Pular para o conteúdo principal

Paciente procura em farmácia água benta receitada por médica

Médica deu a paciente um
remédio para "cura da alma"
A médica Marisa Judith Bordin, do Hospital Manoel Francisco Guerreiro, de Guaporé (RS), receitou água benta e ajuda espiritual a M.M.R. que tinha tentado o suicídio naquele dia, 7 de abril de 2009.

Abalada, a paciente tinha procurado o atendimento de emergência do hospital na expectativa de receber a aplicação de Dolantina, que é um remédio usado para dores fortes. Mas a médica teria dito que a paciente precisava de "cura de alma".

O caso teve desdobramento judicial, porque, na ocasião, M. pediu a seu namorado que fosse comprar água benta em uma farmácia, onde ele foi motivo de deboche dos atendentes.

Por isso, a paciente entrou na Justiça contra a médica pedindo uma indenização por danos morais.

A juíza Andreia da Silveira Machado, de primeira instância, negou o pedido porque, para ela, não ficou comprovado que M. tivesse sofrido qualquer danos por causa da prescrição de Marisa.

A juíza avaliou que talvez a médica tenha “pecado” ao receitar a água benta, mas não foi um “agir ilícito”.

M. recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul, que confirmou a decisão de Andreia, negando a indenização.

No entendimento da desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, relatora do caso no TJ, Marisa ofereceu uma alternativa de tratamento psiquiátrico a M., mesmo a prescrição de água benta  não ser um procedimento médico.

Com informação do TJ-RS.





Médico é advertido por prescrever fé em Jesus aos pacientes
maio de 2011

Ciência versus religião.   Bizarro.   Ceticismo e crendice


Comentários

Anônimo disse…
Ridículo a médica "receitar" água benta, mas também muito suspeito a mulher ter ido com a expectativa de receber receita para dolantina, que é um dos analgésicos mais fortes que existem no mercado (é um opióide).
Vai ver, a médica logo sacou se tratar de uma viciada querendo drogas e quis fazer piada.
Alenônimo disse…
Clara violação de laicismo por parte da médica, só pra começar.

Lembro de uma vez que fiz um eletro-encefalograma e a biscate vagabunda da operadora ficava falando que eu precisava de ajuda espiritual. Como era quase sete da manhã, eu não tava no pique pra discutir. Faz muito tempo isso e eu não era barraqueiro naquela época. Rolaria processo se fosse hoje.

Pra mim pouco importa se a vítima era drogada ou se viu seu problema na Internet e inferiu o remédio de lá. Não se manda um paciente rezar nem de brincadeira.
Tina Aragão disse…
INTERESSANTE..MUITO INTERESSANTE....
a Mithiele,uma vez necessitando de medicamentos por tentar o suicídio...não pensou 2 vezes quando o negócio é dinheiro....rapidinho ela se acha em sua perfeita faculdade mental ,entrando na justiça para cobrar uma idenização,faça-me um favor...é doença de esperteza!o MELHOR REMÉDIO É LIMPAR A CASA TODOS OS DIAS,LAVAR MUITA ROUPA,PASSÁ-LAS COZINHAR DE MANHÃ A TARDE E A NOITE...E SÓ DEPOIS PROCURAR O QUE FAZER PARA OCUPAR ESSA MENTE GANANCIOSA...
Tina Aragão disse…
SABE O QUE ISSO ME LEMBRA??.
Preguicite aguda..com sintomas de esperteza,taí uma boa candidata para entrar na política.
funcionários públicos ,como tenho visto na Globo,recebem sem trabalhar...dá muito certo o perfil da DOENTINHA!
Anônimo disse…
É absurdamente ultrajante, para qualquer tipo de paciente psiquiátrico, no presente caso agravado por tratar-se de suicida em potencial, que um médico profissional (ou médica...) tenha o disparate de prescrever 'água benta' e mais apoio espiritual, ou qualquer outra paraterapia (=alienação) que seja.
O MÉDICO (=profissional graduado, capacitado e que honra o seu registro) tem a obrigação legal de tomar as providências clínicas e medicamentosas cabíveis a qualquer paciente que se consulte com ele (ou ela...).
Com todo o respeito à religião, 'água benta' e qualquer outra indicação que extrapole a rigorosa prática clínica deve ser PUNIDA COM RIGOR, não só pelo Conselho de Medicina, mas também pelo Poder Judiciário do Brasil.
O indivíduo que assina o receituário sob a epígrafe de "MÉDICO", e que cometeu tamanha abominação ao precrever 'água benta' e outras práticas estranhas à Medicina deve, obrigatoriamente, ser irremediavelmente BANIDO da profissão e ainda ser condenado a PAGAR UMA INDENIZAÇÃO EM DINHEIRO para as pessoas que humilhou e ofendeu com sua arrogância e suposta precedência intelectual concedida pelo diploma.
Protesto. disse…
Uma pessoa procura um médico, para atendimento,e é tratado com deboche com uma receita desta é o fim...E esta médica ainda tem coragem de dar uma receita e assinar...sem noção achou que ia ficar por isso mesmo, tinha que processar mesmo pra não tratar os pacientes com descascaso, pois se a menina precitasava de ajuda esta conduta médica não pode ser aceita.
E como podemos saber se é verdadeira esta história de que ela pediu dolantina.
Depois desta conduta médica dificil acreditar nesta profissional.
Os médicos tem que aprender a respeitar os pacientes.Estudaram para isso não pra debochar...
Se a menina tinha tentado suicidio tinha que encaminhar pra tratamento.
Fica aqui minha indigação contra esta médica que mancha a classe...
Robson disse…
As duas são incompetentes... Primeiro a suicida que não conseguiu nem se matar e segundo uma médica (?) receitar água benta !!!!!!!!
É muita merda em uma notícia só !!!!!!!!!!!

