apelam pra lendas e mitos da Idade do Bronze?
José Agustoni disse…
E Deus não é surdo!!!!
(Existindo ou não existindo.)

Não é possível!!! Esse pessoal não de flagra. É barulho e chateação na vizinhança, no metrô, no ônibus, no hospital, na porta da casa da gente, em todo lugar. Sai pra lá chateação!!!
Anônimo disse…
Parabéns! Mais uma problema resolvido!
Yuri S. C. disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Yuri S. C. disse…
Talvez não tenha gostado do meu elogio, então agora sem o elogio:
Pois é, Euclides,

Ao contrário daquilo que a cabecinha dele pensa ( “sai em defesa de um.... anônimo.”
), eu não defendi um anônimo específico, defendi todos. É um direito que o Paulo concede a todos, mas a alguns ele prefere pintar de fantasminhas, outros ele deixa expressar qualquer coisa, mesmo que seja puro lixo.

E o Cotrim é outro que viaja na maionese: quando o Paulo escreveu que o Luciano estaria “se beneficiando com com a divulgação do seu blog”?
Falta decência e outras coisas mais.

E Paulo, realmente minha turminha não está aqui, mas aqui tem uma turma que eu gosto: ateu com falta de tino crítico.
Acredite, seu blog é essencial ao meu trabalho, ainda que seja apenas para conhecer trabalhos de novos super “intelectuais”.

Cara, tente ser um pouco mais racional e coerente para não se estressar tanto.
Assim você vira uma piada.
Abs, B jô

ps: embora eu tenha enviado o link a você há algum tempo, não vi você fazendo uma matéria de uma pesquisa cientifica que liga ateísmo a autismo.
PPS: vi que censurou o comentário do Euclides e bloqueou o restante dos comentários por lá (http://www.paulopes.com.br/2012/01/vaticano-censura-livro-argentino-que.html)
É muito coerente fazer isso em um post que versa sobre a censura da ICAR.
Anônimo disse…
Esses evangélicos bardeneiros queriam era mesmo por um auto falante e ficar gritando estas asneiras achando que o ouvido de todo mundo tem que ouvir estas asneiras. Maior falta de respeito isto daí e ainda ratiaram pela proibição.
Anônimo disse…
Ninguém merece estar doente em um hospital com um bando de crente berrando no corredor.
Yuri disse…
Poxa Paulopes, parabéns, vc sabe que o blog faz sucesso quando aparecem baderneiro invejosos querendo derrubá-lo.
Abbadon disse…
É uma enorme falta de respeito por parte dos evangelicos !!

A cada dia que passa, os evangelicos estao se mostrando que nao conseguem viver em sociedade, causando problemas a tudo e todos.

É necessario dar um basta nesse tipo de gente, ou teremos serios problemas no futuro. E com muita violencia.
Anônimo disse…
Pior e : Em nome de jesus cure! ai o cara nao cura, e gritam mais alto. Po se isso valesse, se tivesse efeito, nao era pra falar uma vez so e acontecer?
O cara grita , nao funciona ai o cara grita mais alto. Ja que a fe nao funciona talvez a voz ne?
Anônimo disse…
Se o paciente ficasse com raiva da gritaria, talvez ele levantasse e desse um murro no pastor, ao se levantar, este seria o sinal do cura.
Anônimo disse…
É o que eu sempre digo:

Trouxa quem frequenta,
Imbecil quem acredita,
Maldito quem sustenta!
Sê Tu uma Besta!

Todos são criminosos.
Hoje assisti em rede nacional de TV o apóstolo Vadiomiro Sandiabo e seu puxa saco mor bicho Josivaldo, ameaçarem, instigarem a multidão à violência contra um vereador de Guarulhos que defendendo o interesse do povo ordeiro e trabalhador, que paga impostos e reside na cidade, conseguiu uma liminar para interditar outra aberração do Vadiomiro: a cidade (i)mund(a)ial.

