Pular para o conteúdo principal

Igreja Universal abre templo em paraíso fiscal no Caribe

Santa Lúcia é reconhecida como paraíso desde 2000
A Igreja Universal abriu no começo de outubro um templo em Santa Lúcia, que é uma ilha no Mar do Caribe Oriental com cerca de 170 mil habitantes -- católicos, na maioria.  A ilha conseguiu autonomia da Inglaterra em 1967 e a independência em 1979. É grande exportadora de banana e polo de turismo.

É também um paraíso fiscal: o seu sistema bancário -- um dos mais bem estruturados da região – é usado por pessoas que têm grande somas de dinheiro cuja origem não pode ser declarada em seu país por motivos diversos.

A ilha tem prestado esse tipo de serviço financeiro polêmico há pelo menos 25 anos, mas somente em 2000 a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) a incluiu na lista dos paraísos fiscais.

Não se pode dizer que a igreja do bispo Edir Macedo, que se encontra em 180 países, tenha ido para lá com o propósito de obter vantagem desse paraíso porque não há nenhum indício nesse sentido.

Mas a instalação de um templo em Santa Lúcia deve ter chamado a atenção do MPF (Ministério Público Federal) porque denunciou (acusação formal à Justiça) Macedo e outros dirigentes da igreja por formação de quadrilha e de lavagem de dinheiro, com o uso, inclusive, de paraísos fiscais.

Estados Unidos e Venezuela também investigam as operações financeiras da Universal.

Dois doleiros brasileiros disseram ao Ministério Público americano que entre 1995 e 2001 remeteram em nome da igreja para bancos de Nova York cerca de R$ 420 milhões. Esse dinheiro teria vindo do dízimo dos fiéis.

O pastor brasileiro André Silva, do templo de Santa Lúcia, disse que já está “tralhando duro” para dar “conselhos espirituais” aos habitantes da ilha. “As portas da Iurd estão abertas todas os dias, das 8h às 20h, com cinco serviços diários.”

Com informação da Arca Universal e deste blog.

Universal mandou para o exterior R$ 420 milhões, dizem doleiros.
agosto de 2010

Negócios de Edir na mira da Justiça.

Comentários

Realmente não há nada novo abaixo do sol

¬¬

Esse paraíso é o prometido por Deus,gente... Só pode...

O inferno é o STF que tá de olho nele^^
Mário Antonio Gama disse…
O estranho em tudo isto é que são diversas ações
e nenhum bandido vai depor?
Qualquer um pode verificar, as igrejas estão vazias toda esta dinheirama deve está vindo do tráfico de drogas e da corrupção política.
Anônimo disse…
Agora o que era ruim ficou pior: nemo Itamaraty terá como investigar a evasão de divisas dessa organização lícita criminal. Agora ficará facil exportar dinheiro para outro lugar sem ter uma investigação no encalço de Pedir MaisCedo. Viva a ilegalidade, comemoram os clérigos da IURD.

Quando falamos que religião cristã e capitalismo andam de mãos dadas são poucas pessoas que acreditam.
Rita Candeu disse…
mas que coisa...

a cada dia eles conseguem se superar
que estratégia né mesmo?

plantam uma Igreja
e abrem conta no mesmo local
tudo com as bençãos da Teologia da Prosperidade
Anônimo disse…
Grande novidade...

Posts + acessados hoje

Pregação criacionista abre evento científico da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Robinho e Neymar se negam a ver crianças de lar espírita

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade