Pular para o conteúdo principal

Baleiro critica os crentes que invadem blogs 'como praga'



O cantor e compositor Zeca Baleiro (foto), 45, criticou em geral as pessoas de postura fundamentalista e, em particular, os evangélicos que, com o propósito de obter “mais ovelhas” para seu rebanho, “invadem a internet como praga no Egito para difundir o seu pensamento moral totalitário em comentários nem sempre felizes ao pé de blogs e sites de notícias”.

Cantor Zeca Baleiro
O artista está 
preocupado com
fundamentalismo
Em artigo para a Istoé desta semana, Baleiro também reprovou os católicos da Renovação Carismática por promoverem a “espetacularização da fé através de missa-show e do sermão-palestra motivacional”.

O artista manifestou  preocupação com o rumo fundamentalista que as religiões têm tomado ultimamente porque, no seu entender, isso significa uma “volta à barbárie”.

“Todo fundamentalismo é perigoso”, escreveu. E não só em relação à religião, observou, como também em política, economia e “em temas ‘prosaicos’ como futebol e música”.

Baleiro disse que não acredita em Deus. “Pelo menos não da mesma forma que um cristão ou um muçulmano. [...] O ‘Deus’ que me interessa é um Deus mais “filosófico” (ou mesmo “teológico”) que um Deus santíssimo.’

Explicou que o “Deus filosófico” é tolerante porque “relativiza as coisas”, diferentemente do que ocorre com as religiões. Para ele, o “Deus” das religiões “está morto”, fazendo uma referência a uma frase do filósofo alemão Nietzsche (1844-1900).

O artista termina o artigo se indagando se ele próprio, com seus questionamentos, não estaria sendo um fundamentalista.

Com informação da íntegra do artigo de Zeca Baleiro. 



Nando Reis afirma ser ateu e vira alvo de intolerância na internet.


Comentários

Anônimo disse…
Pelo que notei, ele não está mostrando uma postura fundamentalista, mas contra qualquer atitude de religiosos com essa atitude, exatamente como faria um ateu ou agnóstico. Fundamentalismo é ruim até quando se trata de outros ramos sociais.

Mas quando se trata de religião, é bem evidente, ô se é.
Anônimo disse…
Muito feliz o Zeca Baleiro em sua crítica.É exatamente isso o que ocorre em toda Internet e aqui também.
Avelino Bego disse…
Ele fala dos trolls. Aqui nós temos alguns de estimação.
Anônimo disse…
Num futuro muito breve, qualquer pessoa aderida a uma crena religiosa será um fanático. Percebeu como eles gritam cada dia mais alto? É para serem ouvidos num mundo de conhecimento, informação, tecnologia e pensamento racional. Estão visivelmente desesperados, inclusive os moderados. Pessoas que poderiam ter grande importância para a humanidade, mas que estão aferrados a seus dogmas medievais... Uma pena, mas é até possível que elas sejam tratadas como possuidores de distúrbio mental grave e segregadas em manicômios, uma vez que é notória a relação da religiosidade com a esquizofrenia, neurose, paranóia, megalomania, entre outros distúrbios. Sou um otimista moderado, mas penso que sairemos bem, o mundo, ao contrário dos histéricos, dos apocaliptistas e iludidos, manipulados, está melhorando, a sociedade estámelhorando, abandonando seus dogmas e deuses, e partindo para algo mais objetivo que beneficie a civilização.
Anônimo disse…
Deixem de blá blá blá..seus hipócritas satanistas!
Cristhian disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Junta todos os crente e padre do mundo se um tirar um demonio de mim eu dou um doce pra voce, maluco acordo pra vida diabo satanas deus jesus não existe. É tudo loucura da suas cabeça, morreu acabou e pronto ja era fim da vida fim de tudo.
Anônimo disse…
claro que o autor não está sendo fundamentalista. Apenas expressando sua opinião sobre algo aterrador que vem acontecendo no Brasil: as seitas fundamentalista se apropriaram do método grasciano para dominar e explorar a todos.
anonimo disse…
Esse baleiro so fala besteirou, e metido a filosofo e inteligente mas e um babaca sem medida, fundamentalistas existem em todos os lugares seu ignorante, a fundamentalistas no meio dos medicos, advogados, cantores, gays, padres, pastores etc.. tem em todos os lugares trigo e joio, quando o baleiro diz que crer num deus diferente esta sendo fundamentalista, pensa antes de falar otario.
anonimo disse…
Esse baleiro so fala besteirou, e metido a filosofo e inteligente mas e um babaca sem medida, fundamentalistas existem em todos os lugares seu ignorante, a fundamentalistas no meio dos medicos, advogados, cantores, gays, padres, pastores etc.. tem em todos os lugares trigo e joio, quando o baleiro diz que crer num deus diferente esta sendo fundamentalista, pensa antes de falar otario.
anonimo disse…
Esse baleiro so fala besteirou, e metido a filosofo e inteligente mas e um babaca sem medida, fundamentalistas existem em todos os lugares seu ignorante, a fundamentalistas no meio dos medicos, advogados, cantores, gays, padres, pastores etc.. tem em todos os lugares trigo e joio, quando o baleiro diz que crer num deus diferente esta sendo fundamentalista, pensa antes de falar otario.
Anônimo disse…
Tenho lido muito esse blog e tenho sentido algum conforto diante do obscurantismo que cada vem mais ameaça a vida em sociedade nesse país. Moro em Teresina e por aqui ainda não chegamos a esse ponto descrito nesse e em varios outros posts. Não sou ateu(ainda), mas não frequento igreja alguma. Na verdade, igreja pra mim é sinônimo de horror, cerceamento das liberdade individuais, homofobia, conservadorismo e INTOLERANCIA. Hoje me considero um dos maiores críticos dessa patifaria neopentecostal que se alastra pelo país. Vlw Paulo. Tenho postado varios textos do blog no meu face e aberto diálogo....
francisco disse…
sao umas praagas mesmo se deus existe entao siga o deus e deixe nois ateus na terra ........
????
Tem sentido isso que você falou?
Vá descobrir antes o que é ser fundamentalista.
Quem ta falando besteira é você.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...