Não da mais pra aguentar tanto crente burro, maldito, ignorante, fedido, soberbo, arrogante, criminoso.

Cadeia nesses líderes pilantras.
Todo mundo sabe que eles lavam dinheiro do crime organizado.
Só não contaram pro Geraldo...
Avelino Bego disse…
Generalização é um erro que não devemos cometer nem apoiar.
Se eles curam rezando, pq lotam os hospitais?
Que deixem os hospitais p quem "nao tem um deus pra curar"
Anônimo disse…
Engraçado que é só evangélico que faz esse tipo de auê por ai.

Não sou religioso mas sinceramente nunca vi católicos, budistas, testemunhas de Jeová (tirando o porta em porta...) judeus, mórmons, umbandistas e nem muçulmanos fazendo algazarra em locais públicos como os evangélicos (de várias ramificações) fazem - É um 'Messias missionário' em cada praça da cidade, nos trens, em frente a igrejas/templos de outras religiões, batendo de porta em porta e agora mais essa, dentro de um hospital (!!!) daqui a pouco até no velório dos outros e no meio da praia eles vão pra montar um quiosque e ficar gritando.

Me corrijam se eu estiver errado.

Isaac
Igor disse…
A Constituição Federal é expressa ao dizer que é assegurado a assistência religiosa em locais de internação coletiva (onde entram os hospitais). Só que essa garantia é do indivíduo, ou seja, do paciente, e não daqueles que pregam – estes se sujeitam ao direito do paciente.

Portanto, se essa proibição não se estendeu aos pacientes que desejam receber assistência religiosa, sem envolver os que não desejam (leia-se em tom baixo e com orações e conversas voltadas somente ao paciente) e nem atrapalhar o funcionamento do hospital (o que pode até mesmo acarretar problema de saúde pública), o diretor do hospital agiu corretamente!

Ficar pregando em voz alta em corredores para todo mundo, ignorando as orientações religiosas ou convicções pessoais de cada pessoa, e fazendo balbúrdia, não é direito dos pregadores religiosos!
Parece que os evangélicos medem a fé deles pelo grito, por isso eles oram em voz alta. Ou é apenas para chamar a atenção para si mesmos, tipo "olhem pra mim, sou um evangélico fervoroso!". Não tem necessidade disso, gente. Acho muito impertinente da parte deles, não só no hospital, mas em qualquer lugar. Não estão proibindo deles terem a fé deles, mas ninguém é obrigado a ouvir eles gritando com se estivessem morrendo. Eles tem que respeitar a fé dos outros também (ou a falta de fé).

O deus deles não é surdo, não é?
Anônimo disse…
E no metro?
Tem uma com malucos num vagão.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c8oHt83AJTQ#!
Michelle disse…
Yuri

Que pesquisa é essa que liga ateísmo a autismo?
Michelle disse…
Eu pesquisei sobre esse estudo onde se diz que há uma relação entre autismo funcional e ateísmo e é mais um caso de correlação x causalidade.

Só pq A e B estão correlacionados não significa que A é a causa de B.

Isso me fez lembrar aquela pesquisa que concluiu que vacinas contra sarampo causam autismo, que mais tarde foi desmentida.
Anônimo disse…
Eu acho isso uma tremenda falta de respeito ao paciente e suas famílias e ao ser humano em geral.
cotrim disse…
Yuri,o Paulo nunca escreveu isso,fui eu que afirmei que o fato do Luciono esta se beneficiando com a difulgacão do seu blog era um dos motivos dele ter suspeitado que o anonimo era o Luciano,se voce voltar ao topico vera que o Paulo concordou comigo.
Priscila disse…
O padre foi sensato. O pastor nenhum pouco.
Empurrar goela abaixo suas convicções a pessoas que estão doente é de lascar. Tremenda falta de respeito e humanidade.
Priscila disse…
doentes*
Anônimo disse…
Sou evangélica e concordo com decisão tomada,
mas só não acho justo dizer que TODOS os evengélicos fazem isso ou aquilo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...