Eu de novo: Robson Kvalo
LEGIÃO disse…
Por que a "Médica" não receitou uns goles de marafo?

Deve ser cristã!
Anônimo disse…
Anne:
Quisera eu ser advogado desta moça, foi negado a ela um serviço a altura de suas necessidades. Que tentativa de suicidio ou não ela estava pedindo por socorro, e ao inves de um encaminhamento psiquiatrico que uma profissional deveria ter feito, negligencia receitando agua benta, como se estivessemos na idade media ou caças as bruxas. Quando esta consciente se sente negligenciada, provocada, menosprezada inpinge-lhe falso testemuho de que estavas a procura de Dolantina, o que em nenhum momento aparece em seu prontuario médico. Como esses advogados deixam passar, como esses juizes dão ganho de causa, me admira o CREMERS não cassar o registro dessa médica. Quem deveria ser processado são advogados incompetentes como esses, e não pessoas que sao penalizadas e ridicularizadas pelo erro dos outros.
Anônimo disse…
Como médico, aposto que foi isso que aconteceu. Essa é uma situação muito comum em prontos socorros. Viciados em dolantina e opióides em geral querendo dar uma de espertos em cima do médico de plantão. Reconheço estes pacientes de longe e dou apenas um encaminhamento para a psiquiatria.
Anônimo disse…
Se a médica desconfiou que fosse esse o caso, deveria ter encaminhado a paciente para a psiquiatria e não ter "receitado" água benta.
Não se faz piada com a saúde de uma pessoa e, muitos dos "viciados", se tornaram dependentes devido à tratamento, na maior parte das vezes, o médico não fornece ao paciente nenhuma orientação a esse respeito. Portanto, é responsabilidade do hospital oferecer tratamento a dependência do paciente.
Valdo.
Anônimo disse…
Não me admira que ela tenha perdido o processo. O CRM é muito corporativista. E a justiça brasileira ta uma merda mesmo.
Essa médica deveria ser cassada, tem muito médico fazendo merda e o pior é que o CRM apoia e da cobertura.
Valdo.
José Agustoni disse…
Concordo com o "Anônimo 7 de maio de 2012 20:28". Receitar "água benta" para um suicida ou é brincadeira de muito mau gosto, ou é incompetência grossa. O encaminhamento para um psiquiatra é mandatório.
Anônimo disse…
Suicídio? Dores fortes? Dolantina? Essa pessoa é bem espertinha!
Anônimo disse…
Provavelmente a mulher era viciada no remédio. Acho que cada um tem sua fé, algumas pessoas com problemas psicológicos melhoram qdo rezam e estão com Deus.
Unknown disse…
O Conselho de Medicina que devia expulsar uma médica ignorante destas.
Unknown disse…
Tb Acho que o que aconteceu foi que a médica notou que se tratava de uma viciada (tá meio na cara isso) e acho até que se saiu bem da situação, indicou pra ela algo que talvez ajudasse pois a paciente poderia se sentir melhor (efeito placebo) se achasse que aquilo que ela ingeria estava ajudando.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Ateu, conselheiro de luto escreve sobre como responder a quem pergunta o que há após a morte

Pastor critica canalhice religiosa e faz elogio ao ateísmo ético

Gondim afirma estar  desencantado com o  movimento evangélico O pastor Ricardo Gondim está escrevendo em seu site uma série de artigos onde tem exposto o seu desencanto em relação ao que chama de “movimento evangélico". A sua caminhada (ou expulsão velada) para fora do habitat de seus pares teve início no ano passado, quando escreveu um artigo pedindo a Deus que livrasse o Brasil de se tornar um país evangélico, para que não haja uma devastação na cultura brasileira. Gondim passou a sofrer fortes pressões de seus colegas e de fiéis, ainda mais porque defendeu a união de pessoas do mesmo sexo. Uma revista cristã o dispensou depois de 20 anos de colaboração. Em redes sociais, passou a ser chamado de "pastor herege". Em um de seus artigos ele diz, entre outras coisas, que prefere a franqueza áspera dos “sem religião” a "carolice desencarnada dos alienados" e reconhece que “o ateísmo ético supera em muito a canalhice praticada em nome de Deus”.  ...